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De uma pequena sala comercial a mais de 370 lojas em todo o Brasil: conheça a história da Casa de Bolos

A Casa de Bolos da Vó Sônia é hoje uma importante rede do mercado, com cerca de 250 franqueados e mais de 100 sabores

Rafael Ramos, Diretor de Marketing. Negócio iniciado em 2009, produzindo 21 bolos por dia (Foto: Divulgação)

 

Bolo é uma paixão quase que unânime entre as pessoas. Com receitas, tipos, tamanhos, sabores, recheios e finalizações versáteis, esse produto tem presença garantida em lanches, sobremesas, confraternizações, comemorações e em qualquer momento e lugar.

 

Fácil de agradar ao consumidor final, o bolo também é uma lucrativa fonte de renda ao investidor do ramo que aposta em qualidade, e garantindo bom retorno financeiro. Dentre tantos boleiros autônomos e empresas produtoras de bolo, atualmente, a Casa de Bolos destaca-se como uma das principais marcas de venda de bolos prontos do Brasil. “Iniciamos até de modo tímido, numa pequena sala comercial no centro de Ribeirão Preto (SP), em 2009. A produção diária era de 21 bolos, mas, logo nos primeiros meses, pudemos perceber que muitos de nossos bolos acabavam antes do esperado, havendo, então, a necessidade de aumentar a produção para atender a demanda, de forma gradativa. Fomos crescendo e, quando nos estabilizamos, vimos que era possível franquear nosso negócio. Em 2011, abrimos as primeiras unidades, na região de Ribeirão Preto mesmo e, hoje, contamos com cerca de 250 franqueados”, conta Rafael Ramos, Diretor de Marketing da Casa de Bolos em entrevista para a Rede Food Service.

 

O reconhecimento da marca se deu muito pela qualidade dos seus bolos, o que naturalmente, gerou o famoso sucesso do “boca a boca”. Com o crescimento e estruturação da rede, hoje, a marca conta com um departamento de marketing que promove diversas ações e campanhas ao longo de todo o ano, em todos os Estados onde possuem franquias.

 

Pioneirismo

 

Rafael ressalta que começaram em 2009, quando no mercado não existia uma loja, propriamente dita, de bolos caseiros. “Talvez houvesse pessoas que faziam, mas de modo mais informal e não tão profissional. Fomos os pioneiros em abrir uma loja e fomos também a primeira rede de franquias do segmento, introduzindo além do clássico bolo caseiro, a versão Bolo Caseiro no Pote. Com uma produção diária, caseira e sempre fresquinha, queremos levar comodidade, sabor e resgatar as memórias afetivas dos nossos consumidores, oferecendo mais de 100 sabores, incluindo versões diet, integral, funcional, Bolo Caseiro no Pote e bolos baby, além de tortas, cucas e bolos de aniversário,” detalha.

 

O segredo do negócio

 

O objetivo da rede é entregar um produto de qualidade, livre de conservantes, feito diariamente, sem precisar de uma massa pronta. O diretor de marketing também diz que todos da equipe priorizam os bons momentos da vida e é isso que querem proporcionar aos seus clientes com os seus bolos, “ou seja, momentos agradáveis com a família e amigos, seja em uma reunião simples ou numa grande confraternização”, revela.

 

Uma das 370 lojas da rede distribuídas pelo Brasil (Foto: Divulgação)

 

Em 10 anos de operação, a Casa de Bolos conta com mais de 370 lojas distribuídas por todo o Brasil, atendendo presencialmente e também por meio de um sistema de delivery próprio, em que o cliente pode baixar gratuitamente o aplicativo e ser atendido pela loja mais próxima. Portanto, o público-alvo da Casa de Bolos faz com que a marca proporcione a esses clientes, de todas as classes, momentos agradáveis em qualquer local e situação. “Nosso atendimento é pessoal e sempre voltado a oferecer aquele bolo que tem o poder de resgatar as mais belas memórias afetivas”, complementa Rafael.

 

Gestão direta, mas com autonomia

 

Sobre a atuação dos diretores na Casa de Bolos, todos eles trabalham diretamente na gestão da rede, colaborando e dando o apoio necessário a todos os departamentos envolvidos no suporte ao franqueado. Tudo isso movimentando uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos entre estrutura administrativa, Centro de Treinamento e Centro de Distribuição. “Desde a assinatura de contrato – feita presencialmente com um diretor – há um relacionamento muito próximo entre diretoria e franqueados, possibilitando as mais diversas formas de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp. Entretanto, trabalhamos e damos toda a autonomia necessária aos gestores das equipes para que o suporte oferecido ao franqueado seja capaz de solucionar e atender a toda a rede com a agilidade que o mundo atual necessita”, partilha Rafael.

 

Parcerias estratégicas

 

Com o crescimento vem a profissionalização de todas as áreas envolvidas e o trabalho de desenvolvimento de parcerias com fornecedores que atendam as necessidades atuais e futuras do negócio. No caso da rede Casa de Bolos, a Qualimax se tornou um destes importantes parceiros.

 

Fábio Nery, Gerente Nacional de Vendas da Qualimax, conta que a parceria com a Casa de Bolos iniciou há quatro anos e é assegurada por muito profissionalismo, visão de longo prazo e com o propósito de entregar produtos de alta qualidade e excelente performance para as lojas franqueadas. “Dentre o portfólio fornecido, está o chocolate em pó, produto que confere a receita muito sabor e alto rendimento. Temos orgulho de tê-los como cliente e de fazer parte desta trajetória de sucesso.”

 

A Qualimax Food Service oferece um extenso portfólio e é uma empresa reconhecida por sua experiência de mais de 50 anos de mercado com grande foco em food service e tendo a qualidade como prioridade.

 

O começo de tudo

 

A Casa de Bolos surgiu pelas mãos da empreendedora Sônia Maria Napoleão Ramos, ou simplesmente “Vó Sônia”, como ficou conhecida. Rafael explica que ela fazia bolos para vender para casamentos e aniversários com o intuito de compor a renda familiar e ajudar nas despesas de casa. Hoje,  a gestão do negócio está a cargo dos seus quatro filhos, mas foi ela quem começou, efetivamente, a colocar a mão na massa, há 10 anos. “Eram, e são até hoje, as receitas dela que conquistaram, em 2009, os ribeirão-pretanos e, agora, todo o Brasil,” ressalta.

 

Bolo de Fubá com cobertura de doce de leite. Uma das famosas receitas da rede. (Foto: Divulgação)

 

Hoje, a gestão do negócio é compartilhada com os quatro filhos da Vó Sônia: Rafael Ramos, Eduardo Ramos, Daniel Ramos e Fabrício Ramos, cada um com sua especialização, mas todos com perfis que se complementam para o bom andamento e crescimento do grupo Casa de Bolos. Como todos possuem lojas próprias em operação, enfrentam na prática todos os desafios dos franqueados, embasando estratégias e necessidades reais da operação cotidiana, contribuindo na criação de soluções.

 

Pandemia contornada

 

Com relação ao momento atual de pandemia de Covid-19, o Diretor de Marketing comenta que a empresa tem atravessado por este período de forma estruturada e segura. “Como nosso enquadramento é de serviço essencial, não ficamos fechados, o que proporcionou uma preparação rápida e constante em toda a rede, conforme as medidas de segurança iam sendo adotadas pelas determinações dos Estados e municípios. Ao longo dos primeiros meses, tivemos comunicados diários à nossa rede, visando orientar como proceder e quais as medidas que seriam necessárias, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel – uso já padrão em nosso atendimento desde antes da pandemia. Também nesse período, criamos nosso novo canal de vendas: um sistema de delivery através de nosso aplicativo próprio, resultando em mais de 25 mil bolos vendidos”.

 

Futuro promissor

 

Para os próximos anos, Rafael e toda a empresa quer entrar em regiões ainda carentes de bolos caseiros, proporcionando a experiência do simples e familiar, com qualidade, variedade e preço justo, atendendo, assim, aos mais diversos paladares e bolsos. “Novos modelos de negócio estão previstos para compor o crescimento e fortalecimento da rede, além do avanço do processo de internacionalização da marca”, finaliza.

 

CASA DE BOLOS: www.casadebolos.com.br / Instagram: @casadebolosoficial

QUALIMAX: www.qualimax.com.br

 

Na Rede Food Service você sempre encontra histórias inspiradoras do mercado de food service brasileiro.

Escrito por #molongui-disabled-link

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