A PepsiCo, uma das maiores empresas de Alimentos e Bebidas do mundo, anunciou na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, parceria inédita com a Scania e a compra de 18 caminhões Scania movidos a GNV (gás natural veicular), ou gás biometano, a maior aquisição de veículos com esta tecnologia da história do país.
A parceria da PepsiCo com a Scania tem como propósito tornar sua cadeia logística mais sustentável, colaborando para atingir as metas globais das emissões totais de CO2 até 2030. A iniciativa se soma a outras já existentes da empresa, como investimentos em veículos elétricos e um projeto-piloto com energia solar.
“Como uma das maiores empresas do setor de Alimentos e Bebidas do mundo, a PepsiCo tem a responsabilidade de contribuir para mitigar as emissões de CO2 em toda a sua cadeia logística, aliando o fornecimento de suprimentos aos consumidores ao desenvolvimento econômico e social, enquanto ajuda a proteger o planeta e diminuir impactos”, afirma João Campos, CEO da PepsiCo no Brasil. “Por isso, ações como esta, que nos permitem ser mais carbono eficientes, são fundamentais rumo à nossa meta global de diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Nossa preocupação com o tema é genuína e poder inovar dessa forma me traz orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo”, completa o executivo.
Para Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, a parceria com a Scania mostra mais uma vez o pioneirismo da empresa em ser ambientalmente responsável. “A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável”, comenta Sacchi. “Temos o orgulho de anunciar medidas concretas, que se unem às outras que já possuímos, que vão contribuir consideravelmente para diminuir a nossa emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, completa o executivo.
De acordo com o vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, o objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável por todo o país. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”
O próximo passo da PepsiCo é a realização de estudos técnicos de viabilidade para a produção de gás metano a partir da Estação de Tratamento de Efluentes e para a instalação de Pit Stop GNV nas bases de frota da companhia.
Caminhões mais sustentáveis
Os caminhões movidos a GNV e/ou biometano (são 10 modelos G 340 4×2 e oito R 410 6×2) são destinados para percorrer médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás e biometano, ou a mistura de ambos.
Os motores não são convertidos do diesel para o gás, eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.
Sobre a PepsiCo
Presente em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, a companhia gerou cerca de US$67 bilhões em receita líquida no ano de 2019.
Está no Brasil desde 1953 e conta em seu portfólio com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI®, GATORADE®, KERO COCO®, H2OH!® e PEPSI® entre outras.
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