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Competências Essenciais

As competências comportamentais são o que realmente fazem a diferença na carreira dos profissionais

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Ao longo desses anos tenho notado cada vez mais, como as competências comportamentais, ou “social skills”, são o que realmente fazem a diferença na carreira dos profissionais. Claro que competências técnicas são importantes. Conhecimento técnico é importante e diferencial também. Ninguém sobrevive sem ele. Mas o que realmente separa os bons dos maus profissionais, são suas competências comportamentais, suas habilidades humanas.

Não à toa, há uma infinidade de publicações, artigos e livros sobre o tema. Inteligência emocional se tornou “obrigação” e fator decisivo para sobrevivência num mundo de VUCA! Especificamente no segmento que trabalho, o de serviços em alimentação (ou food service, A&B, Restauração, ou qualquer que seja o nome que você gostaria de chamar…), acredito que algumas habilidades são mais importantes e determinantes para não fracassar. (*note: para não fracassar! Pois passa longe de mim a intenção ou pretensão de passar qualquer receita de sucesso!)

A primeira e mais importante, aquela que será o guarda-chuva de todas as demais para quem trabalha com serviços de alimentação, é a HOSPITALIDADE. Isso não se ensina e não se aprende. Você simplesmente nasce com ela! Ou você tem o DNA de HOSPITALIDADE, ou não tem! Se tem sorriso, alegria e simpatia naturalmente. Se tem empatia e faz de tudo para levar felicidade aos outros. Se sabe que seu trabalho pode impactar positivamente o dia ou a experiência do seu cliente. Que gentileza gera gentileza. Quem é altruísta por natureza, tem esse DNA. Quem leva felicidade às pessoas e se sente feliz com isso. Se você trabalha na área e não tem ou não se preocupa com isso, pare por aqui…

A segunda, é a ATITUDE. Trabalhar com Alimentos e Bebidas não é fácil. As jornadas são longas e desgastantes. É fisicamente puxado. Muitas horas em pé de um lado para o outro, problemas e imprevistos a toda hora, stress, cozinhas quentes, salões lotados… se você não gosta de problemas, repense! É preciso atuar com vigor e dar exemplo. Ter ações que sejam coerentes com seu discurso. “Walk the talk”. É preciso ter postura ativa e incansável, engajar pessoas, motivá-las. Ter senso de dono e de pertencimento. Trabalhar incansavelmente buscando melhorias diariamente. Se incomodar com o erro. Ser participativo e dedicado. Se você não se auto motiva, não possui atitude positiva e compromisso com você mesmo, talvez sempre achará que a culpa é da empresa quando sair do seu “trabalho que não te faz feliz” …

Outro comportamento importante é o COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA. Se você não é apaixonado ou viciado por qualidade, dificilmente encontrará uma carreira longa e de sucesso na área. A qualidade não está apenas no prato bem executado e apresentado feito pelo chef famoso. A qualidade está nos detalhes! E preciso ter esse compromisso em servir bem. Seja na sua barraca de pastel da feira ou no restaurante mais estrelado do guia Michelin. Carinho, zelo e cuidado nunca são demais. Mesas alinhadas, talheres limpos, cadeiras arrumadas, ausência de odores no ar, ar condicionado na temperatura certa, volume do som agradável, equipe atenta e eficiente, limpeza e organização, cardápios novos, iluminação boa… a lista é extensa. Enorme! Sem fim! Não importa o grau de complexidade do seu negócio, se você não entender que precisa colocar qualidade em TUDO aquilo que faz, jamais será compromissado com a excelência. E quem não se dedica a entregar o melhor para o cliente sempre, tem grandes chances de naufragar.

Se acha que isso lhe falta, não se sente confortável com isso, ou acha que esses são pontos fracos, trabalhe intensamente para melhorar! Nenhuma dessas competências você achará na faculdade, livros ou no Google. Depende apenas (e unicamente!) de você. Bom trabalho e seja feliz!

 

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Rodrigo Malfitani
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Formado em Hotelaria pelo SENAC-SP, Pós Graduado em Marketing de Serviços e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. É especialista em Gestão de A&B e Pessoas, com mais de 20 anos de experiência no mercado e passagem por grandes grupos como CiaTC, Ritz, Leopolldo, GJP Hotels & Resorts, Quitanda e Grupo Frutaria. Foi professor da EGG (Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) e hoje atua como Consultor e Diretor de Hospitalidade da marca Tania Bulhões.

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