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PLATAFORMAS DE COMPRAS, SERÁ?

Por Alexandre Martins Alves, articulista da Rede Food Service

Compras
PLATAFORMAS DE COMPRAS, SERÁ? - RFS

 

A gestão eficiente da cadeia de suprimentos em qualquer empresa é essencial para garantir a qualidade dos produtos e a rentabilidade desses negócios. Na área de alimentação, sabemos que muitas vezes é uma das linhas de custo que mais leva a resultados negativos e por isso, deve ser sempre muito bem administrada.

 

Há alguns anos, presenciei inúmeras plataformas de compras surgindo e desaparecendo no mercado, prometendo soluções inovadoras para otimizar a gestão de compras na área de alimentos. No entanto, a decisão de adotar essas plataformas deve ser cuidadosamente ponderada, considerando tanto os benefícios quanto os desafios.

 

As promessas das plataformas de compras praticamente são as mesmas, ou seja:

  • Todas se baseiam na mesma teoria de que, ao centralizar as compras em uma plataforma, as empresas podem ter mais poder de barganha na negociação de preços e descontos com fornecedores, resultando assim em grandes economias nas compras;
  • Elas prometem automatizar processos, reduzindo a carga de trabalho manual e aumentando a eficiência operacional, incluindo desde a cotação de preços até a emissão de pedidos e o rastreamento de entregas;
  • Muitas dessas plataformas oferecem recursos de rastreamento em tempo real, proporcionando maior visibilidade na cadeia de suprimentos;
  • Existe ainda, em algumas plataformas mais sofisticadas, a oferta de recursos avançados de análise de dados, que poderiam fornecer insights valiosos sobre o desempenho dos fornecedores, padrões de consumo e oportunidades de otimização.

 

Porém, infelizmente, a realidade não é apenas essa, pois algumas coisas temos que considerar:

  • Um ponto importante que a empresa que contrata uma plataforma de compras precisa tomar é ter um plano de contingência caso haja alguma falha no sistema da plataforma, que poderia interromper as operações e logicamente, causar grandes prejuízos. E acredite, já presenciei várias vezes esse problema acontecer;
  • Não leve em consideração apenas os custos de implantação e manutenção que as plataformas apresentam. Considere também outros investimentos que podem ser bem significativos, incluindo treinamento de equipe e integração de sistemas existentes, esse último por exemplo, pode ter custos que podem superar as expectativas iniciais;
  • Desconsidere que todos os seus fornecedores poderão estar dispostos ou capacitados a integrar suas operações às plataformas de compras. A resistência à mudança e a diversidade de sistemas podem criar desafios na integração;
  • Lembre-se que seus dados estarão nas mãos de uma outra empresa e você sim, deve se preocupar com a segurança dessas informações. Exija, portanto, que a plataforma atenda aos requisitos de segurança e conformidade com regulamentações de segurança das informações.

 

Particularmente, vejo ainda uma deficiência muito grande na qualidade e entendimento da prestação desse tipo de serviço. Todos os testes que já realizei em empresas de alimentação que trabalhei ou que prestei consultoria não geraram grandes resultados, infelizmente.

 

O MERCADO DE FOOD SERVICE PARA 2024 E A ÁREA DE COMPRAS

 

Acredito que a ideia das plataformas de compras é boa. Porém, elas precisam compreender um pouco mais sobre os negócios de alimentação, não os considerando como qualquer nicho de mercado que adere facilmente a essa forma de efetuar compras.

 

Talvez, como conselho, o primeiro passo a ser tomado por essas plataformas de compras é ter uma pessoa que já tenha sentido as dificuldades de trabalhar em negócios de alimentação, envolvida no desenvolvimento das soluções. Com isso, saberá oferecer as melhores soluções de compras utilizando essa tecnologia.

 

Pense nisso, pois muitas vezes seu lucro está nas compras!

 

Boas compras a todos!

 

Alexandre Martins Alves

Bacharel em Ciências Econômicas, Pós Graduado em Gestão de Negócios em Alimentação e com MBA em Supply Chain, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Supply Chain, Compras e Logística em empresas multinacionais e nacionais de grande, médio e pequeno porte.
Autor dos livros “Gestão de Processos e Fluxo de Mercadorias”, “Engenharia de Cardápio” e os volumes 1 e 2 do “Gestão de Negócios de Alimentação: Casos e Soluções”, todos editados pela Editora Senac.
Docente no Centro Universitário Senac e na Universidade São Camilo, para as disciplinas de Administração de Compras e Sistemas de Gestão, para o curso de pós-graduação em Gestão de Negócios.
Atua como consultor no setor de alimentação e entretenimento, especializado em soluções para a área financeira e administração de compras, estoque, produção e na implantação de sistemas informatizados de gestão, em indústrias alimentícias, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis entre outros.

@alemartinsalves
11 9 8144 1986

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Alexandre Alves
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