Pesquisar
Close this search box.

O MERCADO DE FOOD SERVICE PARA 2024 E A ÁREA DE COMPRAS

Por Alexandre Martins Alves, articulista da Rede Food Service

Comprador
Comprador

 

O mercado de food service promete vivenciar um ano de crescimento em 2024, que necessitará de estratégias importantes para a área de compras.

 

Há algum tempo, a área de compras vem enfrentando alguns desafios, que para 2024 serão mais demandados e exigirão dos profissionais um empenho maior na solução desses desafios, ou pelo menos, na redução do impacto.

 

Esses desafios para a área de compras passarão por:

 

1-Tendências de mercado

 

A busca por novidades e experiências únicas que tem impulsionado o setor de alimentos e bebidas, tem feito com que os profissionais de compras desempenhem um papel crucial na identificação de fornecedores que ofereçam produtos alinhados com as tendências emergentes, como alimentos saudáveis, opções sustentáveis ​​e muitas vezes até ingredientes incomuns.

 

Não é mais possível que o profissional de compras não busque novas tendências de mercado no fornecimento de matérias primas ou de outros produtos. Profissional bem-informado sobre o mercado será profissional qualificado e reconhecido.

 

2-Tecnologia na gestão de compras

 

Soluções tecnológicas, como plataformas de e-procurement e softwares de gestão, estão facilitando a vida dos profissionais de compras e consequentemente, trazendo benefícios para os negócios. É importante que os profissionais da área, compreendam que a automação de processos permite uma gestão mais eficiente, reduzindo erros humanos e otimizando o tempo dedicado às atividades estratégicas.

 

Não gostar de utilizar tecnologias não é uma opção atualmente para os profissionais de compras.

 

3-Escassez de mão de obra especializada

 

O aumento na demanda por profissionais de compras especializados no setor de food service é evidente, mas a oferta dessa mão de obra não tem acompanhado a necessidade crescente e em 2024 será um desafio significativo. A busca por profissionais especializados será uma das prioridades para o mercado, porém, cabe também as empresas do setor, investimento em programas de desenvolvimento profissional para a equipe de compras. Isso pode incluir parcerias com instituições educacionais para criar cursos especializados, workshops e programas de treinamento on-the-job.

 

4-Falta de formação específica

 

A falta de programas educacionais especializados em compras para o setor de food service é uma lacuna que existe há anos e que precisa ser preenchida em algum momento. A criação de cursos de formação específicos ajudaria a desenvolver profissionais mais especializados e preparados para os desafios do mercado.

 

No mercado tem surgido, mesmo que timidamente, alguns cursos de formação ou de aprimoramento, que poderão ajudar os profissionais de compras se prepararem melhor para os desafios que a função exigirá, tanto para 2024 como para os demais anos.

 

5- Problemas logísticos

 

A eficiência logística é vital para o sucesso na área de compras, porém, nos últimos anos, temos visto o problema crescer, com constantes atrasos nas entregas e diversas inconsistências na cadeia de suprimentos. O profissional de compras em 2024, deverá se atentar a essa questão e buscar por fornecedores confiáveis, além de implementar estratégias que resolvam essas contingências para evitar a ruptura de produtos.

 

A diversificação da base de fornecedores ajuda a mitigar os riscos associados a esses problemas, como também, a identificação de fornecedores alternativos e a manutenção daqueles com relacionamentos sólidos.

 

Em resumo, na área de compras, 2024 promete ser um ano repleto de oportunidades para inovação, parcerias estratégicas e o aprimoramento profissional, impulsionando o crescimento e a excelência no mercado de food service.

 

E como sempre digo: Um empreendimento vive de suas vendas, mas ganha através de suas compras! Pensem nisso!

 

Boas compras e um excelente 2024!

 

Confira Também: COMPRAS: VOCÊ AINDA PENSARÁ DA MESMA FORMA?

 

Alexandre Martins Alves

Bacharel em Ciências Econômicas, Pós Graduado em Gestão de Negócios em Alimentação e com MBA em Supply Chain, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Supply Chain, Compras e Logística em empresas multinacionais e nacionais de grande, médio e pequeno porte.
Autor dos livros “Gestão de Processos e Fluxo de Mercadorias”, “Engenharia de Cardápio” e os volumes 1 e 2 do “Gestão de Negócios de Alimentação: Casos e Soluções”, todos editados pela Editora Senac.
Docente no Centro Universitário Senac e na Universidade São Camilo, para as disciplinas de Administração de Compras e Sistemas de Gestão, para o curso de pós-graduação em Gestão de Negócios.
Atua como consultor no setor de alimentação e entretenimento, especializado em soluções para a área financeira e administração de compras, estoque, produção e na implantação de sistemas informatizados de gestão, em indústrias alimentícias, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis entre outros.

@alemartinsalves
11 9 8144 1986

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...