Pesquisar
Close this search box.

COMPRAS: VOCÊ AINDA PENSARÁ DA MESMA FORMA?

Compras2
Compras2

 

Em um simples processo de compra, seja para um produto ou serviço, basicamente você seguirá uma sequência de ações.

 

A primeira ação que realizamos é a escolha do que será adquirido no processo de compra que iniciamos, ou ainda, o que queremos.

 

Nessa fase, precisamos compreender se realmente precisamos do que acreditamos que queremos. Confuso? Deixe-me explicar melhor então! Muitas vezes, achamos que precisamos comprar alguma coisa, mas quando analisamos nossa real necessidade, vemos que não temos que comprar nada, que o que pensamos que queríamos comprar, nós já temos, ou que será uma coisa inútil!

 

Depois de termos a certeza de que precisamos realmente comprar, passamos para a segunda ação, que é a análise da nossa capacidade de compra, nossos recursos financeiros, ou seja, definimos o quanto podemos pagar. Querer nem sempre é poder quando falamos em comprar! O que queremos ter, pode ser que não temos condições de adquirir e muitas vezes, precisaremos buscar outras opções mais em conta! Infelizmente, encontramos pessoas que pulam essa fase, gerando problemas lá na frente.

 

Entramos agora na terceira ação! Dentre as várias opções que temos, de acordo claro com o que podemos pagar, definimos o objetivo, focando apenas nele e deixando de lado o restante das opções.

 

Após sabermos o que queremos, quanto podemos pagar e já termos escolhido entre as opções o que realmente nos satisfará, partimos para a negociação. A doce e amada negociação, tão desejada por algumas pessoas e tão menosprezada por outras, infelizmente!

 

Realizamos ofertas e contraofertas e em um determinado momento, fechamos a compra, encerramos o processo e o mais importante, atingimos nosso objetivo.

 

Agora, vamos imaginar que você que idealizou o objetivo inicial, não possa realizar o processo de negociação pessoalmente, que infelizmente você não possui tempo para realizá-lo. Teremos duas opções para a solução dessa questão, ou você desisti de seu objetivo ou então você terceiriza esse processo para alguém realizá-lo! Decidindo terceirizar, com certeza você buscará uma pessoa capacitada que faça o que você faria ou até mesmo um profissional qualificado!

 

Tenho certeza de que você saberá, se precisar realizar essa terceirização, em que mãos irá confiar os seus sonhos!

 

Encontro ainda, infelizmente, muitas empresas que não investem em seus departamentos de suprimentos ou compras, pois os consideram como departamentos de despesas. Pagam pouco, possuem profissionais sem qualificação e experiência, pois acreditam que assim, estão diminuindo as despesas causadas por esse departamento.

 

Se pensarmos simploriamente que o lucro é a diferença do que você vende e do que você gasta, em uma época de grande concorrência onde o preço de venda muitas vezes é determinado pelo mercado e não mais apenas por uma decisão de margem de lucro, onde você investirá?

 

Pense nisso, pois muitas vezes seu lucro está nas compras!

 

Boas compras a todos!

 

 

O Autor

Bacharel em Ciências Econômicas, Pós Graduado em Gestão de Negócios em Alimentação e com MBA em Supply Chain, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Supply Chain, Compras e Logística em empresas multinacionais e nacionais de grande, médio e pequeno porte.
Autor dos livros “Gestão de Processos e Fluxo de Mercadorias”, “Engenharia de Cardápio” e os volumes 1 e 2 do “Gestão de Negócios de Alimentação: Casos e Soluções”, todos editados pela Editora Senac.
Docente no Centro Universitário Senac e na Universidade São Camilo, para as disciplinas de Administração de Compras e Sistemas de Gestão, para o curso de pós-graduação em Gestão de Negócios.
Atua como consultor no setor de alimentação e entretenimento, especializado em soluções para a área financeira e administração de compras, estoque, produção e na implantação de sistemas informatizados de gestão, em indústrias alimentícias, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis entre outros.

@alemartinsalves
11 9 8144 1986

 

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos Ingredientes 150 gramas de quinoa cozida 30 gramas de farinha de aveia (ou aveia em flocos) 20 gramas de aveia em flocos

Leia mais »