A NotCo, empresa de tecnologia de alimentos em rápido crescimento e com exclusiva Inteligência Artificial patenteada chamada Giuseppe, acaba de anunciar que recebeu US$ 70 milhões (aproximadamente R$ 367 milhões) em nova rodada de investimento em uma extensão da Série D. O aporte vai acelerar a recém-criada unidade B2B da empresa, que permitirá que outras marcas CPG (bens de consumo embalados), fornecedores de ingredientes e provedores de tecnologia aproveitem Giuseppe para seus próprios propósitos de inovação e acelerem exponencialmente a transformação da indústria baseada em plantas. A NotCo continuará a operar seu negócio de marca, NotCo Food, oferecendo produtos como NotMilk™, NotBurger™ e NotChicken™ por meio de redes de varejo e de alimentação em todo o país.
Liderada pela Princeville Capital, empresa de investimentos focada em apoiar companhias relacionadas à tecnologia em rápido crescimento em todo o mundo, a extensão da Série D inclui nomes líderes do setor, incluindo Jeff Bezos através da Bezos Expeditions, Tiger Global, L Catterton, Kaszek Ventures, Future Positive e The Craftory. Além da Princeville Capital, os novos investidores da extensão Série D incluem Marcos Galperin, fundador e CEO da maior empresa de tecnologia da América Latina, o Mercado Livre. A nova rodada de financiamento foi concluída com o mesmo preço de ação do financiamento da Série D em julho de 2021, reafirmando a avaliação da NotCo de US$ 1,5 bilhão.
Além de seu crescimento exponencial, a NotCo é conhecida por revolucionar o mercado plant-based com sua tecnologia proprietária – que detém 12 patentes nos EUA – pela capacidade de recriar a mesma experiência (sabor, textura, funcionalidade e até cheiro) de alimentos de origem animal, usando apenas ingredientes à base de plantas. A NotCo já demonstrou sucesso ao licenciar sua tecnologia patenteada por meio da recém-criada Joint Venture, The Kraft Heinz Not Company, que foi projetada para reinventar a produção global de alimentos em direção a um futuro mais sustentável, criando versões democráticas à base de plantas dos produtos icônicos da Kraft.
“Desde o primeiro dia, nossa missão tem sido criar um mundo mais sustentável, transformando a indústria de alimentos, criando deliciosos alimentos à base de plantas para todas as mesas, cozinhas e despensas”, disse o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick. “Construindo o exemplo de nossa joint venture com a Kraft Heinz, estamos entusiasmados em desenvolver novas e impactantes parcerias alavancando nossa tecnologia proprietária. Essas parcerias ajudarão a diversificar e acelerar nosso impacto, ao mesmo tempo em que aumentam a acessibilidade de opções verdadeiramente deliciosas à base de plantas para impulsionar ainda mais a indústria”.
Por meio de sua nova plataforma B2B, a NotCo está disponibilizando sua tecnologia para mais fabricantes de alimentos e bebidas que buscam criar os melhores e escaláveis produtos à base de plantas. Além de oferecer uma experiência alimentar superior, a tecnologia de IA da NotCo oferece os benefícios adicionais de extrema precisão e velocidade, reduzindo os cronogramas de desenvolvimento de P&D para meros meses em comparação com o que tradicionalmente levaria anos.
“A indústria de alimentos precisa desesperadamente adotar tecnologia para acelerar drasticamente o processo de desenvolvimento de produtos, reduzir custos e enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. A NotCo é uma empresa única no espaço de tecnologia de alimentos em todo o mundo, com imenso potencial graças à equipe que eles construíram e sua tecnologia de IA inédita”, disse Joaquin Rodriguez Torres, cofundador da Princeville Capital, que se junta ao Conselho Administrativo da NotCo. “É raro encontrar uma empresa com um histórico de sucesso tão incrível em um curto período de tempo, e estamos entusiasmados em ajudar a impulsionar o crescimento e a expansão da empresa.”
Em 2019, a então startup chilena em estágio inicial chamou a atenção da comunidade internacional de tecnologia ao se tornar o primeiro investimento da Bezos Expedition na América Latina. Desde então, a NotCo segue em trajetória ascendente, transformando a indústria de alimentos e o segmento de alimentos à base de plantas, formando parcerias internacionais com Burger King, Shake Shack, Starbucks e Dunkin Donuts, e atraindo investidores famosos como Roger Federer, Lewis Hamilton e Questlove.
A NotCo lançou o NotMilk™ nos EUA em 2020 no Whole Foods Market e, agora, seu portfólio completo, incluindo NotBurger™ e NotChicken™, pode ser encontrado em mais de 10.000 lojas, incluindo Costco, Sprouts, Wegmans, Fresh Direct, Amazon e muito mais. Esse sucesso impressionante também é incomparável na América Latina, onde a empresa se tornou a empresa de tecnologia de alimentos que mais cresce, oferecendo produtos à base de plantas com sabor superior no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e muito mais.
Investimento no Brasil
Com essa nova rodada, a NotCo segue apostando no Brasil. Já são mais de R$150 milhões investidos no país e para o próximo ano o capital será empregado na abertura de um novo escritório, com instalações maiores e uma cozinha experimental para testes da equipe de P&D e parcerias. Além disso, o foco será no desenvolvimento de novas categorias de produtos e expansão para regiões que a marca ainda não está presente.
A previsão da empresa é dobrar de tamanho no país este ano. Somente em 2022, a foodtech expandiu sua presença para os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal e lançou 10 SKUs, com ampliação das linhas de NotBurger Smash e NotMilk™ e introdução de novas categorias, com o NotCreme de Leite™, NotMilk High Protein™, e NotMeat™, composta por kibe, almôndega e carne moída.
Acompanhando a estratégia global, a operação no Brasil também vem trabalhando para aumentar a oferta de produtos plant-based em restaurantes e lanchonetes ampliando cada vez mais sua gama de parceiros, com nomes locais importantes como Bullguer e Casa do Pão de Queijo.
Confira mais matérias sobre a NotCo na Rede Food Service.
Sobre a NotCo
Empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal para construir receitas originais 100% à base de plantas que garantam a mesma experiência sensorial dos pratos prediletos dos brasileiros, além de promover o consumo de impacto ambiental responsável. A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeat, NotIceCreamTM e NotMayoTM. Atualmente a marca atua em 12 países: Chile, Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Perú, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.
Sobre Princeville Capital
A Princeville Capital é uma empresa de investimentos focada em apoiar empresas relacionadas à tecnologia em rápido crescimento em todo o mundo. A empresa atualmente investe em dois fundos em estágio de crescimento, Princeville Global, que se concentra em investir em empresas de software e internet e Princeville Climate Technology, que investe em empresas de tecnologia com impacto positivo nas mudanças climáticas, visando tanto impacto quanto retorno financeiro. A Princeville Poema Global é uma Special Purpose Acquisition Company (SPAC) afiliada à empresa e focada em negócios privados de tecnologia prontos para se tornarem empresas listadas nos EUA. A Princeville Capital tem escritórios em Berlim, Hong Kong e São Francisco.