Pesquisar
Close this search box.

Nestlé lança Universidade do Café em parceria com o SENAI-SP

O primeiro curso voltado a colaboradores será realizado na fábrica de Araras (SP), a maior planta industrial de café solúvel da Nestlé no mundo

CafeXicara
CafeXicara

 

Em parceria com o SENAI-SP, a Nestlé acaba de lançar a Universidade do Café, com um curso exclusivo aos colaboradores da Nestlé. A primeira turma conta com 32 alunos que participarão de um curso de formação profissional de 180 horas, intitulado “Do grão à xícara”, iniciado em março e com término previsto para novembro deste ano.

 

A universidade foi pensada estrategicamente para fornecer know how nos aspectos mais relevantes das tecnologias e dos atributos de qualidade ao longo de toda a cadeia do café. Dos conceitos de agricultura regenerativa nas fazendas de café às oportunidades de consumo, a ideia é que os participantes tenham uma visão abrangente dessa cultura, desde a fazenda até a transformação da matéria-prima, dentro dos pilares de atuação de Nescafé, incluindo sustentabilidade, inovação e indústria 4.0, em um programa de formação robusto.

 

“O principal objetivo é formarmos experts em toda a cadeia produtiva do café, promovendo o conhecimento em uma cadeia tão relevante para a Nestlé, considerando que existem particularidades e tecnologias complexas e específicas de Nescafé. Trataremos de temas do campo — das boas práticas cada vez mais regenerativas –, passando pela indústria e chegando aos diferenciais únicos de Nestlé quanto à qualidade e foco no consumo. Assim, teremos uma equipe qualificada de experts em todo o processo do nosso café, garantindo a sustentabilidade do conhecimento”, explica Ismael de Souza Junior, diretor da fábrica de Araras para a Rede Food Service.

 

Esse será um programa contínuo de qualificação para capacitação de experts em cafés, com certificação do SENAI-SP. “Com o SENAI, desenhamos uma capacitação relativamente rápida diante da complexidade dos temas, pois falamos da escolha de grãos, torra e moagem, qualidade, detalhes da fabricação, tecnologias exclusivas de Nescafé e diferenciais de consumo, formando um profissional extremamente qualificado para o universo Nescafé”, reforça o diretor.

 

Os primeiros colaboradores selecionados para essa formação já exercem cargos na produção de Nescafé, podendo assumir novas atribuições no futuro. Além deles, a companhia também ofereceu a possibilidade de candidatura para funcionários de outras áreas que desejam ingressar na linha de cafés. A turma é diversa, com colaboradores que já têm graduação ou pós-graduação e também alunos que estarão fazendo o primeiro curso de profissionalização. Para Ismael, a complexidade de toda a cadeia produtiva de Nescafé demanda uma profissionalização que contemple os diferentes pilares e processos da marca, e também é uma forma de reconhecer os colaboradores e demonstrar cuidado com a categoria.

 

“Temos desde pessoas que já têm experiência e que foram convidadas para ampliar suas habilidades e conhecimentos mais dirigidos dentro da linha, pensando na sustentabilidade do negócio, que formam 70% dos alunos dessa primeira turma, até vagas que foram abertas para todos os funcionários que querem ingressar na área”, relata Ismael. Nesse caso, foram 11 candidatos por vaga. Todos os selecionados passaram por processo seletivo de Nestlé e SENAI-SP.

 

Ao longo do curso serão seis módulos, com os temas Química dos Alimentos, Microbiologia dos Alimentos, Segurança de Alimentos e Legislação, Tecnologia do Café, Qualidade e Melhoria Contínuas e aulas práticas, além de aulas em campo sobre a produção de café verde na fazenda e princípios de barista.

 

“A escolha do SENAI-SP pela Nestlé demonstra a confiança que a empresa deposita na formação de seus colaboradores em uma área que é o seu core business e cuja estrutura do curso é inédita e foi desenvolvida sob medida para atender às demandas internas da empresa. A certificação garantirá aos colaboradores melhores oportunidades internas, credibilidade e reconhecimento de mercado, assim como para a Nestlé espera-se que o curso eleve a qualificação profissional dos seus colaboradores, contribuindo para elevar sua competitividade”, explica Alexandre Barreto Rodrigues, diretor do SENAI de Araras.

 

Araras em dados e números

 

A fábrica de Araras foi a primeira da Nestlé no Brasil, inaugurada em 1921. No ano passado, tornou-se a maior fábrica processadora de café solúvel da companhia e consolidou-se como um hub de exportação de produtos e destaque por sua atuação sustentável. Com os investimentos realizados em uma nova linha, modernização e novas tecnologias, dentro do conceito de indústria 4.0, a planta ampliou a capacidade e atualmente atende a mercados de mais de 60 países, além de exportar também outros produtos, como achocolatados. No total, a unidade produz aproximadamente 350 diferentes itens, o que a posiciona como a maior fábrica da Nestlé no Brasil em volume.

 

Entre as melhorias estão a instalação de sistemas de extração e torragem mais eficientes e modernos, garantindo maior qualidade a esses processos essenciais para a preservação das qualidades e sabor dos grãos de café, além de uma produção mais sustentável, com controle de emissões de partículas e menor consumo energético. Por isso, a unidade também é um destaque local por sua atuação sustentável – atualmente, nenhum resíduo da produção da unidade é destinado a aterros.

 

A fábrica de Araras é uma das maiores produtoras de latas no País — atualmente, produz aproximadamente 2 bilhões por ano para as fábricas nacionais e mais seis mercados da América Latina e Europa. O site industrial local também abriga o Centro de Tecnologia e Qualidade da Nestlé — NQAC (Nestlé Quality Assurance Center), um moderno polo de tecnologia e conhecimento que integra o centro tecnológico de análises de última geração ao complexo fabril local.

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...