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Itália no Box: a rede de franquia de comida italiana criada a partir da venda de um carro que deve faturar R$100 milhões neste ano

Em 2021, marca comercializou mais de 80 toneladas de massa e inaugurou 24 unidades espalhadas pelo Brasil, obtendo um faturamento estimado em R$50 milhões

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Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Itália? E que nove em cada dez brasileiros comem massa com frequência? Pois é! Esses dados são fruto de um estudo da Nielsen encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e explicam muito bem o sucesso da Itália no Box, uma rede de franquia nacional de comida italiana que deve faturar R$100 milhões neste ano de 2022.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Gabriel Alberti, de 34 anos, o CEO e fundador da marca, revela que, em 2021, ele conseguiu comercializar mais de 80 toneladas de massa e inaugurar 24 unidades espalhadas pelo Brasil, obtendo um faturamento estimado em R$50 milhões, com lucro médio de 30%.

 

O que é o negócio Itália no Box?

 

Conforme Alberti, “Itália no box é um modelo de negócio fast-food. É a famosa cantina italiana, porém, com pratos individuais e de preços melhores para o acesso de todos. No começo, montamos uma loja como uma fonte de renda. E, hoje, somos uma rede presente em 12 estados brasileiros com dezenas de franqueados e uma fábrica própria que faz o devido abastecimento de todo o negócio”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Como surgiu a ideia do negócio Itália no Box?

 

A ideia do negócio Itália no Box surgiu em 2016, em São Paulo, capital. No entanto, Alberti relata que “foi executada mesmo em São José do Rio Preto, no interior paulista. Em 2016, iniciamos entre testes e mais testes. Porém, abrimos para valer mesmo para ser um negócio em 2018”, divide.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre quanto investiu para estruturar o negócio, o empresário compartilha que “quando eu criei a Itália no Box, eu trabalhava em outro local ainda e era CLT. Assim, eu vendi meu carro, juntei algumas economias e investi um total de R$ 50.000,00”, relembra.

 

 Equipe, cardápio e perfil de cliente

 

Atualmente, toda a rede de franquias Itália no Box possui 67 colaboradores diretos e 350 indiretos, os quais trabalham com um cardápio todo voltado para a “culinária ítalo-brasileira. Oferecemos pratos originalmente italianos, como as lasanhas, macarrão bolonhesa, carbonara, entre outros, e pratos que foram incorporados no conceito italiano, como os parmegianas. Temos ainda uma linha de forneáveis, como ravioli e polpetone. E uma opção na qual o cliente pode montar seu próprio macarrão, escolhendo os ingredientes e o molho”, apresenta Alberti.

 

Foto: Divulgação

 

Em relação ao perfil de cliente do seu negócio, o empresário avalia que se enquadra naquelas pessoas que “gostam de macarrão. Se gostar, é potencial cliente. Isso porque a diversidade da cozinha italiana não aparece apenas nos múltiplos sabores, mas também no leque dos preparos. Além disso, a dedicação aos ingredientes formou cidades seculares que, até hoje, são visitadas por se especializarem em produzir delícias específicas. A história dessa cozinha é uma festa, uma coisa que nós sabemos fazer muito bem em nossos pratos e em nossas franquias”, garante.

 

Processo de franqueamento

 

O processo de franqueamento da rede de franquias Itália no Box está presente desde a idealização do negócio, sendo classificado por Alberti como “simples e necessário. Com apenas quatro meses de loja, já tínhamos interessados em ter uma loja e foi isso que despertou o interesse em franquear o negócio. Mas, desde 2016, quando ainda sonhávamos com isso, já pensávamos também em franquias. Hoje, a Itália no Box conta com 46 unidades e, para este 2022, o meu desejo é vender mais 30 lojas e inaugurar 15”, destaca.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário acrescenta que o funcionamento da rede é semelhante ao “operacional de um fast-food. Ou seja, trabalhamos de segunda a segunda, das 19h às 22h, sem folgas e sem pausas. Assim, precisa ter disposição para ter uma franquia da Itália no box, pois, quem estiver à frente da loja, é necessário ser uma liderança comprometida para que, dessa forma, toda a equipe se empenhe nas atividades”, enfatiza.

 

Adaptação frente à pandemia de Covid-19

 

Na contramão da crise social e econômica desencadeada desde o começo da atual pandemia de Covid-19, a rede Itália no Box conseguiu crescer e aumentar a capilaridade do negócio mesmo em meio à todas as restrições, o que, para Alberti, só foi possível pelo fato da forma como a marca foi estruturada desde o seu começo prático, em 2018. “Nós somos frutos da pandemia de Covid-19, sendo que crescemos 150% nesse período. Como o nosso negócio já estava pronto para a venda por meio do serviço delivery, largamos na frente”, avalia o empresário.

 

Planos e o segredo do sucesso

 

Por fim, Alberti compartilha que os seus planos para a Itália no Box englobam, “neste ano de 2022, chegarmos em 100 lojas no Brasil, além de duas na Flórida, nos Estados Unidos, que já estão em andamento, e uma na cidade de Londres, na Inglaterra, no segundo semestre. Se, em 2021, alcançamos a marca de 80 toneladas de massas comercializadas em 12 meses, para 2022, a meta é comercializar 30 toneladas por mês. A nova fábrica terá mais de 2 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de mais de uma tonelada de massa por dia. Sabemos da qualidade das nossas massas e acreditamos que pessoas de outros países e regiões precisam conhecê-las. Por isso, temos como um dos principais objetivos da rede a expansão para outros países. E 2022 já chegou cheio de planos e objetivos, além de estarmos sedentos para alcançar todos eles”, assegura.

 

Foto: Divulgação

 

E para alcançar esses todos os objetivos já partilhados, o empresário aconselha que o segredo do sucesso no atual mercado nacional food service é ter “perseverança, pois, sem isso, não dá! Além disso, é preciso ficar atento ao fato de que a execução da ideia pode ser ótima. No entanto, se não houver uma execução exemplar, não há sucesso”, pontua.

 

E aí? Gostou de conhecer a história da rede de franquias Itália no Box? Esperamos que sim e te convidamos a continuar nos acompanhando, pois, toda semana, te contamos histórias de negócios food service de sucesso como inspiração.

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