Pesquisar
Close this search box.

1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade abre inscrições para que estudantes desenvolvam projetos sobre reciclagem

A iniciativa é do Instituto Alpha Lumen com patrocínio da Ball Corporation, empresa de soluções sustentáveis de embalagens de alumínio para bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos

iStock 1167079466
iStock 1167079466

 

Estão abertas as inscrições para o 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), realizado pelo Instituto Alpha Lumen, com patrocínio da Ball, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio. O objetivo do projeto é conscientizar os jovens, as crianças e as suas comunidades sobre sustentabilidade ambiental, buscando soluções criativas para aperfeiçoar o ciclo da reciclagem como um todo; desde a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam nesse ramo até inovações nos processos em si. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de outubro pelo site www.alphalumen.org.br.

 

O desafio dos participantes será propor melhorias na cadeia que impactem positivamente as comunidades de trabalhadores, as empresas e a sociedade como um todo, desde a coleta devida dos materiais, passando pelo descarte adequado até a reutilização ou reciclagem. Os projetos deverão considerar temas como o reaproveitamento dos resíduos sólidos, o consumo de energia e a economia circular, entre outros.

 

“É por meio de processos educativos como o Torneio Brasileiro de Sutentabilidade que conseguimos transformar de modo definitivo a perspectiva dos estudantes em relação ao cuidado necessário com os recursos naturais do nosso planeta. Nosso torneio é um modo instigante e motivador de trabalharmos esse tema”, explica Nuricel Villalonga Aguilera, fundadora do Alpha Lumen para a Rede Food Service.

 

“Na Ball, os pilares Educação e Reciclagem guiam todas as nossas ações de responsabilidade social. Ficamos orgulhosos por patrocinar este projeto, pois sabemos que estamos conscientizando crianças, jovens e, por consequência, seus familiares, gerando uma grande rede de consumidores mais conscientes. Além disso, queremos promover soluções que irão realizar melhorias na cadeia e valorização dos profissionais que atuam nela – os verdadeiros agentes ambientais deste ciclo”, explica Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

 

Como funciona o desafio?

 

O torneio está aberto para estudantes brasileiros, de países onde o português é a língua oficial e de comunidades brasileiras fora do Brasil. Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até universitários estarão divididos em cinco grupos, cada qual com desafios adequados às idades dos participantes. Cada indivíduo ou equipe poderá inscrever apenas um projeto, que obrigatoriamente deve ser orientado por um professor, exceto os universitários, que podem optar ou não pela orientação.

 

Para as crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I,  o torneio propõe a criação de um desenho para sensibilização sobre a importância que o meio ambiente deve ter para a sociedade.

 

O grupo que vai do 6º ao 8º ano do Fundamental II deve propor uma ação pontual que aumente a quantidade de materiais descartados corretamente em casa ou na comunidade e uma campanha em vídeo.

 

No Ensino Médio e Técnico Profissionalizante, o desafio é propor soluções sobre o tema gestão de resíduos ou ações de valorização dos profissionais da cadeia da reciclagem.

 

Já os universitários devem solucionar um problema recorrente, vivenciado ao longo dos processos da cadeia. O projeto deverá ser aplicado junto às cooperativas de catadores de materiais recicláveis locais. Também podem optar por soluções para a reciclagem de latas de alumínio ou apresentar uma iniciativa pré-existente, já implementada entre 2019 e 2020.

 

Os melhores projetos serão premiados com certificados, troféus e outros reconhecimentos, que vão desde tablets e laptops até prêmios em dinheiro. O resultado final será divulgado no dia 12 de novembro.

 

Sobre o Instituto Alpha Lumen

 

O Instituto Alpha Lumen–IAL é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em São José dos Campos/SP que busca soluções de impacto social através de ações educativas. A Alpha desenvolve projetos em várias frentes (Educação, STEM, Arte e Cultura, Empreendedorismo, Esporte, Sustentabilidade e Saúde, Relações Internacionais). Em Educação o IAL gera estruturas educacionais inovadoras e apoio ao ensino de estudantes com altas habilidades. Seu Projeto Escola, que inclui os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, visa à formação de lideranças transformadoras e éticas entre jovens e crianças talentosas advindos fundamentalmente da escola pública e de baixa renda, capazes de refletir a construção da própria história, impactando positivamente o seu entorno, muitos com potencial para se tornarem agentes disruptivos na sociedade, no Brasil e no mundo. Com os diferentes projetos o IAL escala oportunidades a crianças e jovens, prioritariamente da Rede Pública de Ensino, ampliando seus horizontes e motivando vocações para que sejam capazes de articular os diferentes conhecimentos em soluções reais, criativas e eficazes. Essa deve ser uma construção que envolva toda a sociedade – alavancar esse capital humano que com seus talentos traga mais soluções para o mundo.

 

Sobre a Ball Corporation

 

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 18.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 11,5 bilhões em 2019.  Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o Vá de Lata – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no  Instagram e no Facebook.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Mane4

Mané: a rede de franquias de botecos que faturou R$ 67 milhões ano passado e deve abrir mais 15 unidades agora em 2024

Com atuais mais de 20 unidades em funcionamento, a marca foi criada em 2019 a partir do desejo de três amigos botequeiros que sentiam a necessidade de uma opção de boteco diferenciado no Rio de Janeiro, capital

  Proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de um bom boteco. Esse é o propósito da Mané, uma rede de

Leia mais »