Mercado de suplementos alimentares cresce na pandemia

Estudo realizado para a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres - ABIAD, indica que 48% dos consumidores habituais de suplementos e vitaminas passaram a consumir mais durante a pandemia

Segundo a ABIAD, suplementos e vitaminas estão presentes em 54% dos lares brasileiros (Foto: Divulgação)

 

Segundo levantamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres – Abiad, a pandemia pode ter contribuído para a população brasileira usar mais suplementos alimentares. O estudo indica que 48% dos usuários entrevistados passaram a ingerir mais multivitamínicos e afins, que 47% mantiveram a mesma taxa de consumo e apenas 5% diminuíram.

 

O estudo foi realizado nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília e Belém, considerando lares onde pelo menos um morador utilize com frequência algum tipo de suplemento alimentar.

 

No período da pandemia, a principal justificativa para o aumento do consumo foi a melhora da imunidade (63%), sendo que 9% dos indivíduos mencionaram especificamente a Covid-19. Os três tipos mais procurados foram: multivitamínicos (28%), vitamina C (26%) e vitamina D (8%).

 

A empresária Tamara Borges, fundadora da Pulse Nutrition, loja criada há 6 anos e localizada em Ipanema no RJ, conta em entrevista para a Rede Food Service, que sentiu o aumento das vendas a partir do início do processo de distanciamento social. “Percebemos um aumento expressivo pela procura de itens mais relacionados à saúde e imunidade como vitaminas, glutamina e antioxidantes. o aumento foi de 20 a 30 % em média. Inicialmente percebemos a demanda exponencial por glutamina, um aminoácido muito associado a saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune, no entanto depois cresceram também itens para melhora do sono como triptofano, melatonina e por fim alguns minerais específicos que foram sendo associados a prevenção e combate de doenças oportunistas”.

 

Com relação ao delivery, a empresária conta que este tem sido um grande impulsionador das vendas da loja, e que apesar de já existir antes da pandemia, foi durante o isolamento social que o serviço de entregas em casa passou a ter representatividade expressiva no negócio, “Sempre oferecemos o delivery mas a experiência de consumo dentro da loja ainda era predominante, principalmente por ser uma das característica mais fortes do segmento, que exige muita orientação e direcionamento para uma compra assertiva. Nossos clientes demonstravam muito prazer em ir à loja pelas informações que recebem e para sempre conhecer as novidades. No entanto, quando o isolamento foi recomendado, colocamos uma energia adicional no atendimento por WhatsApp, e pela experiência de compra pelo Instagram e pelo site. Fizemos lives e chamadas de vídeo para levar a loja até o cliente e a equipe recebeu treinamento de como recepcionar e conduzir o atendimento nesse formato”, conta Tamara.

 

Com o distanciamento social começando a ser flexibilizado, e a reabertura da loja física, Tamara aposta no lançamento de dois novos produtos e projeta crescimento de até 30% das vendas no decorrer dos próximos meses, “Com todos os aprendizados que tivemos nos últimos meses acabamos ganhando fôlego e sustentação para projetar um crescimento de até 30% nas vendas. Para o atingimento destas metas renegociamos contratos para viabilizar a contratação de uma empresa que vai otimizar nossa plataforma online, criamos novos formatos de consumo pelo clube de assinatura e estamos lançando o projeto de revenda com a missão de levar saúde e renda a mais lugares além da nossa região”, finaliza.

 

Outras duas pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres – ABIAD, realizadas também este ano, apontam que os suplementos estão presentes em 54% dos lares do país e que os produtos mais consumidos são os multivitamínicos, seguidos do ômega-3, fontes de minerais como cálcio e de vitaminas como a C.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.