A 6ª edição da Anuga Select Brazil, realizada de 8 a 10 de abril de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo, encerrou-se com resultados expressivos que evidenciam a força e a qualidade do setor de alimentos e bebidas brasileiro, reconhecidas mundialmente. O evento reuniu 510 marcas expositoras provenientes de 38 países, ocupando uma área de 14.500 metros quadrados com 17 pavilhões internacionais e 20 nacionais. Ao todo, a feira recebeu 16 mil visitantes, dos quais 65 são oriundos de outros países, que movimentaram a feira todos os dias.
Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse no Brasil, organizadora do evento, destacou o otimismo do setor. “O Brasil inicia este ano com um otimismo notável, impulsionado pela estimativa de investimentos de aproximadamente R$ 120 bilhões até 2026, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)”. Ele também ressaltou que “a Anuga se consolida como a vitrine mais completa para o varejo, redes de serviços de alimentação, o crescente mercado de refeições fora do lar e o setor de hospitalidade.”

Uma parceria inédita marcou esta edição da Anuga com a visitação cruzada com a Private Label Brazil. Segundo Giulio Rossi, Diretor-Geral da Private Label Brazil, “esta experiência confirma o enorme potencial dessa parceria ao reunir em um mesmo período dois grandes polos de negócios — um focado em alimentos e bebidas e outro especializado em marcas próprias e terceirização — conseguimos criar um ecossistema mais integrado e dinâmico”. A expectativa é que essa união evolua de forma ainda mais concreta já a partir de 2026, quando a Private Label Brazil passará a ser realizada simultaneamente no mesmo espaço da Anuga.
As reuniões com compradores de 12 países e expositores foram movimentadas na Mega Rodada de Negócios que promoveu importantes conexões comerciais, reunindo 60 compradores, incluindo 27 hosted buyers trazidos pela Anuga, 15 compradores internacionais da Apex-Brasil e 18 representantes das principais redes hoteleiras do Brasil via FOHB. No total, as três rodadas geraram 2.654 reuniões efetivas com potenciais compradores. O combate ao desperdício de alimentos e à fome também obteve resultados significativos com a campanha do Sesc Mesa Brasil, durante a Anuga. “Ao longo dos três dias de evento, arrecadamos 1.865,92 kg de alimento. Como parceiro social, tivemos uma resposta muito positiva dos visitantes e dos expositores com as doações solidárias e o interesse na operação e capilaridade do Programa”, afirma Claudia Roseno, Gerente de Assistência, do Departamento Nacional do Sesc.
Inovação e tradição na Anuga Select Brazil 2025
Dentre os inúmeros lançamentos e inovações apresentados na feira, o estande da Embrapa apresentou a maçã Purple Gala, além de produtos plant-based inovadores como o vatapá e o quibe à base de fibra de caju, e concentrados protéicos de lentilha, grão-de-bico e feijão carioca, atendendo às demandas por saudabilidade, segurança e sustentabilidade.

Esta edição da Anuga Brazil também foi palco para promover a qualidade da Cachaça nacional, que ganhou um pavilhão exclusivo do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), valorizando a herança cultural brasileira com a participação de marcas de cinco estados.

Já o mercado de sorvetes e gelatos ganhou espaço no evento com a realização, pela primeira vez, do Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH). Eduardo Weisberg, presidente da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), destacou o crescimento expressivo de participantes em relação a 2024 devido à parceria com a Anuga. “No próximo ano, estaremos juntos novamente com o Clash 2026”, sublinha o executivo.
ANUGACAST por Rede Food Service na Anuga Select Brazil 2025
Mais uma vez o podcast oficial do evento, o ANUGACAST, parceria entre a REDE FOOD SERVICE, o maior portal de opinião, conteúdo e informação da América Latina e a Anuga Select Brazil, foi uma das principais atrações do evento.
Durante os 3 dias de Anuga Select Brazil 2025 foram realizados mais de 30 episódios inéditos para publicação no canal da REDE FOOD SERVICE no Youtube.

Para Janes Fabrício Guimarães, sócio fundador do portal Rede Food Service, um dos diferencias do conteúdo produzido é que “Levamos conteúdo de qualidade com o olhar que só quem vive o dia a dia do pequeno e médio empreendedor consegue. Compartilhamos histórias de negócios que se misturam com histórias de vida”.
“Já temos mais de 1 milhão de visualizações dos conteúdos produzidos pela Rede Food Service em eventos” comemora Reynaldo Zani, também sócio fundador da Rede Food Service. “é uma forma de levarmos o ambiente e o conteúdo da feira para quem não teve possibilidade de estar presente” complementa.
O ANUGACAST é o primeiro podcast do setor realizado dentro de um evento com participação de seus expositores.
Presença internacional
A Anuga Select Brazil 2025 contou com uma expressiva presença internacional, com 17 pavilhões de países de quatro continentes: EUA, Argentina, Peru, Itália, Alemanha, Turquia, China, Índia, Câmara de Comércio Árabe, Malásia, Vietnã e Egito e União Europeia, que estreou no evento. Cristina Rueda Catry, chefe da unidade DG Agri da Comissão Europeia, expressou entusiasmo com o envolvimento dos visitantes.“Vimos que os visitantes brasileiros se envolveram bastante nas nossas atividades, como os shows de culinária, harmonizações de vinhos e comidas, workshops especializados sobre azeite de oliva; e esperamos que eles levem o “sabor da Europa” quando forem às compras.”
Após alguns anos, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira retornou ao evento com o objetivo de conectar produtores brasileiros com os países da Liga Árabe. Estevão Carvalho, diretor de Novos Negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, afirmou: “Para conectar os negócios brasileiros e árabes, uma das ferramentas mais importantes é a participação nas feiras.”
A próxima edição da Anuga Select Brazil já está confirmada e será realizada entre os dias 7 e 9 de abril de 2026, no Distrito Anhembi.
Parceiros Estratégicos: ABIR, ABRASEL-SP, ABIS, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.
Sobre a Anuga Select Brazil
É organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica o devido espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 8 a 10 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Sobre a Koelnmesse
Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/