QUALIDADE ARTESANAL + EXPANSÃO SUSTENTÁVEL + INOVAÇÃO CONSTANTE. Essa é a soma de sucesso da Santin Gelato Artesanal, uma marca de gelatos premium de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, que nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar como um ótimo exemplo do quão vantajoso é investir nesse segmento mão na massa que não para de crescer.
Afinal, nos últimos anos, o consumo de gelato aumentou consideravelmente dentro do mercado brasileiro de sorvetes, impulsionado pela demanda por produtos de melhor qualidade, ou seja, com menos açúcar e sem conservantes. E essa tendência favorece negócios que entregam qualidade superior e experiências diferenciadas, como é o caso da Santin Gelato Artesanal.
Com uma gestão centrada na experiência do cliente e na comunicação eficiente por meio da liderança de Gabriel Santin, de apenas 28 anos, uma das estratégias de mercado da Santin Gelato Artesanal é o investimento em presença digital e ações de marketing de conteúdo. “Hoje em dia, o mercado está mais exigente, mas também mais aberto às experiências. Quem for autêntico e consistente, vai se destacar. O que mais nos caracteriza é a autenticidade. Somos uma marca sem firulas, que preza por verdade, sabor e conexão. Desde a escolha dos ingredientes até a forma como falamos com o público, tudo é pensado com leveza, criatividade e respeito”, divide Santin, que é formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing, sendo o atual Co-fundador e Diretor da Santin Gelato Artesanal, além de Sócio da agência Angá Criativa e Vice-Presidente da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU).
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o jovem empresário realça que “nos inspiramos em ingredientes brasileiros, na natureza da Mata Atlântica, nas histórias das pessoas que produzem o que usamos. Buscamos também referências na confeitaria e na alta gastronomia. Ou seja, tudo que nos ajude a criar experiências únicas”, garante.
QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA SANTIN GELATO ARTESANAL?
É só conferir na sequência:
- A MELHOR DEFINIÇÃO PARA A SANTIN GELATO ARTESANAL
- COMO SURGIU A IDEIA DA SANTIN GELATO ARTESANAL
- ATUAL FUNCIONAMENTO DA SANTIN GELATO ARTESANAL
- PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DIFERENCIADO DA SANTIN GELATO ARTESANAL
- QUEM JÁ É CLIENTE DA SANTIN GELATO ARTESANAL, INDICA!
- PLANOS PARA O FUTURO DA SANTIN GELATO ARTESANAL
- DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA
A MELHOR DEFINIÇÃO PARA A SANTIN GELATO ARTESANAL
Para além de um negócio mão na massa de sucesso especializado em gelatos premium, a melhor definição para a Santin Gelato Artesanal, conforme Santin, é “um sonho de criar um sorvete artesanal brasileiro, com ingredientes de verdade e uma proposta leve, divertida e cheia de personalidade. No começo, era uma ideia de fazer diferente do que já existia, com mais verdade, mais sabor e mais afeto. Hoje, a Santin Gelato Artesanal é uma marca consolidada em Ubatuba, com identidade forte, propósito claro e uma base fiel de clientes que entendem o nosso valor”, aponta o jovem empresário.
COMO SURGIU A IDEIA DA SANTIN GELATO ARTESANAL
Sobre como surgiu a ideia da Santin Gelato Artesanal, o Co-fundador e Diretor da marca compartilha que “tudo começou em Ubatuba, minha cidade natal, a partir da vontade de criar um negócio que unisse gastronomia, criatividade e impacto positivo. Começamos testando receitas em casa e, depois, fomos atrás de fornecedores locais e parceiros da agricultura familiar. Em pouco tempo, entendemos que havia espaço para uma sorveteria que entregasse mais que um produto, uma experiência com alma”, relata.

O empresário acrescenta que o investimento inicial para estruturar o negócio Santin Gelato Artesanal foi “de aproximadamente R$ 800 mil, entre estrutura, maquinário, branding e capital de giro. Começamos com um modelo bem planejado, o que ajudou a consolidar a operação com mais segurança. Já hoje em dia, podemos dizer que a média mensal do nosso faturamento gira em torno de R$ 500 mil, variando entre baixa e alta temporada, com lucratividade saudável para o modelo de negócio, especialmente por termos produção própria e uma boa gestão de Custo de Mercadorias Vendidas (CMV)”, ressalta.
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ATUAL FUNCIONAMENTO
Para estruturar o negócio, Santin contou com a ajuda do seu tio, Lino Santin, “que é Sócio Majoritário da marca, além de um dos fundadores. E eu também contei com a ajuda da minha mãe. Assim, atualmente, a nossa operação é dividida entre os sócios e a construção da marca também foi coletiva. A nossa equipe possui cerca de 35 colaboradores, que são divididos entre produção, atendimento, gestão e marketing. Somos uma equipe enxuta, mas muito bem alinhada”, esclarece.

O jovem empresário destaca também em relação ao funcionamento do negócio que, “a produção é própria e feita com insumos selecionados diariamente. A loja tem atendimento presencial, delivery e, em breve, um clube de assinaturas. A venda é feita por meio de self-service por quilo, que é, inclusive, um dos principais diferenciais da marca. A gestão é profissionalizada e o marketing é feito por uma agência. Além disso, nós contamos com diversas assessorias externas para profissionalizar ainda mais a nossa gestão”, detalha.
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PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DIFERENCIADO
Na avaliação de Santin, o atual perfil de cliente da marca é formado, majoritariamente, por pessoas “que valorizam a qualidade, são curiosas, apreciam experiências gastronômicas e estão dispostas a pagar por um produto diferenciado. Temos tanto turistas, quanto moradores locais fiéis, e o público varia de famílias a casais jovens, sendo que muitos deles buscam um momento especial e autêntico”, assinala.

E para atender esse tipo de público, o jovem empresário divulga que o cardápio do negócio é realmente diferenciado ao incluir “sorvetes artesanais feitos com ingredientes orgânicos, frutas nativas da Mata Atlântica e chocolates de origem. Trabalhamos com casquinhas, sobremesas criativas, como a rabanada com sorvete, picolés autorais e sabores exclusivos para as datas especiais. E, entre os nossos carros-chefes, estão o Sorvete de Caramelo Salgado; o Sorvete de Cambuci com Mel; e o Sorvete de Banoffe. Assim como, os sabores limitados também fazem muito sucesso, como o de Caju com Cachaça Mato Dentro no Carnaval”, divulga.
QUEM JÁ É CLIENTE DA SANTIN GELATO ARTESANAL, INDICA!
Dentro desse perfil de cliente, Silvio Luiz Dardé, de 63 anos, que é um Profissional Autônomo, se destaca, uma que vez é amante dos gelatos premium da marca desde 2020, além de tornar-se parceiro do negócio a partir de 2022.
Dardé considera que a Santin Gelato Artesanal é mais do que uma marca mão na massa de qualidade por oferecer também “ambiente agradável, atendimento bom e variedade de sabores. Assim, eu a indico pela qualidade dos produtos e ambiente bom para distrair e conversar”, recomenda.
PLANOS PARA O FUTURO DA SANTIN GELATO ARTESANAL
Impulsionado pelo sucesso da Santin Gelato Artesanal, Santin revela que já possui planos para o futuro do negócio, que incluem “expandir com consistência. Estamos estruturando o clube de assinaturas, fortalecendo o delivery e considerando novos pontos fixos ou sazonais. Também queremos participar de competições gastronômicas e reforçar o propósito da marca com mais ações sociais e ambientais”, planeja.
DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais da história da Santin Gelato Artesanal e também deseja empreender no ramo de gelatos premium?
Logo, fique por dentro que, segundo Santin, investir no mercado de sorveteria é sim um bom investimento para empresários food service hoje em dia, mas “desde que o projeto tenha diferencial e boa gestão. Além disso, empreender tão jovem no segmento de sorveteria é desafiador, mas libertador. A juventude traz energia, coragem e um olhar fresco. Da mesma forma que, ao mesmo tempo, exige maturidade para lidar com riscos e com gente. No fim, é sobre construir algo com propósito e isso não tem idade certa”, acredita.

O jovem empresário deixa ainda a seguinte dica para os que estão começando no mercado food service de gelatos premium: “o segredo está na autenticidade, consistência e gestão. Um bom produto é essencial, mas só se sustenta com processos bem feitos, experiência encantadora e uma marca com verdade. Sendo assim, não copie os outros. Entenda qual é o seu propósito, estude muito e coloque a sua identidade no produto. E claro: conheça seu Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) de trás para frente”, aconselha.
Na Rede Food Service é assim! Sempre compartilhamos com você os caminhos de prósperos negócios mão na massa como um incentivo a também empreender nesse ramo tão promissor. Sendo assim, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a Rochinha: a marca de sorvetes com mais de 40 anos de história que não para de inovar.
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- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/
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