Massa no Copo: a rede de franquias fast casual que deve chegar a 100 operações vendidas e faturamento de R$ 100 milhões até o final de 2025

Criado por irmãos que moram em diferentes Estados brasileiros, a rede Massa no Copo vive uma nova fase de crescimento acelerado a partir da entrada da Ecossistema 300 Franchising

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Os irmãos Dalmo e Magno Santana, Sócios-Fundadores da rede Massa no Copo - Foto: Divulgação

 

Cem operações vendidas e faturamento de nada menos que R$ 100 milhões até o final de 2025. Esses são os atuais planos para a Massa no Copo, uma rede de franquias fast casual criada por irmãos que moram em diferentes Estados brasileiros que, hoje, nós da Rede Food Service temos prazer de contar a sua história como um exemplo de que empreender no ramo food service também é coisa de família.

 

Atualmente, o negócio vive uma nova fase de crescimento acelerado a partir da entrada da Ecossistema 300 Franchising e seus sócios, Aglay José de Carvalho, Sócio-Investidor e Diretor Financeiro, e os irmãos Dalmo e Magno Santana, Sócios-Fundadores, compartilham que, “em 2023, a rede alcançou o faturamento de R$ 1,1 milhão. O valor do faturamento ocorreu devido ao número de unidades, pois a franquia tinha apenas um único modelo, no qual estava em fase de teste e iniciou a partir deste ano de 2024 a expansão com a abertura de novas lojas. Atualmente, a perspectiva é tracionar o negócio nos próximos meses e chegar até o fim de 2025 com 100 operações vendidas e com faturamento de R$ 100 milhões”, revelam  Magno Santana, de 59 anos, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em Marketing pela ESPM, e Dalmo Santana, de 51, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (Cesec) e com especializações em Marketing Digital na ESPM e Gestão Comercial e Vendas na Fundação Getúlio Vargas.

 

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Unidade da rede Massa no Copo – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, os dois irmãos partilham também que “desde a concepção e o desenvolvimento do projeto, formatação da franquia, até a implantação e operação da loja piloto, podemos falar em investimentos de mais de R$ 2 milhões. Hoje, a nossa principal estratégia de mercado com a Massa no Copo é a de crescimento acelerado a partir da entrada do Ecossistema 300 Franchising, projetando um novo ritmo para levar o nosso negócio em todas as regiões do Brasil”, realçam.

 

QUE TAL CONHECER MAIS DA HISTÓRIA E  PLANOS PARA A MASSA NO COPO?

 

É só conferir abaixo:

 

  • A HISTÓRIA DA MASSA NO COPO
  • ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA MASSA NO COPO
  • PERFIL DE CLIENTES E DIFERENCIADO CARDÁPIO DA MASSA NO COPO
  • POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO?
  • COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO?
  • QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO, INDICA!
  • DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

A HISTÓRIA DA MASSA NO COPO

 

A história da Massa no Copo começou de forma bem peculiar, uma vez que foi voltando de madrugada de uma viagem de negócios que Dalmo teve a ideia do negócio no ano de 2010. Com fome, ele perguntou à esposa se tinha algo para comer e, como resposta, descobriu que tinha uma massa na geladeira, armazenada em um pote similar a um copo. E foi nesse momento que ele pensou o quão prático era poder saborear uma boa gastronomia italiana em uma embalagem como aquela. No entanto, os anos passaram e o casal mudou de Salvador, na Bahia, para Gramado, no Rio Grande do Sul e, ainda com aquela ideia em mente, mesmo após seis anos, Dalmo abriu enfim para o irmão o que um dia tinha pensado lá em 2010.

 

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Foto: Massa no Copo – Divulgação

 

Ao ouvir o irmão caçula, Magno acreditou no potencial do negócio, mergulhou em pesquisas de mercado e investiu na criação da marca Massa no Copo. “Ao ouvir o meu caçula, eu acreditei no potencial do negócio e inspirados nas experiências vividas em viagens internacionais e respaldados em análises de tendências e pesquisas de mercado, percebemos que havia uma lacuna a ser preenchida na área de alimentação. Um conceito de franquia que introduzisse inovação à tradicional e culinária italiana. Assim, investimos na criação da marca Massa no Copo, com uma proposta de uma franquia fast casual, que não abre mão da experiência, do sabor e da qualidade, mas busca praticidade aliada à mobilidade e a liberdade”, divide o empresário.

 

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Foto: Massa no Copo – Divulgação

 

A Massa no Copo foi lançada oficialmente em outubro de 2020, na cidade de Gramado, no Sul do Brasil. Naturalmente, a perspectiva inicial para o negócio era muito positiva. Porém, em plena pandemia de Covid-19 e o comércio operando de portas fechadas, nem tudo saiu como os irmãos haviam planejado. “A perspectiva inicial, quando lançamos, em outubro de 2020, era excelente: o negócio unia a culinária estrangeira mais amada pelo brasileiro com praticidade e conveniência, atributos essenciais nos dias de hoje. Porém, em plena pandemia de Covid-19 e o comércio operando de portas fechadas, a cidade turística da Serra Gaúcha de Gramado viu seu movimento despencar. Sem pessoas nas ruas, sem turistas movimentando a região e um delivery ainda não totalmente fortalecido, a Massa no Copo nasceu já precisando enfrentar uma crise. A pandemia de Covid-19 fez com que nos encontrássemos na manutenção da unidade piloto, mas, ao mesmo tempo que nos desafiou, forjou uma resiliência e robustez no projeto, preparando-o para resistir a cenários desafiadores”, avaliam os irmãos.

 

ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA MASSA NO COPO

 

Como já adiantado por Magno e Dalmo, a atual estratégia de mercado e funcionamento da Massa no Copo é a de expansão. Nesse sentido, os irmãos explicam que “a Massa no Copo é uma rede de franquias especializada em culinária italiana e revisitada pela inovação, com uma proposta de uma franquia fast casual que não abre mão da experiência, do sabor e da qualidade, mas busca praticidade aliada à mobilidade e à liberdade. O projeto nasceu maduro e desenvolvido e, ao longo do tempo, foi validado a partir da incorporação de melhorias onde necessário. E o que nos deixa muito satisfeitos é perceber que o formato confirmou a aceitação pelo público e a eficiência operacional. Hoje, vislumbramos inovações no mix, aperfeiçoamento dos processos e adoção de novas tecnologias para o tratamento de informações”, relatam.

 

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Foto: Massa no Copo – Divulgação

 

Magno e Dalmo acrescentam que o que mais caracteriza a Massa no Copo de hoje em dia, que funciona por meio de três unidades  – uma em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma em Chapecó, em Santa Catarina, e outra em Campinas, em São Paulo -,  “é a tradição da culinária italiana, produzida de forma artesanal e revisitada pela inovação, já que associa qualidade no preparo a um estilo de vida prático e moderno por meio do formato ‘to go’, uma combinação que se adequa às expectativas do consumidor contemporâneo, com o slogan ‘Sabor em Movimento’. Vale também destacar a atenção à sustentabilidade, pois buscamos, permanentemente, aperfeiçoar os nossos processos e insumos com a intenção de minimizar impactos ambientais. Além disso, a nossa embalagem é feita a partir de madeira de reflorestamento certificada e até a tinta da nossa embalagem é biodegradável. Nós usamos talheres de fibra de bambu 100% biodegradável, a cozinha pode ser 100% elétrica com possibilidade de fontes renováveis e os nossos processos tem baixo consumo de água e baixo índice de perdas”, salientam os empresários.

 

A segunda unidade da Massa no Copo foi aberta em 202, em Chapecó, Santa Catarina, e, em 2023, a terceira, em Campinas, interior de São Paulo. “As duas novas lojas trouxeram o entusiasmo que a gente precisava para seguir em frente. Nós dividimos as expertises, mas ainda faltava mais um elo na sociedade empreendedora da rede. E, pensando em fortalecer a gestão, convidamos como sócio o Aglay José de Carvalho Souza, que, com a sua experiência na área Financeira, chegou para somar forças rumo à expansão da marca. Dessa forma, em 2023 e com esse novo olhar, que a loja conceito de Gramado mudou de endereço e foi para a capital gaúcha, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul”, explicam Magno e Dalmo.

 

PERFIL DE CLIENTES E CARDÁPIO DIFERENCIADO DA MASSA NO COPO

 

Já quando questionados sobre qual é o perfil de clientes da Massa no Copo, Magno e Dalmo assinalam que “a persona é predominantemente o público milenium e centennial, que gosta de inovação, praticidade, mas não abre mão do sabor e de uma boa experiência. Mas, a adesão de diferentes perfis de público tem sido surpreendente e a terceira idade e as crianças também adoram”, apontam.

 

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@massanocopofranquias

 

E para atender a esse público, os irmãos garantem que o cardápio da rede de franquias é diferenciado, sendo composto por “um mix de produtos variados, que inclui bruschettas, piadinas e saladas. O nosso carro chefe é mesmo a massa e é possível escolher entre vários tipos de massas, como spaghetti, tagliatelle, pappardelle, penne, gnocchi e tortèi; além de acrescentar até dois molhos entre as muitas opções disponíveis, adicionar toppings (adicionais), proteínas e temperos. Com um processo inovador, a montagem é feita na hora, em menos de cinco minutos, diretamente na embalagem copobox biodegradável ou no prato. Há também opções veganas, vegetarianas e sem glúten, um compromisso que adotamos para atender as demandas de diferentes perfis de público. Além disso, o cardápio também apresenta bebidas que harmonizam bem com a massa, como os vinhos na lata, nos sabores branco, tinto e rosé frisante. E temos ainda as sobremesas, as piadinas doces nos sabores chocolate ou creme de avelãs com morangos, chocolate ou creme de avelãs com banana, doce de leite com nozes e Ciocolato Dolce Italia, uma exclusividade da Massa no Copo produzida com massa de cacau embebida em calda de chocolates com morangos e sorvete”, divulgam.

 

POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO?

 

Ficou interessado (a) em ser um franqueado (a) da Massa no Copo?

 

Então, saiba que, conforme Magno e Dalmo, essa é uma boa aposta porque, “em primeiro lugar, a Massa no Copo trabalha com uma das culinárias mais queridas dos brasileiros, que é a italiana, mas também vale a pena pela inovação do projeto, que combina a tradição italiana ao modelo fast casual agregando praticidade e mobilidade sem perder a qualidade e o sabor. As lojas Massa no Copo têm um investimento inicial muito competitivo e o processo de funcionamento não exige uma equipe com alta qualificação. Com isso, é mais fácil recrutar e treinar os funcionários. Assim como, o cuidado com a sustentabilidade é outro diferencial que vai ao encontro das expectativas do consumidor moderno”, asseguram.

 

COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO?

 

Para ser um franqueado (a) da Massa no Copo “é muito simples. Basta visitar o nosso site www.massanocopo.com.br e preencher o cadastro. Daí, a nossa equipe de Expansão entrará em contato e conduzirá tudo de maneira descomplicada. No investimento inicial da franquia, já estão inclusos vários processos e implementações, como projeto de design de interiores, adequações, comunicação visual, mobiliário, equipamentos de cozinha e utensílios, equipamentos de PDV (computador, impressora, leitor), marketing inaugural e estoque inicial e embalagens”, informam Magno e Dalmo.

 

Confira, na sequência, os atuais modelos de franquias disponíveis da Massa no Copo:

 

MODELO PREMIUM

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199.590,00
  • Taxa de franquia: R$ 50 mil
  • Capital de giro: R$ 40 mil
  • Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
  • Royalties: 6% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal bruto: R$ 125 mil
  • Lucro médio mensal: 15% sobre o faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Tempo de contrato: 5 anos
  • Área mínima: a partir de 35m²

 

*Atenção: o valor de investimento pode variar de acordo com a metragem, localização, condições de conservação e necessidades de ajustes da unidade.

 

*Gera de 5 a 12 empregos por operação

 

MODELO EXPRESS

  • Investimento inicial: R$ 185 mil
  • Capital de giro: R$ 40 mil
  • Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
  • Royalties: 6% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal bruto: R$ 125 mil
  • Lucro médio mensal: 15% sobre o faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Tempo de contrato: 5 anos
  • Área mínima: a partir de 55m²

 

*Atenção: o valor de investimento pode variar de acordo com a metragem, localização, condições de conservação e necessidades de ajustes da unidade.

 

*Gera de 5 a 12 empregos por operação

 

 

QUEM JÁ É FRANQUEADO (A) DA MASSA NO COPO, INDICA!

 

Francieli Pileco Hall, de 37 anos, é a franqueada da Massa no Copo em Chapecó, em Santa Catarina. Formada em Administração de Empresas, ela conta que investiu na rede de franquias desde junho de 2022. “Quando eu resolvi ser uma franqueada da Massa no Copo, vi várias vantagens, principalmente para a região de Chapecó, trazendo uma marca inovadora. As principais vantagens que destaco são o mix diversificado de produtos, qualidade dos produtos e fornecedores e a facilidade na operação no dia a dia. Eu indico a Massa no Copo pela variedade e a qualidade dos produtos, que são produzidos de forma artesanal, agradando diferentes paladares. Além disso, o sistema da franquia torna a operação mais fácil e eficiente, o que contribui para o sucesso do negócio”, partilha.

 

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Francieli Pileco Hall, franqueada da Massa no Copo em Chapecó – Foto: Divulgação

 

 

DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

Por fim, Magno e Dalmo indicam para quem almeja empreender no mercado nacional de franquias food service que “busque segmentos com boas perspectivas de crescimento e nichos mais diferenciados e com menor concorrência. Há muitos segmentos do food service que já se encontram saturados, assim se torna um desafio ainda maior. Além disso, verificar alternativas que tenham grande aceitação do público e ainda não estejam saturadas é um caminho com mais possibilidades de sucesso. Vale ressaltar que é preciso trabalhar duro e muita dedicação para as coisas acontecerem”, recomendam.

 

Franquias no food service: 2025 para especialistas e empreendedores do setor

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