Estratégia de joint venture é a nova aposta da IMC para expandir a presença do KFC no Brasil

Responsável pela operação da marca americana de fast-food no país desde 2019, a IMC anunciou recentemente que já assinou acordo com a Kentucky Foods Chile Limitada

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Estratégia de joint venture é a nova aposta da IMC para expandir a presença do KFC no Brasil - Foto: Divulgação

 

Joint venture. Essa é uma estratégia de parceria comercial em que duas ou mais empresas colaboram para realizar um projeto específico, compartilhando riscos e ganhos, e que é a nova aposta da International Meal Company (IMC) – uma das maiores plataformas de serviços de alimentação no Brasil – para expandir a presença do KFC no Brasil.

 

Responsável pela operação da marca americana de fast-food no país desde 2019, a IMC anunciou recentemente que já assinou acordo com a Kentucky Foods Chile Limitada e que, como parte dessa transação, “a IMC manterá 41,7% e o novo sócio deterá 58,3% da operação da rede no país. O valor da transação será de US$ 35 milhões, considerando um valuation total da marca de US$ 60 milhões, e os recursos serão prioritariamente destinados à redução do endividamento da companhia. O novo sócio, que pertence a um grupo atuante em diversos países da América Latina, com mais de 550 restaurantes próprios do KFC em seu portfólio, agora, investe no Brasil e traz a sua ampla experiência para a operação da marca. O acordo é essencial para a expansão futura da rede, sem o comprometimento de investimento próprio da IMC”, revela Bruna Fausto, General Manager do KFC Brasil na IMC.

 

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Bruna Fausto, General Manager do KFC Brasil na IMC – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Fausto, que atua na IMC desde maio de 2022 e já teve passagem por outras marcas da empresa, realça que “a prioridade inicial é garantir a excelência operacional e a experiência do cliente em cada loja KFC no Brasil. Estamos confiantes de que a joint venture será benéfica para expandir e fortalecer ainda mais a marca no país, permitindo explorar oportunidades específicas, já que o acordo retoma a exclusividade para a operação e o desenvolvimento do KFC em todo o Brasil. A estratégia é ampliar a presença da marca em regiões potenciais, levando a marca para novas cidades e mais consumidores, a princípio, mantendo o pipeline estratégico de expansão”, divulga.

 

Alexandre Santoro, CEO da IMC, acrescenta que “ao trazer um sócio estratégico, experiente e capitalizado para acelerar o crescimento do KFC no Brasil, buscamos um modelo que garante o capital e o foco que a marca demanda. Com isso, destravamos o potencial de expansão do negócio nacionalmente, sem depender de investimentos próprios, seguindo firme em nosso pilar de disciplina financeira, reduzindo a nossa dívida e realocando os recursos para as demais marcas do portfólio”, destaca.

 

Enrique Gangotena, Diretor Executivo da Kentucky Foods Chile Limitada, por sua vez, partilha que “estamos animados e confiantes em ingressar no mercado brasileiro por meio desta joint venture com a IMC, um operador local experiente e de grande reputação. Juntos, com a expertise do nosso grupo, estamos certos de que a parceria será um sucesso”, espera.

 

Nesse cenário de mudanças, que tal também ficar por dentro sobre:

 

  • O QUE MUDA EM RELAÇÃO À OPERAÇÃO DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE?
  • EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AOS PLANOS DE EXPANSÃO DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE
  • PRINCIPAL ESTRATÉGIA DE MERCADO DO KFC NO BRASIL A PARTIR DA JOINT VENTURE
  • A HISTÓRIA DO KFC NO BRASIL
  • A ESTRUTURA E PERFIL DE CLIENTE DO KFC NO BRASIL
  • COMO FICA O FUNCIONAMENTO DAS FRANQUIAS DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE?
  • POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DO KFC NO BRASIL?
  • COMO TER UMA FRANQUIA DO KFC NO BRASIL?

 

O QUE MUDA EM RELAÇÃO À OPERAÇÃO DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE?

 

Naturalmente, o recente anúncio sobre o acordo da joint venture entre a IMC e a Kentucky Foods Chile Limitada vem movimentando o mercado food service, incluindo algumas especulações. No entanto, quais são realmente as mudanças em relação à operação da marca americana de fast-food no Brasil que essa nova estratégia trará?

 

De acordo com Fausto, “o KFC continuará normalmente com a operação e o funcionamento de suas lojas, assim como com o seu plano de expansão no Brasil. O que muda é que, agora pela joint venture, a rede volta a ter sua exclusividade em território nacional e visa ampliar ainda mais a sua presença em regiões potenciais. Quanto às unidades que serão inauguradas ao longo do ano, a princípio, o pipeline estratégico de expansão está mantido. Porém, a prioridade inicial é garantir a excelência operacional e a experiência do cliente em cada loja KFC”, explica.

 

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Novo Sócio da IMC possui 550 restaurantes próprios do KFC em diversos países – Foto: Divulgação

 

Sobre como fica o processo de distribuição do KFC no Brasil, a General Manager do KFC Brasil na IMC sinaliza que “o nosso compromisso com clientes e parceiros sempre foi prioridade. Então, neste momento inicial da parceria, todos os fornecedores e parceiros do KFC no país se mantêm”, assegura.

 

Já em relação ao atendimento de clientes e parceiros, Fausto alega que “o que podemos garantir aos clientes da rede neste momento é que, durante o processo de transição, todas as operações seguirão sem interrupções, mantendo o mesmo padrão de qualidade e atendimento. Até porque o nosso compromisso com clientes e parceiros sempre foi prioridade. Portanto, não haverá impacto negativo nos produtos ou nos serviços oferecidos. Pelo contrário! A parceria trará a continuidade e, em alguns casos, inclusive, a melhoria da experiência do cliente, além de ganhos em expertise operacional e capacidade de investimento da IMC em outras marcas da companhia, como é o caso do Frango Assado e das franquias da Pizza Hut”, exemplifica.

 

EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AOS PLANOS DE EXPANSÃO DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE

 

Quando questionada sobre quais são as expectativas em relação aos planos de expansão do KFC no Brasil com a novidade da joint venture, Fausto pondera que “gerenciar uma grande operação no mercado de food service por si só já é um grande desafio, ainda mais considerando um país tão grande, com especificidades logísticas e operacionais, e com preferências reginais dos consumidores como o Brasil. O setor é muito dinâmico, exige resiliência e flexibilidade. Trata-se de um trabalho desafiador e gratificante, que exige paixão, responsabilidade de ‘ser e agir como dono, e também pôr a mão na massa’, além de muita dedicação”, partilha. Porém, a General Manager do KFC Brasil na IMC garante que “estamos muito felizes com a joint venture, cujo o saldo é positivo e agrega para todos os lados (IMC, Kentucky Foods Chile Limitada e Yum! Brands, que é a detentora global da marca). Dessa forma, as nossas expectativas são as melhores possíveis. Afinal, ao trazer um sócio estratégico, experiente e capitalizado, é possível acelerar o crescimento do KFC no país, sendo que buscamos um modelo que garante o capital e o foco que a marca demanda”, divide.

 

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Modelo de operação DRIVE THRU da rede KFC – Foto: Divulgação

 

A General Manager do KFC Brasil na IMC complementa que “a joint venture também agregará vantagens e benefícios operacionais, que, por meio da expertise na gestão combinada entre a IMC e o novo sócio, implementará as melhores práticas mundiais do KFC em toda a cadeia. Isso tende a impactar tanto na melhoria dos custos, quanto na eficiência do negócio, ainda com ganhos diretos em evoluções operacionais, escalabilidade e serviços finais aos clientes. Além disso, a entrada do parceiro estratégico reforça também a confiança no potencial da unidade de negócios KFC e adiciona uma nova dimensão à trajetória de crescimento da IMC.  E, do ponto de vista da Yum! Brands, a joint venture abre nova perspectiva de crescimento no país ao unir dois operadores experientes para levar a experiência única do KFC a ainda mais brasileiros, com escala, eficiência e sabor inconfundível. Quanto ao novo parceiro, ele também está animado e confiante em ingressar no mercado brasileiro e certo de que a parceria será um sucesso”, assinala.

 

PRINCIPAL ESTRATÉGIA DE MERCADO DO KFC NO BRASIL A PARTIR DA JOINT VENTURE

 

Mas, afinal, qual passa e/ou continua ser a principal estratégia de mercado do KFC no Brasil a partir da joint venture da IMC com a Kentucky Foods Chile Limitada?

 

Segundo Fausto, “uma das principais e atuais estratégias de mercado do KFC no Brasil concentra-se na expansão e na diversificação de seus formatos de lojas, principalmente, frente a um crescimento por meio de franquias. Além disso, apostamos em nosso principal ingrediente como diferencial: o frango saboroso e indulgente, com foco em ocasiões compartilháveis. Ou seja, ter combos para duas, três ou quatro pessoas para dividir com a família e/ou amigos. Sem contar os investimentos em delivery, canais digitais e marketing voltado ao público mais jovem, ainda adaptando o cardápio ao gosto do brasileiro. Assim como, temos investido na inauguração de lojas de rua e no modelo drive thru, em busca de diversificar a presença do KFC e alcançar novos públicos. Também visamos expandir para além dos shoppings, que, hoje, concentram mais de 90% dos nossos restaurantes no país, tendo em vista ampliar ainda mais a presença do KFC no mercado brasileiro, oferecendo conveniência e opções de acordo com as preferências locais dos consumidores”, detalha.

 

A General Manager do KFC Brasil na IMC endossa ainda que, “mesmo com a joint venture, o ritmo e a qualidade das operações, bem como o pipeline de expansão estão mantidos. O que muda, como falei anteriormente, é que, agora pela joint venture, o KFC volta a ter sua exclusividade em território nacional, com foco em ampliar ainda mais a sua presença em regiões potenciais. Do ponto de vista corporativo, vale reforçar que, há quatro anos, com o início da nova gestão, a IMC passou a conduzir um processo de transformação estratégica, com foco em melhoria de eficiência operacional, revisão de seu portfólio de marcas e disciplina financeira. O KFC sempre foi uma frente relevante, com alto potencial de crescimento, que demanda investimentos elevados em capital. Portanto, para viabilizar a expansão dessa marca, a empresa trouxe um sócio estratégico que contribuirá com o capital necessário, permitindo a continuidade dos investimentos, enquanto preserva o seu compromisso com a desalavancagem financeira, especialmente em um cenário de aumento no custo de capital”, frisa.

 

A HISTÓRIA DO KFC NO BRASIL

 

O KFC está presente no Brasil desde 2006. Entretanto, a expansão da marca norte-americana de fast-food no país só começou a ganhar força a partir de 2019, “com o início da gestão da IMC. Desde então, a companhia passou a investir nas fortalezas e na expansão da marca, fomentando a sua presença pelo país e tendo um importante avanço, principalmente, de 2021 para cá. A estratégia começou nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, focando em shoppings e no diferencial do frango frito. Com o tempo, os modelos de negócios foram revisitados, a fim de angariar novos franqueados pelo país, bem como apostas em marketing, digitalização e inovações no menu que ajudaram na evolução da marca e no ganho de consideração, principalmente, em relação ao público mais jovem. Do ponto de vista global, a rede tem presença global em mais de 145 países, ultrapassando 30 mil operações”, enfatiza Fausto.

 

Vale também ressaltar que “o KFC é uma rede de restaurantes especializada em frango. De origem norte-americana, foi fundada em 1952 pelo Coronel Sanders, em Kentucky, nos Estados Unidos, com foco em conveniência e sabor único. Famosa pelas opções de sanduíches e baldes de frango frito para compartilhar, suculento e crocante, feitos com a receita secreta a base de onze ervas, que está trancada até hoje em um cofre em Louisville, chegou no Brasil em 2006, mas foi em 2019 que a IMC passou a operar as unidades e a master franquia da marca. E, do meu ponto de vista, vejo que a marca evoluiu muito nos anos 2000, focando em ampliar a sua presença em grandes cidades e shoppings, mas foi de 2021 para cá – com a nova gestão da IMC – que houve investimentos direcionados e um boom na expansão da rede pelo país, consolidando a marca entre os consumidores brasileiros. Hoje, temos 230 restaurantes em diferentes modelos no Brasil e buscamos manter o KFC em evidência e superioridade enquanto opção diferenciada no segmento de frango, adaptando o cardápio ao gosto local e às diferentes ocasiões de consumo, além de fazermos investimentos em opções de baldes para compartilhar e na digitalização do atendimento por meio de totens, delivery e ações de marketing digital”, informa a General Manager do KFC Brasil na IMC.

 

A ESTRUTURA E PERFIL DE CLIENTE DO KFC NO BRASIL

 

Hoje em dia, o KFC conta com 230 restaurantes no Brasil e aproximadamente 1.900 colaboradores diretos, sendo que “a rede está ampliando a sua presença nacionalmente por meio de um modelo híbrido entre lojas próprias e restaurantes franqueados. Já são 100 franquias do KFC no Brasil, com três modelos de negócios e foco atual principal nas lojas de rua e drive thru, ampliando a presença da marca além dos shoppings e para mais consumidores. Quanto às localidades, o KFC possui restaurantes em praticamente todos os Estados e todas as capitais brasileiras, porém está mais consolidado nas regiões Sul e Sudeste do país. O foco, neste momento, se dá na ‘interiorização’. Ou seja, na maior penetração em cidades do interior, além da expansão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a rede há grande potencial de crescimento”, divulga Fausto.

 

Sobre o perfil de cliente do KFC no Brasil, a General Manager do KFC Brasil na IMC avalia que “é bastante diversificado, tanto de classe social (A, B e C), quanto de idade (varia de 18 até 44 anos). Até por isso também temos inovado em menu para atender às diferentes ocasiões de consumo. E, além dos famosos e tradicionais baldes de frango para compartilhar com familiares ou amigos, há sanduíches dos mais variados sabores e o lançamento mais recente, que é o wrap. Quanto ao segmento do consumidor, focamos em momentos de prazer, momentos para compartilhar e aqueles que são apaixonados por ofertas” classifica.

 

COMO FICA O FUNCIONAMENTO DAS FRANQUIAS DO KFC NO BRASIL COM A JOINT VENTURE?

 

Independentemente do acordo de joint venture entre a IMC e a Kentucky Foods Chile Limitada para a expansão da marca no Brasil, o funcionamento do processo de franquias da marca americana de fast-food seguirá normalmente, uma vez que ” nós garantimos que, durante o processo de transição, todas as operações (próprias e franquias) seguirão sem interrupções, mantendo o mesmo padrão de qualidade e atendimento. Não haverá qualquer mudança para os franqueados e parceiros do KFC, sendo que as interfaces e os contatos no dia a dia permanecem com os mesmos profissionais e o operador logístico Martin Brower. Inclusive, seguiremos oferecendo suporte completo aos nossos franqueados – antigos e novos –, incluindo todos os treinamentos necessários para operar um restaurante com excelência”, assegura Fausto.

 

POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DO KFC NO BRASIL?

 

De acordo com a General Manager do KFC Brasil na IMC, “com presença global, o KFC é uma marca forte e sinônimo de qualidade em produtos e serviços, além de oferecer um modelo de negócio testado e validado em escala mundial. Portanto, investir em uma franquia KFC no Brasil representa uma excelente oportunidade para empreendedores que buscam solidez e reconhecimento no competitivo mercado de fast-food. E, para garantir a satisfação e o sucesso de seus franqueados, a marca disponibiliza um suporte abrangente e treinamentos especializados, capacitando-os a gerenciar os seus restaurantes com excelência. Além disso, o KFC ainda se destaca pela flexibilidade, oferecendo diversos formatos de restaurantes e um cardápio diversificado que vai além do icônico frango frito, atendendo a uma ampla gama de paladares, ocasiões e consumidores”, propaga.

 

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Modelo de operação IN-LINE da rede KFC – Foto: Divulgação

 

Fausto evidencia ainda que “nós somos uma marca conhecida pela qualidade dos produtos, pelo sucesso dos modelos de negócios e franquia flexível, que se adapta aos mercados de diversos tamanhos e aos investidores de diferentes perfis. Oferecemos todo o suporte da franqueadora e buscamos manter a força do KFC com um modelo de loja simplificado, que torna a operação mais rentável e aumenta a lucratividade por metro quadrado. Buscamos para o KFC empreendedores que querem investir no mercado de fast-food ao lado dos maiores players do mercado, visando atrair parceiros franqueadas(os) em todo o país. Pessoas com habilidades administrativas e gerenciais, além de experiência em varejo, que tenham atitude de dono, tomem decisões rápidas, inspirem pessoas, estejam focadas(os) no presente e tenham visão de futuro, além de serem apaixonadas(os) por encantar clientes e superar resultados. Vale reforçar que, ao se tornar um(a) franqueado(a) KFC, a pessoa se associa à uma marca líder, com alto potencial de retorno e crescimento, em um setor em constante expansão. E isso ainda mais agora, em que as perspectivas com a joint venture são as melhores possíveis, visando a consolidação e a maior expansão da rede no país”, argumenta.

 

COMO TER UMA FRANQUIA DO KFC NO BRASIL?

 

Para ter uma franquia do KFC no Brasil é preciso seguir um processo, “que envolve algumas etapas específicas. O primeiro passo é o contato inicial por meio do cadastro no site franquiakfc.com.br, com o preenchimento de um formulário com informações básicas sobre perfil, experiência e capacidade de investimento. Depois disso, tem as etapas de entrevistas, com uma série de conversas com representantes do KFC que apresentarão os modelos de franquia disponíveis, as oportunidades de mercado, os requisitos financeiros e o perfil do franqueado ideal. Na sequência, tem o envio e a análise da documentação e, quando tudo estiver certo, há o Discovery Day, um evento para conhecer a sede da empresa, a equipe de suporte e a operação da rede. Dessa forma e finalizando todos esses passos, tem a assinatura do contrato pelas partes e o tão esperado início das obras”, orienta Fausto.

 

Por fim, também é importante que saiba que, hoje em dia, o KFC opera por meio de três modelos de franquias no Brasil, sendo eles:

 

  • EXPRESS: restaurante localizado em praça de alimentação de shoppings centers ou centros comerciais. O investimento inicial é a partir de R$ 2.3MM.

 

  • IN-LINE: restaurante com assentos privativos localizados em locais de grande circulação de pedestres ou fora da praça de alimentação em shoppings. O investimento inicial é a partir de R$ 2.8MM.

 

  • DRIVE THRU: restaurante de rua localizado em locais de alto tráfego de veículos, com estacionamento e pista drive-thru. O investimento inicial é a partir de R$ 4.5MM.

 

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