Uma grande vitrine: a importância da presença digital para bares e restaurantes

Artigo exclusivo de Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Hotelaria e Food Service da TOTVS, para a Rede Food Service

Digital
Uma grande vitrine: a importância da presença digital para bares e restaurantes - Foto: Getty Images - RFS

 

Hoje em dia é praticamente impossível pensarmos em uma estratégia de negócio no setor de Food Service sem levar em conta a importância da presença no ambiente digital. Com a internet assumindo uma relevância cada vez maior em nosso dia a dia, passamos a utilizar nossos smartphones para tudo, inclusive na forma como nos relacionamos com restaurantes, bares, experiências gastronômicas em geral. Por isso, nunca foi tão importante para os negócios do setor utilizar a tecnologia para divulgar e fortalecer a sua presença no mercado.

 

Atualmente, quando um consumidor busca por informações e recomendações de um estabelecimento, invariavelmente ele acessa a internet. Já se tornou quase um instinto. E, com a chegada das novas gerações nativas digitais, esse movimento tende a se intensificar. A presença digital é cada vez mais determinante para o sucesso de estabelecimentos de Food Service e algumas estratégias digitais merecem atenção para garantir uma atuação consistente e que seja realmente efetiva para a imagem da empresa.

 

Uma destas estratégias é o uso estratégico das redes sociais, como Instagram e TikTok. Estas redes tornaram-se um espaço ideal para os consumidores conhecerem mais sobre a experiência gastronômica que os restaurantes oferecem, ajudando também a atrair novos clientes e fidelizar aqueles já existentes. O Instagram, por exemplo, é um ótimo espaço para divulgar fotos e vídeos dos pratos, anunciar promoções, divulgar o cardápio, disponibilizar serviços de reserva, contar curiosidades sobre o estabelecimento, e por aí vai. Já o TikTok pode ser utilizado para publicar vídeos curtos do restaurante, possibilitando um grande espaço para a criatividade!

 

As redes sociais também podem ser usadas para promover anúncios segmentados (social ads), realizar parcerias com influenciadores e, é claro, incentivar os clientes a compartilharem suas opiniões e experiências gastronômicas – afinal o boca a boca e a indicação sempre serão maneiras eficazes de divulgar o negócio de forma orgânica e muito genuína – do público, para o público.

 

Agora, quando o assunto é a busca por estabelecimentos na internet, é muito importante para a estratégia digital de bares e restaurantes contar com as informações na página de busca do Google/Google Maps, que acaba realmente funcionando como uma vitrine para o bar ou restaurante. Inclusive, muitos consumidores consideram a nota e as avaliações do estabelecimento no Google como um critério de decisão para conhecer ou não o local. Por isso é importante manter as suas informações atualizadas, como endereço, horário de funcionamento, e também responder às avaliações do público. Todos esses pontos contribuem para o negócio garantir uma boa reputação online.

 

Nesta engrenagem que compõe a presença digital dos negócios de Food Service, também é estratégico para as empresas dispor de sites que sejam responsivos e contem com layouts atrativos. Iniciativas de marketing digital como chatbots para o atendimento ao cliente no whatsapp, ferramentas de CRM, e disparos de e-mail marketing também podem ser interessantes para ampliar e fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

Em resumo, existem inúmeras possibilidades para bares e restaurantes estabelecerem sua presença online. Portanto, é preciso avaliar as melhores estratégias para seu negócio, procurando pelo parceiro de tecnologia ideal no mercado, que ofereça soluções que auxiliem nesse processo, como plataformas de CRM e ferramentas de marketing digital.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental que o setor de Food Service aproveite a tecnologia para se aproximar de consumidores, assim como potencializar seus resultados. Sem dúvidas, uma forte presença online, aliada a uma experiência de qualidade no restaurante, elevam o nível do negócio, tornando-o muito mais atrativo. Essa é a receita perfeita para quem quer se manter competitivo, aproveitando essa grande vitrine que é a internet!

 

 

Food Service em 2025: tecnologia e experiência para um novo capítulo

 

 

Claudio Cordeiro TOTVS
Claudio Cordeiro – Foto: Divulgação

Claudio Cordeiro é diretor para Hotelaria e Food da TOTVS desde outubro de 2015. O executivo é responsável pelo desenvolvimento de soluções para meios de hospedagem de médio e grande porte. A área também oferece tecnologia para gestão de eventos, spas, pontos de venda (PDV) de restaurantes e demais serviços, abrangendo toda a cadeia de hotéis.

 

 

 

 

 

 

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