Imagine o seguinte cenário: sentar à beira-mar de uma praia que é um dos cartões postais do nordeste, na companhia de amigos, enquanto aprecia uma boa comida com bons drinks e, de quebra, ter como plano de fundo uma lua gigantesca que ilumina as águas até se perder de vista. É uma boa ideia para relaxar e curtir, não é mesmo?

Na Orla da Praia de Boa Viagem, no Recife, isso é possível. É que, semanalmente, o Quiosque 51, localizado nas imediações do Parque Dona Lindu, realiza a Quinta dos Chefs, uma refinada experiência gastronômica que tem como objetivo oferecer diferentes pratos da culinária nacional e internacional preparados por chefs renomados. E tudo isso a apenas alguns passos do mar.
Ficou curioso para saber mais sobre essa proposta que une a simplicidade de colocar os pés na areia e a sofisticação de saborear o que a culinária tem de melhor para oferecer? Então vem, que a Rede Food Service te conta tudo sobre essa experiência divina.
Criação e funcionamento
O Quiosque 51 funciona na praia de Boa Viagem, no Recife. O espaço era tocado por “Zezinho do Coco”, que atua na região há mais de 50 anos. Mas, há 15 anos, seu Zezinho repassou o “ponto” para a filha, Ana Maria de Paula, de 49 anos.
O funcionamento do local era como o dos outros quiosques da praia, com opções de petiscos e bebidas. Mas, em 2024, com a ajuda da cliente Flávia Alves, que atua como Publicitária e Produtora de Eventos, e de Andrea Pires, chef de cozinha e professora de gastronomia — que costumava preparar Paella no quiosque para os fregueses, Ana Maria viu a oportunidade de incrementar os serviços oferecidos e criou a Quinta dos Chefs.

A ideia do projeto é trazer um chef de cozinha semanalmente para criar um prato especial para a clientela. De lá pra cá, a ideia se tornou um sucesso, inclusive, com pessoas de outros estados que tomaram conhecimento do projeto pelas redes sociais e acabaram indo conferir de perto essa experiência gastronômica.
“Sabe aquela sensação gostosa de você tá com o pé na areia? Você vendo a lua, vendo o mar. Tem uma cliente que veio e falou ‘Ai, meu Deus, eu tô jantando com o pé na areia’, que é uma coisa simples, mas que tem uma comida gourmet e um ambiente gostoso”, descreve Ana Maria.
Um outro ponto forte do Quiosque é o atendimento, como detalha Ana. Segundo ela, o serviço de um negócio deve ser rápido, ágil e feito de maneira gentil.

“Um cliente que é bem servido, bem recebido, ele vai querer voltar. Tem vários aqui que são assim, isso é um ponto essencial daqui e eu gosto de fazer isso. Se você chegar aqui, você não vai me ver parada, eu vou passando nas mesas, vejo se tá faltando algo, se querem alguma coisa diferente. Eu não gosto de ficar parada só olhando e eu acho que o sucesso do Quiosque 51 é isso, o atendimento”, pontua.
Ana sempre esteve focada em oferecer uma experiência única aos seus clientes. Cada detalhe, desde o preparo até a apresentação dos pratos, é pensado para proporcionar momentos especiais. Sua dedicação fez com que seu espaço se tornasse um ponto de referência para quem busca qualidade e acolhimento num único lugar. E, com o tempo, o retorno positivo dos clientes passou a ser um dos maiores motivadores de seu trabalho.
“Sabe o ponto alto do meu trabalho? Quando alguém vem me cumprimentar, dizer que gostou da experiência, me agradece, parabeniza. Isso me surpreende. As pessoas que vem aqui ou que vem nas redes sociais falar, é muito bom”, destaca Ana com um ar de realização por todo o trabalho que ela realiza.
TRAMONTINA EM BARES E RESTAURANTES | Darci Friebel no Saindo do Forno
Cardápio
O cardápio da Quinta dos Chefs é o mais variado possível. Você vai experimentar pratos da culinária portuguesa, italiana, indiana, além, é claro, da regional. Por exemplo, a Chef Andrea Pires já preparou no espaço o prato italiano de Pasta alla boscaiola, que é preparado com penne com cogumelos frescos, bacon e linguiças artesanais, tudo envolvido em um molho bechamel cremoso e suave, finalizado com ervas frescas.

O Chef Jaime Alves, responsável pelo Restaurante Tasca Ibérica, em Olinda, também já participou do evento. Ele preparou um arroz caldoso de frutos do mar, conhecido como arroz malandro em Portugal. O prato leva mexilhão, sururu no capote, berbigão, polvo, lula e camarão cozidos em um molho e finalizado com um toque especial de vinho tinto.

Mas, o Quiosque 51 também conta com os petiscos típicos de praia como bolinho de bacalhau, bolinho de charque, caldinhos, peixe frito, camarão, queijo maçaricado com mel de engenho, pastel de queijo do reino, entre diversas outras opções. No cardápio de bebidas, é possível pedir caipiroskas de frutas, água de coco, sucos e vinhos.
Dicas para empreender
Ter o próprio negócio não é uma tarefa fácil, mas Ana Maria de Paula olha para os 15 anos dedicados ao Quiosque 51 e se sente realizada por entregar um trabalho bom e de qualidade para os seus clientes fieis. Por isso, se você deseja se aventurar pelo universo de alimentação fora do lar, mas ainda não se sente seguro o bastante, ela tem uma dica para te dar.
“Empreender é para quem tem coragem. Você não sabe o que vai te esperar de trabalho, não sabe se vai ter a paciência, o foco, a determinação pra esperar que isso floresça. Meu pai sempre dizia o seguinte, uma empresa nasce como um bebê, ela vai caminhando, dando os primeiros passos e você acompanhando, pra depois ela caminhar sozinha, e pra isso você precisa ter um trabalho muito árduo, né. Uma coisa é você ser funcionário e trabalhar 8 horas por dia, outra é ser dono e trabalhar 16 horas. Eu saio daqui [do Quiosque], mas eu vou trabalhar também em casa. Vou ver o estoque, falar com fornecedor, ver imposto, pagar, resolver situações com funcionário, tudo de domingo a domingo. Então é preciso coragem antes de tudo”, conclui.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário

Maria Luna
- Maria Luna#molongui-disabled-link