Produtos lácteos funcionais: uma tendência de consumo que também deve ser trabalhada no mercado food service

Relatório da Mordor Intelligence aponta que o tamanho do mercado global de alimentos funcionais, incluindo lácteos funcionais, deve crescer de US$ 186,22 bilhões (2023) para US$ 212,85 bilhões em 2028

Lacteos5
Produtos lácteos funcionais: uma tendência de consumo que também deve ser trabalhada no mercado food service - Foto: Getty Images - RFS

 

Você sabia que o tamanho do mercado global de alimentos funcionais deverá crescer de US$ 186,22 bilhões (2023) para US$ 212,85 bilhões em 2028? Pois é! Esse dado é fruto de um relatório da Mordor Intelligence e comprova o quanto o impacto da nutrição no bem-estar físico e mental tem sido levado mais em consideração pelos consumidores, inclusive os brasileiros. Além disso, estudo da NielsenIQ reforça que as pessoas estão cada vez mais cientes da relação entre alimentação e saúde, sendo que 80% dos consumidores globais entrevistados durante essa pesquisa afirmaram que estão dispostos a pagar mais por alimentos que ofereçam benefícios adicionais.

 

Nesse cenário, os produtos lácteos funcionais têm se destacado como uma tendência de consumo que também deve ser trabalhada no mercado food service. Afinal, hoje em dia, os lácteos funcionais “são uma tendência crescente, principalmente, por causa da evolução do consumo consciente das pessoas por alimentos que ofereçam benefícios extras, além de perceberem na rotativa as melhoras da saúde intestinal, exames bioquímicos e sistema imune ao introduzirem esses alimentos na rotina. Isso tudo vem popularizando os produtos lácteos funcionais, além de andar lado a lado com inovações constantes na indústria. Assim, atualmente, a busca por alternativas naturais e mais saudáveis cresce gradativamente e os lácteos funcionais se encaixam nisso, sendo, portanto, uma oportunidade estratégica. Logo, oferecer produto/receita com lácteos funcionais nos negócios food service pode ser uma ótima estratégia, pois, dessa forma, é possível ter um alcance maior, conquistando mais clientes e promovendo mais saúde”, afirma Thainara Gottardi, Nutricionista da Toledo, no Paraná.

 

Lacteos2
Thainara Gottardi, Nutricionista – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Gottardi revela que, “como nutricionista, eu utilizo lácteos funcionais na estratégia nutricional de alguns pacientes que precisam de estratégias para melhorar a sua saúde de intestino e/ou agregar maior valor nutricional na sua rotina.  Eles são aliados importantes na saúde e utilizados em diversos objetivos de forma personalizada, trazendo benefícios na saúde intestinal, saúde óssea, controle do colesterol e controle do açúcar do sangue. E, de um ano para cá, eles vêm fazendo ainda mais parte das minhas prescrições devido à transformação crescente da indústria de lácteos ligadas a esses produtos, a compreensão dos consumidores sobre o impacto de uma boa alimentação na saúde física e mental e o avanço de estudos sobre como certos alimentos podem impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida”, divide.

 

Lacteos1
Beatriz Loureiro, Ger. de Produtos do Grupo Piracanjuba – Foto: Divulgação

 

Beatriz de Araujo Loureiro, Gerente de Produtos do Grupo Piracanjuba, por sua vez, relata que “a minha carreira começou na Kantar, onde, por meio de análises do comportamento do consumidor, já era possível identificar algumas mudanças do mercado em busca de produtos que traziam algum benefício funcional, inclusive, no segmento lácteo. Após esse período, passei sete anos na Tetra Pak, trabalhando no Marketing, com o intuito de desenvolver novas categorias ou novas oportunidades para o consumidor brasileiro. Produtos como o Leite Desnatado+Cálcio e o Leite Zero Lactose da Piracanjuba; leite vitaminado, a exemplo do Ninho UHT Integral e Levinho da Nestlé – nacionalmente produzidos e distribuídos pelo Grupo Piracanjuba -; já estavam começando a ganhar representatividade no mercado. Na sequência, vieram produtos para cobrir necessidades bem específicas, que atendiam uma busca latente do consumidor pela facilidade de consumo em qualquer lugar ou momento, como a linha Quinoa, Linhaça & Chia da Piracanjuba, e bebidas lácteas ricas em proteína e prontas para beber, que é o caso de uma das linhas Piracanjuba ProForce. Assim, os lácteos funcionais são realmente uma tendência, pois o leite é um produto que é base da alimentação do brasileiro e, quando oferecido com algum benefício funcional extra, mais pessoas de uma família tendem a consumi-lo para cobrir determinadas necessidades (em alguns casos, também vinculado a ocasiões de consumo). A linha de produtos lácteos funcionais vem crescendo há anos, ganhando bastante espaço nos lares e, inclusive, novos adeptos a essas categorias. A exemplo disso temos o Zero Lactose que cresce há mais de 10 anos, todos os anos coexistindo nos lares brasileiros com os leites/lácteos padrão. E uma tendência mais recente é a bebida láctea com whey protein, que entra em momentos de consumo diferentes, como lanche da tarde ou ceia, dos que o leite anteriormente chegava, a exemplo do café da manhã. Além dos diferentes momentos de consumo, há uma tendência crescente de outros públicos começarem a consumir esses produtos como uma forma de melhorar a ingestão de nutrientes benéficos à saúde, mantendo a nutrição do leite, mas com algo a mais”, compartilha.

 

Ou seja, realmente, os produtos lácteos funcionais são uma tendência e, por isso, te convidamos a entender melhor sobre eles. Sendo assim, confira na sequência:

 

  • O QUE SÃO OS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS?
  • O ATUAL MERCADO DOS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS
  • VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS
  • COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS NO FOOD SERVICE?

 

O QUE SÃO OS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS?

 

De acordo com Roberta Fargetti, Marketing Consultant da Moon Milk, “lácteos funcionais são produtos derivados do leite que, de alguma forma, trazem benefícios funcionais para o organismo, para a saúde. O Kefir, por exemplo, é uma bebida fermentada produzida a partir do leite, rica em probióticos. Os probióticos são as ‘bactérias boas’ do nosso intestino que promovem a saúde da microbiota intestinal. Os prebióticos são o alimento dessas bactérias. Além disso, existem também, por exemplo, iogurtes com essas mesmas propriedades e outros com alto teor de proteína”, explica.

 

Lacteos4
Foto: Piracanjuba – Divulgação

 

Loureiro, da Piracanjuba, complementa que “produtos lácteos funcionais são aqueles que entregam algum tipo de benefício ao consumidor além da nutrição do leite, seja zero lactose aos intolerantes; o A2 aos que possuem algum desconforto intestinal; bebida láctea com fibras para aqueles que precisam melhorar a saúde intestinal por meio das fibras; e/ou bebida láctea com whey protein para obter maior ingestão proteica no dia; entre outros”, exemplifica.

 

Já a Nutricionista Gottardi acrescenta que “lácteos funcionais são produtos derivados de leite que oferecem benefícios a mais na saúde. Isso porque eles contêm ingredientes ativos que vão além dos nutrientes do leite. Na sua composição, são adicionados probióticos (bactérias boas que ajudam a melhorar a saúde do intestino), peptídeos bioativos (partes de partes de proteínas que auxiliam na melhora da saúde como um todo), prebióticos (alimentos para as bactérias boas que promovem o crescimento das bactérias benéficas) e fitosteróis (substâncias vegetais que ajudam a reduzir o colesterol ‘ruim’)”, esmiuça.

 

Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário

 

O ATUAL MERCADO DOS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS

 

Como já adiantado, o atual mercado dos produtos láteos funcionais está em expansão “no Brasil e no mundo e essa tendência é impulsionada pelo aumento da conscientização sobre saúde e pelo envelhecimento da população. E eu acredito que é uma tendência sólida, pois está sendo impulsionada por mudanças de longo prazo, já que as pessoas estão se adaptando a esse novo estilo de vida e a inovação (mais opções de produtos, opções para todos os públicos, por ex veganos/ intolerantes à lactose), e o investimento da indústria vem sendo constante”, considera a Nutricionista Gottardi.

 

Lacteos3
Foto: Piracanjuba – Divulgação

 

Loureiro, da Piracanjuba, avalia que “o mercado de lácteos funcionais apresenta crescimento há anos, com renovação e lançamentos contínuos de produtos nesse universo. Atualmente, o segmento de bebidas prontas proteicas apresenta crescimento de dois dígitos e tende a se manter assim por mais tempo, uma vez que aproximadamente apenas 10% dos pontos de vendas possuem o produto. Com isso, os negócios que envolvem lácteos funcionais vieram para ficar e vão ganhar ainda mais representatividade, já que que o consumidor está cada vez mais informado e exigente. E, nesse mercado, a marca é um fator importante de escolha, sendo que, atualmente, a Piracanjuba está entre as mais escolhidas dentre as marcas de lácteos”, enfatiza.

 

Fargetti, da Moon Milk, também acredita “que o mercado de lácteos funcionais no Brasil está em crescimento, principalmente com a categoria de ‘ready to drink’ e bebidas com whey protein. Hoje em dia, o brasileiro se exercita não apenas pela estética, mas também pela saúde, além de entender, cada vez mais, que o ganho de massa muscular está associado à longevidade, assim como de um corpo bonito. E, nesse cenário, as bebidas proteicas ganham espaço. Há assim um público grande e potencial para o consumo de lácteos funcionais e o brasileiro tem o hábito de consumir derivados do leite diariamente. E, hoje em dia, vemos uma forte tendência em produtos proteicos. Existem, atualmente, muitos iogurtes proteicos com boa composição, outras bebidas proteicas que possuem leite e a própria proteína isolada do leite: o whey protein. São opções práticas e que cabem em diversos momentos da rotina e em grande parte com sabores agradáveis ao paladar brasileiro, diferente das proteínas veganas, que, muitas vezes, não têm tanta aceitação pelo sabor e textura. Aqui no Brasil e também em outros países, como nos Estados Unidos e França por exemplo, vemos uma grande tendência de produtos proteicos, entretanto, a base de colágeno”, pontua.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS

 

Mas, afinal, quais são as vantagens dos produtos lácteos funcionais? E há desvantagens?

 

Conforme a Nutricionista Gottardi, as vantagens são “os benefícios extras para a saúde, como melhora da digestão, controle do açúcar no sangue, auxílio na melhora do colesterol, maior valor nutricional e auxílio na melhora da imunidade. Já as desvantagens é que tende a ser mais caro que o produto tradicional. Assim como, alguns produtos devem ser restringidos por grupos específicos de pessoas, como, por exemplo, o fato de que os lácteos funcionais com lactose devem ser evitados por intolerantes à lactose”, sinaliza.

 

Lacteos6
Produtos lácteos funcionais: uma tendência de consumo que também deve ser trabalhada no mercado food service – Foto: Getty Images – RFS

 

Loureiro, da Piracanjuba, evidencia que “uma pessoa que escolhe utilizar produtos funcionais em suas receitas, a exemplo do Leite Piracanjuba A2, lácteos com fibras, Leite Piracanjuba Zero Lactose, proteicos, como os da linha Piracanjuba ProForce, consegue usufruir do benefício desse tipo de lácteo na sua refeição. Sendo assim, consumidores que possuem desconforto intestinal, necessidade de ingestão de mais fibras, intolerância à lactose ou que queiram incluir mais proteína no dia, podem ter a oportunidade de consumir receitas com muito sabor e os benefícios funcionais dos lácteos”, enfatiza.

 

Fargetti, da Moon Milk, esclarece que “as vantagens, se comparado a um produto lácteo comum, é trazer benefícios como probióticos ou altas doses de proteína – duas propriedades que o leite e seus derivados podem proporcionar. Quando falamos em desvantagens, destacamos alguns pontos como intolerância à lactose ou mesmo sensibilidade, distensão abdominal em certos cenários de saúde como doenças intestinais específicas de difícil diagnóstico e claro, alergia a caseína. Há abordagens sobre o leite ser um alimento com potencial inflamatório, entretanto, os estudos ainda não comprovam, nem garantem afirmações concretas. Tudo vai variar do contexto no qual o lácteo funcional está inserido e no tipo de alimentação que cada indivíduo prefere – ou precisa – seguir. Por isso, é importante conhecer o seu organismo e entender quais tipos de probióticos e prebióticos fazem bem para sua microbiota. Pois, cada microbiota é única! Por exemplo, uma pessoa com SIBO ou SII, pode sentir desconfortos ingerindo um iogurte com lactose, enquanto uma pessoa sem tais comorbidades, não sentirá efeito colateral algum. Cada indivíduo é único e, por isso, é importante conhecer o seu corpo para entender o que pode ou não funcionar”, pondera.

 

COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM PRODUTOS LÁCTEOS FUNCIONAIS NO FOOD SERVICE?

 

E aí? Ficou interessado (a) em começar a trabalhar com produtos lácteos funcionais no seu negócio food service?

 

Então, fique atento (a), pois, segundo Fargetti, da Moon Milk, “é preciso antes entender e analisar o seu público alvo final e quais redes para food service seriam também os seus clientes nessa cadeia. O food service precisa ter a visão de quem compra para transformar (B2B) e quem comprará e consumirá por fim o produto feito com tais ingredientes. Além disso, cada marca tem a sua estratégia. Na Moon Milk & Co, por exemplo, não usamos leite e derivados para abranger um público maior, como os alérgicos a proteína do leite de vaca, intolerantes {a lactose e pessoas com condições intestinais nas quais o leite e/ou lactose não são indicados, como Síndrome do Intestino Irritável, SIBO, etc. Atendemos, assim, um público que, muitas vezes, tem dificuldade em encontrar produtos completamente LOW FODMAP e seguiremos dessa forma, sem lácteos, sem poliois e sem alimentos com alto teor de fermentação. Até porque acreditamos que é um conceito já bem estabelecido nos EUA e com alto potencial de crescimento no Brasil, um dos países que mais investe e mais consome o mercado de saudabilidade. Mas, hoje em dia, existem vários mercados, como as bebidas proteicas ready to go de gôndola e como os iogurtes proteicos. Também existem franquias de smoothies que usam o whey protein e iogurtes proteicos como base dos smoothies, ganhando grande parte do público. Dessa forma, é crucial definir se o produto será mais ou menos perecível, se será com foco em consumidor final ou para fornecer a redes de restaurantes, por exemplo. Como em todo negócio, entender seu público e a proposta de valor que deseja entregar é o primeiro passo”, indica.

 

Gottardi ensina que “é possível fazer receitas que se encaixem no produto lácteo funcional de maneira caseira, como o iogurte natural com psyllium, que é uma fibra que auxilia na saúde intestinal e, por isso, essa combinação traz benefícios funcionais. Tem também o iogurte com semente de chia, que, ao misturar a semente de chia no iogurte, você adiciona ômega 3 e fibra, que é benéfica para a saúde cardiovascular e digestiva. E, ao adicionar o cacau 100% no leite, irá trazer benefícios com propriedades antioxidantes e tem ainda a opção do iogurte com probióticos que, adicionar sachê de probióticos em pó, fará com que o iogurte natural se torne um iogurte funcional, promovendo maior saúde intestinal”, compartilha.

 

Loureiro, da Piracanjuba, por fim, indica que “quem já utiliza os leites, creme de leite, doce de leite ou leite condensado, por exemplo, pode utilizar a opções zero lactose para a produção das receitas que já cozinham. Um exemplo seria a produção de sorvete utilizando o whey protein. Atualmente, há muita receita que o público compartilha nas redes sociais e uma crescente busca pelo tema. Mas, também muitas preparações estão restritas às produções feitas em casa, pelo consumidor. Assim, o food service ou estabelecimento que começar a oferecer produtos de qualidade, sabor e com os benefícios funcionais dos lácteos, tende a ser pioneiro para esse mercado. E, se o estabelecimento tem um apelo ou público que busca esse tipo de produto, é extremamente importante ter no portfólio marcas que ofereçam itens lácteos funcionais”, aconselha.

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter