TRADIÇÃO FAMILIAR + SABOR + CONSTÂNCIA. Esses são os ingredientes chave do Esfiha Imigrantes, um negócio food service de 49 anos que vende mais de 5 milhões de esfihas por ano em São Paulo, e que, hoje, nós da Rede Food Service temos a honra de apresentar para você.
Inaugurada em 1976, a marca que sempre foi gerida pela mesma família e é referência em gastronomia árabe na capital paulista, possui quatro unidades e é o restaurante que mais vende no iFood em todo o Brasil. Ou seja, sinônimo de sucesso construído por meio de um trabalho constante ao longo de tantos anos, mas com abertura para atualizações junto às tendências do mercado de alimentação fora do lar. “A Esfiha Imigrantes é muito mais do que um restaurante. Atualmente, fazemos mais de 90 mil vendas por mês na rede e mais de 5 milhões de Esfihas são comercializadas por ano. É a realização de um sonho que começou com o meu avô e foi fortalecido pelo meu pai. Hoje, é um privilégio liderar essa marca, mantendo as nossas raízes e, ao mesmo tempo, projetando um futuro cheio de possibilidades”, afirma Filipe Bezerra de Mello, de 31 anos, atual Diretor-Executivo do negócio.

Filipe é neto de Olívio Bezerra de Mello, o fundador da Esfiha Imigrantes, e o responsável pela expansão e modernização da rede, que, atualmente, é liderada por Jorge Bezerra de Mello, seu pai, filho de Olívio e sócio majoritário. “O nosso aniversário de 49 anos, celebrado no dia 15 de janeiro deste ano, não foi apenas uma celebração da nossa história, mas também uma homenagem ao meu pai, Olívio, que iniciou tudo isso. Hoje, tenho a honra de trabalhar ao lado do meu filho, representando a continuidade desse legado. Juntos, estamos construindo o futuro da Esfiha Imigrantes”, comemora Jorge.
QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A ESFIHA IMIGRANTES?
É só conferir na sequência:
- A HISTÓRIA DA ESFIHA IMIGRANTES
- O QUE É O NEGÓCIO ESFIHA IMIGRANTES HOJE EM DIA
- EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA ESFIHA IMIGRANTES
- PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DIFERENCIADO DA ESFIHA IMIGRANTES
- ATUALIZAÇÕES NO NEGÓCIO ESFIHA IMIGRANTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
- PLANOS DE EXPANSÃO PARA A ESFIHA IMIGRANTES
- DICAS PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE
A HISTÓRIA DA ESFIHA IMIGRANTES
Como já adiantado, a história da Esfiha Imigrantes foi iniciada em 1976, quando Olívio, motivado por uma paixão pela culinária árabe, decidiu abrir um pequeno estabelecimento na antiga Rodovia dos Imigrantes que, hoje, é conhecida como Avenida Doutor Ricardo Jafet. “Tudo começou com o meu avô pernambucano, juntamente com dois sócios libaneses e no mesmo lugar que ainda é hoje a nossa matriz, na Avenida Doutor Ricardo Jafet, número 3.332, mas que, antigamente, era a Rodovia Imigrantes. E, por isso, inclusive, que se chama Esfiha Imigrantes”, ressalta Filipe.

No começo, o espaço oferecia apenas receitas simples e caseiras. No entanto e de maneira rápida, acabou fazendo muito sucesso e tornando uma verdadeira referência pela qualidade dos produtos e, em especial, do atendimento. “O legado começou a ser passado para a próxima geração no final dos anos 80, quando meu pai, Jorge, assumiu a gestão do negócio. E, com uma visão estratégica, ele não apenas foi decisivo para manter a essência da marca, mas também conduziu o crescimento, solidificando o nome da Esfiha Imigrantes. Há 39 anos, o meu pai vive a Esfiha Imigrantes como ninguém e, ainda hoje, aos 62 anos, é o responsável pela parte financeira da empresa. Hoje, eu estou à frente do negócio como um todo e os meus tios, entre idas e vindas, também estão no negócio. Um é responsável pelo setor de Pessoas e o outro pelo Marketing. E um primo é responsável pelas compras e o meu avô, com atuais 93 anos, já não atua mais nos negócios, mas visita com frequência. Além disso, falando de estruturação e expansão, temos um Gerente Operacional que já trabalha há 24 anos conosco, que é meu primo Mathias Mello, que, hoje, é o meu braço direito na expansão das lojas e também na parte operacional”, explica o atual Diretor-Executivo do negócio.
O QUE É O NEGÓCIO ESFIHA IMIGRANTES HOJE EM DIA
Para Filipe, hoje em dia, a Esfiha Imigrantes “é referência na culinária árabe no Estado de São Paulo e até no Brasil, quando falamos de volume de pedidos. No começo, foi um sonho do meu avô de proporcionar uma vida melhor para os filhos e que, atualmente, tomou uma proporção que nem o mais otimista imaginava”, realça.

O Diretor-Executivo acrescenta que “o que mais caracteriza a Esfiha Imigrantes nos atuais dias é a padronização do produto ao longo dos 49 anos. Tem muitas marcas que se perdem ao longo do tempo por não manterem a qualidade ou perderem o padrão. Na Esfiha Imigrantes, mantemos o padrão e estamos sempre preocupados com isso para que o cliente que veio nos anos 80 e que vem hoje sinta o mesmo carinho que temos em cada mordida. Assim, as nossas principais inspirações são as histórias que ouvimos e as que recebemos em nossos meios de comunicação, como: ‘meu pai ou avô me levava na Esfiha Imigrantes e, hoje, mantenho a tradição com a minha família’. Nada é mais inspirador do que esse carinho trazido de gerações, que é algo que se assemelha muito à história da própria marca”, compartilha.
EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA ESFIHA IMIGRANTES
A equipe da Esfiha Imigrantes é formada por 308 pessoas, que se dividem nas quatro unidades atualmente abertas do negócio, além da venda por delivery.

Já sobre o funcionamento da marca, Filipe explica que “todos os nossos pratos, salgados e recheios das esfihas são feitos na nossa matriz e enviados, diariamente, com os nossos carros refrigerados para as nossas filiais. Hoje em dia, todas as nossas lojas têm salão e delivery”, informa.
PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DIFERENCIADO DA ESFIHA IMIGRANTES
O perfil de cliente da Esfiha Imigrantes, conforme Filipe, “é, acima de tudo, familiar. Ao longo dos anos, nos tornamos um lugar onde as histórias se repetem e passam de geração para geração. Recebemos inúmeros relatos de clientes que vinham com seus pais quando eram crianças e, hoje, são esses mesmos clientes que trazem os seus filhos para viverem a mesma experiência. Com essa transição natural entre gerações, temos expandido o nosso alcance para um público mais jovem, algo que vem sendo potencializado pelo nosso trabalho de marketing digital, especialmente por meio dos nossos perfis nas mídias sociais. E essa presença online nos permite conectar com novos clientes sem perder a nossa essência, que sempre foi a de oferecer um ambiente acolhedor e pratos preparados com tradição e qualidade. No entanto, apesar dessa renovação, a nossa essência continua a mesma: atendemos um público majoritariamente familiar que busca não só o sabor, mas a experiência afetiva que a Esfiha Imigrantes proporciona há décadas”, detalha.

O Diretor-Executivo complementa que, para atender a esse perfil tão especial de clientes da marca, o cardápio é diferenciado, sendo “extenso. Porém, nós temos três produtos que se destacam, sendo a esfiha de carne aberta, a esfiha de queijo aberta e o kibe frito. Juntos, esses três itens ultrapassam 350 mil unidades vendidas por mês em toda a nossa rede”, salienta.
ATUALIZAÇÕES NO NEGÓCIO ESFIHA IMIGRANTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Assim como para muitos outros empresários e seus negócios food service, a pandemia de Covid-19 e todos os seus obstáculos sociais e econômicos também foi um momento de mudança de chave para Filipe, sua família e a Esfiha Imigrantes em si. Afinal, foi nesse momento que ele passou a integrar a liderança do negócio como representante da terceira geração, trazendo um olhar moderno e inovador para a marca. Inclusive, foi em 2019 e por uma motivação do próprio Diretor-Executivo, que a Esfiha Imigrantes passou a operar no iFood e os resultados dessa estratégia foram muito positivos. “No iFood, por exemplo, a nossa unidade matriz se consolidou como a loja única que mais vende em todo o país, entre agosto e novembro de 2024. E, no mês recorde, finalizamos 32.150 pedidos, ultrapassando os mais de 350 mil parceiros da plataforma, incluindo McDonald’s e Burger King”, ressalta Filipe.
PLANOS DE EXPANSÃO PARA A ESFIHA IMIGRANTES
Realizados com os resultados já alcançados até aqui por meio da Esfiha Imigrantes, Filipe revela que ele e a família possuem planos de expansão para o negócio, que incluem “montar uma cozinha central para abastecer mais lojas, abrir mais duas unidades até o final de 2026 e, depois, montar um plano de expansão para o interior de São Paulo”, desvenda.

Cabe ainda realçar que, recentemente, Filipe se tornou “sócio de uma hamburgueria chamada Un1t, na Zona Norte de São Paulo. E nós também temos um plano ambicioso de expansão para os próximos anos”, conta.
DICAS PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE
Por fim e a pedido da nossa reportagem, Filipe deixa algumas dicas para quem também que investir no nicho de alimentação fora do lar e ter um sucesso duradouro como a Esfiha Imigrantes: “vale muito a pena trabalhar no ramo de food service. É um setor que está em recuperação após a pandemia de Covid-19 e é uma recuperação muito promissora e exponencial. Assim, a dica que dou é que você estude bem antes de investir nesse segmento. Desde a culinária que vai servir, o seu público-alvo, o conceito do seu restaurante, se vai ser uma experiência gastronômica, se vai ser um fast-food. É muito importante ter tudo isso bem definido antes de investir nesse ramo. Mas, a dica mais importante que deixo é para irem atrás de uma rede de contatos de qualidade, o famoso network, pois isso é fundamental para o crescimento mais rápido e mais assertivo do seu negócio. Muitas pessoas já fizeram o que você quer fazer, muitas pessoas já chegaram onde você quer chegar. Então, busque essa rede de contato, seja por meio de associações, seja por meio do LinkedIn, seja por meio de fornecedores. Essa rede de contatos vai te alavancar muito! E a última dica que deixo é que tenha paciência, já que as coisas não acontecem do dia para a noite. Leva tempo para validar o seu produto, leva tempo para fidelizar os clientes, leva tempo para você ganhar dinheiro. Entretanto, se tiver um propósito bem definido, tudo vale a pena no final do dia”, assegura.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário

- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/
- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/
- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/
- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/