O café faz parte da rotina de milhares de brasileiros. Nos últimos anos, esse nosso companheiro diário vem se reinventando com novas técnicas, métodos, aromas e sabores. À medida que o público consumidor torna-se mais exigente, buscando experiências singulares, o mercado de café responde com inovações que vão além de uma simples bebida cotidiana. Para 2025, esse cenário promete se expandir ainda mais.
Mas o que podemos esperar dessas novidades? A Rede Food Service foi em busca da opinião de especialistas e empresas do food service que atuam com o café e te conta as principais tendências na matéria abaixo. Vem!
Mercado de cafeterias
Hoje em dia, as cafeterias não são mais apenas um lugar para se tomar um bom café. A visita a tradicional cafeteria tornou-se uma experiência gastronômica diferenciada, com ambientes aconchegantes e instagramáveis, espaços para coffee office e pet-friendly, além, é claro, de um cardápio com as mais variadas opções desse grão adorado por muitos de nós.
Nesse contexto, acompanhar as constantes mudanças, como preferências dos consumidores, bebidas mais saudáveis, além de novos métodos para o preparo de cafés, é uma tarefa essencial para as empresas do ramo, como destaca Rodolfo Bento, Analista de Marketing Digital da Flavors – empresa referência nos segmentos de produtos e tendências para cafeterias, coquetelaria e food service.

“A Flavors está comprometida em atender às novas demandas dos consumidores, que buscam opções mais saudáveis, sustentáveis e com ingredientes naturais, sem abrir mão de sabor e qualidade. Em parceria com fornecedores renomados, a empresa desenvolve produtos que priorizam ingredientes naturais, reduzindo o uso de aditivos artificiais e conservantes. Essa abordagem busca garantir que o perfil sensorial seja preservado, entregando experiências autênticas e de alto valor agregado”, afirma Rodolfo.
O diretor de marketing de Orfeu Cafés e Azeites Especiais – empresa com tradição de mais de 67 anos em lavouras de café, Fábio Gianetti, ressalta que ingredientes puros e de alta qualidade, bem como o compromisso com as práticas sustentáveis de cultivo fazem parte do propósito que deu origem à marca Orfeu.
“Orfeu nasceu dentro das fazendas, com o propósito de cultivar e manter no Brasil o café de alta qualidade que, até então, era 100% exportado. Assim, o brasileiro poderia consumir e se orgulhar de ser o país que produz os melhores cafés do Mundo. O respeito aos agricultores e ao meio ambiente, faz parte deste propósito e são inegociáveis. A excelência faz parte de todo o processo, desde a semente até a xícara servida ao consumidor final”, garante Fábio.
Confira aqui na Rede Food Service: As principais tendências do setor de bebidas para 2025
Habilidades e métodos de preparo
Como mencionado, o café está ganhando ainda mais espaço no mercado de food service, e com isso, a figura do barista vem se tornando cada vez mais relevante para o setor. Para quem deseja dominar a arte de fazer bons cafés em 2025, mas ainda está incerto por onde começar, a docente dos cursos de Barista do Senac São Paulo, Concetta Marcelina, tem uma dica: “entender de café em sua essência e buscar um produto de qualidade para preparar uma elaboração. É imprescindível ter curso de Barista para poder operar a máquina de espresso e curso de Bartender para conhecer as técnicas e bebidas”, diz Concetta.

Segundo a professora, que também é autora do livro “Sou Barista”, apesar da evolução lenta dos cafés especiais nos últimos 20 anos, o Brasil tem aberto espaço para inovações como o Cold Brew, tanto para compor drinks, como ingrediente de elaborações de cervejas e bebidas gaseificadas. Drinks variados, com álcool e sem álcool, que ganharam espaço na preferência do público, como por exemplo Espresso Tônica e o Espresso Martini, também têm ganhado destaque.
O domínio de diferentes métodos de preparo é fundamental para criar bebidas inovadoras, mas de acordo com Concetta, o ingrediente mais importante continua sendo a qualidade do café escolhido.

“O método de preparo poderá agregar valor ao produto, mas se o principal ingrediente, que no caso será o café, for de qualidade inferior (uma bebida amarga com adstringência) poderá estragar a bebida. Então, o método escolhido deverá ser pensado sempre em relação a proporção de água na bebida e o que se espera extrair do café para o preparo. O profissional deverá levar em conta, também, a quantidade da bebida café que o método pode fazer; o tempo de preparo; se poderá extrair o café com antecedência, se precisa ser feito exatamente junto com o drink”, explica a professora dos cursos de Barista do Senac São Paulo.
Tendências de bebidas
Novas bebidas e combinações criativas com café são algumas das tendências que os consumidores podem esperar para o segmento em 2025. A barista Bruna Porto, que comanda o perfil @cafecombruna no Instagram, tem acompanhado de perto as principais novidades do mercado.
“Como estamos passando por um momento onde muitas pessoas tem buscado levar um estilo de vida mais saudável, tenho visto muita gente consumindo bebidas com leite vegetal e acho que esta tendência veio para ficar! Mas os grandes queridinhos dos brasileiros continuam sendo o bom e velho café filtrado ou o expresso”, aponta.

Entre os principais desafios ao criar novas receitas de bebidas com café, sejam quentes ou frias, e como os diferentes tipos de torra e moagem influenciam essas criações, Bruna avalia que o maior desafio é conseguir fazer uma bebida equilibrada e autêntica.
“É necessário pensar “fora da caixa” e utilizar ingredientes diferentes que combinem bem entre si, lembrando sempre que a “estrela” do drink deve ser sempre o café. A torra e a moagem dos cafés, além do perfil sensorial de cada um, podem trazer um sabor diferente para cada bebida. Cafés com moagem mais fina ou torra mais desenvolvida resultam em um café mais intenso, enquanto que com moagens mais grossas e torras médias trazem cafés com perfil sensorial mais leve. Tudo isso deve ser levado em consideração quando da elaboração de drinks”, detalha.
Bruna comenta ainda sobre o perfil atual do consumidor de café. Na avaliação da barista, o público moderno é sempre mais aberto a experimentar as novidades do mercado.
“Atualmente, as bebidas geladas estão ganhando um bom espaço no mercado de consumo, em especial quando se fala de um país tropical como o Brasil. Para o público em geral, ao mesmo tempo que existe uma busca por uma maior qualidade dos ingredientes, como, por exemplo, o consumo de bebidas com cafés do tipo especial, ainda existe uma grande parte da população que consome café pensando naquela bebida afetiva ou o famoso “café de vó”. O mercado internacional tem investido bastante em inovação, trazendo para o mercado consumidor várias opções de bebidas, quentes ou geladas, com álcool ou sem álcool, o que vem impactando no mercado consumidor de forma geral”, pontua.
Tendências nas empresas
Para acompanhar as rápidas mudanças no mercado, as empresas de café têm se adaptado aos novos gostos dos consumidores, que buscam não apenas qualidade no produto final, mas também responsabilidade ambiental e social.
A Orfeu Cafés e Azeites Especiais, por exemplo, possui uma linha completa de Cafés Especiais, oferecendo uma ampla diversidade sensorial e para diferentes métodos de preparo. Fábio Gianetti, diretor de marketing da empresa, destaca os produtos e inovações mais recentes da marca.
“A linha Orfeu, que antes oferecia os blends Clássico, Intenso, Orgânico e Descafeinado, agora amplia seu leque sensorial com o lançamento da linha Orfeu Varietais, que explora a diversidade do Terroir de Orfeu através de cafés monovarietais que possuem características e personalidades únicas. A nova linha conta com quatro monovarietais: Bourbon Amarelo, Arara, Japy e Acauã”, detalha Fábio.
Quando o assunto são equipamentos e utensílios que ajudam na hora de preparar o café, a Flavors possui opções que visam facilitar o trabalho dos baristas, como explica Rodolfo Bento, Analista de Marketing Digital da empresa.
“A Flavors está sempre à frente das tendências de mercado, e uma das inovações mais marcantes é o crescente interesse pelo Cold Brew. Diferente de simplesmente resfriar um café quente, o Cold Brew requer equipamentos específicos para extrair o melhor dos grãos de forma lenta e eficiente. Entre as soluções oferecidas pela Flavors, destacam-se o Toddy e o Mizudashi da Hario. O Toddy é um sistema inovador que utiliza um processo de imersão a frio, permitindo extrair uma bebida suave, com baixa acidez e rica em sabor. Já o Mizudashi, com seu design prático e moderno, é ideal para o preparo doméstico ou em pequenos estabelecimentos, oferecendo a mesma qualidade excepcional do Cold Brew preparado profissionalmente”, conclui.
Confira aqui na Rede Food Service: As tendências de vinhos para menus de bares e restaurantes neste ano de 2025

Maria Luna
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