Sunomono: inovação e dedicação no delivery de comida japonesa

Criada em 12016 rede conta atualmente com 14 unidades espalhadas por cinco cidades do Rio de Janeiro

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Maicon Marinho, CEO da rede Sunomono - Foto: Divulgação

 

Empreender no mercado de food service nacional requer uma visão de negócio por parte daqueles que desejam ingressar no setor. Mas, se engana quem pensa que apenas esses dois atributos são necessários para que o empreendimento tenha sucesso.

 

No caso da Sunomono, rede especializada em delivery de comida japonesa, localizada no Rio de Janeiro, uma boa dose de coragem e dedicação fizeram, e fazem, parte da história do negócio. A fim de conhecer mais sobre a empresa de alimentação fora do lar, a Rede Food Service conversou com o Maicon Marinho, CEO da Sunomono, e te conta tudo na matéria abaixo da Rede Food service. Vem com a gente!

 

Criação e funcionamento

 

Foi a partir de uma necessidade pessoal, que Maicon Marinho, carioca de 39 anos, apaixonado por samba, praia e futebol, teve a ideia de criar a Sunomono. Formado em Administração e filho de comerciantes, ele sempre esteve ligado ao mundo dos negócios.

 

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“A Sunomono surgiu da necessidade de empreender. Na época, eu trabalhava em uma empresa que enfrentava dificuldades financeiras e atrasava os salários, o que me levou a buscar novas oportunidades. Foi então que conheci o mercado de delivery e percebi uma forte tendência nesse segmento. Convidei um amigo como potencial investidor e [eu também] investi dinheiro, tempo e muita dedicação”, conta Maicon.

 

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A empresa foi criada em 2016, numa quitinete na comunidade Santa Maria, na Taquara, Zona Oeste do Rio. A ideia inicial de Maicon era ter uma renda extra em paralelo ao emprego como Assistente de Compras de um hospital. Mas, após alguns meses conciliando a dupla jornada, ele, que já havia trabalhado em uma temakeria, decidiu dar os primeiros passos rumo ao seu negócio de sucesso.

 

Com uma proposta de entrega rápida e de alta qualidade, a Sunomono conta atualmente com 14 unidades espalhadas por cinco cidades do Rio de Janeiro. A  rede de franquias integra o Grupo Mono, holding fundada por Maicon, em 2023, e que conta com as marcas Mono Pizza e Mono Poke, que juntas já somam mais 7 unidades.

 

Cardápio

 

Um dos pontos fortes da Sunomono é o seu cardápio. Combinando ingredientes locais com a culinária japonesa, Maicon Marinho e sua equipe conseguiram criar pratos que agradam os mais variados públicos.

 

“Nosso cardápio foi desenvolvido com base nos hábitos de consumo dos nossos amigos e clientes, unindo ingredientes típicos da região à culinária japonesa. Essa combinação é o segredo do nosso sucesso. Os destaques do menu são nossos combinados exclusivos, que agradam desde os fãs de salmão até aqueles que buscam experiências únicas, como nossos fusions. Também oferecemos os clássicos hot philadelphia”, detalha Maicon.

 

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A Sunomono também conta com opções veganas e vegetarianas, como Poke Vegan e Temaki Mix de Cogumelos, além dos Yakisobas de legumes e cogumelos.

 

“As opções veganas, vegetarianas e light vêm ganhando cada vez mais espaço e têm um menu especial dedicado a elas. De olho nesse público, lançamos o MONO POKE, inspirado na culinária havaiana, que foca em opções saudáveis e equilibradas”, ressalta.

 

Por que e como ser um franqueado

 

O primeiro ano de operação da Sunomono rendeu frutos positivos para Maicon Marinho. Com um investimento inicial de R$ 24 mil, a empresa faturou R$ 600 mil em 12 meses, por meio de atendimento em canal próprio e plataformas de delivery. Segundo Maicon, optar pelo franchising foi um passo natural.

 

“Começamos com pouco investimento, mas rapidamente nos destacamos com um faturamento significativo. Isso chamou a atenção de amigos e parceiros, o que impulsionou o processo de expansão para outras regiões por meio de franquias”, recorda.

 

Em 2024, a rede de franquias faturou mais de R$ 54 milhões apenas com o delivery. Maicon destaca como foi possível atingir esse valor.

 

“Operamos como um restaurante tradicional, mas com um diferencial: somos especialistas em delivery. Nossas cozinhas industriais são projetadas para oferecer a melhor experiência de consumo no menor tempo possível, atendendo quem está em casa, no escritório ou até na praia. Afinal, é mais que comer bem, é a companhia”, afirma.

 

O investimento médio para se tornar um franqueado da Sunomono é de R$ 250 mil, valor que é referente a loja de 40m², com faturamento médio de R$ 200 mil por mês.

 

“A Sunomono está inserida em um mercado em plena expansão, com oportunidades em diversas culinárias. Para se tornar um franqueado, basta acessar o site do grupo e preencher o formulário. Em seguida, nosso time entrará em contato para dar início ao processo”, explica Maicon.

 

Planos futuros

 

Para o futuro, Maicon Marinho declara que a inovação continuará presente na empresa e em seus produtos, seja por meio de novos pratos exclusivos ou com a expansão das franquias para destinos mais distantes.

 

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“Continuaremos inovando no segmento, lançando pratos exclusivos e de alto valor agregado para todas as ocasiões, seja almoço, jantar ou até de madrugada. Além disso, buscamos constantemente novos parceiros comerciais para aproveitar as oportunidades que nosso modelo de negócio oferece”, garante.

 

Dicas

 

Para quem deseja empreender no mercado de food service, Maicon Marinho tem um recado: “Conheça bem o mercado onde deseja atuar. Escolha um negócio sério e uma marca em expansão. Avalie as oportunidades com cuidado e converse com quem já está operando no segmento. Essas pessoas são uma fonte valiosa de aprendizado e podem ser a chave do seu sucesso”, finaliza.

 

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