Ser um chef de cozinha no universo do food service exige mais do que apenas dominar técnicas culinárias. Para ganhar destaque em um mercado competitivo e que vive em constante evolução, os profissionais devem desenvolver uma combinação de habilidades práticas, visão criativa e capacidade de adaptação às tendências do setor.
Neste contexto, o trabalho realizado pela chef Heaven Delhaye é um exemplo para os profissionais do food service e os que almejam fazer parte do setor. Ela construiu uma trajetória que mescla técnica, inovação e dedicação, sendo conhecida como uma referência na gastronomia contemporânea.
Por isso, a Rede Food Service conversou com a chef Heaven para conhecer a sua história pessoal e profissional no meio gastronômico. Quer saber mais? É só acompanhar a matéria abaixo!
Quem é a Chef?
Natural do Rio de Janeiro, Heaven Delhaye tem 40 anos e é chef de cozinha há mais de 20 anos. Filha de mãe francesa, a chef Marie Jeanne Juliette, e pai portugês, o enólogo Alexandre Mendes, Heaven teve o primeiro contato com gastronomia bem nova, aos 11 anos, no bistrô dos pais, o “Le Bon Vivant”, localizado em Florianópolis.

“O bistrô na França realmente é uma casa de família que abre as portas para servir uma boa comida caseira para as pessoas, e a gente tinha quatro mesas pequenas na sala de casa. Então o nosso de fato era bem isso. Mas eu comecei a minha vida no restaurante e eu me apaixonei logo desde cedo, pra mim tipo não existia nada mais que eu amava fazer”, relembra Heaven.
Heaven detalha que, em sua época de escola, ela mal podia esperar para chegar em casa para ajudar seus pais no bistrô. “Tudo que eu pensava era que quando chegasse em casa eu poderia aprender com a minha mãe na nossa pequena cozinha, eu poderia ajudar, eu iria conhecer novas receitas. Desde muito cedo ela me deu liberdade criativa para experimentar coisas e realmente era uma coisa muito amadora, né? Era na nossa cozinha de casa, então aí foi minha primeira experiência”, diz.
INTELIGÊNCIA DE SABOR | Raul Lemos no Saindo do Forno
Formação e experiências profissionais
Com uma formação marcada pela busca por aprendizado e aprimoramento, aos 18 anos, a chef Heaven Delhaye teve a oportunidade de ir para outro continente e aprender mais sobre sua paixão pela comida.

“Eu quis seguir carreira [no meio gastronômico], mas meus pais não tinham dinheiro para pagar uma escola de gastronomia para mim. Então, como a minha família é toda europeia, uma boa parte está na França e Portugal, a gente conversou com eles e eles aceitaram que eu fosse morar lá. No início dos meus 18 anos, eu já fui para a Europa, consegui emprego, trabalhei em vários restaurantes diferentes e fui adquirindo mais experiência. Isso já vai fazer agora 28, 29 anos, mas a minha experiência sempre foi essa, sempre fui trabalhando, não tenho nenhum curso, não tenho nenhuma formação, a minha formação é escola da vida”, destaca Heaven.
Por ter experiência em restaurantes de diferentes nacionalidades, Heaven diz ter adquirido um know-how que a ajuda a fazer de tudo um pouco nas cozinhas por onde passa. Ela ressalta que, além dos conhecimentos culinários que foram conquistados ao longo do caminho, ter disciplina sempre foi uma parte importante de seu trabalho.
“Algo que eu aprendi desde muito cedo por sempre ter trabalhado foi ter muita disciplina, muita ética de trabalho, muito trabalho duro. Teve muito tempo que eu trabalhava em dois restaurantes ao mesmo tempo, sabe? Um fazia o serviço do almoço e saía direto para o outro para fazer o serviço do jantar”, conta.

E apesar da rotina intensa, o desejo de aprender nunca deixou de ser uma parte de Heaven, que fazia o possível para aproveitar o tempo de trabalho dentro dos restaurantes.
“[Trabalhar em] restaurante é algo que eu acredito que é sempre mais fácil quando você entra muito jovem, porque você vai ter uma força física muito grande, que é muito necessária no início da carreira, porque você não tem experiência e você não tem know-how. Quando você tem a juventude, você tem a força para aprender. E com o passar do tempo, agora eu estou com 39 anos, eu já vejo que eu tenho um pouco menos de força física, mas eu já passei por vários processos. Hoje eu tenho o poder de organização, tenho conhecimento, tenho poder de logística, várias outras coisas que fui conquistando com o tempo”, declara.
Mas, indo além das cozinhas dos restaurantes, Heaven possui em seu currículo o título de apresentadora com o programa Heaven’s Kitchen e o Heaven’s Kitchen: Sabores do Paraíso, ambos de emissoras do Rio Grande do Sul. Ela teve passagem como repórter gastronômica e apresentadora em programas da Rede TV! e foi uma das 14 participantes da 3° temporada do reality show MasterChef Profissionais.
Rotina como Chef
Atualmente, a chef Heaven Delhaye se divide entre quatro restaurantes localizados no Rio de Janeiro. São eles: o D’Heaven, o Heaven Cucina, o Nonna Per Heaven e o Business Food & Wine Group, cada um com uma proposta distinta.
“O meu forte é comida francesa e italiana, sempre com toques de brasilidade. Então eu tô levando o The Heaven, que é o meu restaurante que eu puxo mais pro francês, mas sempre contemporâneo. Fora isso, eu tenho três restaurantes italianos, dois são Heaven Cucina, que tem uma filial nos shoppings da Barra e da Tijuca, e os dois são um italiano mais contemporâneo. O Nonna per Heaven é uma comida italiana mais de raiz, mais de vó, uma coisa mais afetiva, das minhas memórias de comida de mama e de vó. Essas são as diferenças, além de estar entrando muito forte no ramo de eventos gigantes com o Business Food & Wine Group”, explica Heaven.

A chef também possui um curso de receitas rápidas, o “5 ingredientes em 25 minutos”, onde ela incentiva seus leitores que cozinhar em casa é fácil.
“Eu acredito que é muito importante a essência da cozinha, da família, sentar juntas. Você não precisa de um monte de ingredientes e um monte de tempo. Você só precisa sentar com a sua família e aproveitar aquele momento que eu acredito que é muito importante. Então o livro é montado ao redor dessa estratégia de ter alguns ingredientes básicos em casa que você possa aproveitar de várias formas diferentes e cada receita, são cinco ingredientes e tudo fica pronto em menos de meia hora”, explana.
Visão de Mercado
Não faltam oportunidades para aqueles que estão dispostos a inovar, se adaptar e são apaixonados pelo que fazem. É assim que a chef Heaven Delhaye enxerga o mercado nacional de food service. Ela acredita que ter uma presença nas redes sociais é uma forma de passar o seu conhecimento adiante e contribui para o desenvolvimento de outros profissionais.

“Muitos chefs foram extremamente generosos comigo, então eu gosto de ser generosa para os próximos que estão vindo. Toda semana eu paro para gravar umas receitas em casa, mostrar como várias coisinhas podem ser feitas, tudo disponibilizado de graça, além de mostrar o meu trabalho no restaurante. As pessoas querem ter uma identificação com você e é muito importante você mostrar quem você é para que as pessoas que têm gostos e visões similares a você possam se unir. Então eu gosto muito dessa troca que existe hoje em dia nas mídias sociais, especialmente de conhecimento”, comenta a chef.
Mas, nem tudo são flores. A chef ressalta que o mercado nacional é competitivo e também requer muito esforço por parte de seus profissionais.
“É um mercado muito difícil e mesmo extremamente bem organizado e estruturado, você consegue ter uma margem de lucro que não é muito grande. Você precisa amar muito porque são longas horas de trabalho, são muitos detalhes desde manutenção de casa até qualidade de insumo, fornecedor, equipe, toda a contabilidade, etc. Você precisa aprender e administrar constantemente e é quase uma dança de pratos no ar, você precisa tentar manter todos, porque a chance de cair alguma coisa é muito grande”, avalia.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário

Maria Luna
- Maria Luna#molongui-disabled-link