Reconhecida por sua pluralidade de ingredientes e sabores, a gastronomia brasileira permite que novos empreendimentos busquem destacar suas particularidades. Apesar da demanda por opções mais sofisticadas, o menu autêntico e com produtos nacionais impulsiona o surgimento de restaurantes que se preocupam em ir além de apenas entregar pratos “prontos”, mas histórias que possam ser saboreadas e passadas adiante.
Em meio a esse cenário diverso da culinária nacional, surge o Arvo Restaurante, que cada vez mais vem conquistando o paladar e a curiosidade dos clientes. Eleito um dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela Casual Exame, em 2023 e 2024, e com um cardápio que mistura elementos tradicionais com toques modernos, o Arvo oferece aos seus fieis visitantes uma experiência que vai além do paladar.
Para saber mais sobre o restaurante recifense, a Rede Food Service conversou com o chef Pedro Godoy, responsável por assinar o cardápio do Arvo, e te conta tudo na matéria abaixo. Vem!
Criação e funcionamento
O sucesso de um negócio food service depende não apenas da qualidade dos produtos oferecidos, mas também da visão e liderança de quem está à frente do empreendimento. No caso do Arvo Restaurante, essa responsabilidade recai sobre o chef Pedro Godoy, de 33 anos, que durante 10 anos sonhou em criar esse espaço junto ao seu sócio, o empresário Eduardo Freyre.

“Eu e o Eduardo somos sócios do Grupo AR, composto pelos restaurantes Arvo, Voar e Omar. Fomos sem pressa, nos conhecendo, sonhando, nos preparando, e criando expectativas sobre o nosso primeiro negócio juntos. Cada um no seu caminho, evoluindo e aprendendo o máximo para entregar”, revela o chef Pedro.
Em 2018, ao retornar da Austrália, Pedro passou alguns meses chefiando outra cozinha e se familiarizando novamente com ingredientes e equipe, até que chegou o momento de abrir o Arvo. O espaço, localizado na Zona Norte do Recife, foi escolhido a dedo por conta de seu grande quintal, com espaço para hortas e salas de produção. A ideia dos sócios era simples: fazer com que o local fosse para os clientes como um “quintal de vó”, aconchegante e com muita comida boa.
Funcionamento e cardápio
Atualmente, o Arvo Restaurante conta com 50 funcionários para dar conta de suas operações. O espaço funciona diariamente para almoço. Nas sextas-feiras, o casarão abre as portas à noite para o Arvinho, que é um jantar com música ao vivo, rolha de vinho livre e tapas exclusivas.

Aos sábados e domingos é possível desfrutar do café da manhã oferecido pelo restaurante. E, exclusivamente aos sábados à tarde, você pode conferir uma roda de samba acompanhada de happy hour no espaço.
O menu, o café da manhã, por exemplo, é recheado da gastronomia regional do Nordeste, com cuscuz, queijo coalho grelhado e macaxeira cozida. Há também opções mais modernas com o toque do chef Pedro Godoy, como o Croque do Arvo, sanduíche de pão brioche, recheado com queijo do reino, presunto, tomate, gratinado com molho bechamel e servido com ovo empanado e bacon.

“Nosso lema é a evolução e reinvenção da culinária regional. Temos alguns carros chefes que estão no cardápio desde a abertura da casa, como o croquete de cupim; caldinho de feijão com charque, queijo coalho e ovo de codorna; arrumadinho de charque servido sobre uma cama de tropeiro de milho; fava e feijão verde com vinagrete da casa e creme de macaxeira com queijo catupiry; e arroz caldoso de polvo, gratinado com queijo coalho”, Explica o chef Pedro Godoy.
De sobremesa, você pode escolher entre o Bolo de Macaxeira, assado com calda de doce de leite com café e gelato caseiro de banana assada, o Cupuaçu do Norte, doce de cupuaçu, crocante de castanha-do-Pará, mousse de chocolate branco caramelizado, sorvete de cupuaçu e ganache de chocolate, ou o Chocolatudo, bolo gelado com mousse de chocolate, servido com caramelo quente, sorvete de chocolate e biscoito crocante de chocolate.

Com nomes que remontam a personagens e obras literárias famosas, as bebidas do Arvo também merecem destaque. Capitu é um drink servido com Jose Cuervo Silver Infusionada em morango, Xarope de limão, Soda de Grapefruit com Romã. “Este drink deve refletir a complexidade da personagem, com um toque de mistério e sedução, bem como a ambiguidade que a envolve na obra”, descreve o menu.
Já o drink Da Lama Ao Caos, uma homenagem ao eterno Chico Science, é composto por Maceração de Cardamomo, Limão e Xarope de Gengibre. Também é possível desfrutar do Chicó, uma bebida com Jw blonde, Elixir do Araripe, Licor de Jenipapo, Tintura de Tamarindo & Limão taiti. “Este Drink homenageia a obra de Ariano Suassuna, com uma combinação de sabor vibrante e regional representando a lealdade de Chicó e João Grillo”.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário
Planos futuros
Com o sucesso crescente do Arvo Restaurante, os sócios Pedro Godoy e Eduardo Freyre já sabem qual será o próximo passo da marca.
“Estamos sempre em busca de novas oportunidades, com o grupo AR, eu e o Eduardo já temos previsão para inaugurar um novo restaurante no Shopping Recife em outubro deste ano. Mas, além disso, a nossa missão é entregar sempre nosso melhor não só para os clientes, mas principalmente para nossa equipe que está diariamente conosco”, declara Pedro.
Dicas
Para aqueles que desejam seguir os passos de sucesso e se aventurar no mundo gastronômico, o chef Pedro Godoy tem uma dica: “Inovação constante por meio de um serviço competente, limpo, rápido e organizado. A padronização de todos os produtos, cardápio bem estruturado com custos controlados, preço competitivo e ambiente agradável também fazem a diferença”, ressalta.

Maria Luna
- Maria Luna#molongui-disabled-link