Rochinha: a marca de sorvetes com mais de 40 anos de história que não para de inovar

Com atuais mais de 25 lojas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, negócio mão na massa também possui milhares de pontos de vendas e operações comerciais nas praias do litoral Norte paulista, onde tudo começou

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Lupércio Moraes, o atual CEO da Sorvetes Rochinha - Foto: Divulgação

 

Busca contínua por inovação. Esse é um dos segredos do sucesso da Rochinha, a marca de sorvetes com mais de 40 anos de história que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de contar a sua história como um ótimo exemplo de que a busca permanente por oferecer algo ‘fora da caixa’ ao cliente food service é um assertivo caminho no ramo de sorveterias, como é o caso do picolé chamado ‘Original do Pipoqueiro’.

 

Lançado este ano pela Rochinha em parceria com a Pipó, marca pioneira em pipocas gourmet no Brasil, o picolé ‘Original do Pipoqueiro combina uma base de sorvete de massa de iogurte com uma casquinha de chocolate branco, finalizada com pipocas doces vermelhas e caramelizadas. A cobertura crocante de pipoca, característica marcante da Pipó, proporciona ainda uma experiência que une o doce tradicional dos carrinhos de pipoqueiros com a leveza do sorvete da Rochinha, que é nacionalmente conhecida pela grande qualidade dos seus produtos. “Queríamos unir o que há de mais autêntico no dia a dia dos consumidores. A Pipó tem essa essência lúdica das pipocas e a Rochinha traz a tradição dos sorvetes. A ideia foi criar algo que remetesse à infância, às memórias de um lanche no parque, na praia, no cinema, em momentos de diversão e lazer. A principal diferença entre picolé e sorvete de massa está na textura e composição. O picolé é feito com mais água e menos ar, resultando em uma textura firme e refrescante, com menor teor de gordura, especialmente se for à base de água. Já o sorvete de massa contém, normalmente, mais ingredientes cremosos, como leite e creme de leite, além de passar por um processo de batimento que incorpora ar, criando uma textura mais cremosa e indulgente”, realça Lupércio Moraes, o atual CEO da Sorvetes Rochinha.

 

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@sorvetesrochinha

 

Maria Alejandra Quintana, Gerente de Marketing da Rochinha, por sua vez, acrescenta que o picolé ‘Original do Pipoqueiro’ é fruto de uma análise aprofundada de tendências e da busca contínua por inovação da empresa. Dessa forma, ela explica que fatores como conveniência, indulgência, saúde e funcionalidade têm sido as principais macrotendências que orientam o desenvolvimento de alimentos nos últimos anos, refletindo as demandas crescentes dos consumidores por produtos que entreguem praticidade e prazer. “Essas tendências são particularmente fortes nas categorias de sorvetes. A combinação chamou atenção em eventos internacionais da categoria que acontecem na Itália, berço mundial dos sorvetes. Essa fusão inusitada tem atraído olhares e promete marcar presença nos mercados globais de forma inovadora”, esclarece.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA ROCHINHA?

 

Então, é só conferir na sequência:

 

  • O QUE É A ROCHINHA?
  • COMO SURGIU A IDEIA DA ROCHINHA?
  • ATUAL FUNCIONAMENTO DA ROCHINHA
  • PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DA ROCHINHA
  • DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA

 

O QUE É A ROCHINHA?

 

Para além de ser uma marca de sorvetes com mais de 40 anos de história e que não para de inovar, a Rochinha, de acordo com o seu CEO, se destaca por ser “reconhecida pelos produtos feitos de fruta pura. A marca passou por processos de profissionalização e, hoje, é uma empresa estruturada, com uma história de sucesso e que conquista clientes apaixonados. Atualmente, temos mais de 25 lojas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, além dos milhares de pontos de vendas e das operações de vendas nas praias do litoral Norte paulista”, destaca Moraes.

 

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@sorvetesrochinha

 

O empresário complementa que “a maior característica da Rochinha é o uso de fruta pura e ingredientes de alta qualidade em suas receitas. E isso oferecemos em todos os nossos produtos. A nossa inspiração é a praia e a fruta. Essa é a nossa essência. E o nosso diferencial, sem dúvidas, está na alta qualidade e na fruta de verdade”, partilha o CEO.

 

COMO SURGIU A IDEIA DA ROCHINHA?

 

A Rochinha foi criada por José Lopes, em 1983, em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, como um pequeno negócio familiar. Na época, Lopes era reformador de imóveis, mas resolveu apostar no ramo food service junto com a sua família vendo o crescimento dessa região praiana em relação ao turismo de luxo. Ele fazia uma produção artesanal de sorvetes e picolés mais saudáveis, com frutas de verdade, e essa qualidade consolidou a marca como o ‘sorvete das férias’ de muitos turistas que iam às praias do litoral Norte de São Paulo. Com isso, no decorrer dos anos, os picolés da Rochinha acabaram virando um clássico dos paulistas, como os biscoitos Globo para os cariocas, por exemplo. No entanto, em 2014, após várias ofertas tentadoras, Lopes vendeu parcialmente a marca para a Consultoria Hurtado e Moraes Capital Management e, em 2016, integralmente.

 

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@sorvetesrochinha

 

Desde então, a Rochinha passou por um expressivo processo de expansão, subindo a Serra do Mar com o objetivo de transformar os sorvetes até então vendidos somente nas praias em produtos do dia a dia de brasileiros dos grandes centros e do interior de São Paulo. Nesse viés, incluindo a estratégia da adoção do modelo de franchising, “de uma modesta sorveteria, a Rochinha se tornou uma das maiores marcas do Estado de São Paulo, justamente por oferecer sorvetes de alta qualidade, feitos com fruta de verdade e que conquistaram um público muito selecionado e que frequenta as praias do litoral Norte paulista”, assinala Moraes.

 

O atual CEO da marca divide também que “o sucesso da empresa se deve, principalmente, à utilização de frutas frescas e receitas exclusivas, mantidas desde a fundação.  A marca também é referência na produção de sorvetes com zero adição de açúcares e a fábrica em São José dos Campos possui seis mil metros quadrados e segue rígidos padrões de qualidade”, enfatiza.

 

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ATUAL FUNCIONAMENTO DA ROCHINHA

 

Como já adiantado, hoje em dia, a Rochinha “é administrada por um fundo de investimentos após uma aquisição integral em 2016 pela Consultoria Hurtado e a Moraes Capital Management. E, atualmente, a marca conta com uma indústria, uma rede de franquias e também com as operações em pontos de vendas”, reforça Moraes.

 

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Vale ressaltar que, com esse funcionamento, a marca faturou nada menos que R$ 17 milhões apenas com franqueados em 2023 e prevê crescimento de 20% para 2024. Assim como, hoje em dia, a Rochinha comercializa 1 milhão de litros de sorvetes para 3,5 mil pontos de vendas e possui 23 franquias em pleno funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

 

PERFIL DE CLIENTE E CARDÁRPIO DA ROCHINHA

 

Sobre o perfil de cliente da Rochinha, Moraes avalia que esse é outro diferencial da marca, uma vez que “o cliente da Rochinha está no público A/B. É o frequentador das praias do litoral Norte de SP e o legal da nossa marca é que ela tem uma ligação afetiva com os consumidores e cresce com cada um deles. É o consumidor que procura opções com saudabilidade, mas também se permite consumir algo com mais calorias, prezando pela qualidade do produto sempre”, afirma.

 

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Em relação ao cardápio, o CEO compartilha que, “hoje, temos 74 produtos no nosso portifólio, entre massas, picolés e bits. O picolé de coco branco e toda a sua linha são os nossos carros-chefes, mas a Rochinha sempre inova em sabores e sai à frente quando o assunto é inovação. Neste ano, por exemplo, lançamos três picolés que estão fazendo sucesso: o pipoca em parceria com a Pipó, o Framboesa Siciliana e o Veg Crocante”, divulga.

 

DICA PARA EMPREENDER EM NEGÓCIOS MÃO NA MASSA

 

E aí? Gostou de conhecer um pouco da história da Rochinha e também deseja empreender no ramo de sorvetes e picolés? Então, saiba que, conforme Moraes, “apostar no mercado de sorveteria é um bom investimento, pois é uma área com rentabilidade e que, com dedicação e boa estrutura, é um ótimo mercado. E o segredo para alcançar o sucesso nesse ramo está em oferecer um produto de alta qualidade, com uma infraestrutura que atenda o mercado de maneira eficiente, investindo em inovação e tendências. Sendo assim, a minha dica para os que ainda estão começando no mercado food service de sorveteria é entender, primeiramente, se você é empreendedor ou tem um perfil que se encaixa para ser um franqueado, por exemplo. Depois, é buscar conhecimento técnico em produto, negócios, o mercado e as suas sazonalidades”, indica.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre de contamos as histórias de prósperos negócios mão na massa como um incentivo a também empreender nesse segmento. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a GoldKo: o negócio food service fundado pela família Kopenhagen para que os brasileiros possam comer doces sem culpa e com saúde.

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