Nutrição no food service em 2025: saiba quais são as principais tendências

Por meio de entrevistas exclusivas com especialistas, revelamos para você quais são as estratégias mais indicadas a serem adotadas nos próximos meses quando o assunto é nutrição no mercado nacional de alimentação fora do lar

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Luis Gustavo Saboia Ponte, Nutricionista e Professor de pós-graduação no SENAC - Foto: Divulgação

 

TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, SAÚDE E TRANSPARÊNCIA SOBRE A ORIGEM DOS INGREDIENTES. Essas são algumas das principais tendências nutricionais do mercado food service para este ano de 2025 e que você precisa ficar por dentro para não ficar para trás. Afinal, o setor de alimentação fora do lar deve crescer em média 7% ao ano até 2028, conforme estudo realizado pela Redirection International, empresa especializada em assessoria de fusões e aquisições (M&A).

 

Mas, não se preocupe, pois, por meio de entrevistas exclusivas com especialistas, nós da Rede Food Service revelamos para você quais são as estratégias mais indicadas a serem adotadas nos próximos meses quando o assunto é nutrição no mercado nacional de alimentação fora do lar, assim como compartilhamos:

 

  • O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025?
  • AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025
  • DIFERENCIAL DO MERCADO DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025
  • NO QUE INVESTIR MAIS QUANDO O ASSUNTO É NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025?
  • DICAS PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE ALCANCEM O SUCESSO NESTE ANO DE 2025

 

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O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025?

 

Na visão de Luis Gustavo Saboia Ponte, Nutricionista e Professor de pós-graduação na área de Nutrição do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) EAD, “o setor de nutrição no food service em 2025 será moldado por três pilares principais: tecnologia, sustentabilidade e saúde. A incorporação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de big data, permitirá uma gestão mais eficiente e personalizada dos serviços de alimentação, desde o planejamento de cardápios até a logística e rastreabilidade. Essas ferramentas ajudam a criar soluções sob medida para atender diferentes públicos, garantindo estratégias de melhorias e redução de desperdícios. Nos próximos meses, a sustentabilidade será uma prioridade inegociável, motivada por mudanças regulatórias e pela crescente demanda por práticas ambientalmente responsáveis. Isso inclui a valorização de ingredientes sazonais, locais e orgânicos, além da redução do uso de plásticos aplicados e desperdício de alimentos. Nesse cenário, as parcerias com pequenos produtores ganharão destaque, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também a economia local. Em relação à saúde, o setor deve acompanhar as mudanças nos padrões de consumo, que privilegiam alimentos funcionais e refeições equilibradas. As ofertas personalizadas para atender restrições alimentares, intolerâncias, alergias e dietas específicas se tornarão comuns. Isso não apenas melhorará a experiência do consumidor, mas também promoverá a confiança na segurança e na qualidade dos alimentos oferecidos. Esses fatores, aliados aos consumidores cada vez mais informados e exigentes, consolidarão o food service como uma ponte entre saúde, bem-estar e conveniência”, divide.

 

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Larissa Quirino Moreira, Ger. de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo – Divulgação

 

Larissa Quirino Moreira, Nutricionista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos com pós-graduação em Liderança, Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo com oito anos de experiência no mercado de food service e Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), assinala que, “acompanhando o movimento no setor de food service, vemos um aumento na busca por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Isso reflete diretamente na nutrição e como iremos compor os cardápios oferecidos em nossos restaurantes. Na Sodexo, especificamente, temos visto um aumento crescente no interesse por uma alimentação mais balanceada, incluindo pratos à base de plantas. Por isso, investir em iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a melhoria da experiência do consumidor são fatores-chave para atender a essa demanda crescente”, avalia.

 

Julio Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar com 28 anos de experiência de mercado, complementa que “os consumidores estão cada vez mais exigentes e demandam opções que atendam a necessidades específicas, como dietas low carb, veganas ou com restrições alimentares, como intolerâncias ao glúten ou a lactose. Há uma crescente preferência por alimentos com listas de ingredientes simples, sem aditivos artificiais, conservantes ou corantes. Além disso, os produtos plant-based continuarão a crescer, com alternativas ainda mais sofisticadas a carnes, laticínios e ovos. Isso ocorre porque temos acesso ampliado a informações sobre saúde, aplicativos que monitoram a alimentação e maior conscientização sobre nutrição funcional, refletindo na escolha dos consumidores por alimentos que trazem benefícios à saúde. Há também uma busca por opções saudáveis, sustentáveis e éticas, enquanto a tecnologia viabiliza a produção de alimentos que imitam texturas e sabores de produtos tradicionais”, sinaliza.

 

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Priscila Gontijo Corrêa, Coord. do Science Hub da Puravida – Divulgação

 

Priscila Gontijo Corrêa, Nutricionista Mestre em Ciências com MBA em Marketing e Coordenadora do Science Hub da Puravida, acrescenta que “as preferências do consumidor estão mudando para opções mais convenientes e conscientes da saúde. Há uma demanda crescente por franquias de fast-food e produtos que ofereçam preparações com ingredientes saudáveis de forma prática e sustentável. Dessa forma, acredito que, neste ano de 2025, essa tendência se acentue e as pessoas busquem por alimentos que atendam a necessidade diversas e personalizadas mesmo fora do lar, principalmente, no momento dos lanches. Snacks com propriedades funcionais, por exemplo, podem ganhar destaque no momento da escolha”, aponta

 

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025

 

Agora que já sabe o que esperar para o mercado de nutrição no food service neste ano de 2025, confira, a seguir, quais são as principais tendências desse nicho, bem com as suas respectivas explicações na opinião dos especialistas entrevistados (as).

 

Para Ponte, Professor do Senac EAD, “as principais tendências nutricionais para o mercado de alimentação fora do lar neste ao de 2025 estarão centradas na personalização, alimentos funcionais, sustentabilidade, inovação tecnológica e transparência. A personalização dos cardápios será impulsionada pelo uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aplicativos, permitindo que os consumidores escolham refeições adaptadas às suas necessidades específicas. Essa abordagem mais inclusiva e orientada ao cliente será um diferencial competitivo no setor. Além disso, o consumo de alimentos funcionais continuará em alta, com uma busca crescente por ingredientes que ofereçam benefícios à saúde, que auxiliam por exemplo no fortalecimento da imunidade e no desempenho físico. Simultaneamente, as opções plant-based terão maior destaque, à medida que a preferência por refeições baseadas em plantas cresce não só pelo apelo sustentável, mas também pelos avanços em sabor e textura, tornando essas alternativas mais atrativas para um público amplo. A sustentabilidade será outro pilar importante, refletida na adoção de práticas como o uso de ingredientes locais e sazonais, embalagens biodegradáveis e redução de desperdícios alimentares. Empresas que implementarem conceitos de economia circular, como reaproveitamento de resíduos e compostagem, conquistarão maior respeito e fidelidade dos consumidores. A inovação tecnológica também terá um importante papel, com o uso de ferramentas como menus digitais, automação no atendimento e até tecnologias emergentes, como impressão 3D de alimentos, ampliando a experiência dos clientes e a eficiência operacional. Por fim, a transparência será fundamental, com os consumidores demandando informações claras sobre a origem dos alimentos, métodos de produção e impactos ambientais. Essa rastreabilidade não apenas permitirá escolhas mais conscientes, mas também fortalecerá a confiança no mercado de alimentação, destacando marcas que priorizem qualidade, saúde e sustentabilidade. Essas tendências definem um setor alinhado com as expectativas contemporâneas, criando novas oportunidades e estabelecendo padrões mais elevados para os serviços de alimentação”, detalha.

 

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uis Gustavo Saboia Ponte, Nutricionista e Professor de pós-graduação no SENAC – Foto: Divulgação

 

Moreira, Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo, acredita que, “com consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, espera-se que haja uma intensificação na demanda por transparência sobre a origem dos ingredientes e a adoção de práticas sustentáveis. A segunda edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, realizada pela Sodexo, por exemplo, revela que a alimentação sustentável é uma demanda crescente, com consumidores atentos ao impacto das suas escolhas. O estudo aponta que 91% dos brasileiros enxergam a alimentação sustentável de forma otimista, superando a média global de 74%. Nesse cenário, o setor de food service é desafiado a liderar a transição, priorizando a redução de desperdícios, o uso de ingredientes locais e incentivo de práticas agrícolas sustentáveis. Para os nutricionistas, isso significa que, além de considerarem as necessidades nutricionais dos pacientes, será cada vez mais importante orientá-los sobre o impacto ambiental de suas escolhas alimentares e a importância de adotar dietas que promovam não apenas a saúde, mas também contribuam no cuidado com os recursos naturais”, realça.

 

Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar, reforça que “o foco na alimentação saudável e sustentável está crescendo e a resposta a essa demanda é a oferta de opções mais saudáveis, incorporando práticas sustentáveis nas operações. Isso inclui o uso de ingredientes orgânicos, menus com baixo teor de açúcar e sódio e a redução do uso de embalagens plásticas. A popularidade das dietas vegana e vegetariana também está em ascensão. Hoje, é importante incluir mais opções baseadas em plantas, atendendo a um público que busca alternativas saudáveis e éticas à proteína animal. O desenvolvimento de substitutos de carne de alta qualidade também está contribuindo para esse crescimento. Além disso, a redução de desperdício de alimentos é uma prioridade. O uso de ingredientes sazonais e locais, o aproveitamento integral dos alimentos e a doação de excedentes contribuem para a redução de desperdícios. A tecnologia também ajuda a monitorar e gerenciar o estoque de forma mais eficiente”, assegura.

 

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Julio Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar – Divulgação

 

Já Corrêa, Coordenadora do Science Hub da Puravida, afirma que “as principais tendências nutricionais neste ano são por alimentos que atendam não apenas a necessidade energética com ingredientes saudáveis e gostosos, mas que atendam necessidades diversas e personalizadas com ingredientes funcionais pensados para proporcionar a melhora de demandas específicas, como a melhora do sono, do gerenciamento do estresse, da ansiedade, da imunidade, do desempenho esportivo, longevidade saudável, entre outros. Poderia traduzir essas tendências em cindo pilares, sendo: escolhas mais conscientes e nutritivas; alimentos que entreguem mais do que apenas calorias; produtos saborosos e saudáveis; alimentos com propriedades funcionais para demandas específicas; e boa experiência e reputação com a marca do produto alimentício”, elenca.

 

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DIFERENCIAL DO MERCADO DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025

 

Conhecidas as principais tendências do mercado de nutrição no food service neste ano de 2025, também é de suma importância que saiba também qual é o diferencial desse segmento para que, realmente, consiga se destacar nesse ramo.

 

Nesse contexto, Ponte, Professor do Senac EAD, enfatiza que “o diferencial do nutricionista no mercado de food service neste ano será a habilidade de unir conhecimentos técnicos com uma visão estratégica e inovadora. O Nutricionista será reconhecido pela capacidade de traduzir as tendências do mercado e os avanços da ciência da nutrição em práticas reais que atendem as demandas de consumidores exigentes. A integração de ferramentas tecnológicas para análise de dados e a otimização de processos terá forte impacto para aumentar a eficiência operacional. Além disso, o profissional que adota uma abordagem interdisciplinar, colaborando com áreas como gastronomia e marketing, terá um papel relevante ao desenvolver soluções mais integradas e eficientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, o Nutricionista precisará ser também um agente de mudança, promovendo práticas sustentáveis e éticas. Sua atuação não se limitará à cozinha; ele desempenhará um papel estratégico na criação de experiências gastronômicas que combinam sabor, saúde e responsabilidade social. Dessa forma, o Nutricionista que se destacar será aquele que, além de equilibrar inovação e qualidade nutricional, conseguirá construir relações de confiança com consumidores, gestores e fornecedores, consolidando seu papel como peça-chave para o sucesso de negócios no food service”, explica.

 

Moreira, Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo, argumenta que, “olhando para todo esse movimento, acredito que 2025 será um ano de transformações significativas para o setor de nutrição e os profissionais que acompanharem essas mudanças estarão um passo à frente para oferecer uma experiência mais relevante e alinhada com as demandas dos consumidores”, pondera.

 

Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar, destaca que “o food service é um setor vibrante que desempenha um papel significativo na economia e na sociedade. Desde a sua origem, ele tem se adaptado e inovado para atender às mudanças nas preferências dos consumidores e às novas tecnologias. Assim, neste ano de 2025, o sucesso dependerá de uma combinação de compreensão do público-alvo, excelência no atendimento ao cliente, investimento em tecnologia e a oferta de produtos e serviços de alta qualidade”, orienta.

 

Corrêa, Coordenadora do Science Hub da Puravida, por sua vez, aposta no “conhecimento aprofundado sobre as demandas nutricionais do seu público-alvo e amplo em legislação e matérias-primas com ingredientes funcionais, diferencial. Afinal, ter fornecedores confiáveis e passiveis de cadeia produtiva rastreável também pode destacar o Nutricionista que atua no mercado food service”, indica.

 

NO QUE INVESTIR MAIS QUANDO O ASSUNTO É NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE NESTE ANO DE 2025?

 

Pronto (a) para alavancar a sua atuação em nutrição no food service neste ano de 2025? Então, confira ainda no que você deve mais investir nos próximos meses, segundo os especialistas entrevistados.

 

Conforme Ponte, Professor do Senac EAD, “o investimento prioritário no setor de nutrição para food service deverá ser em tecnologia e capacitação. O uso de softwares e ferramentas digitais para planejamento de cardápio, controle de estoques e análise de desempenho aprimora mais eficiência e permite atender as demandas dos consumidores.  Além disso, é essencial investir no desenvolvimento contínuo de equipes, promovendo treinamentos que incluam temas como sustentabilidade, inovação alimentar e gestão estratégica. A comunicação clara e assertiva com o cliente final também é um diferencial, destacando o valor agregado dos produtos e serviços oferecidos. A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos que atendam as tendências são também áreas promissoras para a diferenciação e a competitividade no mercado. Por fim, a parceria com fornecedores locais e a adoção de práticas sustentáveis garantem não apenas redução de custos, mas também um impacto positivo na percepção do consumidor sobre o serviço“, ressalta.

 

Moreira, Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo, divide que “as empresas têm reconhecido que investir no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores vai além de uma questão de saúde. Trata-se de aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade e minimizar custos com absenteísmo e medicina ocupacional. Por isso, contar com opções de alimentação nutritiva, saborosa e sustentável, além de programas de alimentação saudável no ambiente de trabalho podem impactar positivamente o desempenho das equipes, promovendo mais equilíbrio e eficiência, ao mesmo tempo em que aumentam a satisfação e o engajamento dos funcionários”, afirma.

 

Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar, pontua que o investimento deve ser focado em “nutrição funcional e alimentos de alto valor, pois são alimentos que oferecem benefícios adicionais à saúde, como imunidade, energia ou saúde mental, que são uma prioridade pós-pandemia de Covid-19. Assim como, deve-se investir em gestão de saúde mental e bem-estar, uma vez que o bem-estar emocional está cada vez mais associado à alimentação e os consumidores buscam opções que promovam equilíbrio e conforto”, esclarece.

 

Corrêa, Coordenadora do Science Hub da Puravida, assinala que “os consumidores estão cada vez mais confiando em avaliações on-line e plataformas de mídia social como Facebook e Instagram para tomar decisões sobre refeições. Dessa forma, tecnologias de autoatendimento, boa logística para as entregas rápidas e preocupação com a sustentabilidade da produção e das embalagens podem ser importantes no momento de priorizar os investimentos neste ano de 2025”, exemplifica.

 

 

DICAS PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO NO FOOD SERVICE ALCANCEM O SUCESSO NESTE ANO DE 2025

 

Para finalizar, confira, abaixo, dicas dos especialistas entrevistados (as) para que os profissionais de nutrição no food service assim como você alcancem o sucesso neste ano de 2025:

 

“Os profissionais de nutrição devem adotar uma postura proativa e inovadora. Deve-se investir em atualização constante, participando de cursos, eventos e certificações que promovam a integração entre nutrição, tecnologia e gestão. A sustentabilidade deve ser incorporada em todas as etapas do trabalho, desde a escolha de fornecedores até o gerenciamento de resíduos. Também é importante compreender o perfil do público-alvo para criar cardápios que atendam às suas expectativas, mantendo um equilíbrio entre sabor, saúde e previsões financeiras. A integração da tecnologia nos processos operacionais, como controle de custos e planejamento de cardápios, pode ser um diferencial para garantir eficiência e adaptabilidade no dia a dia. Por fim, uma abordagem colaborativa, trabalhando em sinergia com todos ao seu redor, o que poderá transformar ideias em soluções práticas e inovadoras”, aconselha Ponte, Professor do Senac EAD.

 

“Os profissionais de nutrição no mercado de food service devem compreender profundamente o seu público-alvo para oferecer experiências de alto valor. Construir uma relação de confiança fortalece o vínculo e possibilita a criação de soluções que atendam com precisão às expectativas do público. E com a busca por uma alimentação mais saudável e sustentável crescendo e ganhando destaque, os nutricionistas poderão atuar de maneira ainda mais estratégica para orientar sobre escolhas alimentares que beneficiem tanto a saúde, quanto o planeta. Por isso, aqueles que compreenderem essas mudanças no comportamento do consumidor e ajustarem suas estratégias para atendê-las continuarão em destaque”, garante Moreira, Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição da Sodexo,

 

“Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado. É essencial estar por dentro das novidades nutricionais, como alimentação plant-based, clean label, funcionalidade dos alimentos e personalização das refeições. Tenha foco na personalização. Desenvolva cardápios personalizados que atendam a diferentes públicos, como diabéticos, veganos e pessoas com intolerâncias alimentares. Enfatize a sustentabilidade ao sugerir menus com ingredientes locais, sazonais e de menor impacto ambiental. Ajude empresas a comunicarem com os clientes os benefícios de consumir alimentos produzidos de maneira ética. Priorize a inovação ao colaborar no desenvolvimento de novos pratos ou linhas de alimentos saudáveis para o food service. Esteja atento às categorias emergentes, como snacks funcionais, sobremesas saudáveis e bebidas à base de plantas. Garanta qualidade e consistência. Auxilie na implementação de processos que garantam a qualidade nutricional e a segurança alimentar. Analise o feedback dos clientes sobre os pratos e implemente melhorias constantes. Mantenha o cliente no centro. Participe do desenvolvimento de cardápios que não apenas atendam às necessidades nutricionais, mas também proporcionem prazer e inovação. Assim como, esteja preparado para se adaptar rapidamente às mudanças no comportamento dos consumidores e às regulamentações do setor”, indica Bassetti, Gerente Nacional de Vendas Food Service da Lowçucar,

 

“Entenda quais são as principais demandas de saúde específica do seu público-alvo para oferecer produtos personalizados, formulados com ingredientes funcionais para auxiliar na saúde do seu consumidor. Priorize embalagens sustentáveis e um bom atendimento para gerar uma boa experiência em seu cliente. E, por fim, ofereça praticidade na entrega e peça feedbacks”, orienta Corrêa, Coordenadora do Science Hub da Puravida.

 

Como a tecnologia está transformando o trabalho dos nutricionistas no setor de food service

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