Love for Sweet: conheça uma das redes de franquias mais inovadoras e instagramáveis do Brasil que já fatura R$ 2 milhões ao ano

Fruto do amor de uma mãe e a paixão por doces está sendo trabalhada para virar a maior rede de 'pink houses' do país

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Ariele Barreto, criadora e CEO da Love for Sweet - Foto: Divulgação

 

Tornar-se a maior rede de ‘pink houses’ do Brasil. Esse é o atual propósito que move a Love for Sweet, uma das redes de franquias mais inovadoras e instagramáveis do país e que já fatura R$ 2 milhões ao ano.

 

A Love for Sweet é mais um exemplo do quanto as mídias sociais podem fomentar o sucesso no atual mercado de alimentação fora do lar, sendo fruto da união entre o amor de uma mãe e a paixão por doces. Atualmente, o negócio funciona no formato 6×1 (confeitaria, chocolateria, cafeteria, salgadeira, sorveteria e boulangerie) e já possui quatro unidades em pleno funcionamento. “Meu plano é chegar a, no máximo, 50 lojas em médio ou longo prazo, justamente para conseguir manter o propósito do meu negócio. Espero inspirar muitas mães a empreenderem e realizarem os seus sonhos”, realça Ariele Barreto, de 37 anos, a criadora e CEO da Love for Sweet.

 

Em entrevista exclusiva a nós da Rede Food Service, Barreto, que é natural de Juazeiro, na Bahia, casada e mãe de três meninos, revela também que “o diagnóstico de autismo do meu filho Davi, seguido pelo nascimento prematuro de João, foram os catalisadores para o início de uma nova trajetória profissional para mim e o nascimento da Love for Sweet. Somos um modelo de negócio 6×1 (confeitaria, chocolateria, cafeteria, salgadeira, sorveteria e boulangerie), tendo sido desenvolvido especialmente para ser atrativo para o cliente e vantajoso para o franqueado (a)”, assegura.

 

QUER CONHECER MAIS DA HISTÓRIA E PLANOS PARA A LOVE FOR SWEET?

 

É só conferir na sequência:

 

  • O QUE É A LOVE FOR SWEET E PRINCIPAIS INSPIRAÇÕES
  • COMO SURGIU A IDEIA DA LOVE FOR SWEET
  • ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA LOVE FOR SWEET
  • CARDÁPIO E PERFIL DE CLIENTES DA LOVE FOR SWEET
  • POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET?
  • COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET?
  • QUEM É FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET, RECOMENDA!
  • DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

O QUE É A LOVE FOR SWEET E PRINCIPAIS INSPIRAÇÕES

 

Para além de uma nova e rentável rede de franquias, a Love for Sweet, “desde o início, é inspirada nas charmosas cafeterias de Paris, na França, com um ambiente todo decorado com flores e em tons de rosa e um cardápio diversificado que une confeitaria, boulangerie, salgaderia, sorveteria, chocolateria e cafeteria (conceito 6 em 1)”, resume Barreto.

 

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Ariele Barreto na Love For Sweet – Foto: Divulgação

 

A empresária conta que as principais inspirações da Love for Sweet são as “confeitarias francesas, pink houses e locais instagramáveis. As nossas lojas, com suas estéticas rosa e encantadora, foram pensadas para oferecer uma experiência única aos clientes, que são atraídos tanto pela beleza do espaço, quanto pela qualidade dos produtos e do atendimento. A marca rapidamente se tornou um sucesso e a ideia de expandir para o modelo de franquia começou a ganhar força”, realça.

 

COMO SURGIU A IDEIA DA LOVE FOR SWEET

 

A ideia da Love for Sweet surgiu em 2020 e a partir de um investimento inicial de em torno de R$ 500.000. Barreto até então já havia construído uma carreira sólida na área de Recursos Humanos, mas a sua vida deu uma reviravolta significativa e ela tomou a decisão de dar uma pausa para se dedicar à maternidade e ao tratamento dos filhos, já que um deles, Davi, foi diagnosticado com autismo, seguido pelo nascimento prematuro de João. “Com isso tudo, eu percebi que precisava de uma terapia para mim mesma e foi assim que comecei a me aventurar na Confeitaria. Inicialmente, me arrisquei na produção de brigadeiros e outros doces caseiros, o que foi uma forma de escapismo e realização pessoal. Gradualmente, a paixão por doces evoluiu para uma especialização em culinária francesa. E, assim, o que começou como uma distração, virou negócio. Em 2015, a pequena operação caseira ganhou notoriedade rapidamente no condomínio em que eu morava. E, com a demanda crescendo, criamos um ateliê em casa e contratamos profissionais freelancers para auxiliar nas produções de Páscoa”, relembra.

 

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Love for Sweet – Divulgação

 

A empresária acrescenta que “a Love for Sweet nasceu de um gesto de amor passado de mãe para filho. E eu contei com o apoio de toda a minha família, principalmente, do meu marido e dos meus três filhos”, afirma.

 

ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA LOVE FOR SWEET

 

Atualmente, a estratégia de mercado da Love for Sweet é focada em expansão, o que também move todo o seu funcionamento. Nesse sentido, Barreto divide que “eu quero que a Love for Sweet se torne a maior rede de ‘pink houses’ do Brasil. Espero inspirar muitas mães a empreenderem e realizarem seus sonhos. E, para isso, a marca vive hoje um momento de crescimento sem perder a essência de me ter como uma fundadora no front, acompanhando de perto a operação. Meu plano é chegar a, no máximo, 50 lojas em médio ou longo prazo, justamente para conseguir manter o propósito do meu negócio”, reforça.

 

CARDÁPIO E PERFIL DE CLIENTES DA LOVE FOR SWEET

 

O cardápio da Love for Sweet é composto por “mais 130 receitas autorais desenvolvidas com exclusividade e ingredientes de altíssima qualidade para oferecer a melhor experiência gastronômica para os nossos clientes. Os principais produtos da Love for Sweet, os nossos carros-chefes, são o bolo red velvet, os macarons e a torta de frango. Os três são, inclusive, resultado de meses de testes e aperfeiçoamentos. O nosso cardápio, que combina receitas tradicionais e internacionais, é um dos pilares do sucesso da marca”, ressalta Barreto.

 

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Love for Sweet – Divulgação

 

Já em relação ao perfil de clientes da rede de franquias, a empresária avalia que, majoritariamente, é formado por “mulheres na faixa de 25 a 60 anos, sendo muitas com os seus filhos”, pontua.

 

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POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET?

 

Ficou interessado (a) em ter uma franquia da Love for Sweet na sua cidade?

 

Então, saiba que, hoje em dia, a marca possui 40 colaboradores, 4 unidades em pleno funcionamento (Barueri, Lapa, Itaim Bibi e Outlet Catarina em São Roque) e a primeira loja foi inaugurada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, em novembro de 2020. E, em 2021, foi aberta a segunda loja e a primeira franquia. Além disso, Barreto argumenta que “o nicho de confeitarias instagramável está em alta e a nossa marca oferece suporte completo, desde o treinamento até a gestão de sistemas e processos”, convida.

 

COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET?

 

Para ser um franqueado (a) da Love for Sweet, o investimento inicial varia entre R$ 250 mil e R$ 600 mil, dependendo do tipo de estabelecimento, que pode ser padrão, petit ou quiosque. Assim como, “cada nova franquia nossa segue um rigoroso padrão, desde a formação de franqueados até a gestão operacional”, divulga Barreto.

 

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Unidade Love for Sweet – Foto: Divulgação

 

A empresária informa ainda que “o processo de franquias da Love for Sweet é composto por uma empresa parceira que cuida da expansão da marca, onde a ideia é que a empresa possa captar potenciais investidores, fazer as ‘filtragens’ necessárias para alinhamento das expectativas e funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que representam a parte que investe e trabalha efetivamente em cada uma das lojas. E, quando o empreendedor escolhe a Love for Sweet como uma franquia/marca para investir, então iniciamos o seguinte passo a passo abaixo”, explica.

 

PASSO A PASSO PARA SER UM FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET:

 

  1. Processo seletivo: o empreendedor precisa participar do processo seletivo. O processo seletivo é feito pela empresa de expansão parceira ou diretamente com a CEO da Love Ariele Barreto por meio de um contato direto em uma das lojas ou por meio das redes sociais. A ideia do processo seletivo é garantir que o interessado cumpra os requisitos esperados para comprar uma unidade.
  2. COF e contrato de franquia: se aprovado no processo seletivo, o franqueado recebe a COF e o contrato de franquias. É de muita importância que esses documentos sejam avaliados com calma e assinados apenas após ter ciência e clareza sobre todos os pontos neles dispostos, pois neles também constam informações como despesas pontuais ou mensais que o empreendedor terá, como a taxa de franquia, royalties, capital de giro etc
  3. Documentação e pagamento da franquia: paralelo a etapa 2, o empreendedor precisa enviar à empresa toda a documentação necessária para firmar a parceria e efetuar o pagamento da taxa de franquia.
  4. Escolha do local: é extrema importância a escolha adequada do local de atuação na etapa de processo seletivo. A ideia é que o empreendedor possa decidir em conjunto com a franqueadora onde irá atuar.
  5. Abertura do CNPJ: nessa etapa, após definir o local de atuação, o empreendedor inicia a abertura do seu CNPJ, que pode ser com qualquer contador de sua confiança.
  6. Leis e regras: o empreendedor deve entender e cumprir com as regras do contrato que estão nos documentos da etapa 2. Como a Love for Sweet é uma empresa no ramo de alimentação, é obrigatório que o empreendedor cumpra com as leis vigentes para a abertura de negócio, principalmente, no que se refere à vigilância sanitária.
  7. Treinamento: concluídas as etapas anteriores, o empreendedor deve participar dos treinamentos com a Love for Sweet. Treinamentos presenciais ou on-line para entender a operação, padronização, produção, sistemas etc e também treinamento com nossa nutricionista para estar sempre em de acordo com as leis vigentes de nosso país. No treinamento, o empreendedor também será orientado a solicitar maquininha de cartão, sistema operacional, iFood, sistema SAT para emissão de nota fiscal, compra dos equipamentos e utensílios necessários, lista de fornecedores de insumos, entre outros.
  8. Projeto arquitetônico e obras: em paralelo aos treinamentos, é de extrema importância que o empreendedor, assim que escolher o local de atuação, escolher um profissional/empresa de arquitetura e também de construção, para que os profissionais possam iniciar os trabalhos de adequação do imóvel, seguindo sempre as exigências das leis locais de cada cidade, diante o projeto arquitetônico (padrão Love for Sweet de lojas) que eles receberão.
  9. Contratação de funcionários: o ideal é que os funcionários sejam contratados para iniciar um mês antes da implantação da nova unidade, pois eles receberão todos os treinamentos necessários, de preferência presencial.
  10. Implantação e operação: após completar as fases anteriores, o empreendedor está apto a iniciar a operação do negócio.
  11. Suporte e acompanhamento: o suporte é feito de forma presencial ou on-line e segue durante toda a vigência do contrato com a Love for Sweet. A CEO da Love prefere fazer todo o acompanhamento de perto, principalmente no mês de inauguração. E, depois desse período, o suporte e acompanhamento continuam constantes de acordo com a necessidade de cada empreendedor.
  12. Renovação do contrato: em caso de sucesso da unidade e aceite de termos de renovação entre todos os envolvidos no processo, o contrato é renovado ao término do anterior.

 

QUEM É FRANQUEADO (A) DA LOVE FOR SWEET, RECOMENDA!

 

Silvair Aparecido Moura Nunes, de 50 anos, natural de Bernardino de Campos, interior de São Paulo, é franqueado da Love for Sweet desde agosto deste ano de 2024.  Ele alega que a maior vantagem da marca é que está inserida em “um ramo de negócio onde já tem todo um processo desenhado, com toda estrutura de marketing e suporte do franqueador, padronização das receitas, loja montada e equipe treinada. E é justamente por todos esses fatores que eu a indico”, recomenda.

 

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Silvair Aparecido, franqueado da Love for Sweet – Foto: Divulgação

 

DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

Para finalizar, Barreto sinaliza que, para empreender no mercado nacional de franquias food service, “o primeiro passo é estruturar a sua marca para que os futuros franqueados tenham segurança no seu modelo de negócio em relação a método de trabalho, atendimento, padronização de produtos e cultura da empresa. Outro ponto de extrema importância é a organização financeira da empresa, pois o investidor/franqueado precisa saber, de forma clara e segura, sobre a saúde financeira da empresa (custos e margem, balancete financeiro fiscal e gerencial, etc). O seu modelo de negócio tem que ser vantajoso para o franqueado. E, para isso, procure sempre inovar e, sempre que possível, traga opções que alavanque cada vez mais a sua marca e vendas”, indica.

 

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