Trabalha no setor brasileiro de hospitalidade com ênfase em hotelaria? Então, saiba que estão previstos investimentos de R$ 8,4 bilhões até 2028 nesse ramo, assim como o Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024, sendo que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul foram as principais portas de entrada.
Esses dados sinalizam a franca expansão desse segmento no nosso país e são fruto do Estudo Panorama da Hotelaria Brasileira 2024, publicado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e pela HotelInvest, bem como divulgação do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal neste mês de janeiro, respectivamente.
Nesse positivo cenário, que tal aproveitar este começo de ano, época de planejamento, para ficar por dentro de quais são as principais tendências para o mercado de hospitalidade agora em 2025?
Por meio de entrevistas exclusivas com renomados especialistas, nós da Rede Food Service desvendamos a seguir para você quais são as melhores estratégias a serem tomadas nos próximos meses quando o assunto é hospitalidade, com foco em hotelaria, além de compartilhar:
- O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025?
- AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025
- SERVIÇO DE DESTAQUE DO MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025
- NO QUE APOSTAR E O QUE EVITAR QUANDO O ASSUNTO É HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025?
- DICAS PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE HOSPITALIDADE ALCANCEM O SUCESSO NESTE ANO DE 2025
Vamos lá?
O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025?
Na visão de Silvana da Costa Lopes Haetinger, Professora do curso Técnico em Guia de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/EAD), Bacharel em Hotelaria e Pós-Graduada em Gestão do Relacionamento com Cliente e em Docência para o Ensino Técnico e Técnica em Guia de Turismo, “eu vejo que o setor do turismo, de maneira geral, tende a se estabilizar mais e continuar a crescer neste ano. Tivemos um ano passado de muitas preocupações climáticas e a tendência é que os viajantes sigam retomando, gradativamente, os seus planos de viagem e, consequentemente, de hospedagem. Pela métrica dos hotéis em ambientes urbanos, já tivemos uma média de 60% de ocupação na rede hoteleira no Brasil, o que é um ótimo sinal de fortalecimento do setor. A hotelaria é um dos pilares da cadeia produtiva do turismo e eu vejo um cenário otimista que o setor segue crescendo e acompanhando as tendências apontadas pelo mercado do turismo, focando em práticas sustentáveis em seus processos, acompanhando os avanços da tecnologia e buscando experiências personalizadas para os seus hóspedes”, destaca.

Fernando Kazuo Kanbara, Gerente Geral do Zenda Resort com 29 anos de experiência no segmento hoteleiro/turismo e Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS), Centro EUROPEU – Curitiba e na Escola Hoteleiros (EAD), acredita que 2025 é o ano de “crescimento do mercado hoteleiro em mercados de turismo de lazer e business em cidades secundárias e terciárias devido à expansão do interior e negócios agrobusiness e turismo de lazer e aventura. O foco nos próximos meses será no crescimento em diária média para cobertura de custos e melhoria da rentabilidade, bem como no crescimento da receita do nosso hotel por meio de F&B&E – Food & Beverage & Experience, como ponto chave de diferenciação e experiência. Vemos também potencial de crescimento especialmente no mercado interno devido à alta do dólar e a preocupação dos hoteleiros pelo impacto e possível perda da PERSE e diminuição das margens, além da forte pressão em custos, haja vista o impacto da inflação e possível perda da PERSE e crescimento de custos com pessoal”, sinaliza.
Tiago Cabau, formado em Hotelaria e atualmente Gerente Geral do Mavsa Resort Convention e SPA, que fica em Cesário Lange, interior de São Paulo, afirma que “as perspectivas para o setor do turismo no Brasil são bastante positivas, incluindo o chamado turismo de luxo. O segmento é crescente e o turista busca experiências personalizadas, exclusivas e de alta qualidade, assim como serviços diferenciados com conforto, sofisticação e privacidade. A atenção aos detalhes é essencial e fatores econômicos e restrições a regiões internacionais fortalecem o turismo nacional e o setor também observa o crescimento das estadias de longo prazo. E os nossos recentes pacotes de Natal e Réveillon são grandes exemplos disso, quando trabalhamos com 100% de ocupação para estadias mínimas de 3 e 6 dias, respectivamente”, revela.
Guy Peixoto Neto, Empreendedor Serial, Investidor e CEO com ampla experiência em reestruturação de negócios, incluindo investimentos em hospitalidade, como restaurantes e pousadas em Fernando de Noronha, avalia que, “neste ano de 2025, o setor de hotelaria estará mais focado em experiências únicas e sustentáveis, combinando tecnologia e atendimento personalizado. Em Fernando de Noronha, por exemplo, os hotéis estão investindo em energia solar, eliminando plásticos descartáveis e promovendo experiências autênticas, como passeios guiados para observar golfinhos e jantares ao ar livre com gastronomia local, conectando os hóspedes à natureza e à cultura da ilha”, compartilha.
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025
A partir das pesquisas já divulgadas e da opinião dos especialistas aqui entrevistados (a), tudo confirma um ano muito produtivo para quem atua no ramo de hospitalidade no Brasil, em especial com hotelaria, certo? Portanto, ficar por dentro de quais são as principais tendências desse mercado é essencial.
Nesse sentido, Haetinger, Professora do curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC/EAD, aponta que “os investimentos em infraestrutura voltada para tecnologia são demandas latentes e o setor hoteleiro precisa acompanhar esta modernização. Check-in e check-out automatizados, canais de reservas focando na experiência do cliente, espaços hoteleiros para trabalho e eventos híbridos, pacotes personalizados para os clientes, ferramentas de IA (Inteligência artificial) como chatbots, são alguns exemplos. Outras tendências são a sustentabilidade e o aumento da consciência ambiental que são pauta há alguns anos e se consolidam cada vez mais, como um ponto central para tomada de qualquer decisão. As avaliações realizadas pelo setor turístico apontam que o turista está cada vez mais atento para empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, assim como os empreendimentos hoteleiros, investidores e demais stakeholders que estão amadurecendo o comprometimento com as pautas citadas. Hoje em dia, a rede hoteleira tem um papel fundamental nesse contexto, visto que é um dos maiores setores do trade turístico e suas ações geram impacto em grande escala. Já vemos várias iniciativas em redes hoteleiras que estão buscando repensar os seus processos por meio dos pilares ESG (em português, Ambiental, Social e Governança), demonstrando compromisso com o desenvolvimento sustentável e ações concretas. Iniciativas como a busca de certificação que atentam à sustentabilidade nos processos hoteleiros, otimização do uso de recursos e gestão de resíduos e parcerias que priorizam serviços e produtos da comunidade local são algumas iniciativas concretas que já vemos no mercado hoteleiro. Aliado à sustentabilidade, está ainda a personalização da experiência de viagem. Os turistas não querem apenas um lugar para dormir. Assim, a busca por hotéis que oferecem passeios exclusivos, atividades culturais e experiências gastronômicas que priorizem o bem-estar em detrimento do turismo de massa seguem em alta agora em 2025”, detalha.

Kanbara, Gerente Geral do Zenda Resort e Professor, elenca como principais tendências desse nicho nos próximos meses “usar a brasilidade e a regionalidade em favor da experiência do cliente e o uso de tecnologias (diminuição do tempo de espera em processo de check-in/check-out nas reservas) em prol da melhora da experiência, sendo mais seamless, e processos que façam com que sobre tempo para conversar e ouvir o cliente com foco na experiência. Além disso, hoje em dia, as mídias sociais estão cada vez mais fortes como apoio para divulgação da marca, serviços e experiências, especialmente o Tiktok e o uso de ferramentas comerciais/vendas por meio do WhatsApp”, realça.
Cabau, Gerente Geral do Mavsa Resort Convention e SPA, chama a atenção para o fato de que “o setor de hotelaria em 2025 deve continuar passando por mudanças significativas, principalmente no que diz respeito à tecnologia, mudanças no comportamento dos consumidores e demandas por sustentabilidade. Assim, a digitalização permanece em alta e é grande a necessidade de automação, soluções que elevem a experiência e otimizem operações, principalmente, com o uso da IA. Além disso, a sustentabilidade amplia o seu espaço e aparece como prioridade para os hóspedes. Os resorts e hotéis hoje em dia precisam adotar práticas mais responsáveis, como fazemos no Mavsa, com a redução do consumo de energia, iniciativas de reciclagem, o uso de materiais ecológicos, nossa horta orgânica e atividades sobre o assunto com crianças e adolescentes nas recreações”, exemplifica.
Neto, Empreendedor Serial, Investidor e CEO, cita como as principais tendências deste ano de 2025 “a sustentabilidade como prioridade, com investimento em práticas ecológicas, como energia renovável e a redução de plásticos descartáveis; a personalização por meio da tecnologia, incluindo o uso de dados para oferecer experiências adaptadas às preferências de cada hóspede; e o crescimento do bleisure (business + leisure) a partir de hotéis adaptados para combinar trabalho remoto com experiências de lazer, atendendo às novas demandas dos viajantes”, sinaliza.
SERVIÇO DE DESTAQUE DO MERCADO DE HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025
Listadas e explicadas quais são as principais tendências do mercado de hospitalidade neste ano de 2025 conforme os especialistas entrevistados (as), agora é hora de revelar qual é o serviço de destaque para esse nicho nos próximos meses.
De acordo com Haetinger, Professora do curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC/EAD, o que mais vai chamar a atenção de clientes de hotéis, pousadas e afins neste ano de 2025 “é oferecer uma experiência personalizada e autêntica. Com a crescente competitividade e a exigência cada vez maior dos viajantes por experiências únicas, os hotéis precisarão ir além do básico e oferecer algo que os diferencie, focando na desconexão e relaxamento. Segundo uma pesquisa do Expedia, esse tipo de viagem reduz o estresse e a ansiedade e aumenta a conexão com os entes queridos, sendo a escolha de dois terços dos viajantes (cerca de 62%) para este ano. Sendo objetiva, os meios de hospedagem precisam valorizar o que a região tem a oferecer, o que é característico daquele destino. O que o viajante pode encontrar somente neste local? Quais experiências vão fazê-lo se encantar pela região? Quais sabores ele precisa provar? O viajante quer o diferente do seu cotidiano e buscando as respostas para essas perguntas o setor da hotelaria encontrará o seu diferencial”, argumenta.

Kanbara, Gerente Geral do Zenda Resort e Professor, reforça “a brasilidade como serviço de destaque, incluindo os elementos gastronômicos e culturais e o jeito brasileiro de atendimento, que é sempre visto como algo especial”, enfatiza.
Cabau, Gerente Geral do Mavsa Resort Convention e SPA, elenca “o turismo de experiência. Hoje em dia, o turista não quer só descansar em um resort. Por isso, no Mavsa, temos diversas experiências personalizadas para todo tipo de viajante. Para quem realmente quer relaxar, nós temos o spa, para quem gosta de aventuras radicais, temos o maior campo de paintball da América Latina, para quem gosta de atividades na água, temos standup paddle e pesca esportiva. Para as crianças, temos um parque de diversão e jogos eletrônicos. E tudo isso sem contar uma infinidade de opções de lazer e entretenimento. Atualmente, com a possibilidade do home office, o conceito ‘bleisure’, que combina trabalho e lazer, segue em alta também. Com isso, espaços multifuncionais adaptados tanto para os negócios, quanto para o relaxamento são outro ponto importante”, sinaliza.
Já Neto, Empreendedor Serial, Investidor e CEO, aposta que o diferencial-chave desse segmento “é oferecer experiências que integrem autenticidade cultural, sustentabilidade e tecnologia. A hospitalidade deve ir além da hospedagem, com serviços que conectem os hóspedes à história, à cultura e à natureza locais, criando memórias inesquecíveis”, explica.
NO QUE APOSTAR E O QUE EVITAR QUANDO O ASSUNTO É HOSPITALIDADE NESTE ANO DE 2025?
Para além das principais tendências e serviço diferencial neste ano de 2025 quando o assunto é hospitalidade com foco em hotelaria, os especialistas entrevistados (as) compartilham ainda, a pedido da nossa reportagem, no que o empresário (a) desse segmento deve apostar e o que evitar nos próximos meses.
Na opinião de Haetinger, Professora do curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC/EAD, “é fundamental fazer escolhas estratégicas de investimento, sempre olhando para as tendências de mercado. Logo, investimentos na área de tecnologia para agilizar processos e melhorar a experiência do hóspede serão determinantes. Do mesmo modo, será essencial aderir às práticas sustentáveis, tendo em vista que contribuem para um futuro melhor no planeta. Sem contar que tomar atitudes sustentáveis são excelentes negócios, já que reduzem custos, melhoram a imagem da marca perante os clientes e ainda eleva a competitividade em relação às concorrentes. Já ignorar a direção que o mercado hoteleiro está apontando é algo que deve ser evitado e pode resultar em consequências perigosas para a empresa. Vale lembrar também que a hotelaria é feita por pessoas para pessoas. Desse modo, a hospitalidade deve ser a essência do negócio e precisa sempre ser priorizada, já que apostar somente em tendências e esquecer do básico bem-feito é algo que não pode acontecer. Uma equipe capacitada é a base para uma boa experiência do hóspede. Por isso, evite a padronização excessiva e valorize as pessoas que estão à frente do negócio. Um check-in automatizado, por exemplo, é muito útil, mas deve caminhar junto com a excelência do atendimento. Em outras palavras, a automação deve ser a ‘cereja do bolo’ e não o ingrediente principal”, alerta.

Kanbara, Gerente Geral do Zenda Resort e Professor, indica “investir mais em treinamento e formação de equipes. Sempre é importante afiar o machado. Conectar-se com a gastronomia e eventos como forma de transformar a experiência do cliente também é indicado, assim como a tecnologia de informação para melhorar a gestão do hotel e a experiência do cliente, como um CRM. Além disso, é importante não perder tempo com tarefas burocráticas e que não tem como foco o cliente (colaborador, hóspede ou investidor)”, afirma.
Cabau, Gerente Geral do Mavsa Resort Convention e SPA, orienta que “o sucesso agora em 2025 está ligado à capacidade de inovar, entender as expectativas e antecipar tendências. Por isso, eu acredito que os investimentos devem ser concentrados nas áreas que atendam às novas demandas dos consumidores e às transformações do mercado. Como já dito anteriormente, tecnologia e sustentabilidade são prioridades, além do serviço personalizado e que atenda tanto o turista de negócios quanto o de lazer. Já o que eu não recomendaria são ações contrárias a isso, que podem, inclusive, prejudicar a imagem do empreendimento. Estratégias baseadas em obter volume de público, sem considerar a qualidade do atendimento, podem comprometer a fidelização e é bom lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo e priorizar quantidade em invés de qualidade, com a experiência personalizada, está totalmente em desacordo”, alerta.
Neto, Empreendedor Serial, Investidor e CEO, entende que “os investimentos devem focar em experiência do cliente, práticas ESG (ambiental, social e governança), digitalização e treinamento das equipes. O que não vale a pena apostar são nas infraestruturas ou tecnologias que não agreguem valor direto à experiência do cliente ou estratégias que desconsiderem sustentabilidade. Por isso, neste ano, as minhas apostas incluem reforçar a hospitalidade sustentável, com foco em experiências personalizadas e bem-estar dos hóspedes, integrando atividades ao ar livre, gastronomia saudável e serviços diferenciados. No meu caso, por exemplo, estou planejando investir em práticas inovadoras e sustentáveis que se tornem referência no mercado”, partilha.
DICAS PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE HOSPITALIDADE ALCANCEM O SUCESSO NESTE ANO DE 2025
Por fim, confira, abaixo, mais dicas dos especialistas entrevistados (as) para que você profissional do ramo de hospitalidade realmente alcance o sucesso neste ano de 2025:
“Busque se capacitar sempre. Invista em cursos que acompanhem as novidades do mercado. Afinal, o segmento possibilita um vasto leque de opções. No entanto, é válido esclarecer que é importante saber em qual área você se identifica mais, já que existem várias opções, entre as quais tecnologia, gastronomia, hospitalidade e gestão. No Senac, hoje em dia, existem cursos em diversas modalidades de ensino que podem contribuir com o aprimoramento profissional, como por exemplo cursos de Idiomas, Marketing Turístico, Gestão de Práticas Ambientais em Meios de Hospedagem, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia, entre outros”, divulga Haetinger, Professora do curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC/EAD,
“Nunca sai de moda o investimento em conhecimento: formação, idiomas, cursos de relação interpessoal e atendimento. São pessoas trabalhando com pessoas, para outras pessoas nesse segmento. Nós do Zenda Resort este ano, por exemplo, vamos investir nos colaboradores e em experiências para clientes conectadas com sustentabilidade, esportes e relaxamento. Em termos de estrutura, vamos também divulgar ainda mais os diferenciais do hotel: campo e a Golf Academy com Trackman, divulgação da melhor academia de hotel do Brasil com keiser, inauguração de mais cinco novas quadras esportivas, novo spa em parceria com W Spa do Rio com três saunas e uma banheira de crioterapia, equipamentos para garagem náutica e pleno lançamento do Golf Villas, formado por quinze casas de duas suítes, ideal para famílias”, informa Kanbara, Gerente Geral do Zenda Resort e Professor.
“É preciso adotar estratégias alinhadas às transformações do mercado e às expectativas dos hóspedes. Capacitação constante do time é essencial, com foco em inovação tecnológica e atendimento personalizado. Assim como, uma comunicação eficiente e marketing digital, hoje em dia, são fundamentais. É preciso estar nas plataformas online, otimizar as redes sociais e pedir avaliações e comentários que ajudem a construir uma boa imagem e a atrair novos públicos. Participar de eventos do setor, fazer networking e buscar certificações também contribuem para o ganho e expressividade”, indica Cabau, Gerente Geral do Mavsa Resort Convention e SPA.
“A minha principal dica é focar na experiência do cliente, utilizando dados para entender as suas preferências e criando ofertas personalizadas. Invista em treinamento contínuo das equipes, priorize soft skills e estabeleça parcerias com fornecedores locais para criar experiências únicas. Escutar feedback com atenção e ter coragem para inovar também são essenciais”, aconselha Neto, Empreendedor Serial, Investidor e CEO.
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