O setor de Serviços representa uma importante parcela da economia nacional, e quando pensamos especificamente no segmento de Food Service, ele reúne negócios dos mais variados portes, do pequeno restaurante do bairro, até uma grande rede de franquias. E mesmo com os desafios econômicos de 2024, o setor de bares e restaurantes apresentou bons índices de desempenho. No segundo trimestre deste ano, os brasileiros gastaram R$61,4 bilhões com Food Service, registrando um aumento de 3% em comparação ao mesmo período do ano anterior e atingindo o maior nível histórico já apurado, de acordo com o estudo CREST (Consumer Eating Share Trends), do Instituto Foodservice Brasil.
Mais conectados do que nunca, os clientes também estão mais exigentes, prezando pelo bom atendimento, agilidade no serviço, eficiência na entrega, variedade de meios de pagamento e, é claro, a qualidade da comida. Nesse sentido, as empresas do setor se movimentam para evoluir suas operações e investir em inovações para atender a demanda que segue crescendo. E é aqui que a tecnologia segue sendo uma das principais aliadas, para que os restaurantes, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos do setor sigam aproveitando as oportunidades de negócios. Olhando para 2025, algumas tendências se destacam.
Conexão de ponta a ponta
O mundo da tecnologia está evoluindo, e vemos boa parte do setor de food acompanhando esse ritmo. No ano que vem, devemos ver ainda mais digitalização no segmento, dos dois lados do balcão.
Da cozinha para dentro, ferramentas de análise de dados, por exemplo, podem auxiliar os restaurantes e bares a preverem a demanda, contribuindo para a gestão do estoque e para o ajuste no volume da produção. Dispositivos de IoT e sensores podem auxiliar o monitoramento dos suprimentos em tempo real, rastrear a temperatura dos estoques e garantir que os ingredientes estejam sempre frescos, reduzindo o desperdício.
Já ferramentas tecnologias voltadas para a jornada digital dos consumidores, como fila de espera virtual, totens de autoatendimento e menu digital também ganham ainda mais destaque – afinal, praticidade na hora da fome é fundamental!
IA e personalização
Falando em digitalização, vale destacar a tão comentada Inteligência Artificial! No setor de Food Service, uma das aplicações de IA que mais se destaca é na personalização da experiência do cliente em tempo real. Por meio de algoritmos de recomendação, os restaurantes e bares conseguem sugerir pratos com base no histórico de pedidos e nas preferências dos clientes, tornando toda a experiência de compra ainda mais satisfatória.
Além disso, a IA também pode estar presente na linha de frente, com o uso de chatbots para atendimento inicial, por exemplo, o que possibilita operações mais rápidas e pode reduzir a espera dos clientes. A Inteligência Artificial também traz importantes benefícios para a retaguarda do negócio, como a automação de processos, que otimiza o trabalho das equipes, permitindo que elas se dediquem a atividades de maior valor agregado e com um atendimento mais humanizado – lembrando sempre que a IA não vai substituir o humano, afinal, o contato pessoal com os clientes ainda é o coração do varejo.
Aplicativos e gamificação
Outro ponto importante na evolução da digitalização e da experiência do cliente no food service são aplicativos próprios. Nos últimos meses, temos observado o movimento de diversos restaurantes de lançando seus próprios apps, o que deve continuar no próximo ano. Essas ferramentas ajudam as marcas a se aproximarem de seus clientes, proporcionando uma jornada de compra diferenciada.
Já existem muitos restaurantes que usam os aplicativos próprios para oferecer benefícios exclusivos, como clubes de fidelidade e cupons promocionais, além de experiências de gamificação para acumular pontos e interagir com a marca – essa é, inclusive, uma ótima estratégia de marketing e branding.
Avanço da agenda ESG
E, por fim, um tema que está em todas as rodas de conversa, inclusive do setor de food service: ESG. É crescente a atenção das empresas com relação a esta pauta, e por isso muitas já adota iniciativas que endereçam os pilares do ESG em seus negócios, como ações de redução de desperdício de alimentos, uso de embalagens biodegradáveis, utilização de ingredientes de produção local, adoção de técnicas de aproveitamento integral de alimentos, compostagem, preocupação com o bem-estar dos colaboradores, políticas de governança e compliance, etc.
Muitas empresas de food service têm adotado a tecnologia como uma grande aliada no avanço de suas ações ESG. Um exemplo é o uso do ERP especializado para uma gestão mais eficiente do negócio e dos suprimentos, auxiliando na redução do desperdício de alimentos, outro exemplo é o uso de blockchain para acompanhar toda a cadeia produtiva do alimento. Além disso, a tecnologia pode atuar também facilitando o acompanhamento e mensuração dos resultados destas ações de ESG, tornando todo este processo mais eficiente e digital para as companhias.
Um ano promissor
Em meio aos desafios e avanços, vemos que cada inovação, cada movimento em direção à sustentabilidade, e cada passo dado em direção à personalização da experiência é uma oportunidade de transformar a maneira como nos conectamos com os clientes. Este é um momento para os gestores e empreendedores olharem para 2025 com visão de futuro, aproveitando o poder da tecnologia para entregar experiências mais ricas e significativas.
*Artigo exclusivo de Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Food Service da TOTVS