O setor de food service vem experimentando um crescimento considerável nos últimos anos. Parte disso pode ser atribuído às mudanças de hábitos de consumo e a busca por conveniência e qualidade. Dentro deste contexto, as redes de franquias ganham destaque, oferecendo aos empreendedores a possibilidade de investir em modelos de negócios já consolidados, com suporte operacional e infraestrutura testada.
Entre as redes especializadas, o segmento de frutos do mar chama atenção dos que estão de olho para ingressar no mercado de food service. Afinal, qual é o brasileiro que não aprecia um bom peixe ou camarão? Além de valorizar a cozinha regional, essas franquias trazem consigo um novo conceito: pratos elaborados com ingredientes apreciados nacionalmente, de forma acessível e com padrão elevado.
É o caso da rede de fast-food Camarão & Cia, que tem como carro-chefe camarão e peixe. Com um cardápio acessível, que vai de pratos mais tradicionais a opções gourmet, o negócio segue conquistando há mais de 25 anos o paladar e o coração dos brasileiros, atraindo consumidores de perfis variados.
A Rede Food Service conversou com Sylvio Drummond de Mattos, CEO do Grupo Drumattos, para conhecer a história por trás das operações de sucesso da Camarão & Cia. Você confere esse bate-papo abaixo. Vem com a gente aqui na Rede Food Service.
O começo de tudo
A história da Camarão & Cia teve início em 1999, o carioca criado em Pernambuco, Sylvio Drummond de Mattos, viu o negócio de seu pai, que possuía uma fazenda de camarões no Piauí e importava itens como kani, bacalhau e salmão além de vender os frutos do mar para restaurantes e supermercados, sofrer um impacto negativo com a crise de desvalorização do real.

Em busca de soluções para o problema, Sylvio decidiu abrir o próprio restaurante especializado em frutos do mar, com uma unidade no Recife, onde é a sede da empresa. De lá pra cá, o negócio, pertencente ao Grupo Drumattos que também é responsável pela rede Camarada Camarão, passou por uma fase de expansão logo no início dos anos 2000 e logo atingiu a marca de seis unidades próprias, todas em praças de alimentação de shoppings.
“Decidimos aproveitar a expertise da fazenda de camarões da família para criar algo inovador: pratos com camarão a preços acessíveis, democratizando um produto até então considerado elitizado. A primeira unidade foi no Shopping Recife, e o sucesso foi imediato. Enfrentamos desafios como qualquer empreendedor, mas a paixão pelo que fazíamos e a aceitação do público nos motivaram a expandir”, recorda Sylvio Drummond de Mattos, CEO do Grupo Drumattos.

Segundo Sylvio, ao perceber o sucesso das primeiras lojas próprias, ele decidiu adotar o modelo de franquias em 2001. Na época, a ideia era alcançar novas regiões e crescer de forma sustentável, e para que isso pudesse se tornar realidade era necessário contar com parceiros franqueados alinhados à visão da empresa.
“O franchising nos permitiu levar a Camarão e Cia para os principais shoppings do Brasil, sempre com a qualidade e os valores que construímos desde o início”, declara.
Funcionamento das franquias
Atualmente, a rede Camarão & Cia conta com 43 unidades, sendo 4 próprias e 39 franquias, distribuídas por 12 estados brasileiros. Para dar conta do trabalho, 570 colaboradores diretos atuam nas operações do negócio.

“O funcionamento diário é pensado para oferecer praticidade, sabor e qualidade ao cliente, seja em pratos para consumo no local ou por delivery. Nosso faturamento é robusto, e seguimos com expectativas otimistas para 2025, com mais 5 unidades previstas. Somos a única rede de alimentação do nordeste a vencer 20 anos consecutivos o prêmio ABF de Franchising, um dos principais reconhecimentos do setor”, explica o CEO do Grupo Drumattos, Sylvio Drummond de Mattos.
Camarão como protagonista
O carro-chefe da Camarão & Cia é, claro, o camarão, que está presente em diversas opções do cardápio, que vão de pratos rápidos até combinações mais elaboradas, como moquecas e risotos.

De acordo com Sylvio Drummond de Mattos, o Strogonoff de Camarões, o Arroz Cremoso Camarão & Cia, a Parmegiana de Camarões e massas como o Linguine Al Mare figuram entre os pratos mais pedidos do negócio.
“Também oferecemos opções vegetarianas, como a Moqueca de Banana-da-Terra, além de saladas, grelhados e petiscos. Essa diversidade é um dos grandes diferenciais, porque nos permite alcançar diferentes públicos”, detalha.
A variedade de pratos é um diferencial do negócio, que conta também com um cardápio de bebidas e sobremesas, atendendo a diferentes públicos, desde os que buscam uma refeição rápida até os que optam por algo mais sofisticado.
Como ser um franqueado
Para os interessados em se tornar franqueados da Camarão & Cia, o processo é simples, mas envolve o compromisso de seguir os padrões estabelecidos pela marca.
“Ser franqueado da Camarão e Cia é fazer parte de uma rede consolidada, com um modelo de negócio testado e aprovado. Oferecemos suporte completo, desde a escolha do ponto até o treinamento e gestão”, garante Sylvio Drummond de Mattos.
Para ingressar na rede, o interessado deve preencher um formulário, passar por uma análise e estar disposto a investir entre R$ 500 mil e R$ 650 mil, considerando taxa de franquia, instalação e capital de giro. Mais detalhes podem ser conferidos no site do negócio.
Planos Futuros e dicas
Com uma história consolidada e um longo caminho a ser desbravado pela frente, a Camarão & Cia planeja uma expansão ainda maior.
“Acabamos de inaugurar nossa maior unidade no Barra Shopping, em Salvador, com 66m² e 20 lugares internos. Além disso, já temos planos de expansão para 2025, com a abertura de 5 novas unidades. Em relação ao cardápio, continuamos a inovar, mantendo o equilíbrio entre tradição e novidades para surpreender nossos clientes”, revela Sylvio Drummond de Mattos.
E se você ficou curioso para saber como construir uma história de sucesso no food service nacional, Sylvio Drummond de Mattos tem uma dica: ter paixão pelo que faz.
“Esse mercado exige dedicação e resiliência. Além disso, escolha uma marca sólida, com suporte estruturado e histórico de sucesso. Planeje bem, estude o mercado e mantenha o foco no cliente. Qualidade no produto e atendimento excepcional são pilares para fidelizar consumidores e crescer de forma sustentável. Por fim, esteja sempre atento às mudanças e inovações do setor. Adaptar-se rapidamente é um diferencial no food service”, conclui.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário
