Descubra como o chef Adriano Soares uniu a gastronomia, redes sociais e indústria em sua carreira

Do Direito à Gastronomia, o chef trilha uma trajetória de sucesso dentro e fora das redes sociais

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O chef Adriano Soares uniu a gastronomia, redes sociais e indústria em sua carreira - Foto: @chefadrianosoares

 

Atualmente, o papel de um chef gastronômico vai além de dominar as técnicas culinárias. Seja para aprimorar a qualidade de seus pratos ou para atender às novas demandas do mercado, o profissional precisa se manter constantemente atualizado com as tendências do food service. Nesse quesito, o chef e creator Adriano Soares é especialista

 

A trajetória do chef, inclusive, ilustra com maestria como a paixão pela culinária pode transformar uma carreira. Seu talento e versatilidade em explorar diferentes áreas na gastronomia, como um perfil de receitas nas redes sociais, conferem ao Adriano um destaque no setor nacional. Ficou curioso para saber mais sobre ele? Vem que a Rede Food Service te conta tudo!

 

Quem é o chef Adriano Soares

 

Natural de Brasília, Adriano Soares, de 30 anos, encontrou na gastronomia sua maior paixão. Mas seu estilo de vida vai muito além das panelas. Adepto a uma rotina equilibrada, ele valoriza a prática de atividades físicas e a meditação como uma forma de manter o bem-estar físico e mental para encarar os desafios cotidianos. Ele conta ainda o que costuma fazer nos momentos de lazer.

 

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@chefadrianosoares

 

“Nas horas livres, adoro relaxar assistindo filmes e séries de TV, ouvir música e podcasts”, revela.

 

Formação acadêmica

 

Desde a infância, o chef Adriano Soares sempre cultivou um carinho especial pela gastronomia. A atmosfera da cozinha e o prazer em saborear uma boa refeição despertaram nele uma paixão profunda, mas, que por muito tempo, ele via apenas como um hobby.

 

“Desde pequeno, eu sempre tive uma paixão pela gastronomia. Adorava o ambiente de cozinha e valorizava uma ótima refeição, mas por muito tempo, enxergava isso apenas como um hobby, nunca como uma carreira. Parecia algo distante, especialmente considerando que, há 15 anos, o cenário gastronômico em Brasília ainda era tímido, e a cidade sempre foi marcada pela cultura dos concursos públicos. Por isso, minha primeira formação acabou sendo em Direito”, explica.

 

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Ao final do curso, quando chegou o momento de discutir os planos futuros com a família, a carreira jurídica de Adriano tomou um rumo inesperado. Ao invés de o incentivarem a prestar o exame da Ordem dos Advogados (OAB), sua família o encorajou a seguir sua verdadeira paixão: a gastronomia.

 

“Quando chegou o momento de discutir com minha família sobre prestar a OAB e fazer um cursinho preparatório, eles me surpreenderam ao me incentivarem a seguir meu verdadeiro sonho. Foi aí que, em vez do cursinho, me inscrevi no curso técnico de cozinheiro profissionalizante pelo SENAC/DF”, recorda.

 

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@chefadrianosoares

 

Embora já tivesse realizado alguns cursos livres na área, foi o programa de trainee do Grupo Maní, que transformou a carreira de Adriano, como detalha o chef. “O verdadeiro ponto de virada na minha vida profissional foi o programa de trainee do Grupo Maní, especificamente o Lab.Maní. Fiquei sabendo dessa oportunidade graças a uma professora que, na época, me encorajou a me inscrever, e essa decisão mudou tudo”.

 

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Experiências profissionais

 

Tendo ingressado no cenário gastronômico em Brasília no ano de 2017, Adriano Soares participou de estágios e eventos como freelancer. Seu primeiro grande marco profissional veio em 2019, quando concluiu o programa de trainee no Lab.Maní. É que, foi por meio dessa experiência que o chef teve a oportunidade de integrar a equipe da Padoca do Maní, na época em que a segunda unidade da marca estava sendo aberta no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

 

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“Durante a reabertura das operações, em uma das baixas da pandemia, tive a chance de assumir o cargo de chef de cozinha da Padoca Iguatemi. Fiquei à frente da cozinha por dois anos, e essa foi, sem dúvida, a experiência mais desafiadora da minha carreira. Trabalhar em um restaurante de shopping é uma tarefa exigente, e coordenar uma equipe em três turnos, mantendo a produção e atendendo ao intenso fluxo de clientes, me proporcionou um aprendizado imenso”, ressalta.

 

Adriano também conta com passagens pelo restaurante Chez Claude, no Itaim Bibi, e pela rotisserie La Cura, na Vila Madalena, além de compartilhar seus anos de conhecimento gastronômico na função de Chef Comercial.

 

“Apesar de não ter uma experiência formal em docência, atualmente, como chef comercial, ensino constantemente equipes de vendas e clientes a otimizar o uso dos ingredientes disponíveis na indústria. É uma forma diferente, mas igualmente valiosa, de compartilhar conhecimento e experiência”, diz.

 

Chef Comercial na GL Foods

 

Após passagens por restaurantes renomados, Adriano Soares decidiu que era hora de explorar novas oportunidades e o setor de indústrias foi o escolhido para aplicar o seu conhecimento como chef. “Conversando com colegas de profissão, uma amiga que trabalha como chef comercial em uma indústria de equipamentos de cozinha compartilhou comigo sua rotina. Ela me contou sobre o ritmo agitado de viagens, o trabalho de consultoria para ajudar clientes a encontrar as melhores soluções, e os treinamentos de vendas. Fiquei fascinado”, conta.

 

De acordo com o chef, na época, ele estava em busca de empresas que valorizassem o papel do chef comercial. E foi durante essa busca que ele chegou até a GL Foods, unidade brasileira da empresa Griffith FOODS que é especializada em condimentos como temperos, molhos e sistemas de empanamentos.

 

“Nós atuamos como a ponte entre a indústria e as cozinhas profissionais, trazendo um diferencial valioso. Conseguimos falar a mesma língua que os chefs, o que gera confiança e agrega imenso valor às parcerias. Foi assim que encontrei a GL Foods, uma empresa que reconhece bem a importância desse papel. O mercado de chefs comerciais está em plena expansão, e cada vez mais indústrias estão se voltando para esses profissionais, entendendo o impacto positivo que podemos gerar no setor”, aponta.

 

Presença nas redes sociais

 

Em 2021, por meio da produção de conteúdo gastronômico nas redes sociais, Adriano Soares identificou um novo nicho de atuação. Impulsionado pelo desejo de compartilhar suas criações culinárias, o chef enxergou nas plataformas digitais uma oportunidade de se aproximar do público, ao mesmo passo em que se expressava de forma mais criativa e acessível.

 

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@chefadrianosoares

 

“Essa experiência se mostrou uma excelente maneira de me conectar com marcas que admiro dentro do universo gastronômico, além de permitir uma nova forma de expressão e interação com as pessoas que me seguem. Inclusive se você quer conferir dicas e receitas super legais, me segue no Instagram @chefadrianosoares”, declarou.

 

No perfil, você vai encontrar receitas do bolo de chocolate da avó do chef Adriano até receitas para montar a marmita da semana.

 

Visão de mercado

 

Acerca do mercado de food service, Adriano Soares tem uma visão entusiasmada. “Acredito que existem marcas, como a Custom Culinary, que têm como objetivo oferecer produtos de altíssima qualidade e inovação, além de proporcionar soluções eficientes para os operadores do food service”,

 

Dica do chef

 

Para os que se sentiram inspirados pela história do chef Adriano Soares e sonham em adentrar o universo do food service, ele tem uma dica: vivenciar a prática. “Peça um estágio de uma semana ou um mês em algum restaurante que você admira para entender de fato a dinâmica de uma cozinha profissional. É um ambiente quente, muitas vezes apertado, e você passa horas em pé. A profissão é muito glamourizada, e sim, há momentos lindos, como receber um elogio de um cliente que diz que aquele sabor melhorou seu dia, ou quando um prato parece uma obra de arte. Mas a verdade é que 90% do tempo é pura correria e desafios constantes. No entanto, no fim das contas, vale muito a pena”, afirma.

 

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Maria Luna
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