Da Nutrição à Consultoria Gastronômica, Chef Roberta Garcia deixa sua marca no Food Service

Com 27 anos de experiência, a chef acompanhou mudanças significativas no setor de alimentação fora do lar

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A Chef Roberta Garcia, Chef Consultora Gastronômica na Kraft Heinz - Foto: Divulgação

 

O mercado de Food Service vive em constante transformação, seja impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, inovações tecnológicas ou adaptações a práticas sustentáveis. Para dar conta dessas demandas, as empresas e profissionais precisam estar preparados para lidar com os novos desafios.

 

Entre os nomes que se destacam nesse cenário está o da chef Roberta Garcia, cuja trajetória profissional espelha o equilíbrio entre técnica, inovação e a paixão por alimentos que vão muito além do prato. Há mais de 20 anos atuando no setor de alimentação fora do lar, Roberta construiu uma carreira diversificada, que vai desde o desenvolvimento de produtos em grandes companhias até a docência em importantes instituições de ensino.

 

Com uma paixão incontestável pela gastronomia e pela nutrição, Roberta explorou diferentes vertentes do setor, sempre guiada pelo desejo de entregar qualidade e eficiência em cada projeto realizado. Na sua bagagem, experiências no Brasil e no exterior agregaram valor à sua visão de mercado, tornando-a uma referência em sua área de atuação.

 

Por isso, a Rede Food Service conversou com a chef Roberta Garcia para descobrir mais sobre essa profissional que vem deixando a sua marca no Food Service nacional. Vem com a gente!

 

Quem é a chef Roberta Garcia?

 

Natural de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, Roberta Garcia tem 44 anos e atua no setor de food service há 27 anos. Atualmente morando na capital paulista, a chef destaca algumas de suas paixões. “Gosto de fazer atividade física (natação, musculação, canoa havaiana, aulas de circo), além de tocar em um bloco de carnaval. Amo conhecer novas comidas e restaurantes, cozinhar para amigos e familiares, viajar e bordar”, detalha.

 

Formação e especializações

 

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Roberta Garcia construiu uma trajetória sólida e diversificada no food service. Com uma pós-graduação em Docência para o Ensino Superior, além de cursos na Wilton School, focados em confeitaria, e no Culinary Institute of America, na área de chocolates, ela sempre buscou se especializar ao longo de seus mais de 20 anos de carreira.

 

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A Chef Roberta Garcia – Divulgação

 

“Eu sempre gostei muito de estudar e as escolhas das especializações e cursos foram sempre para aprimorar minha atuação profissional. Escolhi a pós-graduação em Docência pois em minha carreira sempre atuei dando treinamentos, e me ajudou muito em técnicas para melhores resultados”, disse.

 

A principal atuação de Roberta é na área de Gastronomia, como Chef Corporativa em empresas multinacionais e nacionais. No seu extenso currículo constam empresas como Cargill, Ingredion, Nestlé, Kraft Heinz, Grupo Mantiqueira, Amor aos Pedaços, além de diversas consultorias.

 

“Sempre gostei da área de alimentos, e me apaixonei pela minha formação de Técnica em Nutrição na minha adolescência”, relembra.

 

Experiências profissionais

 

Desde o início da sua formação no curso técnico em Nutrição, Roberta Garcia atuou em diversos segmentos do mercado, como alimentação coletiva, hospitalar, merenda escolar, franchising e desenvolvimento de produtos. Sua expertise como chef corporativa foi reconhecida em grandes lançamentos, como o McFlurry de Ovomaltine no McDonald’s e sobremesas na rede Pizza Hut.

 

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A Chef Roberta Garcia – Divulgação

 

Mas a sua carreira como chef teve início mesmo em 2001, época onde desenvolveu produtos para a rede de confeitaria “Amor aos Pedaços”. Em seguida, atuou como chef consultora e foi responsável pelo Culinary Center no Latam Innovation Center, da Cargill. Posteriormente, entre 2013 e 2017, Roberta assumiu a posição de chef corporativa na Ingredion, onde implementou a área de Culinologia da América do Sul e atendeu clientes de toda a região.

 

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A Chef Roberta Garcia – Divulgação

 

Para além das grandes empresas, Roberta também empreendeu, sendo proprietária e chef executiva da confeitaria Amor Glacê. Com experiências nos Estados Unidos, Colômbia e Argentina, a chef adquiriu uma visão ampla sobre culturas alimentares e tecnologia em cozinha, o que, segundo ela, lhe proporcionou uma conexão com os profissionais de diferentes nacionalidades.

 

“Eu trabalhei como Docente no Senac São Paulo, lecionando em cursos técnicos de Gastronomia e Nutrição. Também lecionei por um período em uma Universidade no interior de São Paulo. Eu amo lecionar, pois é uma oportunidade de contribuir na formação de novos profissionais, além de poder aprender com as trocas com os alunos! Acredito que sempre podemos aprender mais e mais, e lecionar é a melhor forma de ensinar e aprender”, afirmou.

 

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Chef Consultora Gastronômica na Kraft Heinz

 

Desde julho de 2023, Roberta Garcia ocupa o cargo de Chef Consultora Gastronômica na Kraft Heinz, empresa referência mundial no setor de alimentos, onde desempenha um papel essencial na capacitação de profissionais da área comercial. “Meu trabalho na empresa é bastante focado na capacitação das equipes de vendas dos distribuidores, para que eles possam conhecer todos os nossos produtos e ter toda argumentação necessária para apresentar o portfólio para os operados. Além de contribuir para avaliações de performance dos nossos produtos e concorrentes”, explicou.

 

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A Chef Roberta Garcia – Divulgação

 

Roberta destaca ainda o seu papel na parceria entre a Heinz e a Bidfood Brasil, empresa responsável pela distribuição de alimentos para o setor de alimentação fora do lar. “A Bidfood é um dos principais distribuidores do Brasil e atende o maior mercado de Food Service do país, que é o Estado de São Paulo. É de grande importância o nosso atendimento e relacionamentos, para que nossos produtos cheguem a todos os clientes que querem os melhores produtos, com muita qualidade e reconhecimento de marca”, falou.

 

Visão de mercado

 

Com uma visão ampla e afiada sobre o mercado de Food Service brasileiro, Roberta Garcia acredita que a qualidade e a experiência são elementos fundamentais para fidelizar os consumidores. De acordo com ela, os clientes estão cada vez mais atentos a experiências gastronômicas, não apenas ao preço, e a valorização de mão de obra é essencial para o crescimento sustentável do setor.

 

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A Chef Roberta Garcia – Divulgação

 

“Quando o restaurante oferece o melhor produto, o cliente reconhece e fideliza com a marca! O segmento premium de Food Service é um dos que mais crescem, e as empresas que fornecem as melhores soluções lideram nas vendas e relacionamento com os consumidores”, aponta.

 

Roberta defende também a importância de produtos de alta qualidade e tecnologias que melhorem o rendimento nas cozinhas, além de um ambiente de trabalho mais seguro e agradável.

 

Dicas para futuros chefs

 

Para quem deseja ingressar na carreira de chef gastronômico, Roberta Garcia ressalta a necessidade de uma boa profissionalização e do conhecimento profundo dos ingredientes.

 

“Muitos Chefs Corporativos iniciam suas carreiras como técnicos ou chefs consultores em distribuidores. Esse início é muito enriquecedor, onde poderá conhecer diversas operações e realidades de cozinha. É importante a profissionalização e conhecimento de ingredientes, para poder ajudar na atuação que foca em trazer novidades e viabilizar inovações combinando os atributos: produtividade na estrutura do cliente + custo + experiência gastronômica, como sabor, textura, cor, embalagem, serviço, etc”, explica a chef.

 

Confira no Canal da Rede Food Service no Youtube: A HEINZ NO FOOD SERVICE | Chef Roberta no Saindo do Forno

 

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