Você sabia que 2024 foi o ano da literal explosão de abertura de padarias no Brasil?
Só até a primeira quinzena de junho do ano passado, aproximadamente 130 novas padarias foram abertas diariamente no nosso país, o que corresponde à inauguração de mais de 21,3 mil estabelecimentos desse segmento food service nesse período, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) compilados a partir da Receita Federal.
Ou seja, apostar no setor de panificação continua sendo um excelente investimento neste ano de 2025, sendo válido lembrar que a atual expansão do mercado brasileiro de panificação é fruto de algumas importantes mudanças, como o fato dos empresários desse ramo estarem apostando cada vez mais na diversificação dos produtos ofertados em suas padarias. Até porque, hoje em dia, administrar uma padaria vai muito além de produzir e vender o famoso pão francês.
No atual food service, as padarias também vêm sendo muito procuradas pelos clientes como um local onde encontram uma verdadeira experiência de café da manhã, lanche e até almoço e janta, além de poderem, no mesmo local, comprarem uma expressiva variedade de salgados, doces e até mesmo itens que antes só eram possíveis de serem encontrados em supermercados ou em mercearias.
Por isso, se você já trabalha ou planeja trabalhar com panificação neste ano de 2025, é preciso estar muito atento (a) às tendências desse nicho. Mas, não se preocupe, pois nós da Rede Food Service listamos a seguir quais são para você, assim como te informamos sobre:
- O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025?
- PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
- PRODUTO OU INGREDIENTE ESSENCIAL EM 2025 QUANDO O ASSUNTO É PANIFICAÇÃO NO FOOD SERVICE BRASILEIRO
- ONDE INVESTIR E O QUE EVITAR NO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
- DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO AO TRABALHAR COM PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
E tudo isso por meio de entrevistas exclusivas com renomados especialistas no ramo de panificação. Então, confira na sequência!
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O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025?
Na visão de Milton Machado, Diretor Comercial & Trade da Prática Equipamentos, empresa que possui uma trajetória de sucesso de mais de 30 anos por meio do desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos para o mercado de alimentação, “o mercado de pães deverá crescer de forma moderada neste ano de 2025, impulsionado pela busca por produtos saudáveis, praticidade e inovação. A valorização de itens artesanais e a crescente demanda por pães funcionais, integrais e com menor teor de sódio e açúcar serão tendências marcantes. Além disso, a expansão do consumo de pães congelados e semiprontos, aliada ao aumento do poder aquisitivo em algumas regiões, traz novas oportunidades. Assim como, a adoção de tecnologias que promovam eficiência e redução de desperdícios será essencial para atender a um mercado mais consciente e competitivo”, sinaliza.

Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, empresa alemã líder no segmento de valor agregado em panificação, maltes para cerveja, comercio agrícola e aromatizantes e saborizantes para sorvetes, Chef Consultor da SEARA com a marca Gradina no Brasil e curador da Editoria Mão da Massa aqui da Rede Food Service, espera “crescimento da fermentação natural devido aos seus benefícios de saúde e sabor, assim como forte ênfase em saúde e bem-estar, com pães integrais e naturais; maior uso de inovações tecnológicas para personalização e conveniência; e experiências culturais enriquecidas em padarias artesanais, refletindo o desejo dos consumidores por produtos mais saudáveis, sustentáveis e personalizados”, lista.
Neiriane Borges de Oliveira Nucci, Coordenadora da Academia Bunge São Paulo, a mais tradicional escola de panificação do Brasil, divide que “diversas pesquisas e o próprio comportamento dos consumidores mostram que eles têm buscado uma alimentação mais saudável e nutritiva e os pães não são exceção nesse processo. Por isso, a produção de pães com ingredientes naturais e de alta qualidade, com destaque para a fermentação natural, são tendências que devem crescer ainda mais agora em 2025. Hoje em dia, os clientes buscam ainda experiências gastronômicas quando saem de casa para se alimentar. Então, a qualidade e a criatividade também devem ser indispensáveis aos negócios”, afirma.

Vitor Campos, Diretor de Marketing da Puratos, multinacional belga que desenvolve soluções tecnológicas para a produção de panificação, confeitaria e chocolate, informa que, “de acordo com o estudo Taste Tomorrow, pesquisa global da Puratos, o mercado de pães no Brasil, neste ano de 2025, será guiado por tendências que integram saúde, inovação, conveniência e sustentabilidade. A busca por saúde e bem-estar segue como prioridade, com 74% dos brasileiros escolhendo alimentos baseados em seus benefícios à saúde. Produtos com fermentação natural, grãos integrais e sementes lideram essa preferência, sendo considerados saudáveis e saborosos por mais de 70% dos entrevistados. Esses ingredientes combinam autenticidade e benefícios funcionais, tornando-se essenciais no portfólio de quem quer se destacar no setor”, sinaliza.
Christophe Chabro, BEP de Cozinha com longa experiência como Chef Executive em hotelaria, incluindo as padarias próprias dos hotéis em que já trabalhou, realça que “o mercado de panificação brasileiro está vivendo um momento interessante. Estamos vendo uma verdadeira revolução no setor, onde as padarias estão se reinventando para oferecer experiências únicas aos clientes. Com a chegada de novas tecnologias e uma busca cada vez maior por qualidade, o mercado continuará em crescimento, trazendo inovações nos produtos já conhecidos pelo público brasileiro”, analisa.

Ive Rebelo Chaves, Professor da Graduação em Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo (Senac SP) nas disciplinas de Panificação e Confeitaria nas modalidades presencial e EAD, acrescenta que “neste ano de 2025, podemos esperar um crescimento contínuo no mercado de pães no Brasil, impulsionado principalmente pela demanda por produtos saudáveis e artesanais. Isso se deve à crescente conscientização dos consumidores sobre saúde e bem-estar, que está se refletindo diretamente em suas escolhas alimentares. A tendência de consumo de pães integrais, sem glúten e funcionais deve se manter forte. Além disso, a sustentabilidade e a transparência nas práticas de produção serão fundamentais para o sucesso das panificadoras, pois os consumidores estão cada vez mais interessados não apenas no produto, mas também em como ele é produzido”, pontua.
Já Edu Godoy Martins Pio, Diretor Comercial e de Marketing da Lesaffre Brasil, empresa de referência global em panificação e fermentação, destaca que “temos neste ano um ambiente de tecnologias novas entrando, para além da Inteligência Artificial, e que já vêm impactando o nosso dia-a-dia. Por isso, vai ser importante o panificador se apropriar e tomar proveito disso nos próximos anos, uma vez que estamos num Brasil com algumas incertezas econômicas e o câmbio impacta todo o setor de alimentos, pois boa parte da farinha panificável é vinda de trigo importado, afetando os custos. Nesse cenário, o empresário industrial que faz pão deve buscar soluções criativas”, alerta.
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
Agora que já sabe o que esperar para o mercado de panificação neste ano de 2025, o que acha de conhecer, em detalhes, quais são as principais tendências nesse ramo nos próximos meses?
Pela experiência de Milton Machado, Diretor Comercial & Trade da Prática Equipamentos, o que irá ditar o setor de panificação neste ano são as tendências “de saúde e bem-estar, com o aumento na procura por pães integrais, sem glúten, sem lactose e enriquecidos com grãos, fibras e proteínas vegetais. É o momento da sustentabilidade, com a utilização de ingredientes locais, processos com menor impacto ambiental e embalagens recicláveis ou biodegradáveis; e da tecnologia na produção e finalização com a automação e processos inteligentes, como a fermentação controlada para garantir eficiência e qualidade consistente. Assim como, destaco os fornos rápidos que combinam micro-ondas e ar quente, permitindo a finalização ágil com crocância e maciez ideais; pães congelados e prontos para assar devido ao maior consumo devido à praticidade, especialmente em grandes centros urbanos; o resgate do artesanal com produtos com aparência e sabor caseiros, como os de fermentação natural, que continuarão em alta; e a personalização, incluindo opções customizáveis que atendam a diferentes paladares e dietas específicas”, lista.

Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, elege “saúde e bem-estar a partir de pães integrais e funcionais, com o uso de grãos integrais e ingredientes funcionais, como grãos e sementes. Outra tendência é a redução de açúcares e uso de conservantes naturais, bem como a fermentação natural. Atualmente, a grande tendência no Brasil são os pães de fermentação natural, que são valorizados por seu sabor aprimorado e digestibilidade. E, hoje no Brasil, existe grandes empresas internacionais que possuem essa tecnologia, oferecendo ao mercado um excelente padrão de qualidade da fermentação natural ‘massa Madre’. Assim, as padarias tradicionais e artesanais vêm aprimorando esse método, atraindo consumidores que buscam autenticidade. Também aponto como tendência as inovações tecnológicas, automatização, uma vez que as máquinas permitirão maior eficiência e consistência na produção, como exemplo fornos com mais tecnologias, câmaras de controle de temperatura automática e o uso do ultracongelamento, buscando padronização constante; a personalização e experiência do consumidor por meio da expansão de ofertas adaptadas a dietas low-carb, sem glúten e veganas, refletindo demandas modernas; e a conscientização digital frente ao crescimento do delivery nas padarias, o que permite uma maior interação com consumidores e a expansão de mercado. Neste ano, as marcas focarão em educar consumidores via plataformas online sobre os benefícios de seus produtos”, orienta.
Nucci, Coordenadora da Academia Bunge São Paulo, endossa que “os pães de fermentação natural seguirão em alta, com a utilização cada vez maior de grãos, sementes, ervas frescas e mix de farinha integral, sempre com ingredientes naturais. Acredito ainda que a produção desses alimentos a partir de receitas locais e regionais serão um diferencial importante para atrair e conquistar os clientes”, destaca.

Campos, Diretor de Marketing da Puratos, sinaliza que “a origem vegetal será uma força crescente neste ano. Hoje, cerca de 70% dos brasileiros já consomem alimentos plant-based pelo menos uma vez por mês e 73% demonstram interesse em opções de panificação e confeitaria de origem vegetal. Essa tendência é impulsionada pelo flexitarianismo, uma mudança comportamental que privilegia a redução do consumo de proteínas animais sem abdicar completamente delas. Assim, profissionais de panificação podem explorar essa oportunidade tanto lançando novos produtos, quanto comunicando melhor os atributos vegetais dos produtos já existentes. Outra transformação importante está na conveniência e multicanalidade. Em 2024, 51% dos brasileiros já compravam itens de mercearia on-line pelo menos uma vez por mês e esse número deve crescer ainda mais agora em 2025. Além disso, o consumidor visita, em média, 2,4 pontos de venda por semana para a compra de pães, evidenciando o interesse em diversidade e praticidade. Portanto, os profissionais devem diversificar os seus canais de venda, explorando e-commerce, delivery e pontos de venda locais, garantindo que os seus produtos estejam disponíveis onde o consumidor está. E a sustentabilidade é outra tendência que não pode ser ignorada. Consumidores valorizam práticas éticas e produtos que reflitam transparência na origem dos ingredientes e processos produtivos. Assim, empresas que investirem em soluções que promovam consumo consciente e reduzam o impacto ambiental terão maior apelo em um mercado competitivo”, garante.
Chabro, BEP de Cozinha com longa experiência como Chef Executive em hotelaria, aponta que “as padarias gourmet continuarão ganhando espaço, oferecendo produtos exclusivos e ambientes acolhedores neste ano. E os pães de fermentação longa e os rústicos estão conquistando tanto os profissionais, quanto os consumidores, que estão redescobrindo sabores mais complexos e texturas diferenciadas. Além disso, existe uma demanda crescente por produtos sem glúten e lactose, reflexo de um público cada vez mais consciente sobre suas necessidades alimentares”, realça.

Chaves, Professor da Graduação em Gastronomia do Senac SP, considera que “as principais tendências que irão ditar o mercado de pães no Brasil agora em 2025 são os pães funcionais, diversidade de grãos e ingredientes e produção local e artesanal. Pães funcionais, pois há uma demanda crescente por pães que ofereçam benefícios nutricionais específicos, como pães integrais, sem glúten, com alto teor de fibras e proteínas, e aqueles enriquecidos. Diversidade de grãos e ingredientes porque vemos uma maior variedade de grãos e ingredientes sendo utilizados na panificação. Grãos antigos como espelta, centeio e quinoa ganharão mais espaço, oferecendo sabores e texturas novos aos consumidores em busca de experiências gastronômicas diferenciadas. E produção local e artesanal devido à valorização do ‘feito à mão’ e do ‘compre local’, que continua em alta. Hoje em dia, os consumidores estão, cada vez mais, dispostos a pagar um pouco mais por pães frescos, artesanais e produzidos localmente, apoiando negócios locais”, explica.
Enquanto Pio, Diretor Comercial e de Marketing da Lesaffre Brasil, avalia que “a valorização da saúde é com certeza uma das principais tendências. Atualmente, o consumidor está prestando mais atenção ao que se consome e busca produtos mais verdadeiros, sustentáveis, pães, biscoitos e confeitaria feitos com massa madre viva, mais saborosos e customizados para as ocasiões do dia a dia, em diversos formatos, sabores, tamanhos e porções atrativos. Também ter menos aditivos nos pães (conservantes, aromatizantes, estabilizantes) e tê-los menos custosos são outras tendências. E não se trata de não só reduzir custos de matéria-prima, mas de processos e planejamento produtivo. Até porque um produto bem feito e saboroso resgata até memórias afetivas”, argumenta.
PRODUTO OU INGREDIENTE ESSENCIAL EM 2025 QUANDO O ASSUNTO É PANIFICAÇÃO NO FOOD SERVICE BRASILEIRO
Quando questionados (as) sobre qual é o produto ou ingrediente essencial neste ano quando o assunto é panificação no food service brasileiro, os especialistas entrevistados dividem opiniões, o que traduz ainda mais a diversidade desse ramo hoje em dia e vale o aprendizado completo.
Nesse sentido, Milton Machado, Diretor Comercial & Trade da Prática Equipamentos, elenca os “grãos e as sementes funcionais, como chia, linhaça, quinoa e sementes de girassol como os destaques neste ano por seu alto valor nutricional e alinhamento com a demanda por alimentos saudáveis. Farinhas alternativas, como as de aveia, amêndoas e grão-de-bico, também ganharão espaço. Assim como, os produtos de fermentação natural continuarão a ser valorizados por seu sabor diferenciado e maior digestibilidade”, relata.
Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, aponta “a fermentação natural como o grande diferencial deste ano de 2025. Afinal, esse método tradicional atrai consumidores por seus benefícios de saúde e sabor autêntico, destacando-se como uma tendência central no mercado em busca de produtos mais naturais e saudáveis”, relata.
Nucci, Coordenadora da Academia Bunge São Paulo, partilha que a “Bunge acredita no potencial de crescimento que os ingredientes naturais e os pães de fermentação natural têm dentro da panificação. Por isso, desde 2023, o portfólio de Bunge Profissional conta com a Farinha Suprema Fermentação Natural – ideal para a confecção de pães rústicos, como baguetes e italianos, e oferece versatilidade na aplicação e uma performance excepcional na produção. Fomos pioneiros em oferecer esse produto ao nosso setor e confiamos em sua capacidade de agregar atributos como qualidade, sabor, diferenciação e praticidade”, divulga.
Campos, Diretor de Marketing da Puratos, avalia que “o grande protagonista neste ano de 2025 será, sem dúvida, a fermentação natural ou massa-madre. Esse ingrediente combina perfeitamente as principais demandas do consumidor: saúde, sabor e autenticidade. Além disso, os grãos integrais e as novas inovações, como os grãos macios, que combinam fermentação natural e textura diferenciada, ganharão força no mercado”, prevê.
Chabro, BEP de Cozinha com longa experiência como Chef Executive em hotelaria, compreende que “os produtos orgânicos serão os verdadeiros protagonistas da panificação agora em 2025. Afinal, os consumidores estão cada vez mais interessados em pães feitos com ingredientes naturais, livres de substâncias químicas, conservantes e agrotóxicos. É uma mudança que reflete uma busca maior por saúde e qualidade”, esclarece.
Chaves, Professor da Graduação em Gastronomia do Senac SP, divide que “eu acredito que os produtos e ingredientes-chave no setor de panificação no Brasil neste ano serão os cereais integrais, pães funcionais e os ingredientes naturais e orgânicos. Cereais integrais e pães funcionais porque esses continuarão sendo os carros-chefes do mercado, refletindo a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar. E ingredientes naturais e orgânicos, uma vez que haverá uma valorização ainda maior de ingredientes como farinhas orgânicas, fermentos naturais (como o levain), sementes, nozes e frutas frescas e secas. Esses ingredientes não só agregam valor nutricional, mas também oferecem sabores mais complexos e texturas interessantes aos pães”, considera.
Pio, Diretor Comercial e de Marketing da Lesaffre Brasil, também elege a “a massa madre viva e produtos com fermentação natural. Com ela, você consegue reduzir o uso de conservantes e estabilizantes, melhorar o sabor e a digestibilidade dos pães. Além disso, com a massa madre viva, é possível otimizar processos sem a necessidade de aumentar o tempo de fermentação, trabalhando de uma forma mais estratégica”, orienta.
ONDE INVESTIR E O QUE EVITAR NO MERCADO DE PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
Ficou um pouco confuso (a) com tantas tendências e produtos ou ingredientes essenciais para o ramo de panificação neste ano de 2025 apresentados pelos especialistas entrevistados? Logo, fique calmo (a), pois também pedimos a eles para revelar no que você deve investir e o que evitar no mercado de pães e derivados nos próximos meses, combinado?
Portanto, na opinião de Milton Machado, Diretor Comercial & Trade da Prática Equipamentos, o maior investimento deve ser “em automação e tecnologia com equipamentos que aumentem a produtividade e eficiência, como fornos avançados e túneis de congelamento; produtos saudáveis e funcionais que atendam à crescente demanda por alimentos com benefícios nutricionais; sustentabilidade ao desenvolver processos e produtos que reduzam o impacto ambiental; dinamismo e espetáculo na frente de loja ao apostar em conceitos de finalização sob demanda, utilizando pães pré-assados congelados ou resfriados. Assim como, a introdução de fornos vitrine nas áreas visíveis ao cliente cria uma experiência atraente e interativa, destacando a produção em tempo real e agregando valor à percepção do consumidor. Além disso, invista também em diversificação de portfólio ao incluir formatos e tamanhos personalizados para atender públicos variados. Porém, evite produtos de baixa qualidade, já que competir apenas pelo preço é arriscado em um mercado que exige inovação e valor agregado. E evite também itens tradicionais e genéricos em excesso, pois a falta de diferenciação pode comprometer a relevância, já que os consumidores buscam novidades e produtos mais saudáveis”, justifica.
Luíz Farias, Embaixador da IREKS no Brasil, acredita que vale a pena “investir em equipamentos e processos adequados, assim como é fundamental a capacitação da equipe profissional e apostar em ingredientes saudáveis, como grãos integrais e fermentação natural. Assim como, oferecer workshops e degustações aos clientes, promovendo festivais de pães especiais, também é indicado. Entretanto, no negócio de panificação, é essencial evitar práticas que possam prejudicar a reputação, a eficiência e a lucratividade do negócio. Por isso, evite o foco em preços baixos e priorize valor e qualidade, não ignore as tendências e inovação e evite desperdícios de produtos acabados, ou seja, de produzir conforme a demanda de vendas. Nesse ramo, resistir a tecnologia, negligenciar sistema de gestão, descuidar da qualidade e usar matérias-primas de custo inferiores pode comprometer a qualidade do produto e gerar falta de padronização dos produtos, o que desmotiva a fidelização dos consumidores”, chama a atenção.
Nucci, Coordenadora da Academia Bunge São Paulo, ressalta dois pontos para investir no negócio da panificação agora em 2025. “O primeiro são as experiências gastronômicas diferenciadas. Vale oferecer degustações e workshops ‘mão na massa’ para o cliente, momentos no qual ele poderá se conectar ainda mais com o seu negócio. O segundo ponto importante é focar em sustentabilidade e responsabilidade ambiental, pensando em reciclagem de embalagens, evitando desperdícios e reduzindo a geração de resíduos. Ainda em linha com a vontade dos clientes de buscar uma alimentação mais saudável, os estabelecimentos devem oferecer opções com maior valor nutricional em seus cardápios, em complemento aos itens com alto teor de gordura e açúcares, por exemplo”, exemplifica.
Campos, Diretor de Marketing da Puratos, afirma que “o investimento mais estratégico é em produtos que combinem saúde, sabor e sustentabilidade e isso inclui pães integrais, produtos com fermentação natural e opções plant-based (origem vegetal), que atendem ao crescente público flexitariano. Além disso, o mercado demandará soluções práticas e inovadoras, como os grãos macios, que oferecem uma experiência única em textura e sabor. E investir na digitalização do negócio também será fundamental, com foco em canais on-line e delivery, garantindo conveniência e alcance. Por outro lado, não apostar em diferenciação pode ser um erro grave. Produtos genéricos ou de baixa qualidade, focados apenas no preço terão cada vez menos espaço, pois o consumidor valoriza autenticidade e frescor. Além disso, estratégias que não considerem as tendências de sustentabilidade e consumo consciente podem afastar um público que espera mais transparência e ética das marcas. A dica é alinhar a inovação às demandas do consumidor e às grandes tendências globais, garantindo competitividade e relevância no mercado”, indica.
Para Chabro, BEP de Cozinha com longa experiência como Chef Executive em hotelaria, “o grande destaque neste ano serão as boulangeries estilo boutique, que são verdadeiros templos do pão artesanal. Por isso, vale investir em produções especiais, com fermentação natural e ingredientes premium, criando um espaço único que atraia um público que valoriza qualidade e exclusividade. Por outro lado, é crucial evitar equipes mal preparadas ou sem treinamento adequado tanto na produção, quanto no atendimento. Uma equipe despreparada pode comprometer todo o negócio, independentemente da qualidade dos seus produtos”, pontua.
Chaves, Professor da Graduação em Gastronomia do Senac SP, compartilha ainda que “para que os profissionais de panificação alcancem sucesso no setor em 2025, eu recomendo investir em inovação e desenvolvimento de produtos para atender às demandas dos consumidores por opções saudáveis e artesanais, assim como adotar práticas sustentáveis na produção e embalagem, reduzindo o impacto ambiental do negócio. Outro ponto de atenção é manter a qualidade e o sabor dos produtos como prioridade absoluta para fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, fornecer informações transparentes sobre a origem dos ingredientes e o processo de fabricação, construindo confiança com os consumidores. E eu não recomendo apostar, de forma alguma, em produtos altamente processados e em práticas insustentáveis. Evite investir em linhas de produtos que dependam de ingredientes artificiais ou processos industriais intensivos. Os consumidores estão cada vez mais se afastando desses tipos de alimentos. E não invista também em métodos de produção que gerem muito desperdício e no uso excessivo de embalagens plásticas ou ingredientes de origem duvidosa”, enfatiza.
Pio, Diretor Comercial e de Marketing da Lesaffre Brasil, por sua vez, reforça que “investir em produtos mais naturais, mais sustentáveis, mais saborosos e visualmente mais atrativos são algumas das chaves para o que o consumidor procure as padarias neste ano. E incluindo nisso está até a embalagem e o treinamento atencioso e diferenciado, que deve ser sempre atento à demanda do consumidor. E o que não fazer é não ir em soluções que, a princípio, são mais fáceis, como a de colocar mais conservantes para aumentar o shelf life, por exemplo, ou não se preocupar com a qualidade do que se está servindo, de onde está vindo a matéria-prima. Porque a transparência com o consumidor, aliada à qualidade, resulta em uma percepção positiva e que leva a pagar o preço justo por um produto de qualidade, além de voltar e indicar a sua loja, padaria ou produto para outras pessoas”, salienta.
DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO AO TRABALHAR COM PANIFICAÇÃO NESTE ANO DE 2025
Ainda para fomentar a sua atuação, todos os especialistas em panificação aqui entrevistados pela nossa reportagem deixam as seguintes dicas para você alcançar o sucesso em suas já existentes ou futuras padarias neste ano de 2025:
“Invista em tecnologia: Utilize equipamentos modernos, como fermentadoras, túneis de congelamento e fornos rápidos para melhorar a produtividade e reduzir desperdícios. Inove no portfólio ao oferecer produtos diferenciados, como pães saudáveis, artesanais e personalizados. Conheça o consumidor ao estar atento às preferências dos clientes em relação a sabores, texturas e formatos. Capacite a sua equipe ao apostar em treinamentos contínuos sobre novas técnicas e tecnologias. Foque em qualidade e sustentabilidade. Desenvolva processos mais ecológicos e ofereça produtos consistentes. E explore nichos de mercado. Atenda às demandas específicas, como pães funcionais ou produtos premium para consumidores mais exigentes”, recomenda Milton Machado, Diretor Comercial & Trade da Prática Equipamentos.
“Priorize as matérias-primas de qualidade; desenvolva processos com padronização constate com treinamento para os profissionais de produção e atendimento; ofereça experiências mais ricas, como aulas e degustações, criando festivais de pães especiais e transformando a compra de pão em uma experiência; e personalize produtos ao atender dietas específicas dos clientes”, indica Luíz Farias, Embaixador da Gastronomia IREKS no Brasil.
“É fundamental traçar um planejamento adequado, estudando o seu público-alvo para formular uma boa estratégia de venda para este ano. A profissionalização e qualificação das equipes também é essencial. É importante seguir o percurso completo e não pular etapas, garantindo que o seu negócio venda produtos de qualidade. Otimize processos e, acima de tudo, gere satisfação ao cliente. Atenda a diversos nichos de alimentação, como veganos e vegetarianos, por exemplo, procurando sempre ter opções variadas no cardápio, o que também é uma estratégia importante para expandir e fidelizar a clientela. Dessa forma, o sucesso nas vendas é uma consequência natural! Para ajudar quem deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos no setor de food service e, consequentemente, impulsionar ainda mais o setor, a Bunge oferece os serviços da Academia de Negócios Bunge. A plataforma digital gratuita reúne capacitação técnica em panificação, confeitaria e culinária e conteúdos sobre temas como gestão de negócios, marketing digital e saúde financeira. Esse espaço é focado em treinamentos, troca de experiências e aprendizados e é construído a partir dos insights e necessidades reais do nosso público, incluindo profissionais da panificação”, convida Nucci, Coordenadora da Academia Bunge São Paulo.
“Invista na fermentação natural e em grãos integrais, que combinam tradição, inovação e apelo à saúde. Produtos como os grãos macios, que incorporam massa-madre, são exemplos de como atender à demanda por saúde e sabor. Aposte em produtos plant-based (100% de ingredientes vegetais), oferecendo opções que atendam ao público flexitariano e comunicando claramente os atributos vegetais. Diversifique os canais de venda, integrando o ambiente físico e digital para alcançar diferentes perfis de consumidores. Assim como, mantenha-se atento à sustentabilidade, investindo em processos e produtos que comuniquem responsabilidade ambiental e social. Essas estratégias, baseadas nos dados do Taste Tomorrow, são essenciais para se destacar em um mercado em rápida transformação, equilibrando tradição, inovação e as demandas do consumidor moderno”, recomenda Campos, Diretor de Marketing da Puratos.
“O sucesso no setor de panificação vai além de boas receitas. É fundamental investir em equipamentos de qualidade e em tecnologia para otimizar processos. Mas, o diferencial mesmo está nas pessoas. Invista em treinamento contínuo para a sua equipe e crie serviços especiais que surpreendam os clientes. A combinação de técnica, tecnologia e atendimento personalizado é o caminho para se destacar nesse mercado”, assegura Chabro, BEP de Cozinha com longa experiência como Chef Executive em hotelaria.
“Aposte em inovação e no desenvolvimento de produtos. Dedique recursos para criar produtos que atendam às crescentes demandas por opções saudáveis e artesanais. Isso pode incluir a aquisição de equipamentos modernos que permitam a produção de pães especiais ou a contratação de profissionais especializados em desenvolvimento de produtos. Invista em produtos de viennoiserie, pois as redes sociais também têm grande impacto e influência na procura do consumidor. Produtos tradicionais como folhados e pães recheados artesanais com produtos selecionados também estão em alta e devem crescer. Assim como, invista em práticas e equipamentos que reduzam o impacto ambiental do negócio, como sistemas de energia renovável, métodos de produção que reduzam o desperdício de água e ingredientes, e em embalagens ecológicas”, orienta Chaves, Professor da Graduação do Senac SP.
“Qualificação por meio de cursos presenciais ou online, bem como troca de experiências com outros profissionais, são fatores importantes para diferenciar o profissional em um mercado competitivo. Além disso, é importante testar novas receitas, técnicas, utilizando da criatividade para criar uma marca pessoal. Pensar em enriquecer a formulação dos pães, avaliar se esse produto está saudável, atrativo e avaliar como melhorar isso é indicado, assim como se o seu produto está com boa aparência. Varie formatos e reduza custos, mas sem impactar o sabor. Otimize tempo de preparo, veja se os pães estão frescos a toda hora, como está funcionando o armazenamento, se estão buscando produtos frescos. Hoje em dia, as pessoas estão buscando mais produtos feitos localmente. Por isso, é preciso ter o olho atento ao perfil do consumidor em seus diferentes perfis e como atendê-lo com qualidade e variedade para que possa fidelizá-lo. Também foque investimento em como comunicar os pontos fortes e diferenciados da loja e no treinamento da equipe que lida diretamente com o consumidor. Menos é mais e, se você fabrica um pão e coloca uma etiqueta na loja, atenção para o que está colocando no produto e que vai precisar ser declarado. Ou seja, utilize ingredientes mais fáceis de serem conhecidos. Produza texturas e sabores agradáveis, o que com a fermentação natural se alcança de forma única”, finaliza Pio, Diretor Comercial e de Marketing da Lesaffre Brasil.
Confeitaria brasileira: inovações, sabores e tendências para 2025
