A internacionalização de franquias de alimentação tem se tornado uma estratégia comum entre marcas brasileiras que buscam expandir suas operações para além das fronteiras nacionais.
Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor de food service é um dos três líderes de expansão internacional, ao lado dos segmentos de Saúde, Beleza e Bem-estar e Moda, representando 26,3% de operações fora do Brasil.
Seja pela busca por novos desafios ou pela oportunidade de atingir novos públicos mais amplos e diversificados, a entrada em mercados estrangeiros é um passo importante que muitas marcas nacionais desejam dar em algum momento.
É o caso da Splash Bebidas Urbanas, que há mais de cinco anos vem deixando sua marca no Brasil com a proposta de se diferenciar das cafeterias comuns e ser de fácil condução, prestando atenção à praticidade e agilidade do dia a dia, e que agora dá início a sua história em Portugal.
Ficou curioso para saber mais sobre a internacionalização da marca? Vem que a Rede Food Service te conta tudo sobre a rede de franquias de “bebidas urbanas”.
O que é a Splash Bebidas Urbanas
Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É assim que Lucas Moreira, de 36 anos, CEO e sócio-fundador da Splash Bebidas Urbanas, descreve a ideia de criação da marca.
“Desde o início do nosso relacionamento, Brunna Farizel e eu já tínhamos o desejo de empreender. Mesmo enfrentando dificuldades iniciais com nosso primeiro negócio em Vitória, no Espírito Santo, não desistimos de nossos sonhos. Em 2017, com a gravidez de Brunna, percebemos que precisávamos reavaliar nosso estilo de vida. A distância da família e o ritmo frenético do mundo corporativo em São Paulo nos fizeram buscar uma nova alternativa que nos permitisse ter mais controle sobre nosso tempo e qualidade de vida”, conta.
Após meses de pesquisas e avaliações sobre qual seria a melhor opção de negócio, o casal tomou uma decisão: “Queríamos algo que proporcionasse qualidade e rapidez no atendimento, atendendo às demandas urbanas e, ao mesmo tempo, oferecendo produtos que as pessoas do interior geralmente só encontravam em grandes centros. Em 2018, nasceu a Splash Bebidas Urbanas”.
Fundada na capital paulista, a rede de cafeterias é especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo e se difere de qualquer outro empreendimento que você já tenha visto por aí.
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Números atuais da rede
Atualmente, a Splash possui mais de 100 franquias espalhadas pelo Brasil. Para dar conta do negócio, são mais de 150 funcionários distribuídos entre essas lojas, além de uma equipe de escritório e outras áreas de suporte. Com relação ao faturamento da rede, em 2023, a marca contabilizou R$ 30 milhões, refletindo o crescimento constante e a aceitação da marca no mercado.
Sobre o trabalho da marca, tudo é focado em praticidade e eficiência. “Nossas lojas operam com um formato simplificado, sem a necessidade de cozinha, coifa ou gordura, o que elimina a dependência de profissionais técnicos especializados. Oferecemos uma operação com salgados, doces e bebidas, onde todos os produtos chegam congelados ou pré-prontos e são finalizados na loja”, explica Lucas Moreira.
O que, de acordo com ele, possibilita que as lojas sejam mais compactas, com quiosques a partir de oito metros quadrados e uma média de três a quatro funcionários por unidade. “Essa estrutura garante um atendimento rápido e de qualidade, ideal para atender às demandas de um público urbano que busca conveniência sem abrir mão do sabor”.
Internacionalização da Splash
Em 2024, a Splash Bebidas Urbanas segue trabalhando para se consolidar como uma rede de referência no food service nacional e quem sabe internacional. Para isso, a marca está prestes a inaugurar sua primeira loja em Portugal, marcando sua entrada no mercado exterior.
“A decisão de expandir a Splash Bebidas Urbanas internacionalmente veio como parte natural do crescimento da marca e da procura por pessoas de outros países interessados em investir na marca. Portugal foi escolhido como o primeiro país devido a esse principal motivo, um parceiro estratégico e devido ao fit cultural próximo ao do Brasil. Existe por lá também uma alta presença da comunidade brasileira, o que representa uma oportunidade estratégica para a marca”, detalha o CEO e sócio-fundador da Splash, Lucas Moreira.
De acordo com ele, para se adequar ao mercado de alimentação português, a Splash está adaptando seu modelo de negócios com algumas modificações. No menu, por exemplo, serão incluídos produtos portugueses. Já alguns elementos do cardápio brasileiro, como o pão de queijo e brigadeiro, continuam fazendo parte do cardápio para levar um pouco da origem nacional aos consumidores em Portugal.
Além disso, Lucas aponta alguns desafios enfrentados nesta nova etapa da marca, como a adaptação ao novo mercado e a logística de operação internacional. “As oportunidades estão na expansão do modelo de negócio em um novo continente e na exploração de um público diversificado. Estamos investindo em estudos de mercado e adequações operacionais para garantir uma entrada bem-sucedida”, esclarece.
Apesar de estar em fase inicial, a expansão internacional da Splash em Portugal já despertou o interesse de mercados como Estados Unidos, Chile, Uruguai, dentre outros. Mas, por hora, o foco da marca é continuar crescendo nacionalmente e se estabelecer em solo português.
“Além disso, continuaremos nossa expansão pelo Brasil, com o objetivo de alcançar a marca de 110 unidades até o final do ano. Com essa estratégia, buscamos consolidar nossa presença tanto no mercado nacional quanto internacional, levando a qualidade e a praticidade da Splash a um público ainda maior”, revela Lucas Moreira.
Cardápio de bebidas urbanas
Um cardápio idealizado para ser prático e atender os mais variados gostos. “O grande diferencial da Splash é a variedade completa de produtos que oferecemos. Nosso mix inclui açaí, cappuccino, chocolate, frappés, sodas italianas, além de uma linha completa de salgados, doces, waffles e a famosa torta banoffee”, detalha Lucas Moreira.
É graças a essa variedade de bebidas e sabores que a Splash se tornou um sucesso no food service nacional. “Nosso carro-chefe é o Fraplash, um frappé muito apreciado pelos nossos clientes. Esse mix diversificado nos permite atender a uma ampla gama de gostos e paladares, fazendo com que cada membro da família encontre algo que goste em nossas lojas, a qualquer hora do dia. Com essa variedade, a Splash se destaca no mercado, atraindo um público diverso e fidelizado, proporcionando uma experiência única e completa”.
Um outro diferencial do negócio é a preparação dos produtos, que é feita no balcão para que o cliente possa visualizar o frescor e qualidade das bebidas.
Por que ser um franqueado(a)
De acordo com Lucas Moreira, o modelo de negócio da Splash foi idealizado para os empreendedores que buscam uma operação prática e rentável. “O franqueado que procuramos é aquele que deseja estar presente e engajado no negócio. Muitos dos nossos franqueados nos escolhem porque oferecemos uma operação completa, capaz de atender até mesmo cidades com menos de 100 mil habitantes”, diz.
Falando de modelos de negócio, Lucas fala que há três opções diferentes para atender às diversas necessidades e perfis dos investidores:
- Quiosque: “Ideal para espaços pequenos, de 8 a 10 metros quadrados. Esse formato é prático e rápido, perfeito para locais de alto fluxo de pessoas, como shoppings e estações de transporte”.
- Loja Express: “Com área média de 50 metros quadrados, esse modelo oferece um equilíbrio entre espaço e praticidade, permitindo um atendimento ágil e eficiente”.
- Loja Convencional: “Com espaços que podem chegar a 100 metros quadrados, este modelo é voltado para operações maiores, com mais mesas e áreas de serviço dedicadas ao cliente, proporcionando uma experiência mais completa”.
Se você ficou interessado na rede de franquias, Lucas te explica o que fazer: “Para se tornar um franqueado da Splash Bebidas Urbanas, os interessados podem entrar em contato conosco através do nosso site, onde oferecemos todas as informações necessárias sobre o processo de franquia, incluindo investimentos, treinamentos e suporte contínuo”.
Dica para empreender no mercado de franquias
Segundo Lucas Moreira, encontrar uma franquia que se alinhe não apenas com o seu gosto pelo produto, mas principalmente com o seu estilo de vida e rotina diária é o primeiro passo a ser dado para quem deseja empreender no setor de franchising de food service.
“É crucial que o modelo de negócio e a gestão se encaixem na sua vida, considerando aspectos como horário de trabalho, necessidade de operar nos fins de semana e feriados, e a demanda em datas comemorativas importantes, como Dia das Mães, Natal e Páscoa”, ressalta.
Para ele, também é necessário que o empreendedor entenda seu próprio perfil e veja se ele é compatível com o modelo de negócio da franquia escolhida.
“Não basta apenas o negócio ser lucrativo e rentável; ele deve fazer sentido para a pessoa em termos de operação e gestão diária. Especialmente no setor de food service, onde há uma gama de complexidades, desde negócios monoprodutos até operações mais completas como a nossa, é essencial que o modelo de franquia escolhido se adeque tanto ao perfil do empreendedor quanto à região onde ele planeja atuar. Essa compreensão e alinhamento são fundamentais para o sucesso no mercado de franquias de food service”, conclui.