Pastenina, a rede de franquias de Curitiba conhecida pelo pastel de capivara

Em 2023, a rede atingiu o faturamento de R$ 1 milhão. Para 2024 a previsão é que o ticket ultrapasse R$ 1,4 milhão

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Os sócios Robson Pawlak e Alysson Wiinsch da rede Pastenina - Foto: Divulgação

 

O mercado de food service brasileiro vem se mostrando um campo fértil para empreendedores, especialmente aqueles dispostos a inovar e se adaptar às demandas do mercado. Nos últimos anos, por exemplo, a prática de fazer uma refeição fora de casa tem se intensificado, impulsionada pela correria diária e pela busca por conveniência.

 

Essa mudança de comportamento dos consumidores abre portas para novos negócios, mas também traz desafios, como a necessidade de se diferenciar em um mercado competitivo e em constante evolução. E é por meio da capacidade de oferecer experiências únicas que o negócio pode receber o destaque merecido no food service.

 

Dessa forma, os empreendedores têm investido cada vez mais em ambientes acolhedores e instagramáveis, além de cardápios criativos que atendam a diversas preferências e sazonalidades. Adaptação e inovação são palavras-chave para os que desejam prosperar nesse setor.

 

A loja de pastéis Pastenina, fundada em Curitiba pelos sócios Robson Pawlak, 43 anos, e Alysson Wiinsch, 39 anos, é um exemplo a ser observado. Após lançarem um pastel em formato de capivara, a fim de homenagear um dos “cartões-postais” da capital paranaense, a marca viu o negócio deslanchar e atingir o faturamento de R$ 1 milhão em 2023.

 

Ficou curioso para saber mais sobre a The Capistel Place? Vem que a Rede Food Service preparou uma matéria especial sobre a Pastenina.

 

O começo da Pastenina

 

A franquia de pastéis Pastenina surgiu em 2021 a partir de uma ideia inovadora que transformou um produto simples em um sucesso de mercado. Fundada pelos sócios Robson Pawlak, 43 anos, e Alysson Wiinsch, 39 anos, ambos com experiência no segmento de alimentação e franquias, a marca ingressou no food service com uma proposta diferenciada: quebrar a barreira da pastelaria tradicional.

 

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Foto: Pastenina – Divulgação

 

“Alysson e eu nos conhecemos em 2007, quando fomos trabalhar juntos em uma empresa de Logística, nos tornamos grandes amigos. Desde então sempre falávamos em montar algo juntos, não sabíamos exatamente o quê. Mas em 2022, já com bagagem, decidimos, em uma conversa informal, montar algo. Veio a ideia de criar uma loja de pastel num formato diferente. Para atrair um público diferenciado, famílias, crianças e um público feminino que não costuma ir em lanchonetes tradicionais”, recorda Robson Pawlak.

 

Com o objetivo de se destacar tanto pelo atendimento quanto pela qualidade dos produtos, os sócios mergulharam de cabeça no negócio e criaram a Pastenina, que foi projetada para ser uma loja aconchegante e instagramável, a fim de criar uma experiência diferenciada em torno de um produto considerado simples.

 

Sobre a ideia do nome, Robson conta que ele é uma junção da palavra “pastel” e “Nina”, remetendo a um toque feminino que reflete a intenção de atrair um público mais diversificado.

 

Funcionamento da Pastenina

 

A primeira loja da Pastenina foi inaugurada em 2022 com o formato para expansão por meio do modelo de franquias.

 

“Já iniciamos o projeto pensando na expansão como franqueadores, mas como todo negócio precisa ser validado antes, tivemos um grande desafio. Durante um ano testando, alterando, criando, errando,  avaliamos toda operação, tornando o negócio muito rentável”, diz Robson Pawlak.

 

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Foto: Pastenina – Divulgação

 

Em 2023, a rede atingiu o faturamento de R$ 1 milhão. Para este ano, segundo Robson, a previsão é que o ticket da Pastenina ultrapasse R$ 1,4 milhão, com uma operação 3 em 1, trabalhando de segunda a sábado.

 

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O Pastel de Capivara

 

O cardápio da Pastenina é um ponto forte do negócio. Investindo em uma oferta diferenciada, a marca conta com opções que vão desde o pastel tradicional até o famoso Capistel, um pastel em formato de capivara.

 

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O Pastel de Capivara da Pastenina – Foto: Divulgação

 

“Em fevereiro de 2023, decidimos dar a Pastenina uma cara mais curitibana, introduzindo o Capistel. Lançamos este produto no dia do aniversário de Curitiba (29 de março) e foi um sucesso. O que era para ser uma edição limitada, hoje se tornou nosso principal produto, atraindo muitos turistas. Hoje a pastenina é reconhecida como um ponto turístico da gastronomia Curitibana”, conta Robson Pawlak.

 

Uma curiosidade: as vendas dos pastéis em formato de capivara, que já existiam na cidade, ganharam uma nova cara com a Pastenina. O sucesso foi tão grande que o pastel em formato de capivara acabou inspirando o nome da empresa, que agora se chama Pastenina The Capistel Place.

 

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Foto: Pastenina – Divulgação

 

Sobre os recheios dos famosos pastéis, os sócios contrataram três chefs da gastronomia local para desenvolver sabores exclusivos. No cardápio, é possível encontrar opções como cupim com pinhão, carne seca com panacota, fricassé de frango, opções veganas, entre outros. O valor dos pastéis variam entre  R$ 13,  os sabores tradicionais, e R$ 15, para os capisteis.

 

Mas nem só de pastel vive a Pastenina, como detalha Robson. Ao optar pelo modelo de franquias e visando garantir uma maior rentabilidade ao negócio, os sócios decidiram investir em outros produtos para a marca.

 

“Hoje, nossa franquia conta com uma operação 3 em 1, Pastel, Macarrão no Pote e Açaí. Além do Capistel, essa operação se tornou um diferencial, pois temos produtos para todas as estações do ano, pensando na sazonalidade do negócio”.

 

Como ser um franqueado

 

Para quem deseja se tornar um franqueado, a Pastenina oferece dois modelos de franquias: To Go, com investimento de R$ 150 mil, espaço de 40m², voltado para shoppings e centros comerciais e catálogo de produtos com opções de pastéis e sorvetes; e Standard, com investimento de R$ 200 mil, espaço acima de 50m², destinado a lojas de rua e com diferencial de produtos (incluindo refeições).

 

“Para se tornar um franqueado Pastenina, basta acessar o site www.pastenina.com.br, ir até a aba ‘Seja um franqueado’, lá terá algumas informações sobre o negócio. Também deverá preencher um formulário para receber nossa apresentação, nela encontrará alguns números, nossa equipe entrará em contato para esclarecer algumas dúvidas”, explica Robson Pawlak.

 

Planos Futuros

 

Para o futuro, a Pastenina busca abrir mais três lojas até o final de 2024 e planeja, até 2025, expandir para mais fez unidades.

 

“Estamos em constante atualização em nosso cardápio, pensando em sabores regionais, vamos extrair o que há de melhor em cada região do país, onde a Pastenina estará. Assim como o Pastel de Pinhão é um sucesso aqui em Curitiba, projetamos sabores diferenciados para atrair turistas. Além dos pasteis, elaboramos molhos exclusivos para nosso macarrão no pote, acreditamos que esta “onda” está apenas começando, pois hoje todos buscam comidas rápidas”, ressalta Robson Pawlak.

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