Dezembro e Janeiro são os períodos mais aguardados pelo setor de Food Service, trazendo consigo um aumento expressivo no fluxo de clientes em bares, restaurantes e serviços de entrega. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos empresários do segmento esperam um crescimento nas vendas no final de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse otimismo se fundamenta tanto no pagamento do 13º salário quanto nas tradições de confraternizações e ceias de Natal e Ano Novo, que impulsionam o setor.
Os dados levantados pela Linx também confirmam o impacto positivo das festividades. Em dezembro de 2023, o faturamento do Food Service foi 8% maior em relação ao mesmo mês do ano anterior. Durante a semana do Natal, a empresa observou picos nos dias 22 e 23, com aumento de 4% nas vendas e 10% no faturamento total. O movimento entre 24 e 25 de dezembro reforçou a tendência, com crescimento de 3% no faturamento de pedidos realizados em restaurantes e serviços de delivery.
Para acompanhar essa demanda sazonal, bares e restaurantes precisam garantir uma boa experiência ao cliente, mas também devem buscar eficiência operacional. Para isso, o uso estratégico de tecnologias pode ser o grande diferencial para atender melhor e alavancar as vendas neste período, principalmente em um setor de alta concorrência.
A modernização do atendimento começa na experiência do cliente. Tablets de autoatendimento nas mesas agilizam pedidos, enquanto aplicativos de delivery garantem flexibilidade para consumidores que preferem encomendar suas ceias ou refeições para serem entregues em casa. Na cozinha, monitores de produção (KDS) organizam as solicitações em tempo real, otimizando a execução dos pedidos e garantindo a precisão. Em épocas de confraternização, essas ferramentas fazem total diferença, já que há um aumento de demanda e é essencial atender a todos os clientes com eficiência.
Além disso, sistemas de gestão baseados na nuvem centralizam operações, atualizando estoques automaticamente e facilitando o fechamento do caixa. Essa tecnologia dispensa investimentos pesados em infraestrutura, pois pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet. A integração com marketplaces e aplicativos próprios permite que os restaurantes administrem vendas de múltiplos canais de forma integrada, mantendo a satisfação do cliente e evitando atrasos.
Outro ponto crucial no período festivo é a diversidade de opções de pagamento. Soluções que centralizam transações, como Pix e carteiras digitais, oferecem em um único QR Code praticidade e segurança tanto para os clientes, quanto para os operadores. Essa flexibilidade na finalização da compra é um diferencial em um mês de grande movimentação.
As confraternizações corporativas e familiares, típicas do período, também representam uma oportunidade única para os estabelecimentos aumentarem o faturamento. No entanto, o sucesso depende de um planejamento robusto e do uso de ferramentas que assegurem agilidade, personalização e integração dos processos.
Com o suporte da tecnologia, bares e restaurantes podem atender à alta demanda de dezembro sem comprometer a qualidade do serviço. Mais do que isso, ao investir em inovação, os empresários garantem que o sucesso sazonal se traduza em melhorias permanentes na operação, preparando o negócio para superar desafios e aproveitar novas oportunidades ao longo de todo o ano.
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O Autor
Samuel Costa Carvalho é diretor comercial de Food na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.
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