Com as festas de fim de ano batendo em nossas portas, a busca por sabores que nos remetem ao espírito natalino e trazem para a mesa memórias afetivas são essenciais para celebrar momentos felizes ao lado de quem amamos. Afinal, quem não guarda uma memória relacionada a algum momento específico do Natal? E se essa lembrança envolver comida, então o sentimento é de dar água na boca.
Em Recife, algumas confeiteiras vem se destacando por oferecer criações únicas e artesanais, pensadas especialmente para essa época mágica. Mesclando receitas tradicionais e com um toque de inovação, essas profissionais transformam ingredientes simples em verdadeiras obras-primas gastronômicas.
Com opções que vão de bolo de nozes e brownietones (uma junção de brownie com o tradicional panetone) à sobremesas com estampa de cartões-postais, essas confeiteiras apostam na qualidade e no sabor diferenciado para conquistar o público.
Mas, o que faz desses produtos natalinos algo tão especial? A Rede Food Service foi em busca dessas confeiteiras, que apostam em doces especiais para as festas de fim de ano, para responderem essa pergunta e te conta tudo na reportagem abaixo. Vem com a gente!
Bolo de nozes
Formada em Gastronomia pela Faculdade Senac de Pernambuco, Patrícia Luana, de 41 anos, criou o próprio negócio a partir da necessidade de obter uma renda extra. Ela iniciou a carreira de confeiteira vendendo bolos decorados para clientes do bairro em que morava, na região metropolitana do Recife.
“Comecei atendendo pedidos do meu bairro e de locais mais distantes, com muitos clientes vindos do Facebook. Na época, não sabia que era possível segmentar o público, então muitas vezes entregava em lugares longe, de ônibus, já que o Uber não era tão difundido. Era trabalhoso, mas eu fazia as entregas feliz e com a certeza de que tudo daria certo no futuro. Eu mesma fazia a divulgação, preparava os bolos e entregava – sempre sozinha. Nesse período, entrei no curso técnico em Gastronomia no Senac e vendia doces para ajudar a pagar as mensalidades, o que ajudou bastante”, relembra Patrícia.
Mas foi ao abrir Nani Patisserie, em sociedade com o marido, que sua vida como confeiteira mudou. “Focamos na venda de bolos e tortas salgadas como nossa principal fonte de renda. O início foi muito difícil, como qualquer começo, ainda mais sem investimento. Chegamos a perder as esperanças de que o negócio daria certo, mas então veio a pandemia e Bumm! vendemos muitos bolos. A divulgação boca a boca e nas redes sociais ajudou muito. Obtivemos licença para transitar no Recife e realizar entregas, o que foi essencial”, ressalta.
Segundo Patrícia, a época de Natal é a mais lucrativa do ano. E foi durante o período festivo que ela identificou a oportunidade de produzir algo que realmente amasse e trouxesse satisfação para quem experimentasse. Uma curiosidade? Independente do produto final, a receita tinha que ter nozes em sua composição.
“Como nosso público é composto por pessoas dispostas a pagar por produtos mais sofisticados, lancei o Bolo de Nozes, que até hoje é o carro-chefe da Nani Patisserie. Ele é único em Recife – nas grandes confeitarias, você não encontrará nada como o nosso bolo”, aponta. Mas as opções para o Natal não param por aí, Patrícia também produz panetones artesanais dos mais variados sabores, que são focados principalmente em vendas corporativas, bolo de noiva pernambucano, cheesecakes, torta salgada de frango com queijo provolone e pavlova.
Já o processo de produção é o mais otimizado possível, de acordo com Patrícia. “Durante a época natalina, defino um cardápio bastante enxuto para tornar os processos mais dinâmicos. Os produtos que ofereço já são bastante tradicionais no Natal, o que facilita ainda mais a produção”, explica. Para conhecer e saborear o famoso bolo de nozes basta acessar o perfil no Instagram @nanipatisseriee.
BID FOOD DISTRIBUI PARA O FOOD SERVICE | Carol Avelino no Saindo do Forno
Brownietones e Chocotones
Ane Cavalcanti, de 27 anos, é formada em Nutrição e em Gastronomia, além de possuir especialização em chocolateria. Ter uma confeitaria sempre foi um sonho dela, o qual viria a ser realizado com a abertura da Le Sablé Pâtisserie após finalizar os estudos.
Durante os festejos natalinos, sua data comemorativa preferida, ela viu a oportunidade de vender produtos específicos para a época. “Nosso estilo de negócio é moldado em coleções, criamos Páscoa, dia das mães, dia dos namorados e com o Natal não seria diferente. […] Temos os nossos brownietones e chocotones, que são os carros chefes, nossa linha gift e de sobremesas”, conta Ane.
A linha gift, por exemplo, foi idealizada com o objetivo de oferecer o doce como presente. “É onde brincamos e criamos bastante com o chocolate e as embalagens. Nela temos o nosso calendário do advento, a christmas tree (árvore de trufas de chocolate), barras de chocolate em formatos e sabores especiais, caixas de bombons de chocolate”, detalha a chocolatier.
Para dar conta das vendas do Natal, Ane revela que todo o processo de criação da linha festiva tem início ainda em julho. “Estamos com a expectativa a mil! Na verdade, já estamos vivendo um Natal lindo e tenho certeza que será super especial. Em relação a novidades, apostamos no chocolate e trouxemos bastante coisa. Preciso destacar os nossos bombons de chocolates que estão em diversas caixas, os sabores morango e manjericão e mexerica com alecrim estão surpreendendo a todos. E claro que não poderia deixar de destacar o nosso novo sabor para chocotone e brownietone que é o Pistache, está sendo um sucesso”, revela Ane.
Para conhecer e experimentar as delícias da Le Sablé basta acessar o perfil no Instagram @lesablepatisserie.
Cartões-postais em formato de doce
A recifense Mariana Queiroga, 41 anos, sempre foi apaixonada por fazer sobremesas, especialmente para as comemorações em família. Tendo a avó como uma de suas inspirações na cozinha, a Confeiteira e Gastróloga decidiu que iria abrir um negócio no ramo da confeitaria para que as pessoas pudessem experimentar as delícias que ela preparava.
Com a chegada do Natal, Mariana, que começa os preparativos para a data ainda no meio do ano, explica que monta um cardápio exclusivo com várias opções para os clientes. Tudo é carinhosamente pensado, desde a embalagem, os doces, sabores, texturas e formatos. O objetivo de tanto cuidado? Garantir que quem receba o produto tenha uma experiência única com a marca.
“Esse ano criamos árvore de Natal de chocolate com frutas secas, bowls de louça com bombons de nozes, rocambole de panetone com doce de leite e chantilly, saco de papai noel com gotas de oreo e doce de leite banhado em chocolate belga, kits com (bombons de panetone, geleia francesa, frutas secas e champanhe), caixas com 4,5,6,8 e 15 doces”, diz Mariana.
Criados na época do Natal e estampados com cartões-postais do Recife, Mariana destaca ainda uma criação especial do negócio. “Nossa expectativa é surpreender nossos clientes, por isso criamos a caixa Recife, um projeto que criamos no Natal do ano passado e foi sucesso, e esse ano repetimos. Ela é uma caixa cartonada com nossa logomarca na frente e quando a pessoa abre a caixa tem uma imagem da belíssima Rua da Aurora na tampa”, conta.
A caixa, que contém cerca de 10 doces, leva chocolates estampados com a paisagem da Rua da Aurora, Rua do Bom Jesus e Ponte Maurício de Nassau, na área central da capital pernambucana. Os sabores são de bombom de oreo, bombom de caramelo com flor de sal e bombom de doce de leite com biscoff. Você pode conferir as criações preparadas pela Mariana no Instagram @marianaqueirogadoces.