Cada vez mais dinâmico e competitivo, o mercado de food service no Brasil abrange negócios como restaurantes, café, lanchonetes e gelaterias, cuja principal característica é o atendimento ao consumidor final.
O desenvolvimento positivo desse setor tem sido impulsionado pelas mudanças nos hábitos alimentares da população, bem como a busca por conveniência e valorização de experiências gastronômicas que possam surpreender o consumidor, o que gera um aumento na demanda por inovação e serviços de qualidade.
Para os empreendedores, o reconhecimento na indústria de food service nacional não depende apenas de um bom produto. O ato de empreender é uma tarefa que demanda do empreendedor tirar ideias do papel, se dedicar a algo novo e criar valor a partir deste novo projeto. Para muitos, essa tarefa é acompanhada de um propósito, como é o caso da Benévolo Café e Gelato.
A fim de conhecer a história do negócio que vem ganhando destaque, e dando os primeiros passos no setor de franquias, a Rede Food Service conversou com o fundador da Benévolo, Jefferson Deywis. Vem que a RFS te conta tudo!
A Benévolo e o seu propósito
“Promover o bem genuíno e um dia melhor para as pessoas”, foi com essa missão que nasceu a Benévolo Café e Gelato, em Fortaleza, no Ceará. Idealizada pelo administrador Jefferson Deywis, de 48 anos, o negócio teve início a partir de uma inquietação dele: criar algo que refletisse seus valores e crenças.
“Até então, eu tinha trabalhado a minha vida toda para ótimas empresas, inclusive multinacionais, e sentia que construía nelas algo que eu acreditava, mas acho que eu poderia estar fazendo aquilo ali para mim e dando um toque maior dentro dos meus valores, dentro dos meus princípios. Então acabou que nesse momento eu me vi, talvez no meio ciclo de vida, né? Me perguntei se eu tinha algo a mais a fazer além de continuar construindo com essas empresas e aí disse: ‘eu acho que tenho’”, disse.
A Benévolo surgiu em 2017, com sua primeira loja. Hoje, pouco mais de sete anos depois, o negócio já conta com 10 lojas físicas, uma unidade de delivery e uma fábrica que abastece aproximadamente 70% do mix de lojas com produtos próprios, como pães, doces e gelatos artesanais.
“A empresa nasceu de um propósito, que é fazer o bem, das ações benéficas, da gentileza, da cordialidade. Então, nossa missão desde a fundação é justamente praticar, alimentar e compartilhar o bem. Depois do propósito, a gente escolheu o produto que representaria essa empresa: uma cafeteria e gelateria, muito mais pela oportunidade de ter mais contato com as pessoas, ofertando espaços para as pessoas sentarem e se relacionarem conosco através do nosso atendimento. Na escolha do nome, tivemos a felicidade de pesquisar algo que tivesse a ver com o propósito da empresa e achamos o nome Benévolo. Ele estava livre ainda na época de registro e quando a gente foi ver a etimologia da palavra ela caía perfeitamente com que a empresa se propunha que era fazer o bem”, recorda Jefferson.
Equipe e Funcionamento da Benévolo
Para dar conta das operações, a Benévolo Café e Gelato conta com 80 funcionários diretos. De forma indireta, segundo Jefferson Deywis, esse número sobe para 110 colaboradores, por meio de parceria, eventos privados e da recente franquia.
“A dinâmica [da empresa] é intensa, como qualquer negócio, principalmente um que está ainda em transição de crescimento. A Benévolo está saindo de uma pequena para média empresa, acredito eu, e caminhando, se Deus abençoar, para uma grande empresa. Nós acabamos tendo que nos dedicar mais, principalmente os donos. Quando você ainda está nessa transição, há uma necessidade, se não tiver um grande capital, de participar de muitos processos. Não é muito diferente do que eu fazia em outras empresas. A diferença é que hoje eu faço para mim”, ressalta.
Recentemente, a Benévolo deu um novo e importante passo em direção à expansão com a inauguração de sua primeira franquia, localizada na Região Metropolitana de Aquiraz, no Ceará. Além disso, Jefferson diversificou os negócios ao adquirir a marca Coxinha Cream, uma inovação no mercado de salgados com a fabricação de coxinhas em massa, e que já tem ganhado destaque no portfólio do grupo.
“Temos a marca Coxinha Cream, que foi uma aquisição agora em 2024. Vimos o valor agregado, não só pela marca e o produto em si, mas também por fazermos a sinergia dessa linha com a Benévolo trazendo uma opção de salgado premium para o portfólio do café”, explica.
Confira no canal da Rede Food Service no Youtube: BID FOOD DISTRIBUI PARA O FOOD SERVICE com Carol Avelino.
Cardápio e Perfil do Cliente da Benévolo
Com um cardápio extenso e focado em atender a todos os perfis de consumidores, a Benévolo alcançou o status de empório, que vai além do café e gelato, como diz Jefferson Deywis. São mais de 200 produtos, que incluem tortas, pães artesanais, gelatos, milkshakes e bebidas geladas à base de café, sendo a torta Benévolo e o croissant alguns dos carros-chefe do negócio.
“A gente procura atender toda a família. Pela questão da nossa missão de praticar, alimentar e compartilhar o bem, a gente imagina que deve proporcionar a oportunidade para que as pessoas possam vir sozinhas, acompanhadas ou em família e que nós tenhamos oferta para todos. Então, a gente não tem uma singularidade”, detalha.
Além das operações próprias, a Benévolo também revende seus produtos para outros estabelecimentos, como croissants, ciabattas e tortas, e abastece supermercados com pães artesanais. A Benévolo possui ainda uma cerveja artesanal em parceria com a cervejaria Turati, que utiliza o blend de café da marca, resultando em um produto único e inovador no Ceará, de acordo com Jefferson.
“A gente chama de ‘Benévolo Serra Verdadeira’ que ela é reflexo da região que o nosso café principal é cultivado e daí nasceu a nossa cerveja para os amantes de cerveja artesanais”, conta.
O Futuro da Benévolo
Sobre os planos futuros, Jefferson Deywis destaca que a Benévolo Café e Gelato tem ambições ousadas para os próximos anos. Ele revela que a marca está focada em uma estratégia de expansão.
“A Benévolo está em plena expansão. Este ano, nos firmamos na industrialização, dando suporte para expansão de lojas próprias e franquias. Imaginamos que, até 2028, estaremos com a maior rede de lojas Benévolo, na categoria empório, do Norte do Nordeste. E quem sabe até já migrando para regiões como Sudeste, Centro-Oeste e Sul? À medida que tivermos segurança para dar também a assistência e segurança ao franqueado ou a nossa loja própria”, aponta.
O segredo do sucesso
Jefferson Deywis acredita que o segredo para o sucesso no food service está no propósito claro e bem definido. Segundo ele, esse objetivo se reflete na identidade da empresa e na relação com colaboradores e clientes.
“Eu tenho uma crença muito grande que tudo que você fará na vida, você tem que ter um porquê. Por que eu estou me dispondo a me dedicar a fazer isso? Isso ajuda não só você como fundador a se espelhar e seguir nessa trajetória, mas também inspirar as pessoas que vão seguir junto com você”, afirmou.
De acordo com o fundador da Benévolo, as pessoas buscam mais do que produtos; elas consomem experiências e propósitos. E é com essa visão que ele tem conduzido a sua marca, sempre pensando no crescimento de forma responsável e na criação de um negócio que possa impactar de forma positiva a vida das pessoas ao seu redor.