Beatriz Branco: a chef proprietária de fábrica de chocolates orgânicos e veganos que valoriza as riquezas do Cerrado e do Pantanal brasileiro

Com trabalho voltado para a promoção da sustentabilidade e o empoderamento de comunidades lideradas por mulheres, a profissional revela que a vida de chef é mais caracterizada por “trabalho árduo nos bastidores”

BeatrizBranco1
Beatriz Branco: a chef proprietária da Angi Chocolates, fábrica de chocolates orgânicos e veganos - Foto: Divulgação - RFS

 

Valorizar as riquezas do Cerrado e do Pantanal brasileiro. Esse é o propósito profissional de Beatriz Branco, de 36 anos, a fundadora e proprietária da fábrica de chocolates orgânicos e veganos chamada Angi Chocolates, que é localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

Com um belo e já estruturado trabalho voltado para a promoção da sustentabilidade e o empoderamento de comunidades lideradas por mulheres, a Chef de Cozinha revela, em entrevista exclusiva à Rede Food Service, que a vida de chef é mais caracterizada por trabalho árduo nos bastidores. “A vida de chef tem seus momentos de glamour, mas eles são poucos em comparação com o trabalho árduo nos bastidores. Criar algo que respeite a natureza e as pessoas exige muito esforço, mas é extremamente gratificante, no meu caso. Para mim, o verdadeiro glamour dessa profissão está em ver o impacto positivo que o meu trabalho gera”, afirma.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE A VIDA DE CHEF DE PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS DE BEATRIZ BRANCO?

 

E só, na sequência, conferir?

 

  • QUEM É BEATRIZ BRANCO?
  • FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • MOMENTOS MARCANTES E PRÊMIOS CONQUISTADOS
  • DIA A DIA COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS
  • VISÃO DE MERCADO COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS
  • DESAFIOS E PLANOS COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS
  • DICA DE CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS

  

QUEM É BEATRIZ BRANCO?

 

Com perfil empreendedor, Beatriz Branco se considera “uma mulher profundamente conectada com as minhas raízes pantaneiras. Eu amo a natureza e acredito no poder transformador do alimento. Não sou casada, mas tenho uma namorada que me apoia muito. Eu acredito que o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional vem de um propósito compartilhado. E, quando você está alinhada com os seus valores e com as pessoas ao seu redor, conciliar as duas coisas se torna mais fluido”, assinala.

 

BeatrizBranco3
A Chef Beatriz Branco – Foto: Divulgação – RFS

 

Em relação ao seu lado profissional, a Chef de Cozinha partilha que “sou a fundadora e a proprietária da Angí Chocolates, um projeto que me inspira todos os dias. Não tenho sócios, mas trabalho com muitas mulheres incríveis nas comunidades do Pantanal e Cerrado. A minha maior inspiração são os Chefs e profissionais que, como eu, acreditam no poder transformador da alimentação. Eu sou uma criadora, uma defensora da sustentabilidade e uma apaixonada pela educação alimentar. Defino-me como alguém que usa a gastronomia para criar pontes entre culturas e para preservar o que há de mais valioso no nosso planeta. Assim, o que mais me define é a busca pela autenticidade e pelo respeito à origem dos ingredientes e o meu estilo de culinária é simples, natural e focado em extrair o melhor da biodiversidade brasileira. Na Angí, os nossos chocolates são mais do que produtos: são um reflexo da beleza e da complexidade da nossa terra, do Pantanal ao Cerrado”, realça.

 

Confira também no Canal da Rede Food Service no Youtube: A HISTÓRIA DA BIDFOOD BRASIL com Celso Avelino.

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

 

Beatriz Branco é formada em Design de Produtos pelo Istituto Europeo di Design e também possui formação em Chocolataria pela Castelli, sendo que o seu contato com o universo da gastronomia, especificamente com o ramo food service, “começou como uma extensão do meu amor pela natureza e pelas raízes culturais do Pantanal. Eu cresci cercada pela exuberância desse bioma e foi essa ligação profunda que me inspirou a fundar a Angí Chocolates. O meu desejo sempre foi criar produtos que honrem a terra de onde vêm, respeitando o ciclo natural e as pessoas que dela vivem. E o meu trabalho anterior como consultora para empresas focadas em biodiversidade me preparou para essa jornada de unir sustentabilidade, sabor e impacto social”, relata.

 

BeatrizBranco2
A Chef Beatriz Branco – Foto: Divulgação – RFS

 

Sobre as suas experiências profissionais, a Chef de Cozinha divide que “ao longo da minha trajetória, eu trabalhei em várias agências de Design e Criação de Produtos, o que me deu uma visão ampla para desenvolver marcas. Também participei do Terra Madre, um evento global do movimento Slow Food, onde pude conectar a minha experiência local com iniciativas globais. Além disso, eu desenvolvi projetos para marcas de bebidas, padarias e chocolates. Foram experiências que enriqueceram a minha visão de mundo e o meu trabalho com a Angí Chocolates”, avalia.

 

MOMENTOS MARCANTES E PRÊMIOS CONQUISTADOS

 

Já quando questionada sobre quais são os momentos mais marcantes da sua jornada como Chef de Cozinha, Beatriz Branco elege a sua participação na Campanha ‘Entrada Delas’, da Stella Artois, “que foi uma experiência transformadora. Criar pratos para restaurantes estrelados Michelin em São Paulo e representar a culinária pantaneira em um cenário tão importante me marcou profundamente. Foi uma oportunidade de mostrar a força e a beleza da nossa cultura e da nossa terra”, relembra.

 

E frente a um trabalho tão diferenciado, a Chef de Cozinha já recebeu importantes prêmios, como o fato de ter sido “eleita a Mulher de Negócios pelo Sebrae no Mato Grosso do Sul e também reconhecida pela Vogue como uma das 100 vozes que estão movimentando a moda, beleza e a cultura no Brasil. Esses prêmios me motivam a continuar lutando por um sistema alimentar mais justo e sustentável”, assegura.

 

DIA A DIA COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS

 

Como chef proprietária de fábrica de chocolates orgânicos e veganos, Beatriz Branco compartilha que a sua rotina “é uma combinação de criatividade e propósito. Todo dia, é uma oportunidade de inovar, mas também de honrar a terra de onde vêm os nossos ingredientes. A Angí, o meu negócio, é mais do que uma marca de chocolates. É uma ponte entre a cultura pantaneira e o mundo. Por isso, eu passo boa parte do meu tempo conectada com as comunidades, garantindo que o trabalho reflita os nossos valores e que cada produto seja um veículo de transformação social e ambiental”, explica.

 

BeatrizBranco4
A Chef Beatriz Branco – Foto: Divulgação – RFS

 

A Chef de Cozinha acrescenta que “para mim, ser chef é estar em profunda conexão com a terra, com as pessoas e com as tradições. É respeitar o ciclo natural dos ingredientes e entender que cada prato, cada produto, tem uma história para contar. Na minha realidade, ser chef é usar essa conexão para promover um impacto positivo, e, assim, a minha vida de chef envolve uma responsabilidade com o meio ambiente, com as comunidades e com a cultura alimentar. O meu trabalho na Angí Chocolates é profundamente enraizado no conceito de respeito à terra e às comunidades. Cada chocolate que criamos é uma celebração da biodiversidade e da cultura do Pantanal e do Cerrado. Trabalhamos diretamente com mulheres dessas regiões, promovendo um comércio justo e sustentável. E, além da criação dos produtos, estou envolvida em projetos que buscam educar as pessoas sobre a importância de preservar esses biomas tão únicos e a conexão profunda que temos com a natureza”, detalha.

 

VISÃO DE MERCADO COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS

 

Para Beatriz Branco, o atual mercado de alimentação fora do lar “exige mais do que técnica. Ele pede propósito. Hoje em dia, as pessoas querem saber de onde vêm os ingredientes, como são cultivados e o impacto social que causam. Isso significa que nós, profissionais da área, precisamos estar preparados não só para criar, mas para educar. É um preparo que vai além do conhecimento culinário e envolve consciência ambiental e social”, considera.

 

Nesse contexto, a Chef de Cozinha destaca também que “a pandemia de Covid-19 nos ensinou a importância da resiliência e da adaptação. Tivemos que nos reinventar, especialmente com o aumento das vendas online. Mas, o maior aprendizado foi sobre a necessidade de fortalecer as conexões com as comunidades locais e de valorizar ainda mais o trabalho justo e sustentável. Assim como, no decorrer do tempo, a alimentação está ganhando um novo significado, sendo algo que transcende o ato de comer. A alimentação está se tornando uma maneira de reconectar as pessoas com a natureza e com suas origens. E, cada vez mais, o alimento é visto como uma ferramenta de transformação social e ambiental. Por isso, eu acredito que esse é o caminho para um futuro mais equilibrado e sustentável”, alega.

 

DESAFIOS E PLANOS COMO CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS

 

Como já adiantou, nem tudo não são flores na carreira de chef proprietária de fábrica de chocolates orgânicos e veganos de Beatriz Branco. E prova disso é que ela enfrenta alguns desafios no seu dia a dia, como “sendo o de manter a expansão da Angí Chocolates sem perder a nossa essência o maior deles”, ressalta.

 

BeatrizBranco5
Foto: Angi Chocolates – Divulgação

 

E alinhada a esse grande desafio diário, a Chef de Cozinha conta que possui planos futuros para a sua causa e fábrica. “O meu sonho é ver, cada vez mais, pessoas entendendo o valor dos ingredientes nativos e o impacto positivo que as suas escolhas alimentares podem ter no planeta. Dessa forma, eu quero que a Angí Chocolates seja reconhecida mundialmente não só pelo sabor dos chocolates, mas pelo que eles representam: uma conexão profunda com a natureza e a cultura do Pantanal”, almeja.

 

DICA DE CHEF PROPRIETÁRIA DE FÁBRICA DE CHOCOLATES ORGÂNICOS E VEGANOS

 

Por fim, Beatriz Branco dá a seguinte dica para quem deseja seguir a carreira de vida de chef: “seja fiel às suas raízes e valores. A gastronomia é muito mais do que criar pratos bonitos ou deliciosos. É sobre contar histórias, honrar tradições e respeitar o meio ambiente. Tenha um propósito claro e nunca perca a conexão com aquilo que te inspira”, aconselha.

 

CLIQUE AQUI para conhecer Dedê Cesco, que é proprietária de espaço de eventos e buffet que também funciona no Estado do Mato Grosso do Sul.

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter