Pesquisar
Close this search box.

Há mais de 20 anos atuando no mercado de food service, Marina Prevedello segue apaixonada pelo que faz

Conheça a trajetória da Nutricionista Marina Prevedello, a executiva da Sodexo, Mestre em Engenharia de Produção e apaixonada por gastronomia

MarinaPreguello2
Há mais de 20 anos atuando no mercado de food service, Marina Prevedello segue apaixonada pelo que faz - Foto: Divulgação

 

Para algumas pessoas, a paixão pela comida vem desde pequenininho. Esse afeto, muitas vezes perpassa o prazer de cozinhar ou provar pratos deliciosos, tornando-se uma vocação que pode direcionar a uma carreira no setor de food service. É o caso da Nutricionista e gerente da Plataforma Food na Sodexo, Marina Prevedello.

 

Desde nova, Marina Prevedello nutre um forte amor pela gastronomia, empreendedorismo e em dar sempre o melhor de si. Além disso, ela defende que um de seus maiores propositos pessoais é deixar um legado na transformação sustentável do setor de food service.

 

Continue com a gente para saber mais sobre essa profissional que é apaixonada pelo seu campo de atuação e que continua se reinventando no mercado de food service.

 

Quem é Marina?

 

Natural do município de Faxinal do Soturno, uma das colônias de italianos do Rio Grande do Sul, Marina Prevedello, tem 47 anos. Com cidadania brasileira e italiana, ela afirma que sente muito orgulho do que os seus antepassados construíram.

 

MarinaPreguello1
Marina Prevedello – Foto: Divulgação

 

Como filha de um empreendedor, agricultor e pecuarista, Marina cresceu tendo contato com o campo, animais, plantio e colheitas. E foi nesse ambiente, onde ela passou a ter o empreendedorismo como referência. “Meu sonho era trabalhar numa empresa onde eu pudesse transferir e agregar todo esse meu conhecimento, ajudando na estratégia de negócio, crescendo materialmente e pessoalmente”, diz.

 

Marina é a quarta filha mulher de uma família com cinco filhos. Tendo nascido em uma família italiana, ela recorda que era de costume ter uma mesa farta e um bom vinho em sua casa. “Minha criação foi voltada para o trabalho sem distinção de gênero, religião e/ou raça. Continuamente, sempre atuei motivada por um objetivo maior e que pudesse me ajudar a realizar tudo aquilo que acreditava que era preciso. Sair cedo de casa para fazer faculdade, acabou sendo uma consequência de tudo isso”.

 

Sobre seus gostos pessoais, Marina conta que é “apaixonada por gastronomia e por conhecer novos restaurantes, viajar para novos lugares, países ou qualquer local que possua uma novidade cultural ou gastronômica genuína. Sou uma curiosa nata e enxergo o mundo como um só, apesar das suas distâncias, diferentes culturas e geografia. Me sinto uma cidadã do mundo”.

 

Formação e escolha do campo de atuação

 

Graduada em Nutrição, Marina Prevedello aspirava a área de Clínica Hospitalar e Dietética. No entanto, durante os seus anos de estudo, ela acabou se encantando pela vasta área de atuação da carreira que escolheu seguir. “Meu maior objetivo se tornou conhecer em profundidade os alimentos que podem servir como um remédio transformador do corpo humano e da vida das pessoas. É fascinante pensar que muitos comportamentos sociais na história do homem se criaram em volta da alimentação, como por exemplo, o homem primitivo que se uniu em grupos para caçar e encontrar alimentos que pudessem dividir em comunidade”, afirma Marina.

 

No ano de sua formação, Marina se inscreveu e foi selecionada para um mestrado em Engenharia de Produção. “Isso me deu a oportunidade de agregar o conhecimento da engenharia de produção para o mercado de refeições coletivas e food service – setor que na época empregava mais de 86% da mão de obra de nutricionistas no Brasil”, relembra.

 

Em seu mestrado, ela aprendeu sobre gestão, planejamento estratégico, como gerenciar a produção, tempos de trabalho e ferramentas de sistemas de produção. “A escolha da engenharia de produção me trouxe uma visão complementar, que me despertou para novos conhecimentos e me levou a buscar por outras formações. A atualização é permanente e necessária em um mundo em constante transformação”.

 

Durante a época do mestrado, Marina engatou em outros cursos de formação profissional, todos voltados para a área de qualidade, gestão de equipes e estratégias de feedback, além de cursar um MBA Business Intuition, na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Rio Grande do Sul, voltado para líderes.

 

“Nesse período, tive oportunidade de visitar muitas empresas e conhecer a cultura e o modo de gestão de diversos negócios, tanto no Brasil quanto na Itália, para conhecer o “Made in Italy”. Tive a oportunidade de visitar empresas de alimentos, vestuário e indústrias, o que me ajudou a entender o que cada uma dessas empresas fazia para se tornar tão especial, única e com atuação mundial. Durante minha experiência acadêmica também fiz cursos executivos na Inglaterra, onde morei por dois anos e aproveitei para aprimorar o inglês”, detalha.

 

Sobre os caminhos acadêmicos e profissionais que percorreu, Marina garante que todas as suas escolhas foram calculadas para que pudesse atingir os objetivos pessoais, seja por meio de habilidades técnicas ou comportamentais. “Sempre me inspirei em grandes líderes e personalidades para me aprimorar e ser mais completa como profissional e líder, independentemente da empresa, posição ou responsabilidade. Para mim, gerir pessoas e gerir negócios são questões complementares”.

 

 

Rotina como ‘nutrichef’ no food service

 

As experiências profissionais de Marina Prevedello começaram desde cedo, enquanto ela ainda estava na faculdade cursando Nutrição. “Fui contratada como nutricionista trainee, em uma empresa de refeições coletivas. O restaurante produzia, em média, 600 refeições por dia, operava 24 horas e sete dias por semana. Foi uma grande escola, pois gerenciava todas as atividades de cardápios, produção, gestão de pessoas e negociações com o cliente. Pude aplicar e desenvolver habilidades em todas as áreas, mas também passei a compreender quais eram as minhas principais fortalezas e aquilo que me realizava profissionalmente”.

 

Ainda nesta empresa, Marina foi transferida para a sede da companhia, que estava situada em Porto Alegre. Lá, ela atuou em conjunto com outros nutricionistas, chefs de cozinha, técnicos em nutrição e nutricionistas de estoque, produção e qualidade. Nesse período, também adquiriu experiência no planejamento de logística e trabalho em equipe com diversas áreas, bem como experiência em planejamento de parada de manutenção na fábrica.

 

“Posteriormente, tive a oportunidade de trabalhar no escritório central da empresa, que possuía mais de 25 mil colaboradores em 1.000 restaurantes e 9 sedes nas capitais do País. Passei a ser a responsável corporativa por Segurança dos Alimentos, Certificações ISO e OHSAS, Gestão de Processos e Planejamento Estratégico”.

 

Em 2020, Marina foi trabalhar com a Sodexo, empresa que, de acordo com ela, está conectada com os seus objetivos e valores pessoais. “Logo nos meus primeiros meses, aconteceu a pandemia do COVID-19 e, nesse período, tive a oportunidade de implementar boas práticas desenvolvidas na Ásia e na Europa aqui na América Latina. Em setembro do mesmo ano, assumi a gestão da Plataforma Food, área responsável pelos processos que englobam o desenvolvimento de serviços, cardápios e ingredientes, pelo planejamento de cardápio, além da realização de tratativas de ocorrências e controle de custo, e desde então tenho tido o privilégio de contribuir na evolução de processos, práticas e projetos de alimentação conectados a estratégia da empresa”, explica.

 

Em seu tempo junto a Sodexo, ela se orgulha das conquistas realizadas com seu time. “A implantação de uma certificação de segurança dos alimentos desde a produção até a mesa dos consumidores tanto nos escritórios da Sodexo como nos restaurantes que estão dentro das empresas-clientes, foi outra enorme conquista. Conseguimos nos tornar a primeira empresa do segmento a obter essa certificação e, com isso, todos cresceram e a empresa teve seus resultados esperados. Por fim, o planejamento e implantação de uma gestão por processos com ferramentas, procedimentos e indicadores de gestão para mais de 1.000 restaurantes e processos de suporte, bem como a implantação da governança mensal, também foi um importante marco”.

 

Entre os pontos altos nesses mais de 20 anos de trabalho no setor de food service, Marina destaca uma memória especial. “O que mais me marcou foi o meu embarque em uma plataforma marítima, atendida pelo time Sodexo, para analisar as oportunidades do processo e a gestão do serviço de hospedagem que englobava: alimentação, lavanderia, academia, camarotes, cinema e a logística – que é feita por meio de helicóptero. Lembro como se fosse hoje, da surpresa de estar em alto-mar e sem ver terra no entorno”.

 

Confira AQUI Gestão operacional em Restaurantes: Otimização de Processos da cozinha ao atendimento

 

Visão do mercado food service

 

Falando sobre tendências no food service brasileiro, Marina Prevedello comenta que o mercado vive diversas transformações, que são cada vez mais intensas sob influência de novos comportamentos e demandas de consumo.

 

Quando questionada sobre a importância da sustentabilidade no setor de food service, Marina reflete que o alimento é uma profunda conexão que temos com o planeta. “Cada vez mais, a sustentabilidade dentro do food service tem se destacado pelo seu impacto nos pilares econômico, social e ambiental. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 10% da emissão de gases do efeito estufa são oriundos da cadeia de alimentos (da produção até o consumo), e o setor de food service está em vários estágios desta cadeira”, ressalta.

 

Nesse contexto, ela defende que “um dos meus propósitos pessoais é deixar um legado nesta transformação sustentável e, hoje, tendo a oportunidade de trabalhar na Sodexo, sinto que tenho um papel ativo no propósito de mitigar efeitos futuros”.

 

E o trabalho sustentável realizado pela por Marina na Sodexo é um exemplo a ser seguido. “Em nossos restaurantes corporativos, por exemplo, temos em nosso cardápio, deliciosas receitas à base de plantas que são altamente nutritivas e com baixo impacto ambiental, em linha com nossa meta global de oferecer 33% de pratos à base de plantas até 2025. Nosso objetivo é ampliar as opções de alimentação sustentável, saborosa e nutritiva para todos, sejam vegetarianos, flexitarianos ou aqueles que apreciam a proteína animal, para que cada um escolha o que é bom para o meio ambiente e para a saúde”.

 

Marina ainda detalha que “ao refletirmos sobre os impactos na cadeia, entendemos que a alimentação sustentável é peça fundamental para reduzir os impactos ambientais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa, combater o desperdício de alimentos, preservar recursos naturais, além de priorizar o uso integral de alimentos, oferecendo opções atrativas e sustentáveis para as pessoas. Precisamos conectar a nossa paixão pela comida com o nosso amor pelo planeta”.

 

Dica para quem deseja ser ‘nutrichef’

 

Aos que desejam fazer carreira no mercado de food service como Nutricionista, Marina Prevedello aponta que atuar em equipe e em colaboração é uma chave essencial do trabalho. “Cada vez mais somos o pessoal e profissional juntos no dia a dia do trabalho. A humanização legítima é o que cria conexões e confiança para o time escolher a empresa que irá se conectar com seus objetivos. O principal ponto é colocar em ação as ideias e identificar o que te deixa feliz. Busque as suas referências na sua área para se inspirar. Observe e absorva conhecimento do que é importante. Tenha o próximo objetivo e acredite na intuição”.

 

Na hora de enfretar desafios, a dica é clara: refletir internamente e evitar uma postura de vitimização.  “Divida os desafios com o seu time. O resultado além de libertador trará evolução para todos, além de atuar em um impacto positivo tanto na atuação como indivíduo que está iniciando ou no clima organizacional como gestor do seu time ou negócio”, conclui.

maria luna rede foodservice
Maria Luna
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter