O setor de food service brasileiro demonstra uma retomada robusta após a pandemia. De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), os brasileiros gastaram mais de R$61 bilhões comendo fora de casa ou pedindo delivery em 2024, um aumento de 3% em relação ao segundo semestre de 2023. Essa retomada é evidente, considerando a queda de 34% no faturamento em 2020.
O segmento apresentou uma recuperação gradual nos anos seguintes, com um crescimento de 18% em 2021 e um retorno aos níveis pré-pandemia em 2022. Apesar de em 2023 ter registrado um crescimento de apenas 1%, as perspectivas são positivas para os próximos anos. Segundo estudo realizado pela Redirection Internacional, empresa especializada em assessoria de Fusões e Aquisições (M&A), o food service deve crescer, em média, 7% ao ano até 2028.
Para Israel Menezes, Gerente Comercial do Canal Indireto FS da Alibra Ingredientes, referência em soluções inovadoras para o segmento, o mercado ainda possui um grande espaço para crescer no país. “Além de abranger vários negócios, como redes de fast food, pizzarias, padarias, confeitarias e até cozinhas industriais, os serviços disponibilizados por estes estabelecimentos ajudam os clientes a economizarem tempo e dinheiro e acessarem experiências gastronômicas diferenciadas”, diz.
Avanço tecnológico
A tecnologia vem sendo uma das peças-chaves para o desenvolvimento do food service no Brasil. Isso acontece, principalmente, porque novas alternativas em ingredientes, produtos e serviços estão ajudando a solucionar diversas dores antigas do setor.
Para se ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela Galunion em parceria com a Grano Alimentos, alguns dos maiores desafios do segmento citados pelas empresas pesquisadas são: custo-benefício dos ingredientes, produtividade na cozinha, alta concorrência, desperdício, extensão dos prazos de validade e mão de obra operacional.
“A combinação de tecnologia e inovação no fornecimento de ingredientes se torna essencial para que os operadores de foodservice possam se adaptar às novas exigências do mercado, melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, garantir uma gestão mais eficaz de seus recursos”, ressalta Paula Sartori, Gerente Comercial do Canal Direto FS da Alibra Ingredientes. “Na Alibra, por meio de nossos recursos tecnológicos, oferecemos soluções que impulsionam a competitividade das empresas, aumentando a rentabilidade e performance, além de facilitar a conveniência no dia a dia dos operadores. Nossas ferramentas permitem o acesso a práticas mais eficientes, colaborando para fomentar o crescimento do setor de food service”, complementa.
Movimentação no mercado brasileiro
Muitos players vêm despontando no setor de food service no Brasil, inclusive investindo cada vez mais em portfólios abrangentes e diversificados. A própria Alibra Ingredientes é um exemplo disso. A empresa está fazendo um grande investimento para triplicar sua capacidade produtiva de refrigerados, incluindo a categoria de queijos processados, queijos culinários e molhos cremosos, que auxiliam na padronização e na performance de pizzas, salgados e de diferentes receitas dos operadores de food service.
Ainda vale destacar que a empresa pretende crescer 40% anualmente dentro do segmento nos próximos anos. Menezes enfatiza que esses números evidenciam como o food service é um campo fértil no país, com potencial para alavancar o mercado de alimentos e as marcas do setor.
”Estamos sempre atentos à evolução do mercado, e por isso temos feito alguns movimentos nos últimos anos com o intuito de participar mais efetivamente desse importante elo da cadeia de alimentos. Toda essa nossa trajetória demonstra que esse mercado possui um futuro promissor, e que sem dúvidas as tecnologias são essenciais para colocar o Brasil em um patamar de competitividade e inovação global”, conclui o executivo.
ALIBRA INGREDIENTES inicia projeto social de formação profissional de Pizzaiolos
Sobre a Alibra
A Alibra é referência em soluções inovadoras para a indústria alimentícia e o mercado food service. Fornecedora de ingredientes dos principais players nacionais e internacionais do mercado de alimentos, a empresa tem como foco a inovação e o desenvolvimento de soluções customizadas de alto valor agregado. Para isso, utiliza tecnologias e processos exclusivos para proporcionar performance, rentabilidade, conveniência e funcionalidade, aos produtos finais de seus clientes, nas mais variadas aplicações.
Com uma moderna planta fabril, a companhia é pioneira em queijos culinários no Brasil, única fabricante nacional de caseinato e líder na produção de óleos e gorduras em pó no país. Também comprometida com a sustentabilidade, a Alibra adota um modelo de negócio alinhado aos princípios ESG. Para saber mais, visite www.alibra.com.br.