Você sabia que a taxa de rotatividade no setor de bares e restaurantes no Brasil foi de 77,6% em 2023, tendo como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego?
Esse dado é fruto de uma pesquisa realizada pela Future Tank e foi um dos indicadores chave para a idealização do Dom Brejas Academy, um programa voltado para a capacitação de gestores e funcionários de bares que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.
Criado por Robson Ramos e Priscila Sigolo, sócios do Dom Brejas, bar localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o curso é dividido em duas etapas: especialização de gestores na prática dos processos de um bar e formação de vendas para garçons. “Hoje, o projeto, por ser novo, trabalha com essas duas frentes no momento, mas a ideia é unir forças com profissionais especializados para contemplar bar e cozinha também. Fazemos treinamentos quinzenais, teóricos e a aplicação desses aprendizados na prática. E, depois, avaliamos com provas para analisar o desempenho. O nosso setor hoje em dia é visto como porta de entrada para o mercado de trabalho. Geralmente, o colaborador chega ‘cru’, sem saber nada ou quase nada. E é aí que entramos, pois ajudamos a desenvolver o colaborador, trazendo perspectiva de trabalho e crescimento dentro do Dom Brejas”, realça Ramos em entrevista exclusiva à Rede Food Service.
QUER SABER MAIS SOBRE A DOM BREJAS ACADEMY?
É só, na sequência, conferir:
- COMO SURGIU A IDEIA DA DOM BREJAS ACADEMY
- PROPÓSITO DA DOM BREJAS ACADEMY
- COMO FUNCIONA A DOM BREJAS ACADEMY?
- RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS COM A DOM BREJAS ACADEMY
- DICAS PARA ATUAR NO SETOR DE BARES
COMO SURGIU A IDEIA DA DOM BREJAS ACADEMY
De acordo com Ramos, a ideia da Dom Brejas Academy surgiu “em maio deste ano de 2024 e devido à dificuldade de contratar lideranças de fora e também pela nossa dificuldade de encontrar empresas que ajudem na formação de bons profissionais, uma vez que não existe ‘faculdade’ para garçom, gerente, etc. Então, eu e os meus sócios decidimos treinar e formar uma equipe gestora”, conta.
PROPÓSITO DA DOM BREJAS ACADEMY
Em relação ao propósito da Dom Brejas Academy, o empresário explica que a formação tem o objetivo de “trazer capacitação para todos os cargos da empresa para que os colabores entendam todos os processos de funcionamento da casa e, assim, todos os indicadores e atendimento ao público sejam melhorados, além de proporcionar o desenvolvimento profissional das pessoas, com a perspectiva de desenvolvimento de carreira interna”, salienta.
Ramos partilha também que, “a princípio, a nossa intenção é criarmos bons profissionais, capacitando-os para o mercado de trabalho. Inicialmente, capacitamos para nós, mas acreditamos que esse tipo de aprendizado serve para qualquer função e em qualquer estabelecimento do setor. E, no futuro, pensamos em criar um centro de capacitação para todo o setor”, revela.
Já Sigolo, também sócia do Dom Brejas, acrescenta que “a nossa ideia é treinar e preparar gestores dentro da empresa, aproveitando a experiência de 15 anos dos sócios da casa, como, por exemplo, o convívio com equipes e clientes”, destaca.
Confira no canal da Rede Food Service no Youtube: A HISTÓRIA DA BIDFOOD BRASIL com Celso Avelino.
COMO FUNCIONA A DOM BREJAS ACADEMY?
Já curioso (a) para saber como funciona a Dom Brejas Academy em detalhes, certo?
Logo, saiba que, conforme Ramos, “a primeira fase do programa permanente é voltada para o treinamento de líderes. Ela tem oito módulos ao todo, com temas como liderança, Custo da Mercadoria Vendida (CMV), controle de estoque, hospitalidade, hospitalidade agressiva (excessiva), dentre outros. O módulo Dom Brejeiros, que é destinado a todos os funcionários, teve início em setembro. Nele, estão sendo abordados praticamente todos os temas do Dom Brejas Academy, incluindo princípio de vendas e gestão. Queremos que todos os nossos colaboradores aprendam a fazer contas que envolvam as operações, controle de estoques, hospitalidade e princípios de hierarquia. A minha sócia Priscila Sigolo fala sobre a parte financeira (CMV, DRE, ficha técnica) e eu falo sobre hospitalidade, branding e liderança. Já o nosso sócio operacional Acyr Sigolo fala sobre gestão operacional e atendimento. E, recentemente, o nosso time também passou por treinamentos juntos a nós e com parceiros, como a cervejaria Heineken, que falou sobre o chope e a sua gestão, assim como com o time do Bar da Pernod, que falou sobre ficha técnica e criação de drinks”, detalha.
Sigolo esclarece ainda que, “além de oferecer treinamento e capacitação para os nossos colaboradores, a proposta dos cursos vai muito além de reter talentos. Pois, no dia que ele sair da empresa, ela vai saber de todas as etapas que envolvem o funcionamento de um bar ou restaurante e vai estar preparado e capacitado até para montar o seu próprio negócio, uma vez que vai ter informações de gerenciamento e processos”, garante.
RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS COM A DOM BREJAS ACADEMY
Conforme Ramos e Sigolo, apesar de ser recente, os resultados já alcançados por meio da criação da Dom Brejas Academy são bastante satisfatórios, uma vez que “já vemos uma equipe mais engajada na gestão, com as lideranças preocupadas com o CMV, por exemplo, e os garçons focados nas metas de desempenho da casa. É gratificante ver a equipe engajada”, comemora Ramos.
Roger Franco, Gerente de RH da casa, por sua vez, garante que a “Dom Brejas Academy está ajudando muito nas questões sobre gestão de pessoas e na fixação da cultura da empresa. Os colaboradores já entendem melhor os processos e isso ajuda a gente a trabalhar com mais clareza”, avalia.
DICAS PARA ATUAR NO SETOR DE BARES
Também é proprietário (a) de um bar e quer dicas de como atuar nesse ramo?
Então, fique atento (a), pois, segundo Ramos, “o mercado de bebidas tem um ciclo médio de tendências. As tendências costumam durar de três a cinco anos, exigindo uma atualização menos constante. O que foi tendência em janeiro de 2019, por exemplo, continuou a ser tendência em janeiro de 2024, como, por exemplo, o clássico Gin e Tônica. Mas, eu acredito que o Brasil precisa seguir tendências internacionais. E isso porque, por exemplo, enquanto no Verão da Europa deste ano o drink do momento foi o Limoncello Spritz, o Brasil ainda fala sobre Aperol Spritz. Somos muito atrasados com essas coisas. E, quando falo ‘o Brasil’, refiro-me às indústrias, que não arriscam coisas novas”, assinala.
Por fim, o empresário pondera que, “hoje em dia, abrir um bar não é mais apenas colocar mesas e chamar os amigos. É preciso estudo de geomarketing, engenharia de cardápio, criar processos e o principal: saber se a sua proposta tem fit com o público-alvo. A rentabilidade de uma casa bem administrada supera qualquer aplicação em bolsa e ações, porém, é preciso cautela”, recomenda.