A partir do Slogan “Fazendo História Juntos”, o Spoleto, rede líder de franquia de comida Italiana no Brasil e pertencente ao Grupo Trigo, realizou sua convenção anual que, neste ano de 2024, celebrando a história de 25 anos de sucesso da marca. Cerca de 500 empreendedores franqueados, líderes de restaurantes e alguns colaboradores da operação ouviram em primeira mão da franqueadora os resultados de 2024, estratégia de expansão da marca, sucesso do programa de fidelidade, entre outros assuntos, durante o evento realizado na última semana, em Itapeva (MG).
Em 2023, o Spoleto superou até então a sua melhor performance, que havia sido em 2019. Agora, a marca está trabalhando para continuar superando resultados. “De janeiro a agosto deste ano, o Spoleto já serviu mais de 21 milhões de refeições, o que representa um crescimento de 8,7% – comparado a 2019 –, no número de pedidos na mesma base de restaurantes. No mesmo período, a marca alcançou R$195 mil de média de faturamento, 7,7% a mais que no ano anterior. A rede também já conquistou 1.154 milhões de clientes novos”, diz Tom Moreira Leite, Presidente do Grupo Trigo e da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre resultados já conquistados pelo Spoleto em 2024.
Após duas décadas de uma trajetória de sucesso, o Spoleto continua se reinventando e buscando ser tendência no mundo do franchising. Exemplo disso é o fortalecimento dos programas de capacitação de lideranças – como o squadra para franqueados e o mássima para gerentes e o investimento da rede em tecnologias habilitadoras de ponta para aprimorar operações, como o uso da Inteligência Artificial (IA).
“Estamos investindo na escuta ativa do cliente, realizando pesquisas com nossa base do programa de fidelidade para embasar todas as decisões – de produtos a ajustes na experiência de compra”, comenta Rafael Pardo, Diretor de Marca do Spoleto, durante a convenção.
O Spoleto também continua no processo de digitalização dos restaurantes, que melhora a qualidade de vida dos membros de equipes, aumenta a eficiência operacional e gerar maior lucratividade. “Hoje já temos 220 restaurantes operando 100% digital e a nossa meta é que até o final de 2025 todos os restaurantes operarão nesse modelo. Inclusive, são os que apresentaram melhor performance após a implementação da tecnologia”, afirma Pardo na Rede Food Service.
Rede sólida e em expansão
Na programação da convenção, Tom Moreira Leite ratificou o bom desempenho do Spoleto no Brasil, frente até aos desafios macroeconômicos, especialmente à inflação. Segundo o Presidente do Grupo Trigo, a lucratividade real do Spoleto se manteve em alta nos últimos três anos: 10,2%, em 2022; 11,4%, em 2023% e 11,8%, até agosto de 2024. “Nesse intervalo, destacamos que a margem nas unidades que adotaram a digitalização foi 2% superior aos restaurantes que ainda não são 100% digital”, destaca Tom.
O executivo também lembrou que outro reflexo do sucesso do Spoleto é a previsão de 18 inaugurações de restaurantes até dezembro – alcançando 377 restaurantes ativos – e mais 24 assinaturas para abertura de unidades no próximo ano.
“Após tanto tempo, sigo muito animado com os números de crescimento do Spoleto e com o perfil dos nossos parceiros. Por exemplo, recentemente o dono de um antigo restaurante da rede no Rio de Janeiro nos surpreendeu com a sugestão de abrir uma unidade em formato de Truck. Abraçamos a sua ideia, quem somos nós para colocar teto no sonho dele? Assim, crescemos a marca e colocamos nossos franqueados como protagonistas dessa história que atravessa gerações”, conclui Tom Moreira Leite.
Sobre o Spoleto
Com 25 anos de história, o Spoleto conta com cerca de 360 restaurantes, é líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil e pertencente ao Grupo Trigo. Presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, a maior concentração de restaurantes está em São Paulo e no Rio de Janeiro. Consolidado como a maior rede de culinária italiana do Brasil, a marca passou por uma grande transformação gastronômica. Vem profissionalizando cada vez mais seus gerentes, transformando-os em chefs. Também modernizou a arquitetura e estrutura, trazendo um posicionamento mais voltado para o fast casual. Os ingredientes são preparados diariamente nos restaurantes do modelo Minha Cozinha Italiana, levando mais sabor e qualidade para cada cliente. Além disso, a rede está com um investimento robusto no digital. Todas as novas franquias estão sendo inauguradas com formato de autoatendimento 100% digital e as antigas estão em processo de mudança.
Gendai: a rede de franquias criada para democratizar a gastronomia japonesa no Brasil que deve crescer 37% até o final deste ano

- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/
- Redaçãohttps://redefoodservice.com.br/author/bernard/