A tecnologia mais valiosa do seu restaurante são as pessoas

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A tecnologia mais valiosa do seu restaurante são as pessoas - Foto: Getty Images - Rede Food Service

 

Muito tem se falado sobre a importância da tecnologia no setor de Food Service. Grandes feiras e eventos destacam a automação de processos, a robótica e a inteligência artificial como tendências para garantir o sucesso de bares e restaurantes. O fato é que não existe crescimento ou expansão sem a valorização das pessoas.

 

Os dados mostram que o setor de Food Service realmente é um dos mais relevantes da economia. Segundo estudo da Mordor Intelligence, esse mercado deverá atingir US$ 17,35 bilhões em 2024 e chegará a faturar US$ 24,03 bilhões até 2029, o que representa uma oportunidade para os empreendedores. Porém, esse crescimento só será real com uma equipe bem treinada e que reflita o reconhecimento interno com um sorriso no rosto.

 

Isso significa que os profissionais que trabalham em restaurantes são essenciais para o sucesso do negócio. Na maioria das vezes, eles são responsáveis pelo atendimento ao consumidor, carregando o propósito, a mensagem e até mesmo a imagem que se deseja passar ao público. Por isso, o gerenciamento e o bem-estar dos colaboradores deve ser um dos focos principais do empreendedor.

 

De acordo com um estudo da Deloitte, 60% das pessoas retornam a um estabelecimento com bom atendimento, 39% gastam mais e 41% recomendam o local. Os dados evidenciam que o  grande segredo da fidelização é o investimento em um bom atendimento em todos os canais, presenciais e digitais, e um trabalho forte voltado à gestão de pessoas é fundamental para que isso aconteça.

 

Para que o garçom, o chef, os cozinheiros e os recepcionistas consigam oferecer o melhor atendimento possível, é preciso ter todas as ferramentas de trabalho necessárias, principalmente as tecnológicas, que facilitam e melhoram a jornada de compra do cliente, mas também é necessário que exista um ambiente de trabalho regado a motivação e respeito.

 

O comprometimento das equipes com foco em atingir os objetivos e oferecer o melhor serviço para agradar o consumidor está atrelada às iniciativas para mantê-los entusiasmados e motivados. Entre os principais pontos que estimulam os profissionais estão a remuneração adequada,  a possibilidade de crescimento, o reconhecimento constante e a identificação com a missão da empresa.

 

Também é importante apostar nos feedbacks e provocar aprendizados, apoiando os profissionais nas falhas e comemorando as conquistas. Afinal, isso aumenta a produtividade dos times e a satisfação dos clientes, gerando retornos positivos para o negócio.

 

A motivação também está ligada à construção de um bom ambiente de trabalho. Para que isso aconteça em bares e restaurantes, é importante que haja comunicação e sincronia entre o gerente, as equipes de atendimento e aquelas que estão na cozinha. Além da comunicação, é fundamental que os colaboradores trabalhem com proatividade, dinamismo, eficiência, oferta de boas experiências e agilidade para garantir um atendimento de excelência ao consumidor. Dessa forma, é possível melhorar o desempenho do profissional – desde o atendente do caixa até o dono do estabelecimento – e o da empresa no mercado.

 

Quando se fala em gestão de pessoas, um ponto que não pode ser esquecido é o papel das lideranças nesse processo. Não basta que as políticas de motivação e engajamento partam apenas da gerência, elas precisam ser irradiadas também por quem comanda as áreas, como os chefs e subchefs. Esses profissionais precisam ter treinamento especial para lidar com a equipe, repercutindo o modelo de administração da empresa. Afinal, como integrantes do time, também devem se sentir motivados a exercer a suas funções, mas precisam, sobretudo, ter êxito ao orientar outras pessoas.

 

Outro aspecto que merece muita atenção é o treinamento e a capacitação constantes para todo o time, desde cursos para aprender a lidar com as tecnologias usadas no restaurante, como realizar os preparos, de que forma ter uma atuação sustentável e como realizar o atendimento por diferentes canais. Essa capacitação constante faz com que o profissional se sinta valorizado e mais motivado a aplicar os conhecimentos na prática.

 

Entender a importância das pessoas é fundamental para o crescimento dos negócios. Ao investir em uma equipe bem treinada e motivada, os bares e restaurantes criam um ambiente onde o bom atendimento não é apenas uma prática, mas um diferencial competitivo. O resultado é uma experiência positiva para o cliente, aumentando as chances de fidelização. A verdadeira receita de sucesso no Food Service vai além de bons pratos: é a combinação de uma gestão eficaz de pessoas e a busca constante por excelência no atendimento.

 

O Autor

Samuel Costa Carvalho é diretor comercial de Food na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

Confira outros artigos do autor AQUI na Rede Food Service.

Samuel Costa Carvalho
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