O arquipélago de Fernando de Noronha dispensa apresentações quando o assunto são paisagens deslumbrantes de tirar o fôlego. Um dos destinos mais cobiçados por turistas de todo o mundo, o lugar é como um verdadeiro oásis a apenas 500 km do Recife. Aninhado no azul intenso do oceano Atlântico, suas ilhas vulcânicas emergem do mar como gigantescos cartões-postais que em suas profundezas formam um refúgio perfeito para a fauna marinha ali presente.
Mas Noronha não é apenas sinônimo de belas vistas, a mística ilha é repleta de lugares com o melhor que a culinária local pode oferecer. Um exemplo disso é o restaurante Varanda Noronha, que há 15 anos, comemorados em 2024, se tornou parada obrigatória para os turistas e moradores do arquipélago.
Comandado pelos sócios Soraia Ulisses e Fernando Buarque, o espaço, localizado na Rua Major Costa, 130, Vila do Trinta, possui títulos como o Travelers Choice TripAdvisor 2023 que o coloca entre os 10% melhores restaurantes do mundo e há 7 edições é o primeiro lugar entre os restaurantes que mais vendem o Prato da Boa Lembrança.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre o Varanda Noronha e a sua diversa culinária? Vem que a Rede Food Service te conta tudo sobre o funcionamento desse espaço encantador.
Os nomes por trás do negócio
A frente do Varanda Noronha estão os sócios Soraia Ulisses e Fernando Buarque. Ele, natural de Maceió, Alagoas, fez Administração e gosta de fazer coisas como ler, viajar, ver filmes e séries, assistir jogos de volley, praia e conversar com amigos.
Já a Soraia, é o rosto feminino do empreendimento e é natural de Recife. Ela se define como uma pessoa proativa, que nunca soube ficar parada. Com apenas 14 anos, Soraia já dava aulas particulares e ao atingir a maioridade teve seu primeiro emprego formal na McDonald ‘s, que havia chegado recentemente a Pernambuco.
Criação e funcionamento
“Não foi bem uma ideia, surgiu de uma oportunidade”, revela Fernando Buarque. Segundo ele, seguiu o convite para se tornar sócio do restaurante, mesmo não sabendo nada sobre o meio gastronômico. “Encarei o desafio! E está dando certo nesses 15 anos de existência”, diz.
Grande parte da equipe do Varanda é formada por mulheres. O restaurante funciona de domingo a domingo, sempre das 12h às 23h. Sobre o perfil do cliente? Fernando explica que “nosso cliente é um apaixonado pela boa gastronomia de excelentes sabores, sem esquecer o atendimento, parte fundamental em todo o processo”.
Para Soraia Ulisses, os desafios para gerir um negócio em Noronha não são poucos. “Sem dúvidas, a logística e contratação de colaboradores. Não é fácil nem barato levar insumos para a ilha. E quanto aos colaboradores, boa parte não é local, então nem todo mundo tem a disponibilidade de trabalhar em Noronha. A adaptação deles também é algo para se levar em consideração”.
Ela ainda destaca que o controle de qualidade e a eficiência dos processos são partes fundamentais para o sucesso do Varanda junto aos clientes. Mesmo não sendo “chef”, Soraia faz questão de ter pleno conhecimento sobre todos os processos cotidianos do Varanda. Para isso, ela está sempre explorando novos restaurantes, sabores e novidades, tanto no Brasil quanto no exterior. “Invisto em consultoria e mão de obra qualificada. Dentro da cozinha não abro mão de utilizar os melhores insumos”, reitera.
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Cardápio e comemorações do Varanda
De acordo com Fernando Buarque, todo o caládio é estruturado com Entradas, Saladas, Pratos para 01 pessoa e Pratos para 2 pessoas, Sobremesas, Bebidas, Sucos, Destilados , Licor e Café. “Prato (Carro chefe) ; [é o] Gratinado de frutos do mar – Sobremesa: Cocada Varanda – Bebida: Caipirosca Soberana”, conta.
Sobre as demandas e preferências dos clientes internacionais, considerando a diversidade cultural presente na Ilha, Fernando garante que não há grandes problemas. “Como nosso cardápio é bem variado, geralmente agrada a todos. E sempre tentamos adequar e atender a esse público da melhor forma possível”.
Ainda sobre o menu do Varanda, o Camarão à PP é um sucesso garantido entre os frequentadores. Destaque também para as Iscas de peixe crocantes, empanadas com gergelim e servidas com molho teriyaki, das mais pedidas do restaurante do arquipélago, e agora o novo Mix de Frutos do Mar.
Segundo a gestão do espaço, o Gratinado de Frutos do Mar (frutos do mar puxados no azeite e temperos, envolvidos com arroz, mix de pimentões e queijos) e Camarão ao Quiabo e Cúrcuma By Dy (camarão com leve toque de gengibre e pimenta de cheiro, servido com arroz de coco e castanha) são pedidas excelentes.
Já sobre as novidades do cardápio, os clientes vão poder desfrutar da entrada do Mar Negro de Noronha, Prato da Boa Lembrança 2020. A composição é composta por um mix de frutos do mar picados e refogados na manteiga e azeite, com alho, pimenta, gengibre e cebola, acompanhado de arroz negro.
Debutante
Neste ano, quando comemora seus 15 anos, os sócios do Varanda Noronha montaram um calendário especial para as comemorações de debutante, que vai dos frutos do mar fresquinhos ao novo Prato da Boa Lembrança, o Cristal de Noronha, em alusão às bodas de Cristal.
Ainda neste ano, o restaurante lança uma edição comemorativa do prato da Boa Lembrança em alusão ao aniversário, bem com um prato exclusivo. O prato e a louça vão ser vendidos até durar o estoque, que é limitado.
Planos futuros
Para Fernando Buarque, o plano do Varanda Noronha é continuar oferecendo o melhor dos sabores com uma gastronomia cada vez mais em evidência, e continuar sempre em busca de novos desafios.
Sobre o futuro ele diz que “[a] previsão não temos, mas estamos expandindo a vontade da previsão. Claro que já pensamos e continuamos a idealizar essa possibilidade”.
Dicas dos sócios
Para outras mulheres empreendedoras como ela, Soraia Ulisses deixa o recado: “Acredite no seu potencial e tenha foco no que você deseja. Estamos sempre aprendendo, portanto inovar e se arriscar um pouco faz parte. O importante é fazermos o que gostamos e estarmos realizadas com nosso trabalho”, finaliza.
Já Fernando Buarque elenca as seguintes dicas de sucesso: Conhecer bem o seu negócio, conversar com seus clientes para entender mais sobre o que eles esperam dos produtos; Realizar uma análise prévia do tipo de cliente que você vai atender; Ter um cardápio variado, os clientes buscam locais em que eles tenham o poder de escolha; e Ter diferencial nesse ramo: Conciliar Atendimento, Qualidade e Agilidade.
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