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Gendai: a rede de franquias criada para democratizar a gastronomia japonesa no Brasil que deve crescer 37% até o final deste ano

Em franco processo de expansão focado em shoppings e outros centros varejistas das capitais, a marca possui atualmente cerca de 70 restaurantes em funcionamento

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Gilberto Ohara, Diretor de Marca da Gendai - Foto: Divulgação

 

Democratizar a gastronomia japonesa no Brasil. Esse é propósito que acompanha a rede de franquias Gendai desde a sua criação, há 32 anos, e que rege a marca até os atuais dias, em que a meta é crescer 37% até final deste ano de 2024.

 

Em franco processo de expansão focado em shoppings e outros centros varejistas das capitais, a marca possui atualmente cerca de 70 restaurantes em funcionamento.

 

De acordo com Gilberto Ohara, brasileiro de 52 anos, formado em Administração de Empresas e atual Diretor de Marca da Gendai, “o faturamento mensal médio de um restaurante da rede Gendai é hoje de R$ 266 mil, com retorno do investimento em intervalo entre 30 e 36 meses. Nós estamos com um plano de expansão para crescimento em shoppings e outros centros varejistas nas principais cidades do Brasil, com foco em suas capitais de Estado. Nós começamos o ano de 2024 com 62 unidades e esperamos um crescimento de 37% com abertura de novas lojas e ainda assinatura com novos franqueados. Somos uma marca comprometida com a democratização da gastronomia japonesa, com qualidade e excelência e que busca fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Temos no DNA da marca um forte vínculo aos movimentos culturais do Japão em suas tradições milenares e em sua modernidade”, revela em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A GENDAI?

 

É só, na sequência, conferir: 

  • A ATUAL GENDAI
  • A HISTÓRIA DA GENDAI
  • NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA GENDAI
  • PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DIFERENCIADO DA GENDAI
  • POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA GENDAI?
  • QUEM JÁ É FRANQUEADO DA GENDAI, INDICA!
  • COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA GENDAI?
  • DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

  

A ATUAL GENDAI

 

Ao encontro do seu propósito inicial de democratizar a gastronomia japonesa no Brasil, a Gendai, hoje em dia, “é uma rede de restaurantes com forte DNA de comida japonesa com modelo baseado em produtos de qualidade, feitos na hora, com serviço rápido e preço acessível. Em 2008, nos unimos a outra marca de culinária oriental, o China in Box, na criação do Grupo TrendFoods. E, mais recentemente, em 2021, o Grupo Trigo fez a aquisição das duas marcas. Porém, nós mantivemos o nosso DNA de comida japonesa, mas sem deixar de aprimorarmos a nossa operação com a experiência e conhecimento sobre o negócio com o Grupo Trigo. Até porque nós compartilhamos do mesmo conceito de democratizar a boa culinária de verdade a um preço justo e acessível”, explica Ohara.

 

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Uma das 70 unidades da rede Gendai – Foto: Divulgação

 

Vale ressaltar que, foi da fusão da Gendai com a rede de franquias China in Box, a maior rede do segmento de serviço de entrega de comida oriental da América Latina, com mais de 160 lojas no Brasil, que surgiu o Grupo Trendfoods, que somou a experiência de administração de lojas próprias do Gendai com a experiência na gestão de franquias do China in Box, o que resultou na consolidação da liderança de mercado de comida oriental no país. “E, em 2021, o Grupo Trigo comprou o grupo TrendFoods. E, de lá para cá, o crescimento da marca escalou ainda mais nos aspectos de inovação e de expansão digital, firmando o compromisso em não apenas entregar o melhor da culinária japonesa e oriental, mas também conectar o Gendai com os clientes e, principalmente, com o propósito de democratizar a boa culinária”, reforça a assessoria de imprensa da Gendai.

 

A HISTÓRIA DA GENDAI

 

Este ano, a Gendai completa 32 anos, sendo que, “na formação societária original do Gendai, não podemos deixar de mencionar Carlos Sadaki Kaidei e Robinson Shiba, como idealizadores, empreendedores e mentores da construção da marca”, sinaliza o atual Diretor de Marca da Gendai.

 

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@gendaioficial

 

A ideia em si de criação da Gendai ocorreu quando Carlos Sadaki Kaidei, no início de 1992, resolveu concretizar um sonho e fundou, com a ajuda de outros sócios, o Gendai, que começou com um restaurante localizado na área de mercado do Shopping Morumbi, em São Paulo, capital.

 

Em resumo, o Restaurante Gendai tinha um ‘sushi bar’, onde os pratos eram preparados na hora e podiam ser levados para viagem, que ganhava destaque junto aos produtos e utensílios de cozinha japonesa e outros produtos dessa tradicional culinária.  “A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade. O termo Gendai, que, em japonês significa, ‘Tempos Modernos’, traduz a filosofia da empresa, que era oferecer um serviço moderno com inovações no ambiente dos shoppings centers”, esclarece a assessoria.

 

Ohara, por sua vez, acrescenta que “começamos como uma loja de conveniência na Praça do Mercado, em São Paulo, capital, e éramos bons em comidas do tipo take away. Mas, um ano depois, mudamos e inauguramos a primeira loja do Gendai, em 1992, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Nos anos seguintes, expandimos com lojas próprias e, depois, adotamos o sistema de franquias, com filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 1996. A ideia sempre foi a de disseminar a cultura japonesa por meio da culinária”, ressalta.

 

NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA GENDAI

 

Como já adiantado pelo Diretor de Marca da Gendai, a rede de franquias hoje em dia faz parte do Grupo Trigo, que é uma holding 100% brasileira fundada em 1999 e também proprietária do Spoleto, Koni, LeBonTon, China in Box e Gurumê, além de Pizzaria Spoleto e da ASA Açaí. E, como consequência, apresenta números expressivos, como o fato de contar com “aproximadamente 900 colaboradores e 70 restaurantes em pleno funcionamento”, frisa.

 

Ohara divide também que, sobre o funcionamento da marca, desde a pandemia de Covid-19 e todos os seus efeitos sociais e econômicos, “assim como a restrição de acesso aos shoppings, nós fortalecemos o nosso canal delivery. Assim, criamos marcas digitais, chamadas dark kitchens, ampliando  as nossas ofertas de outras linhas de produtos a partir das mesmas instalações físicas“, esclarece.

 

PERFIL DE CLIENTE E CARDÁPIO DIFERENCIADO DA GENDAI

 

Na análise do Diretor de Marca da Gendai, o perfil de cliente da rede de franquias é formado por “clientes que prezam pela qualidade dos nossos pratos e serviços, independentemente de gênero ou faixa etária. E, recentemente, recebemos novamente o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising em 2024 e o Selo 5 estrelas de Melhores Franquias da pesquisa exclusiva da Serasa Experian.  Vale ressaltar que a nossa base de clientes tem aumentado nos últimos anos com o crescimento da demanda por produtos e experiências ligadas à cultura asiática”, partilha.

 

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@gendaioficial

 

E para atender a esse crescente tipo de consumidor, Ohara assinala que “a culinária japonesa é muito rica e o nosso cardápio conta com ingredientes e alimentos frescos com combinações e apresentações diversificadas, como os Temakis em formato de cone, Hot Roll, Uramaki, Sunomono, Guioza, Yakisoba, Domburi de Camarão Crispy ou Chicken Domburi, Poke Ceviche Mix, entre outros. Importante ressaltar também que nós buscamos novidades para os nossos clientes em diversas campanhas sazonais ao longo do ano. No Inverno deste ano, por exemplo, trouxemos três receitas quentes da gastronomia oriental, sendo a Sukiyaki Domburi Carne, Sukiyaki Domburi Frango e o Karaague”, divulga.

 

POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA GENDAI?

 

Ficou interessado (a) em tornar-se um franqueado da Gendai? Então, saiba que a marca tem como principais e atuais inspirações “ser sempre algo contemporâneo. Queremos nos aproximar do público mais jovem, levar a cultura da culinária japonesa a novos territórios. O investimento inicial do franqueado é de R$ 650 mil, com taxa de franquia de R$ 60 mil. Além disso, o Gendai completa este ano 32 anos de vida e em franca expansão. Esse crescimento se deve a um modelo de negócio robusto, com a qualidade nos produtos que se faz necessária para quem trabalha com a culinária japonesa e uma equipe preparada para oferecer o suporte adequado que o franqueado precisa para ser bem-sucedido”, afirma Ohara.

 

QUEM JÁ É FRANQUEADO DA GENDAI, INDICA!

 

Janaína Peres, empresária de 48 anos, casada e formada em Administração de Empresas, é sócia de Gil Alvarez, empresário de 58 anos formado em Direito. Juntos, eles são franqueados da Gendai desde 2019 e indicam a rede de franquias como um bom investimento a se fazer no atual mercado food service por causa do “suporte, processos operacionais e a segurança alimentar que a Gendai nos oferece como franqueados (as). É uma marca forte e reconhecida pelo consumidor, além de possuir um marketing moderno e em atualização constante, oferecendo produtos de alta qualidade e com inovações constantes. Nós a indicamos por isso tudo e pela segurança na operação, rentabilidade e amparo e suporte”, recomendam.

 

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Janaina e Gil, franqueados da rede Gendai desde 2019 – Foto: Divulgação

 

COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA GENDAI?

 

Para ser um franqueado (a) da Gendai, é bem simples!

 

Basta “acessar ao site do Grupo Trigo (http://www.grupotrigo.com.br) ou o site da Associação Brasileira de Franchising (http://www.abf.com.br)”, orienta o Diretor de Marca da Gendai.

 

E, para te adiantar, confira, abaixo, o RAIO X completo da Gendai:

 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil (valor sem taxa de franquia)
  • Faturamento mensal: mais de R$ 251 mil de faturamento médio mensal
  • *valores referentes ao ano de 2023 incluindo marcas dark kitchen
  • Lucro mensal: lucratividade média: 10 a 15%
  • Prazo de retorno: 30 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 6%
  • Unidades da rede em operação: 70 restaurantes

 

DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE

 

Por fim, se ainda está na dúvida de como empreender no mercado nacional de franquias food service, o Diretor de Marca da Gendai aconselha que “estude o modelo de franchising a fundo, pesquise o mercado-alvo e realize um plano de negócios com a maior riqueza de detalhes possível”, indica.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem rede de franquias de alimentação fora do lar em processo de expansão por esse Brasil a fora? Logo, a gente te apresenta e por meio de entrevistas exclusivas!

 

Pizzaria Spoleto é a mais nova aposta de franquia do Grupo Trigo

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