Pesquisar
Close this search box.

Nutricionista no food service: conheça a verdadeira importância e confira dicas de atuação

Com o fator saudabilidade cada dia mais em voga, a relevância do profissional de Nutrição só cresce, o que também exige maior conhecimento e prática desse profissional ao trabalhar no ramo de alimentação fora do lar

Nutricionista8
Nutricionista no food service: conheça a verdadeira importância e confira dicas de atuação - RFS - Getty Images

 

 

Que tal conhecer a verdadeira importância do profissional de nutrição no mercado food service e conferir dicas de atuação?

 

De acordo com Vivian Oliveira, Executiva de Marketing Nacional da RATIONAL Brasil, empresa líder no mercado mundial de tecnologia para o preparo de refeições quentes em cozinhas profissionais, “no dinâmico mundo do food service, onde a qualidade, segurança e nutrição dos alimentos são imperativos, o papel das nutricionistas é fundamental. Especialmente em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), em que a produção em larga escala encontra-se com as demandas nutricionais específicas dos consumidores, os nutricionistas desempenham um papel crucial. Ser um (a) nutricionista vai muito além de planejar cardápios balanceados. Esses profissionais atuam na gestão de qualidade dos alimentos, garantindo que as refeições atendam às necessidades nutricionais e de segurança alimentar. Além disso, são eles quem colaboram com a equipe de produção para assegurar que os alimentos sejam preparados de forma saudável e higiênica, contribuindo para a saúde e bem-estar geral”.

 

Nutricionista6
Vivian Oliveira, Exec. de Marketing da RATIONAL Brasil – Divulgação

 

Ana Paula Fioravante Bernardes Silva, Gerente de Produto para o Segmento de Saúde e Curadora Técnica do Mais Saúde, programa de nutrição clínica exclusivo da Sodexo, empresa líder global em serviços de qualidade de vida, antecipa ainda que “o profissional de nutrição é a pessoa responsável por pensar nos alimentos não apenas como meios para satisfazer a necessidade fisiológica – a fome – mas de maneira integrada, mensurando como ele vai impactar a mente e o corpo. Por meio de uma análise aprofundada, podemos direcionar a ingestão de alimentos a favor de cada paciente e cliente, priorizando os nutrientes que o corpo dele esteja necessitando naquele exato momento – seja para melhorar a imunidade, para dar energia e desempenho em treinos, redução de calorias para um determinado objetivo ou, até mesmo, para aumentar a nossa produtividade no trabalho. Recentemente, realizamos uma pesquisa global, denominada ‘A Experiência da Vida no Trabalho’, que mostra que a sustentabilidade ambiental é uma preocupação no mundo, com destaque para o Brasil, onde 96% dos colaboradores consideram essa uma questão importante. Isso nos revela que as pessoas esperam que tenhamos ações concretas de ecoeficiência, como a criação de receitas que utilizem o alimento de forma integral, a gestão eficiente de resíduos, o uso de equipamentos inteligentes que reduzam o consumo de recursos naturais, a diminuição do desperdício de alimentos, o descarte correto de resíduos, entre outras. Nesse cenário, o nutricionista é responsável por introduzir em nossos menus alternativas nutritivas, criativas e com baixo impacto ambiental, reforçando a nossa meta global de oferecer 33% de pratos à base de plantas nos nossos cardápios até 2025”, partilha.

 

Nutricionista7
Ana Paula Fioravante, Ger. de Produto para o Segmento de Saúde da Sodexo – Divulgação

 

Sendo assim, confira:

 

  • A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE
  •  DICAS PARA TRABALHAR COMO NUTRICIONISTA NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

 

A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

Antes de você entender qual é a verdadeira importância do nutricionista no atual mercado food service, é relevante também que compreenda que “o nutricionista não só ajuda a construir um cardápio atrativo, balanceado, clean label, de acordo com as necessidades e gostos do cliente – do vegano ao onívoro. Nós também fazemos o controle de higiene, das práticas corretas de manipulação/produção conforme a lei, treinamento de funcionários, elaboramos tabelas nutricionais e fichas técnicas (transcrição e padronização de receita, descrevendo seus ingredientes, custo, rendimento, modo e tempo de preparo). Assim como, ajudamos a comprar insumos, contratamos fornecedores, evitamos o desperdício de comida e contribuímos para a sustentabilidade, pois a produção alimentícia deve ser eficaz, inclusive, ambientalmente.  Nesse sentido, temos os conceitos de consultoria, assessoria e auditoria em nutrição.  Sendo que, assessoria em nutrição é planejar, implementar, avaliar programas e oferecer soluções para situações relacionadas com a sua especialidade. Consultoria em nutrição é exame e emissão de parecer, com prazo determinado. E auditoria em nutrição é exame analítico ou parcial, com relatório circunstanciado e conclusivo”, explica Luna Azevedo, formada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Fitoterapia – ASBRAN, Ayurveda, Aromaterapia, Nutrição Clínica, Psicanálise e Análise do Comportamento e Neurociência e, atualmente, Consultora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana – VP e Coordenadora do curso de Transtornos Alimentares e Coordenadora do curso Instituto Genes da Universidade de São Paulo (USP), além de Consultora de Restaurantes e fundadora da Nutrindo Ideais que conta com várias unidades pelo Brasil.

 

Nutricionista5
Luna Azevedo, Consultora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana – Divulgação

 

Já diretamente sobre a real relevância do profissional de Nutrição no nicho de alimentação fora do lar, Luis Gustavo Saboia Ponte, Nutricionista pelo Centro Universitário INTA e Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas, professor de graduação nos cursos de especialização em Nutrição e Gastronomia, Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação e Coordenador do curso de pós-graduação EAD em Gestão da Segurança de Alimentos do Centro Universitário do  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Campus Santo Amaro, esclarece que “os nutricionistas desempenham um importante papel nesse mercado, garantindo que os estabelecimentos não apenas cumpram com os padrões nutricionais e sanitários, mas também liderem inovações em saúde e bem-estar por meio da alimentação. Somos responsáveis por desenvolver cardápios equilibrados, gerenciar a segurança dos alimentos e educar clientes e equipes sobre nutrição. Além disso, a nossa expertise ajuda a estabelecer uma conexão confiável entre o serviço de alimentação e seus consumidores, promovendo uma imagem positiva e diferenciada no mercado”, afirma.

 

Nutricionista4
Luis Gustavo, professor de graduação nos cursos de especialização em Nutrição e Gastronomia do SENAC – Divulgação

 

Jurucê Borovac, Nutricionista e docente dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo por meio das disciplinas de Técnica Dietética, Técnicas Dietéticas e Gastronômicas de Controle da Qualidade Biológica dos Alimentos acrescenta que “a atividade do nutricionista no mercado food service é muito importante, uma vez que a realidade das grandes cidades leva os seus habitantes à necessidade de fazer refeições cotidianamente fora de casa. Na cidade de São Paulo, em especial e por exemplo, há ainda uma enorme oferta de restaurantes com diferentes tipos de gastronomia, os quais atraem um grande número de clientes. Esses clientes buscam uma refeição que os agrade do ponto de vista organoléptico, ou seja, com apresentação e aroma que desperte o paladar e sabor que minimamente os agrade, sendo que o ideal é que superem as expectativas despertadas pela apresentação e aroma. E isso você encontra com tranquilidade. A atuação do nutricionista contribui para que essas refeições tragam, portanto, prazer aos sentidos e previnam, reduzam ou minimizem os perigos associados ao consumo de alimentos. Esses perigos decorrem da contaminação das preparações, seja ela química, física ou biológica. E essa contaminação é causada pela negligência na aplicação das boas práticas na manipulação dos alimentos”, elucida.

 

Nutricionista3
Jurucê Borovac, Nutricionista e docente dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo – Divulgação

 

Karina Ramos, Coordenadora de Desenvolvimento no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo da área de Nutrição e Gastronomia, assegura que “o nutricionista é fundamental para o mercado de food service, principalmente, se o trabalho estiver integrado com o chef de cozinha/cozinheiro, pois essa união pode colaborar muito com o sucesso do estabelecimento, proporcionando um serviço de qualidade em todos os pontos: sabor, segurança e qualidade dos serviços”, reforça.

 

DICAS PARA TRABALHAR COMO NUTRICIONISTA NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

Ficou claro até aqui que o nutricionista possui uma grande relevância no atual mercado food service, concorda? Em contrapartida, essa expressiva importância também faz com que esse profissional seja cada vez exigido em relação a ter maior conhecimento e prática ao trabalhar no ramo de alimentação fora do lar.

 

Nutricionista2
Karina Ramos, Coordenadora de Desenvolvimento no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo – Divulgação

 

Por isso, a seguir, confira as dicas que os especialistas entrevistados nessa reportagem por nós da Rede Food Service fazem questão de compartilhar para com os nutricionistas que desejam atuar no meio food service.

 

“O profissional nutricionista para atuar no mercado de food service precisa ter uma visão estratégica de todo o negócio/serviço de alimentação para que tenha uma gestão eficiente, que engloba desde gestão de pessoas, passando pela gestão financeira, planejamento estratégico e processos com indicadores de desempenho (KPI´S), sem esquecer, é claro, de toda a base de legislações que precisamos estar sempre atualizados para mantermos a qualidade do serviço. A busca constante por atualização é indispensável e essencial. As novas exigências por restaurantes e produções mais sustentáveis vão exigir ainda mais desse profissional que, além da gestão de todo processo produtivo, precisa ainda acompanhar o resto ingesta, sobra limpa, resíduo orgânico, consumo de energia e água, além da satisfação do cliente, que é fundamental para manter o contrato. As questões de ESG vieram para ficar e devem fazer parte dessa nova rotina do profissional nutricionista que queira fazer a diferença”, aconselha Glauce Gravena, Nutricionista Consultora em Food Service especialista em Gestão de Qualidade em Alimentos e Nutrição Clínica, palestrante e curadora em eventos especializados em food service.

 

“Cerque-se de boas referências profissionais. Estudem, perguntem, sejam curiosos, deem o máximo que vocês puderem a todo o momento. Não existe fórmula mágica para o sucesso. Quem dera! Mas, por meio do trabalho duro, é possível realizar grandes feitos.  Além disso, divulguem-se! Falem que vocês são nutricionistas, o que fazem, etc. Muitas vezes, ficamos muito focados no marketing digital e esquecemos do físico, do poder da indicação boca-a-boca. Os seus vizinhos, porteiros, pessoas da academia, faculdade, curso. Todos eles precisam saber quais serviços você oferece”, indica Azevedo, da USP.

 

Nutricionista1
Glauce Gravena, Nutricionista Consultora em Food Service – Divulgação

 

“Para quem estuda Nutrição ou já é nutricionista com aspirações de atuar no mercado food service, as minhas dicas são que se especialize. Além da graduação em Nutrição, considere cursos de especialização em áreas como Gestão de Alimentos e Bebidas, Segurança Alimentar e Nutrição e Gastronomia, buscando maior conhecimento teórico nessa área. Assim como, procure oportunidades de estágio ou voluntariado em diferentes áreas do food service para entender melhor os desafios e as oportunidades do setor. Acompanhe as tendências de alimentação saudável, sustentabilidade, inovações tecnológicas na área de alimentos e legislação sanitária. Desenvolva habilidades complementares, como em comunicação, gestão e liderança, que são essenciais para se destacar nesse campo e participe de eventos, feiras, conferências e workshops do setor para conhecer profissionais da área e potenciais empregadores. De maneira geral, o sucesso no mercado de food service exige um mix de sólido conhecimento técnico em nutrição, competências práticas aprimoradas e uma abordagem proativa para identificar e implementar soluções criativas e sustentáveis. Adotando essa estratégia, o nutricionista estará mais bem equipado para superar os desafios e maximizar as oportunidades disponíveis nesse amplo setor”, ensina Ponte, do Senac.

 

“Estude! Faça cursos complementares, tanto da área técnica, quanto da área de gestão de pessoas e de liderança. Aprofunde os seus conhecimentos de gastronomia. Observe a rotina de trabalho de uma unidade de food service a qual é bastante diferente da rotina de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional, pois os serviços possuem características muito diferentes. Conheça a sua equipe e as suas habilidades individuais, estimulando-os a contribuir com seu conhecimento para aperfeiçoamento do trabalho como um todo”, sugere Borovac, do Centro Universitário São Camilo.

 

“Busque experiências práticas seja por meio de estágios, voluntariados ou trabalhos temporários em estabelecimentos de alimentação. Além disso, é importante desenvolver habilidades como liderança, comunicação e gestão de equipe, pois, muitas vezes, o nutricionista terá que coordenar equipes multidisciplinares nos empreendimentos. Outra dica é manter-se atualizado sobre as normas e regulamentações vigentes da área de alimentação e nutrição”, orienta Ramos, do Senac.

 

“O propósito é uma força poderosa que move as pessoas em suas vidas, além ‘de ajudá-las a se engajarem em suas atividades e a se sentirem realizadas no ambiente de trabalho’. Se você quer ter sucesso como nutricionista, sempre se preocupe em manter princípios éticos como lealdade, respeito e integridade e tenha o desejo de causar impacto positivo por meio de suas ações cotidianas”, finaliza Silva, da Sodexo.

 

Nutricionistas no food service: como é este mercado e quais são os principais desafios?

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter