Para garantir a qualidade do ar interno, a NSF e a Brasindoor (Sociedade Brasileira do Meio Ambiente e Controle da Qualidade do Ar Interno) lançam o Selo de Qualidade do Ar Interno, que certificará as empresas em conformidade com as normas de higiene e segurança em relação à qualidade ambiental do ar. A certificação pode ser obtida por edifícios, fábricas, estabelecimentos de saúde, shoppings, hotéis, escolas, restaurantes e outros locais públicos preocupados com a qualidade do ar que seus clientes respiram.
O adulto médio respira cerca de 450 litros de ar por hora e 10.000 litros por dia, passando mais de 90% do dia em ambientes fechados¹. De acordo com a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), o ar interno pode ser de duas a cinco vezes mais poluído do que o ar externo, colocando uma grande responsabilidade nos filtros do sistema de ar-condicionado para garantir a qualidade do ar interno. A limpeza de superfícies é outro exemplo de como os processos e produtos utilizados devem ser utilizados para reduzir a exposição a poluentes no ar interior. “A qualidade do ar interno é uma questão que merece atenção. As pessoas ficam em ambientes internos por longos períodos. Pesquisas indicam que a má qualidade do ar pode causar efeitos negativos à saúde, como alergias, irritação nos olhos e no sistema respiratório, cansaço e doenças ainda mais graves, como ataques de asma e pneumonia. É por isso que, junto com a NSF, criamos um selo que mostra aos usuários que eles estão em um ambiente seguro”, explicou o Eng. Leonardo Cozac, presidente da Brasindoor.
Em ambientes fechados, análises periódicas da qualidade do ar são essenciais para prevenir a Síndrome do Edifício Doente, que se refere à relação de causa e efeito entre as condições de um ambiente interno e a agressão à saúde de seus ocupantes relacionada a fontes poluidoras de origem física, química ou biológica. Um edifício é considerado doente quando cerca de 20% de seus ocupantes têm problemas de saúde associados àdo ar, como se o sistema de resfriamento e ventilação do ar-condicionado está funcionando corretamente, garantindo a saúde de todos os usuários. No Brasil, uma norma específica regulamenta a qualidade em ambientes climatizados. A Resolução ANVISA 09/2003 determina um limite de concentração de 1000 ppm para ambientes fechados e climatizados, entre outros parâmetros a serem pesquisados semestralmente.
O Selo de Qualidade do Ar Interno está sendo introduzido pela NSF e pela Brasindoor, duas organizações líderes no mercado de qualidade do ar ambiente. O objetivo é promover uma cultura de cuidados com o ar interno, alinhada com a tendência ESG (Environmental, Social and Governance) e a missão da NSF de proteger a saúde humana e do planeta globalmente. “Os sistemas de ar-condicionado desempenham um papel importante nesse sentido, mas também é necessário garantir a renovação adequada do ar. A manutenção periódica dos sistemas é essencial para evitar o acúmulo de poluentes. Os responsáveis pelos espaços fechados devem seguir normas e recomendações para garantir a qualidade do ar interno, com a prática de gestão e manutenção adequadas, avaliações periódicas e auditorias”, acrescenta Fabiane Zanoti, Diretora Geral da NSF LATAM.
Com o Selo de Qualidade do Ar Interior, as empresas poderão demonstrar que se preocupam com a saúde e o conforto de todos os que utilizam os seus espaços. Para obtê-lo, as empresas devem passar por uma auditoria conduzida por um auditor NSF competente e treinado com base nas especificações técnicas da Brasindoor. A auditoria dura de quatro a seis horas, dependendo do tamanho do ambiente. A avaliação analisa aspectos técnicos e operacionais de todo o ambiente. Aqueles que atenderem aos requisitos receberão o selo e um relatório com recomendações para melhoria contínua.
Para saber mais sobre o Selo de Qualidade do Ar Interior, entre em contato com Carla Naldini ([email protected]).
¹Cartilha da QAI -PNQAI ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e Plano Nacional de Qualidade do Ar Interior.
NSF: 80 anos de atuação global como uma das referências em segurança dos alimentos e conformidade regulatória
Sobre a NSF
A NSF é uma organização de serviços global independente dedicada a melhorar a saúde humana e do planeta. Por 80 anos, desenvolveu padrões de saúde pública e forneceu testes, inspeção, certificação, consultoria e soluções digitais de classe mundial para as indústrias de alimentos, água, ciências da saúde e bens de consumo. A NSF opera em 180 países e é uma Organização Pan-Americana da Saúde e um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Segurança Alimentar, Qualidade da Água e Segurança de Dispositivos Médicos.
Sobre a Brasindoor
Sociedade Técnico-Científica fundada em 1994, cuja missão é coordenar o intercâmbio de informações e atividades da entidade dedicadas ao campo técnico, científico e social do meio ambiente e controle da qualidade do ar interior. Manter contato com atividades similares, nacionais e internacionais, governamentais ou privadas, para estudo científico do meio ambiente, qualidade do ar interno, características técnicas e métodos modernos de diagnóstico, tratamento, controle, prevenção e manutenção de contaminação.