Pesquisar
Close this search box.

Carina Müller: conheça a nutri funcional que ensina hábitos diários saudáveis e comida boa de verdade

Carina1
Carina Müller: conheça a nutri funcional que ensina hábitos diários saudáveis e comida boa de verdade - Divulgação

 

Com anos de experiência no food service, a nutri funcional Carina Müller já impactou a vida de mais de 2.000 alunas através do seu método que une a Ciência da Nutrição Funcional com a arte da Gastronomia Saudável.

 

Quando falamos sobre Nutrição, pensamos logo em alimentação mais saudáveis. Afinal, a função central do trabalho deste profissional é prevenir, promover e recuperar a saúde do seu paciente. Esse é o caso da nutri funcional, Carina Müller, que tem uma presença forte nas redes sociais e trabalha com práticas de alimentação saudaveis.

 

Com uma rica experiência como chef em restaurantes nacionais e internacionais, Carina vem deixando sua marca no setor de food service há mais de 10 anos. Por isso, a Rede Food Service conversou com a Carina sobre sua vida e carreira e te conta tudinho nessa matéria. Vem com a gente!

 

Quem é Carina Müller?

 

Carina Müller, de 40 anos, tem um currículo profissional extenso. Nutricionista Clínica Funcional e Chef de Cozinha, ela é natural do município de Americana, em São Paulo, ela passou a maior parte da vida em Campinas, no noroeste do estado. “Porém, me considero paulistana, pois moro em São Paulo desde 2004”, diz Carina.

 

Carina3
Carina Müller – Foto: Divulgação

 

Durante 10, ela atuou como chef de cozinha trabalhando em restaurantes, eventos (catering e buffet) e em cozinha industrial de marmitinhas saudáveis e compotas/geleias orgânicas.

 

Atualmente, tem um perfil ativo nas redes sociais com mais de 100 mil seguidores e foi responsável por impactar a vida de mais de 2 mil alunas por meio de um método de trabalho que visa prevenir e tratar doenças de forma saudável.

 

Formação e experiências profissionais

 

Formada em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro – SP, em 2004, Carina Müller também é Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Faculdade VP, ambos em São Paulo.

 

Quando o assunto são especializações e aprofundamento, Carina possui diplomas de Medicina Tradicional Chinesa, Gestação Saudável, Modulação Intestinal, Saúde Gastrointestinal, Nutrição para Vegetarianos e Gastronomia Funcional. Mas, hoje, sua principal formação é a Nutrição.

 

Carina5
Carina Müller – Foto: Divulgação

 

“Nunca me imaginava como nutricionista, pois sempre amei cozinhar e sabia que queria fazer o que eu gostava, por isso minha primeira formação foi em gastronomia. Mas, com a péssima alimentação que tinha e com a qualidade de vida terrível que levava trabalhando no ramo da gastronomia, acabei adoecendo e foi o que me despertou para a nutrição. Fiz um retiro de 1 semana com alimentação totalmente viva (crudívora) e vegana, passei por um processo de detoxificação intenso e, nesse processo, tive o insight de fazer a nutrição para levar saúde para as pessoas através da gastronomia natural. Desde então, tenho me aperfeiçoado para passar as melhores orientações para meus pacientes e alunos”, revela.

 

Com um método de trabalho que une a Ciência da Nutrição Funcional com a arte da Gastronomia Saudável, Carina já impactou positivamente a vida de mais de 2 mil alunas em todo o país. Segundo ela, a prática é responsável por prevenir e tratar doenças com o poder de cura dos alimentos, de forma simples, prática e deliciosa. Em seus cursos online, Carina também ensina a importância de comer bem e saudável, despertando a consciência alimentar e conduzindo os alunos rumo à Saúde Plena.

 

Carina4
Carina Müller – Foto: Divulgação

 

Sua primeira e mais marcante experiência profissional, de acordo com ela, foi como cozinheira em Nova Iorque. “Eu tinha apenas 19 anos e fui com minha mãe morar lá por 1 ano, porque ela foi fazer o pós-doutorado dela na New York University (NYU) [Universidade de Nova Iorque]. Trabalhei em um restaurante chamado Pazo de cozinha mediterrânea, chefiado pela chef Patrícia Yeo. Foi extremamente enriquecedor e com certeza influenciou muito na profissional que eu me tornei”, relembra.

 

Após esse período nos Estados Unidos, Carina retornou ao Brasil. “Terminei a faculdade de gastronomia no SENAC de Águas de São Pedro e fui pra Espanha. Fiz um estágio no restaurante do chef Martín Berasategui, chamado Bodegón Alejandro de cozinha Basca. Uma experiência maravilhosa que me mostrou a culinária mediterrânea ainda mais intensamente”, detalha.

 

Em seguida, Carina regressou mais uma vez ao solo nacional e viveu novas experiências profissionais. “Voltei pro Brasil e fui direto pra São Paulo, onde trabalhei em alguns restaurantes como Catherine de comida francesa na Rua Haddock Lobo (sous chef), Na Mata Café no Itaim (chef), Maní com Helena Rizzo e Daniel Redondo (cozinheira na praça quente), Buffet Patrícia Li (chef), Daya & Ture (chef)”.

 

Rotina como ‘Nutri Funcional’

 

Com uma forte presença digital, Carina Müller produz conteúdos para suas redes sociais e cursos online, desenvolvendo receitas saudáveis e gostosas. Ela fala como essa parte da sua rotina como ‘nutrichef’ influencia o seu trabalho. “Total influência, uma vez que as mídias sociais são a principal forma de comunicação com o público. Seria como seu cartão de visita, mais o currículo, mais tudo o que você é e acredita traduzido em conteúdos! Portanto, se você quer mais clientes/pacientes, tem que estar presente nas redes, ressalta.

 

Carina2
Carina Müller – Foto: Divulgação

 

Além da forte presença online, Carina também atende como Nutricionista Clínica Funcional. “Participo de eventos no ramo, dou palestras e aulas online e presenciais. Vou frequentemente ao programa Você Bonita, na TV Gazeta, no quadro de culinária saudável com receitas funcionais”, fala.

 

Acerca dos trabalhos como o livro sobre receitas funcionais, mentorias, cursos online, Carina explica como foi realizar esses trabalhos e do que eles tratam. “Estes trabalhos mais recentes, foram fruto de uma parceria que fiz com meu sócio para produzir e lançar produtos digitais. O que foi muito bom, pois quando a pandemia chegou eu já estava totalmente preparada e foi um sucesso! Todas as pessoas estavam presas em casa, online e preocupadas com a saúde, então posso dizer que fui uma das pioneiras”.

 

Mas ela conta que foi uma fase desafiadora. “Justamente porque não haviam muitos profissionais fazendo isso, então tive que criar tudo do zero e produzir intensamente. Esses trabalhos todos têm como objetivo levar informações de qualidade sobre alimentação, nutrição e gastronomia funcional para o maior número de pessoas possível, com o intuito de mudar a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas através da mudança de hábitos e com comida de verdade”.

 

Visão do mercado food service como ‘nutrichef’

 

Quando falamos sobre sua visão do setor de food service brasileiro, Carina Müller analisa alguns pontos importantes. “A maior parte do mercado food service ainda não contribui para a saúde plena da população, já que a grande maioria oferece alimentos hiperpalatáveis, preparados com a finalidade apenas de agradar o paladar dos clientes. Podemos considerar alguns como os fast foods, lanchonetes, hamburguerias, restaurantes que utilizam produtos ultraprocessados e ingredientes que prejudicam a saúde como temperos com glutamato monossódico, gorduras vegetais hidrogenadas e excesso de sódio, por exemplo”.

 

Carina6
Carina Müller – Foto: Divulgação

 

No entanto, ela afirma que, felizmente, esse cenário está mudando. “Hoje em dia, há muitas opções saudáveis, mais equilibradas e que prezam pela qualidade dos ingredientes, muitas vezes utilizando orgânicos e sustentáveis. Acredito que seja uma tendência que veio para ficar, pois as pessoas estão cada vez mais conscientes e buscam mais qualidade e saúde”.

 

Dica da Nutri Funcional

 

Se você também aspira ingressar no mercado de food service como nutricionista ou chef de cozinha, a Carina Müller tem uma dica para te dar. “Estude eternamente, pois a ciência da nutrição é muito nova e está em constante evolução! Seja humana e atue sempre com empatia e amor. Tenha certeza de que a sua profissão salva vidas e melhora muito a vida de outras pessoas através dos alimentos! É uma profissão linda e gratificante porque tem propósito, mas seja crítico e consciente que estamos trabalhando a favor da saúde dos seres humanos e do planeta”, conclui.

 

Da teoria à prática: conheça o que há de novo nos cursos de Nutrição

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter