Pesquisar
Close this search box.

NORA ALIMENTOS: refeição hospitalar de qualidade aliada à tecnologia

Há mais de 30 anos a empresa segue trabalhando para se tornar referência em dietas hospitalares

Nora3
NORA ALIMENTOS: refeição hospitalar de qualidade aliada à tecnologia - Divulgação

 

Ter uma alimentação balanceada é uma parte essencial da nossa vida. Somos constantemente lembrados por médicos, de que comer frutas, vegetais, legumes e praticar exercícios físicos são fatores determinantes para termos uma vida saudável.

 

No ambiente hospitalar, não é diferente. Para que o paciente que sofre com algum quadro clínico possa ter uma recuperação acelerada e completa, ter uma dieta individual é vital para garantir os nutrientes que o corpo tanto precisa. Reconhecendo essa necessidade crucial, a Nora Alimentos, empresa especializada em dietas hospitalares congeladas, é uma referência na oferta dessas refeições que aliam praticidade, qualidade e sabor, proporcionando ao paciente uma recuperação mais eficaz e agradável.

 

A Nora Alimentos surgiu no ano de 1989 quando a Nora Lerario, mais conhecida como “Dona Nora”, reuniu as receitas de suas avós e começou a fazer massas e tortas para vender a parentes e amigos. No entanto, ela almejava algo mais: levar as receitas para pessoas que estão passando por momentos fragilizados em hospitais, além de oferecer carinho e nutrição para os pacientes. Junto a família, Dona Nora, que é casada e mãe de três filhos, começou a desenvolver melhor a ideia e assim surgiu a Nora Alimentos.

 

nora
Nora com seus filhos, Júlio e Juliana – Divulgação

 

Para conhecer mais sobre a história da empresa familiar, a Rede Food Service conversou com um porta-voz da Nora a fim de entender como funciona o processo de produção dos alimentos, bem como o negócio vem se consolidando no mercado de comidas hospitalares.

 

Produção e qualidade

 

Atualmente, a Nora Alimentos, que está localizada em uma área de 1.300m² no interior paulista, possui um cardápio com mais de 600 opções de refeições que estão divididas nas linhas Dietas Hospitalares, Prática, Premium, Geral, Infantil, Light, Vegetariana, Vegana e Kasher para atender as necessidades específicas de cada hospital.

 

Dentro do cardápio estão disponíveis opções individualizadas em bandejas ou em embalagens de 1kg, como na linha food service. Há ainda sopas, papas e cremes (de 200g e 400g), massas artesanais, entre outros. A empresa, que tem 80 funcionários em seu quadro, conta também com uma linha voltada para médicos, acompanhantes e colaboradores dos hospitais.

 

Nora5
Nora Lerario, idealizadora da Nora Alimentos – Divulgação

 

A produção diária da Nora tem início logo cedo, por volta das 6h da manhã com a chegada dos funcionários. Em seguida, é iniciado o pré-preparo dos alimentos, com a higienização de legumes e vegetais, além do porcionamento.

 

“Por dia são preparadas em média 7 mil refeições que são entregues diariamente no Estado de São Paulo com a nossa frota própria de caminhões refrigerados, de acordo com o número de refeições solicitadas por cada cliente”, explica Juliana Lerario, diretora da Nora Alimentos. Todas as refeições produzidas, inclusive, são colocadas em embalagens plásticas que são vedadas e etiquetadas de acordo com valor nutricional e data de validade.

 

Nora2
Nora Alimentos – Divulgação

 

Acerca do compromisso com a produção dos alimentos, Juliana garante que o trabalho da Nora vai além de fornecer comidas saudáveis. “A Nora Alimentos garante a qualidade e segurança dos alimentos ao longo do processo de produção e armazenamento, pois tem uma equipe técnica comprometida e qualificada, que se utiliza de equipamentos de cocção, resfriamento e congelamento modernos, além de sistema de informática personalizado para o nosso fluxo, que permite acompanhar e rastrear as refeições durante todas as etapas produtivas. Não utilizamos corantes, conservantes ou temperos industrializados. Desta forma, nossas refeições possuem como diferencial o sabor caseiro”, ressalta.

 

Ela aponta ainda os diferenciais que a empresa oferece aos clientes. “Os hospitais que utilizam as refeições da Nora contam com vantagens como economia de espaço, padronização e segurança alimentar, variedade no cardápio de refeições, sustentabilidade, dentre outras”.

 

Tecnologia e inovação

 

Com os mais modernos equipamentos à disposição, a tecnologia tem um papel crucial na produção da empresa alimentícia. É por meio dessas instalações que a Nora consegue garantir a segurança alimentar e a preservação dos nutrientes em cada prato.

 

A infraestrutura da Nora Alimentos conta com os mais modernos equipamentos de cocção e túneis de congelamento, o que nos permite aplicar a técnica cook freezer com qualidade e segurança alimentar. Por meio desta técnica, os alimentos são cozidos em equipamentos de alta tecnologia, em seguida resfriados para serem porcionados na temperatura adequada e, finalmente, congelados rapidamente em túneis específicos. Todo este processo tem como objetivo preservar o sabor, consistência e a aparência dos alimentos”, destaca Juliana.

 

Nora4
Nora Alimentos – Divulgação

 

Uma grande aliada a esse processo é a RATIONAL, empresa que é referência quando o assunto é a preparação de alimentos quentes e que atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos.

 

Segundo Juliana, “os equipamentos Rational são indispensáveis na produção da Nora. O oVário Pro [equipamento de cocção multifuncional para as cozinhas profissionais] e o Combi Pro [forno combinado da gastronomia], pois com eles há uma grande economia de tempo, espaço e energia na preparação de grandes quantidades de refeições, requisitos indispensável na produção da Nora Alimentos”.

 

Nora1
Nora Alimentos – Divulgação

 

A Nora conta ainda com o ConnectedCooking da RATIONAL, um sistema de gestão digital de cozinhas. “Este sistema facilita a produção pois permite o compartilhamento de programas de cocção, independentemente de onde o sistema de cocção está. Também é possível por meio dele fazer o gerenciamento das receitas pelo celular. O aplicativo possibilita também fazer o gerenciamento de higiene pelo celular, através do monitoramento e controle dos documentos e dados HACCP [Hazard Analysis and Critical Control Point] de forma digital e fazer o download de todos os dados HACCP”, fala Juliana.

 

Da teoria à prática: conheça o que há de novo nos cursos de Nutrição

 

 

Hospitais e Clínicas

 

A Nora Alimentos atende uma variedade de instituições de saúde, incluindo hospitais, hospitais dia e clínicas de transição. A relação estabelecida com essas unidades hospitalares é pautada de forma sólida e colaborativa, na qual a empresa compreende e atende as demandas essenciais de cada estabelecimento.

 

É possível observar essa relação próxima antes mesmo do início do fornecimento das refeições, onde uma equipe técnica da Nora visita o hospital para analisar a estrutura física, os equipamentos existentes na cozinha e dar sugestões de melhoria na estrutura física.

 

“Prestamos todo o suporte necessário para auxiliar as nutricionistas na elaboração do cardápio e realização do pedido em nosso portal. Superada esta fase, assim que as refeições chegam no cliente, damos treinamento presencial à equipe da cozinha, para que todos fiquem seguros com relação aos procedimentos de armazenamento e regeneração das refeições”, diz Juliana.

 

E de acordo com Juliana, o trabalho não para por aí. “Após a implantação, nosso time de pós-venda permanece muito próximo aos clientes, por meio de nossos canais de comunicação utilizados para apoiar e atender as necessidades diárias dos nossos clientes. E os feedbacks são sempre muito positivos, há um grande reconhecimento do mercado sobre a qualidade das nossas refeições”.

 

Mercado e planos futuros

 

De olho no futuro, a Nora Alimentos tem uma meta promissora no seu percurso: ser uma referência em dietas hospitalares em todo o Estado de São Paulo, como expressa Juliana. Para isso, a empresa mantém-se comprometida com a inovação e excelência de seus serviços

 

“Estamos sempre em busca de melhorias e investimentos em nossa cozinha industrial. Ouvir e atender as necessidades dos nossos clientes é a melhor maneira de se manter atualizada no mercado de alimentação hospitalar”, afirma Juliana.

 

Sobre o funcionamento do mercado de comidas hospitalares, Juliana analisa o cenário atual. “O setor está totalmente aberto, existem muitas oportunidades de negócio e cada vez mais o diretor financeiro do hospital busca alternativas para não produzir refeições dentro do hospital. Os principais desafios deste mercado são o custo da refeição versus a qualidade. Muitos concorrentes atraem nossos clientes oferecendo um custo baixo, porém sem qualidade”, frisa.

 

Com uma boa pitada de determinação e qualidade, a Nora segue trabalhando para moldar o futuro da alimentação hospitalar, tornando-o mais saudável para todos.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter