Pesquisar
Close this search box.

JBS recicla 40 mil toneladas de plástico em 10 anos

Por meio da Ambiental, empresa do grupo dedicada à economia circular, apenas em 2023 foram produzidas quase 6 mil toneladas de novos produtos e matéria-prima a partir do plástico reciclado

JBS
JBS recicla 40 mil toneladas de plástico em 10 anos - Crédito: Divulgação JBS

 

A Ambiental, unidade de negócios da JBS especialista em gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento de projetos e soluções com foco em economia circular e reciclagem e transformação de resíduos plásticos, reciclou 40 mil toneladas de resíduos plásticos que seriam destinados a aterros sanitários, em dez anos. O volume preencheria o equivalente a 16 piscinas olímpicas. Apenas em 2023, a Ambiental reciclou aproximadamente 3 mil toneladas de plástico, gerando mais de 6 mil toneladas de matérias-primas e novos produtos.

 

Do total de material plástico reciclado na última década, 35% foram destinados para insumos industriais e 65% foram destinados para a produção de produtos plásticos, como embalagens, pisos, gaiolas e paletes.

 

Para Thuany TavesGerente Executiva da Ambiental, além de contribuir com o meio ambiente efetuando a correta destinação e reciclagem dos insumos plásticos, a empresa ajuda também a mitigar o impacto industrial ao promover a economia circular e produzir novos produtos a partir de plástico reciclado. “A Ambiental começou com o propósito de gerenciar resíduos. Hoje somos uma empresa especializada em reciclagem do plástico, com um foco em promover economia circular, criando soluções para aplicação da matéria-prima em novos produtos”, afirma Thuany, na Rede Food Service.

 

Uma das destinações mais inovadoras para o plástico de difícil reciclagem desenvolvida pela Ambiental foi o ‘piso verde’, lançado em 2021. Após dois anos de estudo, a empresa colocou no mercado um piso intertravado apropriado para ambientes externos a partir do plástico utilizado em produtos in natura embalados à vácuo. O piso verde atende às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e oferece a mesma resistência que um material feito 100% de concreto. Recentemente, o produto foi certificado com o Selo Ecológico ABNT de Qualidade Ambiental. Apenas em 2023, foram produzidos 22 mil metros quadrados de ‘piso verde’, equivalente a 2 campos de futebol.

 

Nosso foco segue em inovação e excelência operacional para que possamos ter matérias-primas de alta qualidade e performance para aplicação em diversas linhas de produtos. Por isso, estimulamos nosso time técnico a desenvolver soluções para reaproveitamento de embalagens de difícil reciclagem“, explica Thuany.

 

Grande parte do plástico reciclado pela Ambiental (80% do volume total) é proveniente das operações das unidades de negócios da JBS, como Friboi, Seara, Swift, Couros e Novos Negócios e gera novos produtos para atender as empresas da Companhia e o mercado. Hoje, a Ambiental opera 23 unidades no Brasil, com foco no gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos pós-industriais recicláveis e não recicláveis.

Instituto Ronald McDonald divulga a lista de projetos beneficiados pelo McDia Feliz 2024

 

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter